Satya Nadella: “estamos comprometidos com a divisão mobile”, mas muda a estratégia

nadella-and-elop

A Microsoft acabou de anunciar que vai demitir cerca de 7.800 funcionários no próximo ano, principalmente na divisão responsável pela elaboração dos Lumias e desenvolvimento do Windows Phone, a empresa já publicou um e-mail enviado pelo CEO Satya Nadella aos seus empregados.

A maioria destas novas demissões estão relacionadas a funcionários herdados da divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia. Apesar disso, Nadella afirma que ele está “comprometido com nossos dispositivos, incluindo celulares”.

Estamos passando de uma estratégia para crescer um negócio de telefone autônomo para uma estratégia para crescer e criar um ecossistema vibrante Windows, incluindo o nosso dispositivo família first-party”,

No entanto, acrescentou que a Microsoft vai mudar a sua estratégia acerca dos seus próprios telefones para “criar um ecossistema vibrante com Windows que inclui o nossos dispositivos (Lumias)”. Além de smartphones Lumia da Microsoft, outros fabricantes também lançaram Windows Phones recentemente como a LG e Acer.

A Microsoft passa por uma reestruturação, está sendo inclusive chamada de “A nova Microsoft” representada pelo Ninja Cat.  Nadella parece não está contente com o percusso do Windows Phone e mudanças drásticas na divisão estão sendo tomadas.

Resta esperar para saber se surtirão efeito. A boa notícia é que o novo CEO geralmente acerta. Após a sua entrada as ações da Microsoft dobram de valor.

Em resumo, a nova estratégia é focar nos fabricantes, mas não deixará de olhar para os Lumias. 

Fonte: Microsoft

25 comments on “Satya Nadella: “estamos comprometidos com a divisão mobile”, mas muda a estratégia

    1. Olá Cauby! Sei que você é um feliz proprietário de um L1520. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre este aparelho no dia a dia. Já que o aparelho tem um tamanho bem maior se comparado com os outros. Não se torna incômodo? As pessoas na rua ficam te olhando? E a bateria aguenta até o final do dia com o uso intenso???? Valeu cara!!!

      1. Olá, também sou um usuário do L1520 e vou passar minha experiência. Bom, já tive um L920 (ótimo aparelho, muito bom), tive um L930 (me decepcionou) e hoje tenho o L1520, então posso te afirmar que é o melhor Lumia lançado até hoje e não penso em mudar tão cedo de aparelho. O aparelho é grande e essa questão de incomodo acho meio relativo, pelo menos a mim não causa incomodo. Não sou muito observador, mas também não fico dando “sopa” com ele na rua, uso sem problema, mas evito chamar a atenção. A bateria aguenta tranquilo com uso intenso, final do dia ainda terá 30% a 40% desde que vc não jogue 12h seguidas rsrsrs uso moderado aguenta 1,5 dia facil!! Ah o aparelho é top em tudo e me acostumei a ele rapidamente, então facilitou. Qualquer outra duvida só pergunta e tentarei responder. Espero ter ajudado!

          1. Bom, na teoria sim, mas na prática não. 1- O 930 esquentava demais, sem capa tinha hora (principalmente em jogos) que era quase impossível segurar o telefone.
            2-O som 930 em geral é 30% ou 40% mais baixo em comparação ao meu antigo 920 e meu atual 1520.
            3-A bateria em uso intenso, tinha q carregar o telefone 2 vezes ao dia.
            Esses são os principais “problemas” que tive com o L930.

  1. Eu acho que ele está certissimo, não fazia sentindo ficar lançando celulares avulsos como antes, essa era uma visão da Nokia pq ela vivia disso. Inclusive esses funcionarios são de fabricas, coisa que a maioria das grandes empresas de smartphones não tem, elas tercerizam com chineses, ate mesmo a propria nokia passou a bola pra Microsoft um bolo de funcionários e fabricas desnecessarias, e vai agora usar a marca pra produzir smartphones tercerizando na china apartir do ano que vem.

    Foi um erro a compra da Nokia pela Microsoft na gestão do Ballmer justamente por isso, e agora vão ter q gastar ainda mais pra se desligar de todos esses funcionários, mas pelo menos ela vai ficar mais enxuta e focada no negocio.

    E agora eu acredito q eles estao adotando a estrategia mais inteligente desde o inicio, fazer o software não comer poeira da concorrencia e inovar, como estamos vendo agora com Windows 10 Mobile, já dando sinais que quer ter os mesmos recursos dos concorrentes, mas também vai trazer vantagens que eles não tem.

    E logico se for de fazer aparelhos proprios que sejam relevantes, que sejam o que todos desejem ter com é o iPhone, que a Apple comercializa apenas um modelo mas que é realmente relevante. Ou no caso de celulares focados para a produtividade de empresas, ou para abocanhar ninchos de mercado como o de baixo custo.

    Acho que agora o Windows “Phone” finalmente pode decolar como algo mais promissor, pois vai mirar exatamente onde ainda a chances de vencer e seguindo o caminho certo.

    1. Tirando a parte a qual diz que “fora um erro da MS ao comprar a Nokia”, ótimo comentário, pois penso que a MS não exatamente queria a “Nokia fabricante” e sim suas patentes e tecnologias (como Pureview entre outras), mas consequentemente teve que fechar um “pacote”, então era necessário a compra de toda a divisão mobile.

  2. Isso já era esperado, toda fusão gera demissões, pois os funcionários vem junto, esta até em contrato isso, ao fim da fusão algumas pessoas vao rodar, isso é natural

  3. Eu sinceramente gosto do Windows Phone por causa dos lumias que fazem referência ao sistema, assim como o Iphone. São aparelhos re representam não só o sistema operacional, mas também a empresa por trás do sucesso. Eu sempre gostei da empresa Microsoft e de tudo que ela faz, mas sinceramente não me vejo atrelado a um sistema androidiano, onde as pessoas dependem da fabricante para receber atualizações e novidades. E muitas vezes fica a mercê da boa vontade delas. Eu não curto IOS da Apple. Mas acho magnifico como ela torna seus clientes tão exclusivos por ter um Iphone. Ter um lumia representa basicamente a mesma coisa. Enfraquecer o setor agora no momento enque deveria estar investindo agressivamente só me faz pensar que talvez a Microsoft realmente esteja desistindo do Windows Mobile (Mais uma Vez) e que deveria pensar muito se comprar um novo Lumia, seria um bom caminho mesmo ou se é uma rua sem saída que vai dar em nada. Enquanto isso vou aguardar com meu e velho L925 e ver como as coisas acontecem. Desde o lumia 800 essa é a primeira vezes que penso seriamente no assunto.

    1. Cara, você não entendeu. Você acha que a Apple, Sangung e a LG tem uma penca de funcionários pra produzir dispositivos???? Cara hoje em dia vc manda o projeto pra china e eles produzem do jeitinho que vc quer. Não quer dizer que eles estão enfraquecendo o setor mobile, muito pelo contrário.

      1. E toda fusão de empresas gera milhares de demissões principalmente nesse caso de empresas gigantescas, é ser muito inocente achar que a MS não ia dar uma enxugada na folha e arrumar a casa.

  4. a verdade é soh uma… a MS estava negligenciando o setor de mobiles até agora… era o setor patinho feio deles, cheio de gente da NOKIA, que estavam lá mas que não se identificavam com a estrutura e jeito de pensar da MS… ou da nova MS… o problema é que agora com o w10 a parte mobile da MS subiu para carro chefe que terá atuação da equipe carro chefe da MS que é a equipe office, windows e de hardware a equipe do surface, kinect, junto com uma parte do pessoal da nokia, acabou que agora muitos dos antigos nokias não tem mais espaço lah dentro

  5. Verdade seja dita, se a Microsoft quer ficar mais amiguinha do mercado, vai ter de diminuir os Lumias próprios e aceitar outros no bolo. tem muita gente que só compra Samsung/LG, independente com o que vem embarcado. Claro, as patentes são boas, os conhecimentos adquiridos com a Nokia são de vital importância para seu crescimento. Com isso, deve cair o número de Lumias e aumentar outros. mas eu ainda sou muito mais comprar o aparelho da empresa que faz tudo, do que só a metade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *