Microsoft confirma a chegada dos Progressive Web App à Microsoft Store na RS4

pwa

A Microsoft está finalmente trazendo aplicativos da web progressivos para a Microsoft Store e o Windows 10 com a próxima versão do Windows 10. Em uma publicação no blog hoje, a equipe do Edge explicou os planos de curto prazo da Microsoft para integrar o Progressive Web Apps (PWAs) com o Windows.

“Nós anunciamos antes em vários locais que estamos envolvidos com os PWAs. Na verdade, como sugerido acima, queremos levar os PWAs no Windows para o próximo nível, tornando-os cidadãos de aplicativos de primeira classe no Windows”.

A equipe do Microsoft Edge Edge explicou: “Em outras plataformas, os PWAs se originam principalmente no interior do navegador e podem sair do navegador em resposta a várias instruções ou opções no menu. Estamos levando as coisas um passo adiante no Windows! Como um PWA pode ser um cidadão de primeira classe na Loja [Microsoft Store], um usuário poderá se envolver totalmente com um PWA instalado – da instalação, para execução – sem nunca abrir o navegador“.

A Microsoft está acumulando um número seleto de aplicativos com tal tecnologia. A empresa ainda não disse quais aplicativos ainda, mas esses aplicativos serão disponibilizados na Microsoft Store quando o Windows 10 Spring 2018 (RS4) for liberado.

Na prática, o consumidor não precisaria saber e nem se importar se o aplicativo que eles estão usando originalmente foi escrito para WPF ou UWP, Eletron ou PWA, ou se é um aplicativo é arquivo .exe. Todos querem que aplicativo simplesmente funcione.

Os aplicativos web progressivos também não são exclusivos do Edge, eles podem funcionar com o Chrome, o Firefox e qualquer navegador que opte por suportá-los. Para usuários de dispositivos como Chromebooks e Windows 10 S, eles podem preencher a lacuna deixada por aplicativos e programas tradicionais.

Um dos aplicativos mais cobiados para isso é o WhatsApp, mas pode ser qualquer outro com uma natureza não tão robusta como a de um Photoshop. Os PWAs pode preencher a lacuna de apps móveis para a Microsoft, mesmo após a renúncia do Windows Phone. Alguns boatos acreditam que serão importante para os dispositivos com tela dupla de codinome Andrômeda. Um rumor interessantíssimo acaba de ser confirmado 😉

Via: MSPU

39 comments on “Microsoft confirma a chegada dos Progressive Web App à Microsoft Store na RS4

    1. a ideia é dar opção e diminuir a lacuna na store, o usuário ainda pode instalar por fora mas não terá garantia alguma, agora na store é outra historia.

    2. Pra Mobile até poderia fazer um pouco de sentido essa iniciativa (mas não muito, também).
      Pra PC, é que já não tem muito cabimento, porque abrir no browser e abrir o PWA dá na mesma (e, se bobear, se abrir no Chrome, é perigoso proporcionar uma experiência melhor).

  1. todo ano aparece essa historia de web apps ai e não muda nada, eu concordo que pra apps simples a ideia é boa, mas enquanto a Apple não entrar no negocio isso ai não vai funcionar como apps “universais”

      1. O primeiro iPhone tinha foco em “webapps”, tanto é que o motor do safari se chama WebKIT. Nem appstore tinha.

        Os devs fizeram jailbreak justamente pra poder rodar aplicativos nele.

        Então a Apple sacou que o que o povo queria não eram webapps mas sim aplicativos de verdade e criou a Appstore.

    1. é, a ideia dos pwa, ou qlqr q seja nome, era justamente pra acessar via browser

      aí a MS quer “encapsular” num uwp e enfiar na store… é foda

  2. Agora desistiram dos UWP? HAUAHAUAHAUAHAUAUAUAHAUAHAUAUA

    Lá no outro site pararam de falar da morte dos smartphones. Agora aqui vão parar de falar de aplicativos universais e vão focar nisso.

      1. Pedro lambe saco do Nadella ataca novamente. Já recebeu a cartinha do tio Bill? E a viagem pra Seattle, pra conhecer o time? Só essa semana já ganhei uma grana preta com produtos e serviços da Microsoft (volta as aulas, profissionais liberais voltando das férias), e você?

          1. Eu sou lixão, se olha no espelho seu animal, hauahauahaua . Defensor de multinacionais bilionárias indefesas, que precisam do Pedro pra defendê-las. Hauahauahauahauauauahauahauaua
            Fanboy = lixo humano defendendo empresa bilionárias que não sabem que ele existem.
            Continue assim, você é orgulho da sua mãe. Hauahauahauahauauauahauahauaua

  3. Como os mobiles não possuem RS4, que fique apenas para PC por enquanto. Além do mais, a estratégia aqui é: Coloque tudo o que puder na loja, assim teremos a maior loja de todas.

  4. O PWA é basicamente uma versão evoluída dos sites que abrem em WebView.
    Não entendo toda essa euforia com eles.
    Principalmente porque se eles não estiverem otimizados para rodaram no Edge, não vai adiantar muita coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *