Microsoft está testando como as abas ficariam em todos os apps do Windows 10

TABBEDSHELL-word

Muitos Insiders do Windows têm constantemente perguntado para a Microsoft quando serão colocadas abas no Explorador de Arquivos. De acordo com o Windows Central, a Microsoft atualmente está experimentando internamente com um novo recurso chamado “Tabbed Shell“, que traz o módulo tabulação para todas as janelas dos aplicativo no Windows 10, incluindo o Explorador de Arquivos.

O Tabbed Shell é um recurso que está sendo trabalhado no sistema operacional e não requer trabalho dos desenvolvedores para tirar vantagem disso. Por padrão, com Tabbed Shell trabalha com qualquer janela, quer se trate do Photoshop, Explorador de Arquivos ou Microsoft Word. Qualquer app UWP, Win32 ou Centennial vai funcionar. Muito semelhante ao Microsoft Edge, você encontrará uma interface com abas na parte superior onde você pode alternar entre instâncias do mesmo aplicativo.

A Microsoft também oferecerá do API para os desenvolvedores que buscam “integrar” seus apps com Tabbed Shell que dará o app mais controle sobre a experiência com as abas. No entanto, os desenvolvedores serão capazes de ajustar títulos, cores, criar experiências de nova aba personalizada e muito mais.

Com base em projetos internos, o conceito foi acima foi criado por terceiros,  não é da Microsoft.  Contudo, é atualmente incerto quando/se esse recurso vai chegar. Fontes dizem que ele poderia aparecer na Redstone 3 ou Redstone 4 em 2018. Se ele vier neste ano, possivelmente será mostrado no evento BUILD 2017 em maio.

A Redstone 3 desenvolvimento está bem internamente, e existem vários recursos em obras que serão anunciados.

O que vocês acharam? Útil?

16 comments on “Microsoft está testando como as abas ficariam em todos os apps do Windows 10

  1. Desnecessário, só vai ocupar espaço na tela a toa

    talvez a MS tenha esquecido da barra de tarefas.. se eu quiser alternar entre documentos, a barra de tarefas ajuda nisso.

    triste ver que a barra de tarefas cada vez mais vira um “dock” do macOS, como um simples atalho pra programas.

    1. Seu amado Android, vem com isso, porém com propaganda,realmente vai ocupar muito espaço no Android, pois já é ocupado por propagandas….kkkkkkkk

      1. Amado android? Mano, pare de ser retardado. Todo mundo que me conhece sabe que eu critico a porra do android faz tempo

        Já falei, seja burro mas não seja desonesto.

        Eu usei o WP8 e W10M antes de partir para um iPhone porque a MS parou de vender aparelhos aqui.

        Eu só uso Android pra pedalar.

        Se você não tem o que criticar não fique inventando coisas sobre mim.

    2. So funciona um app aberto do Word Mobile. Caso você mude de documento o antigo fecha e o novo abre. Acredito ser pra isso a função. Não tem como abrir varios excels.

    3. O sistema de abas é sem dúvida mais produtivo que alternar entre janelas na barra de tarefas. Tanto é, que os navegadores por padrão, ao menos, vem com esse sistema. Experimente usar um programa de abertura de pdf com sistema de abas e sem o sistema. Verá que a produtividade é maior no primeiro caso. Mais, já viu como fica “organizado” as janelas quando se abre vários documentos .txt no Bloco de Notas? Um sistema de abas fica mais fácil de gerenciar e menos perdido (pois a mudança é mais simples, é dentro do app).

      Não tenho certeza, mas acho que você poderá abrir duas janelas comumente. Mas se aberto um outro documento (caso seja Word, p. ex.) dentro daquela janela, que já tem um documento, ele seria uma aba. Melhor seria, já para economia de espaço, que caso só houvesse um arquivo na janela, se apresentasse da forma atual (sem abas). Caso dois, se ativaria o sistema de abas.

      Se for optativo possa ser que congregue os dois mundos.

    4. Dependendo do que eu to fazendo prefiro abas ou janelas. A visualização de janelas quando vc aponta pra barra de tarefas é muito útil em alguns casos, mas abas são mais práticas.

  2. Acho bom e necessário… mas eu já estive pensando se o Edge funcionasse (além do que já é) como um centro de execução pra app.

    Por exemplo, a pessoa tem o app do Facebook no computador, mas prefere usar o site no navegador, porque é mais cômodo de manipular tudo dentro do Edge só. Mas e se, ao digitar o endereço do Face, abrisse o app como se fosse uma aba? Obviamente com a possibilidade de desativar essa função, etc. Assim o usuário controlaria apps e sites num mesmo lugar.

    Creio que o uso dos apps poderia ser maior, impactando mais os desenvolvedores da Windows Store.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *