Microsoft deve canalizar as vendas da linha Asha para os Lumias

asha-lumia

A linha Asha foi uma aposta da Nokia para conquistar pessoas que buscam celulares básicos sem gastar muito dinheiro. Suas configurações são modestas e trazem recursos básicos esperados para um dumbphone. Além desses aparelhos, a Nokia era detentora do Nokias X, dispositivo baseado no Android.

A Microsoft, por sua vez, já anunciou números impressionantes de vendas dos dumbphones.  A soma da linha não-Lumia já alcançou expressivos bons números em vendas. No terceiro trimestre do ano passado, por exemplo, a Microsoft vendeu 42,9 milhões de aparelhos desse tipo. E acredite, soma de Lumias e não-Lumias já em alguns trimestres já conseguiram ultrapassar a Apple.

Claro que, a Gigante dos Softwares deve canalizar as vendas desses aparelhos para os Lumias, mas como conseguir isso? A estratégia é simples, mas pode ser complicado de por em prática. É necessário criar Lumias de baixíssimo custo, a Microsoft já conseguiu isso com o Lumia 532, mas é necessário derrubar o preço ainda mais.

Recentemente, um aparelho super acessível foi vazado no GFXBench com especificações modestas – apesar de aparecer com 60GB de memória interna, possivelmente é por conta do uso do cartão de memória. Parece que a Microsoft vai trazer novamente aparelhos com 512 MB de RAM – que apesar de conter 180 MB de RAM em suas especificações vazadas é presumível que sejam 512MB já que o teste mostra a quantidade de memória livre.

Muitos poderão achar um retrocesso, mas se realmente surgirem aparelhos com Windows 10 abaixo de R$ 200 reais (ou R$ 100) as vendas poderão aumentar de forma significativa.

A Microsoft já tinha dito que iria acabar com a linha Asha e o Nokia X para focar no Windows Phone. Tola seria se abandonasse esse mercado que apesar da era dos smartphones possui um potencial incrível.

31 comments on “Microsoft deve canalizar as vendas da linha Asha para os Lumias

  1. Poderia lançar aparelhos Asha com Windows Mobile ao invés de lançar aparelhos da linha Lumia. Deixa os Lumias com aparelhos de melhor qualidade, pra evitar uma aparência ruim da linha.

      1. Não mesmo cara, acho que a Microsoft jamais fará isso de adotar o Surface phone (ao menos por enquanto)… Seria um erro terrível (além do péssimo nome)! Demoraram bastante tempo pra consolidar a linha Lumia como sinônimo de Microsoft, uma mudança agora, no lançamento do Windows 10, confundiria ainda mais e, além de tudo, a única marca da Microsoft conhecida por todos (Lumias) seriam rebaixados e virariam sinônimo de celulares baratos.

        Digo isso porque pra nós, entusiastas de tecnologia, seria fácil diferenciar… Mas a população em geral se confunde com os Moto X e G, imagine mudar agora os Lumias. Isso seria um tiro no pé.

        Além de que, o surface nem é vendido mundialmente ainda, em geral a população sabe nem o que é… isso tiraria o foco total do Surface como pcs/tablets tops nesses mercados.

      1. O nome Surface Phone não é bom, a marca surface não é conhecida pela população geral… nem vendido em todos os mercados. Isso seria péssimo, rebaixaria ambas as marcas Surface e Lumia.

        1. Nada a ver, Surface Phone ainda nem existe cara, o que existe, são os Tablets com teclados dobráveis que são chamados de Surface e outra nome não é tão importante, é um detalhe, não é o que faz sucesso de uma linha. o povo ia conhecer, quando fosse lançado e claro divulgado do mesmo jeito que foi com o Lumia e é assim com qualquer linha de celulares que lança.

          1. Nome não é importante? Humm, você conhece a Apple e seus produtos feitos com sangue de unicórnio? Nome não é detalhe, pode definir o fracasso ou sucesso de um produto. Basta ver aparelhos de marcas chinesas que mesmo com boa qualidade continuam sendo sinônimos de coisa pirata, principalmente no Brasil. Não justifica, a essa altura do campeonato, mudar a estratégia pra nomes. Seria mais uns dois ou três pra pegar, se pegasse.

    1. Ainda acho que os Ashas precisam ser mortos o quanto antes. Acho que a Microsoft tem boa capacidade de criar WP bem baixo do que o 435 (que já se acha por menos de 300 contos)

  2. Só sei que não compro o novo office nem a pau. O antigo veio de graça porQ esse tenho que pagar? Volto para o 8.1 e ficarei muito feliz.

  3. a Microsoft poderia separar a linha 4xx para ser essa fase asha. Ate pensei que o lumia 430/435 ja seriam dessa levada. Mais confusão de lumias vem por ai (de novo). Se praticarem preços baixíssimos nessa linha 4xx ja n seria necessário a criação de uma “nova”. E olha que o aparelho eh bem parrudinho (câmera frontal, 1giga de ram etc) e com certeza teria retorno positivo, pra começar, por ser um grande diferencial

  4. Esse Asha com Windows, ficou muito bonitinho, eu teria um desse só pra encher de músicas.
    Que a Microsoft comesse aproveitar das cores e usar capas e fones nos kits dos modelos Lumias, seria outro atrativo, que todos iam gostar.

  5. Parece ser uma boa. Só espero que esses de super baixo custo rodem o Windows 10 perfeitamente e sem travamentos (assim como espero de todos os outros).

  6. Acho que a única coisa errada deste aparelho é esses prováveis 512MB de RAM. Se for 1GB e manter o resto, parece ser algo interessante para usuários que querem o básico e um aparelho pequeno com o sistema da Microsoft.

  7. OFF:

    Olha só o e-mail que recebi alguns dias atrás. Não vi nenhum site publicar algo sobre. Avisa aí os desavisados. 🙂

  8. Pessoal do blog. Cortana chega ao Brasil até o fim do ano para os insiders… Microsoft’s Marcus Ash, the company’s Group Program Manager for Cortana. Fonte Windows Central

  9. Minha opinião:
    1. Linha Surface com 2 ou mais GB de ram
    2. Linha Lumia com 1 ou 2 GB de ram
    3. Linha Asha com 512 mb ou 1 GB de ram

    Ouvi rumores que a Microsoft lançaria apenas 6 smarts ao ano.
    Se seguir esse raciocínio acima elas poderiam ser bem mais competitivas no mercado, atendendo todos os tipos de público – alvo, mantendo o Windows 10 mobile como referência nos flagships.

    1. Complementando: Seriam 2 aparelhos de cada linha, sendo os Lumias e os Ashas com ramificações para single e dual chip, TV digital, e 3 ou 4G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *