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Microsoft diz que não tem interesse em inflar o número de teraflops como o Playstation 5

Estamos agora pouco mais de quatro meses antes do lançamento dos consoles da próxima geração pela Microsoft e Sony, o Xbox Series X e o PlayStation 5, respectivamente. Com as unidades finais ainda longe de nossas mãos, ficamos imaginando quais das abordagens radicalmente diferentes usadas pela Microsoft e pela Sony na divulgação de suas máquinas.

Por exemplo, enquanto a Microsoft optou por manter as taxas de clock do console fixas (12 teraflops), a Sony optou por ousar usar frequências variáveis ​​para CPU e GPU, uma decisão que fez com que os números de 10,28 TFLOPs do PS5 parecessem enganosos. Inclusive a Microsoft tem divulgado que não há  downclocking envolvido no Xbox Series X.

Em uma nova entrevista publicada no site espanhol Xataka, o diretor de gerenciamento de programas do Xbox Series X, Jason Ronald, disse que a Microsoft poderia facilmente usar a mesma abordagem do Playstation 5 para alcançar um número mais alto de TFLOPS teórico, mas isso dificultaria a otimização dos desenvolvedores.

Nosso foco é otimizar a experiência do desenvolvedor para oferecer a melhor experiência possível aos jogadores, em vez de tentar ‘caçar’ certos números de registro. Sempre conversamos sobre desempenho consistente e sustentado.

Poderíamos ter usado clocks forçados, poderíamos ter usado taxas de clock variáveis: a realidade é que torna mais difícil para os desenvolvedores otimizar seus jogos, mesmo que isso nos permitisse ostentar TFLOPS mais altos do que já tínhamos, por exemplo. Mas você sabe, isso não é importante. O importante é a experiência de jogo que os desenvolvedores podem criar.

Lembre-se, a Sony disse que o Playstation 5 teria 10,28 teraflops no modo boost, e a Microsoft deu 12 teraflops ao Xbox Series X sem precisar de modo boost. Na prática, é como se o PS5 tivesse cerca de 9 teralops. Se a Microsoft tivesse feito isso, com modo boost, chegaria 13/14 teraflops, mas preferiu não fazer isso pois ela acredita que  prejudica no desenvolvimento dos jogos.

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Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.