Microsoft deu adeus ao Kinect, mas sua tecnologia não será desperdiçada

kinect-xbox-one

Sim, é o fim do Kinect. Acabou, morreu, não será mais fabricado…

O Kinect, inicialmente conhecido como Project Natal, é um acessório fabricado pela Microsoft e inicialmente lançado no Xbox 360 e mais tarde em PCs e Xbox One, permitindo que o jogador controle o videogame sem a necessidade de usar ou segurar qualquer controle físico com os suas próprias câmeras, sensores e microfones.

Apesar de ter vendido mais de 35 milhões de unidades desde a sua estreia em novembro de 2010, sua adoção entre os jogadores não continuou a ser muito alta, de modo que um adaptador para o Xbox One S foi necessário para usar tal dispositivo. No Xbox One X, tal adaptador não vem gratuito. Note que aos poucos a Microsoft foi se afastando do Kinect desde a estreia do Xbox One lá em 2013.

O brasileiro Alex Kipman, a mente por trás do Kinect, declarou ao fastcodesign que a produção deste acessório foi interrompida, mas sua tecnologia será amplamente utilizada pela Microsoft em outros produtos, como Hololens, óculos para Windows Mixed Reality e Windows Hello no reconhecimento facial.

Notem que tudo o que o Kinect proporcionava, irá continuar proporcionando de certa forma em outros novos produtos.

Acha que foi uma boa decisão?

112 comments on “Microsoft deu adeus ao Kinect, mas sua tecnologia não será desperdiçada

    1. Esse rumor é antigo. A MS tinha mudado seus serviços de internet MSN (Microsoft Network) como Weather, Money, Health etc para o Bing… depois voltou atrás e manteve no MSN.

      Já faz alguns anos que a MS não permitiu mais novos emails @msn.com e quem tinha o email @msn.com como alias não podia deixá-lo como principal.

      Ou a MS voltou pro MSN pra vender o Bing ou então é para vender o próprio MSN, já que o Bing gera alguma receita.

    2. CEO
      fala= rumor. Blog fala com fontes… = verdade. É realmente complicado e eu que
      passo vergonha. Vou perguntar ao time se eles sabem de algo, porque essa nem eu estou sabendo. 😮

    1. Tenho que concordar com o Raposão, não compro devices Microsoft que não passem pelo menos dos 10 anos de vida, a maioria não vive 5 anos e morrem

        1. Olha, o Xbox 360 já tá um pouco antigo hein… Algumas coisas aconteceram de lá até agora: Xbox One, Xbox One S, Xbox One X.

          E como deixa claro, a procura pelo gadget não é mais o mesmo. Percebe-se isso pela baixo número de vezes que se fala do produto no ano.

      1. Infelizmente tudo isso por culpa dos Sonystas que saíram ovulando pela internet dizendo que não compraria o Xbox porque era obrigatório a compra do Kinect.

      2. Não é só criar,
        não houve marketing, tvs, midia news, e além de tudo queriam fazer a venda casada,,, ou melhor venda cagada,,,

        O Windows Phone estava indo de vento em popa,,, aí muda para Windows Mobile, um nome que eles mesmo queimaram há alguns anos atrás…

        E o FDP do merdella, nem coragem de assumir teve,
        imagina o preju que tiveram os deptos de policia que apostaram, a GE com 330.000 funcionários,,, a HP, a Policia de toda a Alemanha,,,

        A insegurança que ele trouxe ao mercado, usuários, empresas e partners que estava em franca expansão.

        Depois o FDP vem dizer que os devs não investiram

        Ele foi o primeiro a ferrar tudo.

  1. Vai morrer mesmo com um valor mercado da empresa mostrando o contrário.

    Os caras vem falar aqui que a Microsoft gasta dinheiro com besteira (muitos falaram isso com o W10M e disseram que deveria encerrar logo). Ela encerra um produto/serviço de baixo desempenho (o Kinect não foi adotado massivamente como se esperava), pois não dá lucro. Mostra-se que a TECNOLOGIA (que é o que importa, não o produto), vai ser usada em outros lugares… Muda-se o discurso, “vai morrer”, “dev blá-blá-blá” (num produto que ninguém mais se lembrava).

        1. As vezes
          Pois é sobre o abandono dos Devs,,,
          Lançar um produto e passar mais de 4 anos sem uma atualização,,,
          Todos esperavam que a aquisição da patente PureView, e Carl Zeiss, traria um modelo pequeno, ágil e muito mais sensível, dando adeus ,aos movimentos erráticos etc etc etc

          1. Talvez não estava nos planos da empresa usar esses recursos. Esperavam uma maior compra do produto e não aconteceu… (não querendo gastar novamente numa versão 2)Tem motivos. Uma empresa do porte da Microsoft não toma essas decisões do nada. Até podem ocultar por um tempo, mas existe algo.

            Essas patentes são da Microsoft mesmo?

          2. Eram, rs rs rs
            quando o Ballmer pagou os 14 bilhões de dólares pela parte Movel da Nokia, além dos parques fabris, vieram todas as patentes do PureView, Carl Zeiss, e várias outras.

            Acompanho isto e desde 2014 (Novembro) quando recolheram o Lumia 950 e 950 XL que foram trazidos para treinamento dos funcionários das lojas do Rio, fui informado que com a queda do Ballmer, o [email protected] estava fechando as lojas que haviam mudado os displays, fachadas tudo para merda$oft, seriam fechadas.

            Por isto fui chamado de hater, de viúva da Nokia entre outros elogios, pois inclusive hoje passados mais de 2 anos o Jorge assumiu que os Celulares acabaram.

            No entanto, também como eu havia afirmado inúmeras vezes, os funcionários demitidos pelo [email protected] montaram a HDM Global, proprietária novamente da marca Nokia e de todas as patentes.

            também havia afirmado que as novidades, lançamentos e novas patentes seriam lançadas a partir de 2017, pois durante dois anos a NOKIA não poderia fabricar celulares.

            Além do lançamento só neste ano de 5 aparelhos, vai lançar um top de linha para este natal, um ARM 835, com entrega para o primeiro trimestre de 2018.

            Patentes novas, várias,,, inclusive como sempre dos melhores Câmeraphones do mercado.

            Acabaram de patentear, e já está a venda um sistema inédito de duas câmeras , uma em preto e branco que junto com a principal a cores, dá mais definição e qualidade as fotos, principalmente em situações de baixa luminosidade.

            Mais lançamentos e novas patentes ?
            Fotos em 360 graus utilizando as 3 câmeras.

            Agora é só torcer para que a NOKIA retorne ao país, que sempre foi um cliente fiel, logo que eles montarem suas redes na Europa, aonde sempre a NOKIA foi lider, Alemanha, e Inglaterra principalmente.

            Mas já podemos adquirir seus modelos por compra direta e entrega pelos correios.

            A HP e a Nokia, já estão com o sistema Alfa do Windows 10 ARM em testes para processadores ARM SnapDragon 835.

            O grande problema ???
            os preços
            Os tops certamente ultrapassarão os 1.000 dólares fora impostos e despesas…

            E sinceramente, espero que meu Lumia 1520 aguente mais uns dois anos, para que eu possa pensar se vale a pena gastar 5 a 6 mil reais em um celular…

            Hoje eu compraria o modelo 6, na faixa de 800 reais.

            A própria Tecmundo estampa em suas manchetes,

            A CAMPEÃ VOLTOU

            https://www.tecmundo.com.br/nokia/113254-nokia-6-android-7-0-corpo-aluminio-gadget-exclusivo-china.htm

  2. Kinect tem bastante uso em programas de fisioterapia e recuperação muscular. Nintendo Wii tbm é bastante usado com o controle de movimento dele.
    Pra jogo, acho que o Kinect seria melhor aproveitado se ficasse do lado do jogador, vendo-o de perfil, não de frente.

      1. Claro, tem mtos no mercado. É só comprar um usado caso precise pra isso. E geralmente o que usam para esses programas são aqueles de PC mesmo.

  3. o projeto natal foi maravilhoso. ainda acho que poderia continuar, tem nicho de mercado em vários ambientes.
    Enfim. é da microsoft e ela está secando como um flamboyant que se prepara para o inverno.

    como a arvore a empresa tem grande raiz e uma copa frondosa. capacidade pra voltar ela tem, so resta saber se ela quer.

    1. Aí que está, a Microsoft não é uma empresa de viver de nicho. E como há na matéria, a tecnologia não será desperdiçada, só será incorporada em outros produtos.

  4. Lógico que vai encerrar, ninguém mais fala dele. Vamos supor que você tenha um produto, vendeu bem no início, mas agora ninguém mais compra, pra que continuar gastando criando mais desse produto?

  5. O erro foi usar o marketing do Kinect associado apenas ao Xbox. Esse aparelho tem alto potencial em dezenas de utilidades além de games.

    1. Como já dito por João Silverado, ele já possui essa função. Já tenho a impressão que sua sobrevida era mais pelo mundo acadêmico, na parte de visão computacional, por exemplo. E lembrando, o Kinect pode ter morrido, mas a tecnologia por trás, não.

  6. O Kinect vendeu 35 milhões e hoje considerado um fracasso comercial. O PSVR mal atingiu 1 milhão ainda. Fato, a Microsoft errou feio na venda casada do Kinect com o Xbox One.

    1. Sério cara??? Pqp agora tudo q a MS termina gera um monte de gente falando… “Ahhhhhhh tinha comprado um xbox soh por isso, MS fdp” não entendo…

  7. Esse ano teve mais encerramento de tecnologia da Microsoft do que novas tecnologias.
    A Microsoft ta falhando feio no quesito inovação.
    Nadella ta fudendo tudo.
    Só falta o encerramento do suface e depois o xbox e por fim o windows kkkk

        1. O drama é a pouca importância que os devs estão dando para a plataforma.
          Estou sem atualização do site do Phone Bradesco Exclusive há mais de dois anos, só consigo utilizar para ver saldo
          todo o resto não funciona
          É uma delícia,
          não acha :::???

          Vc deve ser um dos que lambe o saco do merdella, certo ?

          Agente se fode, e tudo bem para eles,,, eles estão com Iphone X, com ARM 835

          Os clientes que se fodam,,, certo ???

          1. Então quer dizer que o seu Banco Bradesco não atualiza a 2 anos porque o whatsapp saiu da loja do windows? Por favor, mais coerência com seus dramas

          2. Analfabetos funcionais são [email protected]:

            São dois problemas
            aliás são muito mais que dois problemas que estou tendo no 1520 e no 950 XL

            Se ainda não entender que todos os devs estão abandonando
            eu desenho para Vossa Excelencia entender ,
            Apenas um Obsiéquio
            Vs Exc, Apoia o PT e ou demais partidos comunistas ?

          3. Vou te explicar:
            Analfabeto funcional é uma pessoa que reclama de uma coisa, responde com outro problema totalmente diferente do anterior, passa mais de 2 anos usando um serviço intitulado Exclusive que não lhe dá suporte mas mesmo assim coloca a culpa em uma empresa que não tem nada a ver, já que utilizo o APP da Caixa Econômica normalmente, portanto o erro não está no celular. Mas ainda assim a mesma pessoa vem para um blog floodar a mesma coisa em todos os comentários achando que aqui é o SAC de alguma dessas duas empresas citadas ao invés de usar esses mais de 2 anos para reclamar com o Banco que continua a não lhe dar o valor “Exclusive” que você acha que tem. Mas vou te dar uma dica: envia um email para – [email protected], quem sabe eles te ajudam.

          4. Em 2012, boa época dos Nokias N8-00, eu saí da Caixa porque aquela merda não tinha aplicativos para celulares.
            O Bradesco já tinha, e hoje atende muito bem,,, acredito que o sábio e prolixo senhor, não tenha lido as postagens sobre os problemas que a HP está tendo com os aplicativos para seus funcionários. Quanto mais um banco gastar horas para um cliente só em Niterói em um sistema que nem a merda$oft consegue se entender, e que quando conserta um erro, arruma mais 5. Simples assim e sem prolixidade.

      1. Você torce por isso né? Eu jamais torceria pelo fim da divisão Playstation, mesmo preferindo o Xbox. Concordo que a M$ boicota muito o próprio console. Seria melhor vender a divisão para outra empresa. A Amazon por exemplo.

          1. Não concordo. (mas respeito a sua opinião)

            Se ela pensasse isso não estaria lançando versões melhoradas do próprio console. Seria mais fácil ficar apenas lançando jogos até o fim dessa geração.

          2. Meu caro, que constatação mais nada a ver de todas. Ao menos para quem dizia que o W10M ia acabar, tinham como base o número de usuários, a falta de apps. Mas tu, para chegar nessa conclusão, CONSTATAR, tá osso hein. Todos os esforços, como também resultados, dizem o contrário no mercado de jogos. Sorry.

    1. O encerramento de tecnologias é algo natural. MAS como deixa-se claro na notícia, a TECNOLOGIA será usada porém de outras formas. O que se encerrou foi o produto, o Kinect.

      A Microsoft é mais que esses produtos/serviços citados por você: Office, Azure, OneDrive, Microsoft Studios, Bing, MSN… Eh, pelo visto faltam bem mais coisas para ser encerrada.

    1. A sony e a nintendo estão vivíssimas nesse ramo.

      Apenas o caixão já está apodrecendo. Já ficou sem exclusivos, sem kinect.. já já ficam sem console

      1. Quais são os lançamentos para o final do ano no PS4 mesmo?
        No Xbox está indo de cuphead, Forza7, PUBG e Se a ir thieves.
        A quantas estão o os PS movie? É o VR? Fazendo sucesso?

  8. Agora com a possibilidade de usar outros modelos de câmeras, não há porque manter o Kinect. Agora falta a MS permitir que outros modelos sejam usados em jogos também.

    A MS tem acertado todas, melhor que isso só duas vezes e claro a redução de impostos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *