Microsoft deve licenciar a marca Nokia para a Foxconn, afirma site

nokia-celular-105

A Microsoft pode estar de saída na produção de celulares Nokia, de acordo com um rumor do VTECH. A empresa deve licenciar a marca Nokia para a Foxconn, a empresa de Redmond tem os direitos a ela até 2024.

A Microsoft concluiu a aquisição da divisão de dispositivos e serviços da Nokia em abril de 2014. Em novembro daquele ano, ela apresentou o primeiro dispositivo Microsoft Lumia, o 535.

Não é nenhum segredo que a Microsoft está reduzindo em sua produção de hardware móvel. Nos meses de novembro daquele ano até março de 2015, não vimos mais aquela explosão de smartphones como anteriormente (Lumia 430, 435, 532, 540, 636, 638, 640, e 640 XL).

Não houve novos smartphones até outubro, quando a Microsoft produziu três Lumias que com Windows 10 Mobile, o Lumia 550, 950 e 950 XL. Em fevereiro, o Lumia 650 foi anunciado.

A Microsoft também vendeu a fábrica herdada Nokia em Manaus para produzir novos Lumias pela Foxcoon. Entretanto, a produção no Brasil até então não tem indícios de ter sido iniciada.

A empresa pretende não que ser vista como uma rival das suas próprias parceiras, e quer trazer o modelo de sucesso que fez os sucesso dos PCs e que até então tem funcionando com os híbridos. Realmente, não parece fazer muito sentido continuar produzindo aparelhos com a marca Nokia.

Os funcionários responsáveis pela produção poderão (ou não) ser realocados para a Foxcoon, se a transição de fato existir e o rumor for confirmado.

16 comments on “Microsoft deve licenciar a marca Nokia para a Foxconn, afirma site

  1. agora “ACHO” que as coisas anda pra frente. se a foxconn ter essa licença ela vai colocar pra torar e dar realmente os que os usuarios do WM10 querem. A não ser ela lançar celulares android com a marca Microsoft KKKKKKKKKKK.

    1. Um aviso os celulares que ela vai fica responsável será Modelos BÁSICO tipo aqueles celulares de teclado e sem tela Touch, Modelos LUMIA está responsável pelo Pessoal Dos SURFACE!

      1. Sobre a Nokia concordo plenamente. Fui fan de carteirinha da mesma e participava de um ótimo fórum para o Symbian.

        Sobre o Surface só penso que poderia ser uma vitrine para chamar a atenção de outras empresas e daí por diante algo de bom sair.

        Não que dizer que é algo que vai dar certo.
        Pode ser que não. Pode ser que sim.

        Algo não pode ser só interessante, poderoso e tal. Pois vem o preço caro.
        Para fazer sucesso tem que alcançar muita gente.

        A Apple mesmo tendo produtos de status (muito caros) para muitos países, vem sofrendo pelo mesmo do mesmo. Está se tornando um produto “chato”. E pagar muito caro por causas chatas não dá.

        Por isso, a MS tem que ter muito cuidado para não repetir erros do passado. Tanto dela como os de outros.

        1. Criar um aparelho de referência assim como a Google faz com os Nexus parece uma boa ideia se as OEMs segurarem o barco. Mas o que vemos é que todas as grandes estão com um pé atrás com a plataforma: a Samsung, que não lançou mais nada desde Agosto de 2014 (o último foi o Ativ SE), a LG que só ficou no Lancet lançado em Maio passado, a Motorola que não traz mais aparelhos com a plataforma desde 2010 (o ES400 foi o último), a Sony, que não mexe mais com a plataforma móvel da Microsoft desde 2010 (o Aspen foi o último, ainda com o selo “Sony Ericsson”), a Huawei que não trouxe mais aparelhos desde o final de 2013 (o Ascend W2 foi o último), a BLU que não lançou mais aparelhos com Windows desde Abril do ano passado, a Dell que lançou 1 aparelho no final de 2010 (o Venue Pro) e não seguiu em frente, a Asus que não mexe mais com o Windows Mobile desde 2010 (o E600 foi o último), a ZTE que não lançou mais nada desde 2012 (o Render foi o último) e a Lenovo que nem se arriscou na plataforma móvel. A HTC não se sabe se ainda está de boa com a Microsoft depois daquele rumor de que ela estaria chateada co a Microsoft elo fato dela não ter ajuadado a mandar o Windows 10 Mobile para o One M8 for Windows. A Alcatel, a HP, a Acer e a Vaio estão mais confiantes, mas seus lançamentos ainda não desbravaram outros territórios além do europeu e do asiático. E a Xiaomi, que está até “namorando” o Windows 10 Mobile, mas que ainda não agiu concretamente à respeito.
          Se a Microsoft não resolver isso, o tiro pode sair “pela culatra”, e os problemas, que já são grandes, podem ficar ainda maiores.

  2. Ae pessoal do Windows club explicar direito por que parece que será vendida tudo, e não é isso ela vai vende a Divisão do celulares Basico,mas a Marca Lumia ainda fica na Parte Surface!!!

  3. Esse acordo pode ser legal.
    Microsoft licenciou a Nokia para a Foxconn, ela pode fabricar e vender os básicos e em troca, produz os smartphones mais barato. E ainda se livra da Nokia.
    Quem sabe agora dá para vender aqui na Banânia e em outros mercados mais difíceis.
    Pena que é um rumor e não tem mais detalhes. 🙁

  4. O que a Microsoft gosta mesmo é de software. Vai com o tempo fecharvender e seus parceiros vender o sistema embarcado. Microsoft não gosta de logística.

  5. Como se não tivesse sido por ter a marca Nokia que o Windows phone saiu da obscuridade.
    Agora vendendo com a marca Microsoft,o share reduziu-se 70%,a caminho do 0% e ainda há quem diga que a ideia foi boa.
    Ainda não perceberam que,pelo menos na Europa,foi a Nokia e não o sistema em si que chegou quase a 20% nalguns países?E que de lá para cá,tem sido sempre,mas mesmo sempre a cair? Não há volta a dar,ninguém conhece o Windows mobile,ninguém quer saber, nem a Microsoft,não há Surface ou algo que vá valer a este sistema,isto está estagnado,não há motivação da marca,não há nada no sistema que seja uma mais valia em relação à concorrência,a própria Microsoft divide os seus esforços com os outros sistemas,enquanto não vemos o mínimo da parte da Google em relação ao nosso.Está muito difícil,é somente fé ou teimosia o que ainda mantém este sistema “ligado à maquina”.

  6. Esse rumor saiu no passado diferente, que a foxcoon fabricaria hardwares nokia, dando a entender que ela fabricaria smarts pra nokia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *