Carregando...

Microsoft explica por que o Xbox Series X não terá saída de áudio óptico

O Xbox Series X não terá uma porta de saída óptica de áudio para liberar espaço para outros componentes e reduzir os custos de produção, permitindo que a Microsoft gaste essa despesa em outras funções do console. Em janeiro, a AMD mostrou uma modelagem tridimensional da parte traseira do console mostrando essa porta, mas em março a Microsoft confirmou que não passava de uma montagem.

A conexão de áudio óptico é uma porta usada pelo equipamento de som mais antigo do Home Theater, embora tenha sido usada por mais de uma década desde que a maioria migrou para a entrada HDMI. Também é usada por alguns fones de ouvido sofisticados, como os dispositivos de jogos Astro. Esta marca confirmou que o firmware de seus headsets será atualizado para conectar via USB ao novo console.

“O custo marginal de tudo é importante”, argumenta Phil Spencer, chefe do Xbox, no podcast IGN Unlocked ao falar sobre a ausência da porta. “Se você faz pegar partes de um console que custa talvez um ou dois dólares e diz: ‘OK, qual a importância disso dentro do console?’ Essa máquina custa algumas centenas de dólares”.

O gerente explica que, se 100 milhões de consoles fossem vendidos, o custo de instalação dessa porte seria de 200 milhões de dólares, um preço alto para uma porta que, segundo ele, poucas pessoas usam : “Também, francamente, sabemos quantas pessoas a utilizam hoje no console”. Ele diz que eles fazem as contas pensando na porcentagem de pessoas que vão usar o que incluem no console e pensam se existe “um lugar melhor para gastarmos esse dinheiro”.

Spencer reconhece que “haverá alguém que ficará desapontado” com qualquer coisa que eles não façam com o Xbox Series X e fizeram com o Xbox One antes: “[…] não é a parte mais engraçada do trabalho, mas acho que temos um planejamento para o futuro”. Na entrevista, o chefe do Xbox garante aos jogadores que eles têm acessórios que usam a porta S/PDIF, garantindo que eles tenham conversado com os fabricantes de headset para que os fones de ouvido usados ​​no Xbox One possam ser usados ​​com o novo console.

Com a ausência dessa porta, o Xbox Series X extrairá o som pela porta HDMI 2.1 (que será usada pelo Dolby Atmos em equipamentos compatíveis) e através do jack do novo controle do console. Na mesma entrevista, Phil Spencer reafirmou que o novo Xbox ainda está planejado para 2020, mas ainda não decidiu o preço.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.