Microsoft demonstra Forza Horizon 4 no Android com o Project xCloud, chegará até o final deste ano

Kareem Choudhry, diretor da nuvem de jogos da Microsoft, mostrou um pouco mais do seu próximo serviço de streaming chamado Project xCloud durante o Inside Xbox. Por um breve momento, o executivo trouxe um smartphone Android conectado a um controle do Xbox One no palco, e a apresentadora do Inside Xbox, Julia Hardy, teve a chance de jogar um pouco com o Forza Horizon 4. A jogabilidade parecia bastante fluida, mantendo-se fiel à experiência de jogo como se estivesse sendo rodado num console como o chefe do Xbox, Phil Spencer, prometeu na E3 2018.

Com o Project xCloud, a Microsoft tornará possível jogar todos os jogos existentes do Xbox em qualquer dispositivo, incluindo celulares e tablets. Em dispositivos móveis, a Microsoft também está criando uma nova interface de toque para que um controle do Xbox não seja necessário.

Choudhry reiterou hoje que os testes públicos para o Projeto xCloud estão chegando ainda este ano, e esperamos obter mais detalhes na Game Developers Conference na próxima semana, ou na E3 em junho.

177 comments on “Microsoft demonstra Forza Horizon 4 no Android com o Project xCloud, chegará até o final deste ano

    1. provavelmente vão cobrar valor do jogo normal ou seja vc vai ter que comprar o jogo, exceto os do game pass se for assinante, eu imagino que seja isso, mas ainda tenho duvidas do sistema que vão adotar.

      1. Como você acredito que vão fornecer como um bônus do game pass. Mas acredito que vão cobrar uma assinatura a parte de quem não tem nada de xbox, live gold, nem nada. Isso vai abrir um mercado novo pra eles.

        1. pois é, minha maior duvida é se vai ter uma assinatura só para o streaming, mas cada vez mais acho que não vai ter, apenas vão disponibilizar o game pass mesmo.

          1. Não precisa criar uma assinatura específica para streaming. A pessoa que não tem console Xbox vai precisar de live gold e game pass (ou comprar jogo na MS store) do mesmo jeito. A Microsoft sabe que se isso funcionar bem vai gerar assinatura de gente de tudo que é buraco, atingindo um público maior mesmo que a dos consoles.

  1. Ótima notícia!!! A Microsoft sendo democrática e ao mesmo tempo acessando novos consumidores. Os jogos podem estar no XBOX, no PC, na “puta que pariu”, pra quem prefere consoles e joga no XBOX NADA MUDA, continuarão jogando no XBOX normalmente. Sonysta, além de fanboy da Sony, também é fanboy de “jogos exclusivos”… Fala sério! O mercado “tradicional” de jogos consiste em vender consoles pra formar base instalada, esta que irá consumir jogos, DLCs e serviços. Estes sim dão lucros. E por isso os consoles são vendidos ao preço mínimo possível, não dão lucros, e em alguns momentos podem até gerar prejuízos, tudo pela necessidade de formar essa base instalada, ter o cliente na sua plataforma, ter o potencial consumidor. Mas esse mercado “tradicional” nos games já está ficando ultrapassado. A tecnologia 5G somada aos “clouds” irão modificar os mercados no mundo, inclusive o de jogos. O “streaming” será no longo prazo algo simples e prático em qualquer mercado. As fabricantes, como a Sony e a Microsoft, poderão acessar clientes sem necessariamente ter que vender um console pra isso. E terão ultrapassado a barreira dos consoles pra ter acesso a um potencial de vendas muito maior, seja no PC ou em dispositivos móveis (quando no longo prazo a tecnologia permitir que grandes jogos rodem satisfatoriamente nestes). E repito, NADA MUDA pra quem prefere consoles e continuarão a jogar neles. A plataforma é só uma questão de preferência. A tecnologia xCloud da Microsoft não é “forçar” um novo mercado, é se preparar pra um mercado que está por vir e é inevitável, mercado este que sinaliza a concorrência da Google também. E a Sony fará a mesma coisa, entrará no “streaming” e levará seus jogos e serviços também, sob pena de certeza falência.

  2. Google lançando Project Stream, MS lançando XCloud……………………………………………………………………………………………..sony e seus exclusivos.

    Avisada ela foi, seus consumidores pediram, clientes pediram, mas a Sony não ouviu ninguém. Agora quero ver ela sair desse buraco em que el se meteu, respirando por aparelhos.

    OFF: sempre fui consumidor dos produtos da Sony, adoro a Sony, porém como dou valor ao meu dinheiro, pulei fora.

    1. A Sony não está tão atrás assim não, eles tem a Psnow e saíram na frente, só não estão expandido isso com novos jogos, o grande problema dessa tecnologia, é justamente a latência, cara, lembro dos jogos via streaming no Android, lá em 2013, era algo realmente ruim.

      1. Pra Sony não é simples essa expansão da PSNow e o “streaming”, não é só querer. Eu imagino que ela teria que investir pesado em sua rede online, a PSN, bem como em infraestrutura de servidores?

          1. Se fosse um problema sério eles não investiram, se fosse um problema sem solução. Rede 5G no ar… Novas tecnologias e recursos estão a todo vapor. Em pouco tempo teremos uma nova versão de conexão com a Internet.

          2. 5G pode diminuir a latência, mas mesmo assim, vamos ter outro problema, o limite de dados, Streaming ainda é algo pra daqui há 10 anos no mínimo. Lógico, em grandes centros como São Paulo, Nova York, isso já pode funcionar perfeitamente, pois a latência não deve ser um problema.

          3. Errado, colega. Internet não terá limite de dados nos próximos anos, claro, não espere essa adesão de um país como o nosso tão cedo.

            Tudo está sendo jogado para Internet, acha ainda que pagaremos por Internet?

            Grandes centros já não pagam por saber que o comércio está na rede, sem rede, sem comércio.

            Não tem argumentos pra contestar essa evolução, nem datar 10 anos.

            Alô Netflix!!!

    2. Eu acho que a Sony tem uma ‘gordura’ a mais para queimar com a abordagem tradicional de consoles, mas até ela se não se reinventar, vai ter problemas. Eu li uma entrevista de fevereiro com o Shawn Layder para o site GameInformer, e ele parece ciente da necessidade de acompanhar as tendências dos jogadores e novas tecnologias, e em algumas coisas parece partilhar daquilo que o Phil Spencer já fala a alguns anos.

      Acho que o debate sobre consoles, da forma como é posto atualmente sobre exclusividades e restrições, é meramente filosófico. É mais sobre como um fã da marca enxerga o console e os jogos que o compõe.

    3. Eu acho que a Sony tem uma ‘gordura’ a mais para queimar com a abordagem tradicional de consoles, mas até ela se não se reinventar, vai ter problemas. Eu li uma entrevista de fevereiro com o Shawn Layder para o site GameInformer, e ele parece ciente da necessidade de acompanhar as tendências dos jogadores e novas tecnologias, e em algumas coisas parece partilhar daquilo que o Phil Spencer já fala a alguns anos.

      Acho que o debate sobre consoles, da forma como é posto atualmente sobre exclusividades e restrições, é meramente filosófico. É mais sobre como um fã da marca enxerga o console e os jogos que o compõe.

      1. Cara, Google e MS estão investindo, não são empresas de fundo de quintal. Já pesquisaram mercado, tecnologia, acha mesmo que será um fracasso? Só o fato da Google entrar no segmento já mostra muita coisa sobre isso.

          1. “bagarai” sob qual ponto de vista? Este mercado tradicional é limitado. Tanto a Microsoft quanto a Sony têm que vender consoles pelo preço mínimo, as vezes com prejuízo, só pra formar uma base instalada que consumirá jogos e serviços, estes sim dão lucros. Imagina superar essa barreira dos consoles e poder ter acesso a um novo mercado 10x, 20x, 100x maior? É um grande potencial. E não muda necessariamente a forma de consumir jogos e serviços através de um console.

        1. apple já fez console também, empresas enormes já tiveram ideias e coisas que não deram certo, é normal isso na industria.

          1. Cara é só uma questão de logica. Atualmente muitos consumidores não investem em streaming porque ainda para muitos é inviável devido a infraestrutura, porem já estamos indo para o 5G e o 6G não deve demorar muito. Em pouco tempo a infraestrutura será capaz de suportar esse tipo de conteúdo e a partir desse momento o console se tornar apenas um produto para um nicho especifico. Porque uma empresa gastaria para fabricar consoles e ter um lucro quase que 0% com o mesmo (o console em si não gera lucro) sabendo que pode vender a mesma coisa sem precisar gastar com a fabricação de console?
            É obvio, a industria vai mudar, e quem comanda isso são as gigantes. Smartphones não tinham notch até a Apple decidir fazer. É só questão de tempo para o mercado começar a mudar, e quem vai sair na frente é quem já estiver preparado.

          2. O problema é no Brasil haver franquia pro 4G. Porém, basta alguém conseguir quebrar o cartel das teles locais que será inevitável a mudança.

            Se o Uber já conseguiu dar uma chacoalhada no mercado de transportes a ponto de fazer os taxistas serem mal vistos, não é absurdo imaginar que no segmento das teles aconteça o mesmo.

            Poderia até ser o governo. A própria Copel cabeou o estado todo com fibra e teve bons resultados, além de não impor limite de franquia.

          3. Claro, concordo com você. Mas quando se vê uma empresa, uma gigante empresa como a Google se inserir no mercado onde ela nunca esteve, pode apostar que tem muito mais por trás.

          1. Será? A receita aumenta todo trimestre, seu comentário é baseado no achismo? Ou tem origem válida?

            Microsoft
            Amazon
            Google
            E rumores da Apple também está investindo em streaming de games. São as 4 empresas mais valiosas do mundo, você acha que elas estão erradas?

          2. Já pesquisou sobre o 5G e seus resultados na China? São incríveis, e sem desconexões, sem instabilidades. Está certo que ainda é algo pra um longo prazo, mas o projeto xCloud fala em internet a partir de 10MB, justamente por causa do processamento em nuvem. Parece que pode ser uma realidade no curto ou médio prazo. Mas o streaming será inevitável e mudará vários mercados pelo mundo. O que não modifica necessariamente a preferência de quem gosta de um bom console, poderá jogar no XBOX normalmente.

          3. Não se iluda com essa ideia. Ela só ‘desvaloriza’ para fanboy, esse pessoal que comenta em blog e acha que exclusivo é tudo que importa. É uma minoria. O grande público, que é o casual, que joga FIFA, COD, Fortnite, vai ver isso como fortalecimento da marca. Ele vai saber que vai poder jogar com sua mesma conta no console, no PC e no celular, e muitas vezes sem precisar pagar o preço cheio pelo jogo.

          4. Quando a Live começar a dar bônus aos jogadores por tempo de multiplayer, ou mesmo tempo jogado, o Xbox será MUITO mais valorizado.

      2. A Sony foi chamada de louca quando trouxe o PS1. Diziam na época que o CD nunca iria substituir o cartucho. A Sony calou a boca de todos na época e quebrou os padrões da indústria.

    4. Eu acho que a Sony tem uma ‘gordura’ a mais para queimar com a abordagem tradicional de consoles, mas até ela se não se reinventar, vai ter problemas. Eu li uma entrevista de fevereiro com o Shawn Layder para o site GameInformer, e ele parece ciente da necessidade de acompanhar as tendências dos jogadores e novas tecnologias, e em algumas coisas parece partilhar daquilo que o Phil Spencer já fala a alguns anos.

      Acho que o debate sobre consoles, da forma como é posto atualmente sobre exclusividades e restrições, é meramente filosófico. É mais sobre como um fã da marca enxerga o console e os jogos que o compõe.

      1. Não estou afirmando morte, mas vendo decadência, duas situações diferentes.

        Sony tem história, tem experiência no ramo e isso pode ajudar muito. Porém, não somente neste segmento, estou percebendo um movimento muito forte onde as grandes empresas estão engolindo as menores pouco a pouco em vários aspectos. Nesse movimento, só vejo 5 empresas no topo: MS, Google, Apple, Amazon, Facebook.

        Nostalgia não segura muito mais clientes como antigamente, o ciclo, a geração mudou muito. Certos valores são descartados sem consideração.

        Espero que a Sony tenha um investidor forte para se manter no futuro.

  3. Eu não levei fé que ela estava mesmo jogando, parece que os comandos dela ou estavam com reposta muito atrasada ou não estavam controlando nada.
    Uma duvida que tenho é como vai funcionar o serviço, quando falam que todos os jogos estarão disponíveis em celulares, eu imagino que eles não ter um serviço de streaming por assinatura mas sim vender os jogos para serem jogados via streaming, e o serviço de assinatura será apenas o game pass mesmo.

  4. “Julia Hardy, teve a chance de jogar um pouco com o Forza Horizon 4. A jogabilidade parecia bastante fluida, mantendo-se fiel à experiência de jogo como se estivesse sendo rodado num console” Eu vi pelo mixer e ela não estava jogando, aquilo era um vídeo, digo isso pq os comandos efetuados por ela no controle não condiziam com o que era mostrado no celular. Então essa informação não procede

  5. Se der certo, simplesmente pula de um mercado
    de alguns milhoes de pessoas (se fizer muuuito sucesso, 100 milhoes) e passa para um mercado de uns 5 bilhoes de pessoas….E tem mongol que acha o negócio ruim…

  6. Que doideira isso. Falando sério, estou começando a ficar com pena do PS e seus fãs, quero nem ver o tamanho da zueira pra cima deles quando chegar a E3 2019, acho que estarão todos off no dia pra não ver kkkkkkkkkkkkkkkk.

  7. Será muito útil numa viagem quando precisar fazer os desafios diários.

    Enquanto isso a Sony continua parada na década de 90 ao focar em mídia física, hardware fraco e ladainha de que a concorrência “não tem jogo”.

  8. Jogar sem precisar investir em hardware dedicado? Claro que quero.

    Galera não entende que MS tem um papel diferente de Sony e Nintendo, tradicionais no mercado de games. Ela como desenvolvedora de tecnologia além consoles, tem obrigação de puxar esse novo mercado de games por streaming.

    Só cego que não vê que boa parte do que se falou no anúncio do Xone, que teve grande repulsa, é o que está se materializando só agora.

    O Xone na época foi vítima de um conceito anunciado à frente do seu tempo.

  9. A Microsoft teve prejuízo e se preparou durante anos para poder engolir a Sony agora ..a Sony está na lona,da três tapinhas Sony.

    1. Tá doido? Atualmente o modelo convencional de consoles ainda está em voga e a Sony lidera. Projeto Xcloud ainda é um PROJETO, e pode dar errado.

        1. Sim, tô delirando. O console com mais vendas, maior base instalada, maior lucro, maior popularidade e com os melhores exclusivos da atualidade deve ser o Xbox no Mundo do Pirulito, não na realidade na qual vivo.

      1. Infelizmente eles descontinuaram nas TV e Blueray da sony, agora é só via PC mesmo, a Sony tb não é querida com quem investe em seus equipamentos.

  10. Os meninos da guerrinha de caixas de plástico vão a loucura, pois não querem que o acesso a jogos da MS seja acessível a todos em qualquer lugar e dispositivo. Temem que a guerrinha de caixas de plástico tenha um fim.

    Ah, galera. Vai se lascar com a guerrinha.
    Olha isso. A MS vai legar jogos pra tudo que é canto e de maneira mais acessível.
    Temos que aplaudir de pé.
    Aleluia irmãos.

    Aproveita pra zoar o coleguinha enquanto podem, pois acho que a guerrinha como conhecemos terá um fim.
    Agora, sempre terá outro jeito de ficar tretando na internet, isso eu sei. Fazer o que…

  11. O pessoal que não gosta da notícia é aquele fanboy mesquinho que quer se orgulhar em dizer que seu aparelho tem jogo ” tal ” exclusivo, o cara que realmente é fã da Microsoft apoia o investimento nessas áreas que vão levar lucros pra outro patamar, e só tem a ganhar pois a Microsoft vai investir cada vez mais em estúdios e jogos first party pra aumentar o catálogo do Gamepass, e ainda pra acabar de vez com argumento de hater que diz que tá abandonando o console esse próprio cara ai foi questionado se tava migrando pra esse tipo de serviço e a resposta foi bem clara, que ele estava adaptando os jogos pras necessidades de cada jogador e que o console padrão vai continuar coexistindo.

    1. Na verdade ,o fim dos consoles está bem próximo, lá li inúmeras matérias do presidente ms que o console quase zero de lucro ,jogos dao lucro ,e oque vem em crescimento e vai determinar nova geração seram os serviços como gpss e xcloud ,gold game pass já expandido pc e Nintendo

      1. sim, os consoles não dão o lucro que elas procuram, por isso a microsoft tem investido em serviços, e pra esses serviços serem atrativos precisam de mais jogos, e ela tem comprado mais estudios pra melhorar o catalogo de first party, no final das contas ela deve continuar investindo em consoles pelo fato de ter uma massa que só joga neles e são usuários dos serviços também.

  12. Isso é tudo feito pela nuvem e não exige poder de processamento do dispositivo? Estou com um J5 Pro aqui, espero que chegue pra ele hahahaha Se tivesse aqueles controles que se encaixam pela lateral do celular igual o Nintendo Switch aí sim iria ser incrível.

    1. Acho que vai ter um requisito mínimo porque no protótipo mostrado do doom 3 mostrava o jogo rodando com as texturas bem baixas mesmo que era um esquema pra poder jogar com baixa latência e as texturas e demais necessidades via nuvem.

  13. Só vejo comentários: latência, dados, não funcionar, só daqui 10 anos… PQP. Em vez de pesquisar mais, ficar feliz, ajudar, ficam tentando desconstruir algo que desconhecem e será para o benefício de todos. Mas não, querem “tretar”…

    1. tudo engenheiro, respeite os analistas formados no fórum do game vício, com pós graduação no Adrenaline. Curso este ministrado pelo João Gan e Andrei.

    1. -Dirigido por uma empresa que toma surra da Pampers no mercado de ações e não tem capital para investir no serviço.

      -Dirigido pela maior empresa do mundo.

      Sem mais.

      1. Caro acionista da MS, não vou nem entrar no mérito de “maior do mundo”, mas todo esse dinheiro e não consegue fazer um jogo decente? Todo esse dinheiro e não consegue terminar uma única geração em primeiro?

        Sem mais.

        1. Acionista? Acionista é quem fica falando de venda de jogos. Eu estou apontando fatos, Sony não tem dinheiro pra investir no PS Now e por isso continua sendo um fracasso repleto de erros e com disponibilidade deficiente.

          Dinheiro não determina popularidade, Apple está no TOP 3 também mas toma uma surra do Android e do Windows no quesito vendas.

          O dinheiro da MS foi o que permitiu fazer do Xbox One o melhor console atual, vendas pouco importam caro acionista. E já que ela tem BEMMMMMM mais dinheiro que a Sony, botamos mais fé nos investimentos dela no streaming do que no da Sony 😉
          Entendeu ou quer desenho?

          1. Um fracasso que tem uma receita maior que o GP e EA Access juntos? Imagina se fosse bem sucedido…

            Você cai em contradição direto: vendas importam quando fala da Apple, depois não importam quando fala da Sony; dinheiro não importa, mas é o dinheiro que faz o Xbox o “melhor” console. Difícil de discutir desse jeito, você é fraco demais em argumentação. Mas fique aí no mundo do pirulito, como diria o caixista ArnaldoDK, se lhe faz se sentir bem vá em frente.

          2. Observe a definição de acionista do rapaz:
            “Acionista é quem fica falando de venda de jogos.”

            melhor nem discutir com isso mesmo.

        2. Pois é…o melhor jogo de corrida do mundo, só perde para o GT é claro, se é que me entende…e feito pela empresa mais valiosa do mundo, de que adianta vender mais e não sair do buraco…só os fortes entendem…4k4k4k4k4k4k

    2. Comparação sem noção essa …
      PS NOW: Só funciona com o exterior e é limitado ao playstation e PC.
      Xcloud: Playstations kkk, PC, TABLETS, IPADS, TVS SMART, NOTE, ANDROID, IOS com promessa de continuar de onde parou o seu jogo em outra plataforma e funcionar com net de 10mb … 4g do Brasil.

      NOTOU ALGUMA DIFERENÇA ???

      1. Ai, Jesus, vamos por partes:
        – “só funciona com o exterior”: deixa eu corrigir, não funciona no BRASIL, mas já está disponível em vários países, até que esse xcloud esteja disponível comercialmente já se expandiu ainda mais, possível até pra cá;
        – “limitado ao ps e PC”: mais uma vez, nada impede de ir pra mobile até antes do xcloud, mas outros consoles aí é decisão estratégica dela. O que pra quem tem PS não faz diferença;
        – “continuar de onde parou”: PS NOW já tem isso;
        -“funcionar com Net de 10mbps e 4g”: PS NOW pede minimo de 5 Mbps.
        Espero ter esclarecido sua desinformação.
        P.S.: 750 > 200.

    1. Aguenta sim fera, a ideia é a mesma do PSNow, o processamento é feito em nuvem, seu celular é apenas uma tela pra projeção da imagem.

        1. Claro que tudo ainda é rumor né, mas eu acho que você poderia sim fazer isso, pois o chomecast vai espelhar a tela do seu cel na TV independente de qual programa você esta usando, eu fico pensando mais no atraso que poderia ter devido ao stream do chromecast mesmo, acho que daria pra testar com um game da Play Store, eu nunca espelhei um game do celular pra tv, mas se der pra jogar algum game nativo creio que também funcionaria com o XCloud

          1. Essa degradação da imagem é para evitar a latência, é essa magica que quero ver eles fazerem, rodar um jogo de forma lisa via stream.

  14. É o conceito do Xbox Play Anywhere sendo elevado a outro nível. No meu caso, não é o Xbox portátil que eu sonhava, chega a ser ainda melhor! É esperar pra ver… ?

  15. Só achei uma coisa estranha nessa demonstração, que claramente a mulher não estava jogando de fato, pq nunca vi alguém só dando toques no acelerador dessa forma e o carro ir ganhando velocidade, mas não se tira o mérito de se poder jogar em qualquer lugar.

    1. Sei lá, eu só não acredito que uma empresa tão grande como Microsoft daria essa mancada de mentir assim na cara dura. A consequência de uma mentira dessa é descredibilidade total do serviço e da empresa.

      1. As empresas fazem. Quando é grande então…
        Mas, só testando dar tapinhas no analógico pra ver se o jogo se comporta do mesmo jeito.
        Depois vou testar.

        1. Eu só acho que não teria necessidade de inventar uma mentira dessa. Se realmente ainda não funciona, era só falar sobre o serviço.

          E o teste beta já é esse ano, quer dizer que o serviço já funciona. E pra quem joga forza sabe, os “tapas” que a mulher dava no botão era só pra acertar a direção do carro, enquanto ele já esta andando rápido. Sinceramente eu não vi nada de preocupante nessa apresentação.

    2. Sim, tinha muita gente notando e falando sobre isso.
      Eu nunca joguei forza dando tapinha assim pra ver como o carro se comporta.
      Só testando pra saber.

    3. sei lah, na hora que o carro bateu parecia ela mesmo, e quando ela soltava o dedo do RT, a velocidade parecia que diminuia, eu acho que e ela sim…

  16. Que massa, eu não assisti ontem, como isso funcionará? Tipo ainda será necessário ter o console? Tem algumas coisas que não da pra entender ainda, mas muito massa!

  17. Que maneiro, nem sabia que o Kareem ” it’s a monster” Choudhry era o chefe do Xcloud. Tá em boas mãos. E que venha a beta logo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *