Carregando...

Microsoft cria divisão de jogos na nuvem, e Phil Spencer explica o futuro da empresa neste campo

Microsoft cria divisão de jogos na nuvem, e Phil Spencer explica o futuro da empresa neste campo

phil-spencer-e3

A Microsoft criou uma nova divisão dentro do Xbox que visa incentivar os desenvolvedores a usarem o serviço de computação em nuvem Azure da empresa. De acordo com Bloomberg, a nova divisão será chamada de “nuvem de jogos“. Cabe salientar, Microsoft é uma das empresas mais poderosas do mundo neste aspectos e sua principal fonte de receita atualmente vem da nuvem.

A nova divisão será comandada pelo veterano que já trabalha há 20 anos na Microsoft, Kareem Choudhry, que foi nomeado vice-presidente da divisão. Seu objetivo será ajudar outros desenvolvedores de jogos e editoras a usarem os serviços em nuvem da Microsoft, bem como criar novos serviços para a indústria.

De acordo com o The Verge, a Microsoft vem dando passos silenciosos em direção do uso da nuvem para jogos. Desde 2015, a empresa tem feito aquisições de empresas como a PlayFab e reorganizando sua equipe em torno do assunto. “Nós acreditamos que haverá 2 bilhões de gamers no mundo, e nosso objetivo é alcançar cada um deles”, disse Choudhry em entrevista ao The Verge.

Apenas alguns dias atrás, o chefe do Xbox, Phil Spencer, foi ao Twitter para explicar seus pensamentos sobre o futuro dos jogos através dos serviços da nuvem, dizendo: “Eu acho que vamos ver o espectro completo de jogos que rodam 100% via nuvem por streaming para qualquer dispositivo e jogos high-end que rodam de forma local e baixam cargas de trabalho tolerantes de latência via nuvem para resultados locais incríveis“. Ou seja, jogos completos ou parte de jogos serão rodados via nuvem.

Como exemplo, a Ubisoft já utiliza o Azure em Rainbow Six: Siege nas versões de PC, Xbox e PlayStation 4. Até mesmo games como o Black Desert utilizam máquinas virtuais remotas da Azure e bancos de dados.

Seja qual for o futuro para Xbox, é seguro dizer que seu objetivo é tornar os jogos cada vez mais acessíveis a todos.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.