Microsoft detalha suporte a resolução UHD no Windows 10. Será realmente útil em celulares?

Nokia-Lumia-1520-vs-Google-Nexus-5-001

A tecnologia avança e temos visto nos últimos anos como a qualidade das telas têm melhorado, hoje, é difícil apontar um limite. Alguns novos aparelhos da concorrência chegaram com um aumento de resolução considerável, atingindo até mesmo a resoluções 2K.

Há poucos dias, nos conhecemos novas resoluções que suportam o Windows 10, algumas delas altamente cobiçadas pelos usuários que querem o existe de mais recente no mercado, como o suporte às resoluções 2K para novos smartphones que estão chegando com o esperado Windows 10;

No entanto, a Microsoft quis dar mais informações e ser mais específica sobre a resolução suportada no Windows 10 para diferentes dispositivos. Confira o slider abaixo:

resolucao-Windows-10-700x483

Para  resolução 2k ou QHD é recomendo que seja uma tela maior de 4 polegadas, o que é normal. A partir de 6 polegadas e poderíamos começar a ver a resolução 4k, ideal para melhorar a produtividade e exbição de conteúdo digital.

Telas em 2k ou 4k em smartphones faz realmente sentido?

O primeiro smartphone com a nova tela QHD foi o LG G3. Contudo, os principais competidores que utilizam o sistema operacional Android estão colocando telas de 5 polegadas com resolução Full HD de 1920×1080 em seus smartphones.

O Galaxy S6 tem uma tela AMOLED com 2560 x 1440 pixels, mas em apenas 5,1 polegadas. Isso significa uma densidade de 577 pixels por polegada. Este é o menor smartphone com uma tela nessa resolução. Tudo fica incrivelmente nítido. Tanto é que o S6 é considerado ter a melhor tela em smartphone na atualidade, claro que isso vai além da resolução.

Você pode achar que isso seria um exagero e que levaria um gasto desnecessário de bateria. Claro, 2560 x 1440 pixels podem ser um exagero a olho nu, mas a resolução extra vem a calhar quando você dá zoom.

Richard Yu, CEO Huawei, é totalmente contra a este tipo de resolução em seus dispositivos e afirmou: “Eu não acho que nós precisamos de telas QHD em celulares. Olhos humanos não são capazes de identificar diferenças entre full HD e 2K em um smartphone. Você não pode distinguir a diferença, por isso é totalmente absurdo“.

Já em relação a potência é uma grande preocupação, pois uma tela com alta resolução como as Quad-HD consomem a bateria rapidamente. Yu acrescentou: “Seus olhos não podem notar a diferença, então por que devemos fazer isso? Eu acho que é uma coisa estúpida“.

surface-phone

Polêmicas e mais polêmicas. No mais, esperemos ver em breve um Windows Phone com resolução 2k, mas para suportar essa resolução é necessário hardware que aguente o tranco. O próximo top de linha só deve sair junto com o lançamento oficial do Windows 10, e esperamos que a tela deste aparelho receba destaque, assim como sempre foi na era Nokia.

Você acha necessário resoluções tão altas? Full HD já é necessário? Deseja ter um aparelho com resolução 2k ou 4k? Deixe sua opinião.

21 comments on “Microsoft detalha suporte a resolução UHD no Windows 10. Será realmente útil em celulares?

    1. 810 ta dando problemas de que tipo ? Eu tinha lido sobre aquecimento em aparelhos com Android, mas a causa é o processador ou o conjunto processador + chipset, ou ainda por algum erro de projeto de encapsulamento, tipo o que acontece com o 930, que usa o mesmo processador do 1520, e este por sua vez não esquenta nada.

  1. Quanto melhor a tecnologia fica, melhor se pode utilizar. Nós precisamos de mais avanços na resolução se vamos usar óculos para interagir com o virtual. Diziam que 256 mb de hd era suficiente, diziam que 512 mb memória era suficiente. Para o espaço, e além!!

  2. Acredito que Full HD já é suficiente. Mais definição que isso em um smartphone é só pra vender celular. Que os concorrentes devem brigar tudo bem, afinal quem ganha é o consumidor, mas não há necessidade de exagerar. Lemos na matéria que olho humano não consegue distinguir a diferença mesmo, então pra que isso?

  3. pessoal do windows club..por favor dêem uma olhada nisso…
    eu tenho algumas fotos vazadas (dos membros fechados do mi4 que estão testando o windows 10), vou compartilhar com vocês

          1. alguns usuários do WP tem mania de dizer que é fake pra tudo..isso é uma versão preview..e eu achei bem melhor do que a W10 TP mostrada para os Lumias..se a interface for como essa..eu curti.

          2. Bem só o tempo pra saber.. mas não achei igual a interface da HTC não.. enfim. Resta var e esperar

          3. mas pra quem tinha uma identidade visual bem particular, essas duas interfaces tão bem bem bem parecidas… Não tô dizendo que deva ser fake ou que tá feio… mas achei estranho né

          4. Bem entre a provável ROM windows 10 para dispositivos Android..e o Windows 10 que será atualizado através dos WP existentes, temos que ver se ambas as versões são as mesmas né? ainda está tudo mal explicado..a Microsoft deve detalhar isto em um futuro..esse aspecto visual pode ser fake ou algum tipo de modificação usada pela xiaomi.

  4. espera sentado que nunca vai ter um top para bricar de frente com samsung S6 ou Note 4 mas quem sabe se sai um top como 1030 ou esse ae na foto em cima mas com um bela bateria eu emsmo sou contra tela 2k mas vi com bateria maior eu esqueço isso

  5. Acho que eles tinham que preocupar mais com o brilho das fotos da câmera dos Lumia…. Uma foto do meu Lumia ta tecnicamente mais feia que de um Galaxy com menos megapixels q a minha… A resolução do meu em si é beem melhor, vista quando se puxa o zoom, mas as fotos do meu ta sem aquele brilho, sem muita cor… tirei foto de uma Hornet linda esses dias e só ela brilhou na foto ainda sim pq ela tava brilhando muuito…

  6. Normal a reclamação.
    Se a MS não anunciasse o suporte, teriam um monte de gente reclamando e questionando por que não tem….????
    Como ela anuncio, tem um monte de gente reclamando e questionando por que vai ter… ????

    É isso ai minha gente, Haters Gonna Haters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *