Microsoft exibe as novas Live Tiles, notificações mais interativas e muito mais

notification-hero-1024x577

A conferência para desenvolvedores da Microsoft tem sido repleta de notícias esta semana, e a diversão não acabou. A empresa começou a mostrar a próxima geração de Live Tiles.

Eles afirmando sobre os pedidos mais solicitados através dos feedbacks da comunidade. No topo, sendungo a empresa, estavam as Live Tiles Interativas.

Agora, o Live Tiles serão “chaseable“, o que significa que, quando um usuário clica em uma live tile, ele irá levá-lo diretamente para o conteúdo mostrado na tile. Infelizmente, parece que quando a live tile estiver ativa não existirá uma opção para que você vá para a tela inicial do aplicativo. Veremos.

notificacoes-novas

Há também novos recursos para notificações que diz respeito a nova Central de Ações do Windows 10, como por exemplo, a sincronização na nuvem.

As características acima não necessitam de nenhuma alteração de código no aplicativo pelos desenvolvedores. É tudo feito pelo próprio sistema.

Haverá também um ícone na barra de tarefas da Central de Ações. Ela agora irá mostrar onde de onde a notificações está vindo, bem como o número de notificações pendentes.

Durante a sessão, nós aprendemos que o Microsoft Edge suportará notificações na próxima atualização Windows 10 Anniversary . Além disso,  a Centro de Ações recebeu uma nova colocação na barra de tarefas – que agora está localizada à direita do relógio. O ícone mudará a cada notificação. Se você recebeu uma nova mensagem, você verá um ícone de mensagens. Todos esses novos recursos carecem de pouca alteração de código para desenvolvedores. (foto abaixo)

notificacao-icone

Apesar da provocação, a Microsoft ainda não exibiu verdadeiramente as live tiles interativas ou pastas interativas. Essas atualizações, embora possam parecer pequenas, farão com que as interações do usuário com o sistema melhore significativamente.

É certo que, o Windows 10 Anniversary tem mais cartas nas mangas, mas a Microsoft não demostrou isso no palco.

Notificações Adaptativas

A foto do topo dessa matéria representa o que a Microsoft chama de “Notificações Adaptativas ou Adaptive Toast”. O que exatamente isso significa? As notificações do Windows 10 Mobile já são interativas, mas agora melhoraram, pois ela se adaptam de uma melhor forma ao conteúdo da notificações. Por exemplo, agora pode ser mostrado um mapa, uma imagem completa, etc. Além disso, elas terão uma nova identidade visual.

Live Tiles com conteúdo ainda mais vivo

chasable-live-tiles

Segundo a Microsoft,  “Live Tiles com conteúdo ao vivo” têm 60% mais toques do que as sem conteúdo vivo. Os desenvolvedores de aplicativos serão capaz de sincronizar  Live Tiles com a Central de Notificações, de modo que o usuário final possa descartar a notificação através da Central de Notificações.

Nesta sessão, a Microsoft apresentou “Live tile chasable“, melhorou o sistema de notificações, e uma Central de Notificações melhorada.

Segundo a Microsoft, a respeito das Live Tiles Interativas:  “estamos trabalhando nisso, nós estamos apenas tentando fazer a coisa certa.” Sim, as Live Tiles Interativas ainda podem ser um trunfo da Anniversary, ficou claro que a Microsoft não quis mostrar tudo no palco, e como dito acima, ainda tem mais cartas na manga.

central-notificacoes-novas

 

36 comments on “Microsoft exibe as novas Live Tiles, notificações mais interativas e muito mais

    1. Sim, a central de notificações tava precisando de uma melhorada mesmo, tava muito seca. Espero que isso aconteça de forma rápida, assim como a utilização pelos desenvolvedores. A versão atual já aceita fotos de contatos quando você recebe uma mensagem, mas quantos aplicativos utilizam isso? Nem o próprio aplicativo de mensagens.

  1. Já tá bom. Se as notificações forem tão interativas que possibilitem controle de mídia pelo menos para mim os controles na tile não seriam mui úteis, já que passo mais tempo nos apps que na Tela Iniciar.

    1. Verdade, controles na central de notificações faz bem mais sentido. A gente fica tão louco atrás de novidades e nem pensa direito na funcionabilidade. Controles na live tile só funcionariam bem com tiles wide ou large e ainda assim ficaria muito pequeno em alguns celulares. Microsoft ainda busca por algo que possa ser usado por diferentes tipos de aplicativos, por isso é difícil para ela encontrar uma solução para isso.

  2. Ótimas notícias nessa build 2016, tenho acompanhado alguns site da gringa e nota-se a comunidade de dev’s praticamente ovulando de felicidade e surpresa com tudo que foi apresentando, basta agora ver isso na pratica para nós consumidores e amantes do Windows 10 como um toldo…principalmente Windows10 Mobile.

  3. Olha ai para aqueles caras que vivem dizendo que “Windows Vai morrer”, cara isso não vai acontecer pois com todos dos projetos criados pela Microsoft requer tempo para que eles sejam vistos e aceitos pelo mercado. Novidades chegam a todo momento, aplicações lançam suas atualizações praticamente todos os dias. Se a Microsoft lança app para outras plataformas e justamente para arrecadar dinheiro para poder investir na área mobile e assim poder realmente deslanchar. Microsoft ela realmente quer obter lucros e como agora com sua plataforma UWP sera impossível de haver decadência do setor mobile pois app para PC sera Mobile, Xbox e Hololens e agora principalmente com o novo Xamarin sera possível vc usar uma so linguagem para poder criar app para todas as plataformas. portanto acho muito difícil da Microsoft fechar o setor mobile sinceramente. sendo que agora que ela vai atrair grandes novos desenvolvedores para sua plataforma.

  4. Parabéns Microsoft, e o pior que os defensores do Android ousou afirmar no site Tudo Celular que os Widgets do Android são superiores as Live Tile da Microsoft.

    1. tão superiores que eles usam muito em KKKKKK, aqueles widgets do andorid ngm usa.. alem de poluir a tela deles fica ridiculo kkkk… pode presta atençao, raramente tu ver um android com widgets na tela.. no maximo é aquele relogio, e o busca do google…

  5. As promessas são sempre maravilhosas

    para que prometer, se não conseguem ativar o leitor de código 2d nas pesquisas , tudo bem, posso utilizar um app de terceiros,,, e pior, não existe mais o modo de pesquisa de dados que esteja no celular.

    ou seja depois de inúmeros atrasos entregam uma plataforma incompleta e ridiculamente cheia de bugs

    recorro ao suporte avançado da merdasoft e depois de 3 dias, me liga o supervisor, dizendo que temos que esperar que seja remediado numa nova build,,, piada, né ???

    uma vez merda$oft com merdella, sempre será

    1. Olha, no primeiro dia foi broxante a apresentação da Microsoft em relação ao mobile (pra desenvolvedor foi show), mas hj eu falo que ela está liberando novidades muito legais.

      O povo não entende que quando ela fala de mudanças pro Windows 10 ela ta falando de PC, Xbox e Mobile.

  6. Gente, e a central de notificações translúcida do Mobile ?
    Na imagem não percebi, e não achei falando sobre isso em em outros sites
    Foi bastante pedida…

  7. Essas tiles interativas, ao meu ver, não ficariam bonitas, ficaria muito poluído, acho muito mais interessante usar a central de notificações para tal, por exemplo, enquanto ouvir uma música, fica um controle ativo na central. Agora, as tiles explosivas, algo que já há no Windows 10 para desktop, ao precionar uma tile, acho legal.

  8. As central de notificações precisava mesmo de sincronização em nuvem, quando adiava ou ignorava um lembrete tenho que fazer sempre no celular e no pc –‘.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *