Carregando...

Microsoft fala sobre o futuro do Windows Mobile; será criada uma nova categoria de dispositivos

Microsoft fala sobre o futuro do Windows Mobile; será criada uma nova categoria de dispositivos

nadella-logo-windows-10

Em entrevista à Business Insider, CEO da Microsoft, Satya Nadella foi perguntado por que deu pouco destaque ao Windows 10 Mobile na “palestra principal” da Build 2016. Satya disse que não acha que o Windows Mobile seja diferente do Windows para HoloLens, ou Windows para Xbox. Segundo ele, a Microsoft tem apenas um Windows e não múltiplos Windows.

“Eles correm em vários fatores de forma, mas é uma plataforma de desenvolvimento, uma loja, uma cadeia de ferramentas para desenvolvedores. E você pode adaptá-lo para diferentes tamanhos de tela e diferente entrada e saída “.

Quando Matt perguntou se a Microsoft pretende investir em uma plataforma móvel, Satya deu a seguinte resposta:

Eu não estou tentando ser outro cara no mercado de telefones que copia as regras de outra pessoa. O que é único sobre os nossos telefones é esse recurso Continuum.

Assim como com o Surface fomos capazes de criar uma categoria. Três anos atrás, a maioria das pessoas diziam “o que é um dois-em-um”? E agora até mesmo a Apple tem um-dois-em-um. E assim por três anos a partir de agora, espero que as pessoas vão olhar e dizer, “oh wow, isso mesmo, este é um telefone que também pode ser um PC.”

Tome mercados emergentes. Índia, com certeza é um país mobile-first. Um mercado emergente terá mais a computação em suas vidas, e não menos computação, como haverá mais PIB e há mais necessidade. À medida que crescem eles também vão querer computadores que cresçam a partir de seu telefone. Qual é a coisa mais lógica? Eu afirmam que é um telefone com Continuum, o que significa que ele pode ter outras formas de entrada além do toque.

continuum-new

Sim, Continuum é um recurso exclusivo para Windows 10 Mobile como disse Satya e eu acho que a Apple e o Google vão replicar em suas plataformas “em breve“. Ele certamente irá atrair clientes corporativos, mas será o suficiente para atrair mais consumidores?

Só o tempo dirá. É bem verdade que o Continuum e o hardware evolui com o tempo, e muita água ainda vai passar por baixo dessa ponte. Mas é bom ver que a Microsoft pretende focar em países emergentes (Olá, Brasil).

Uma nova categoria de smartphones para repetir o sucesso da linha Surface. Essa é a estratégia! Sem esquecer é só existe um único Windows daqui por diante.

dedo-legal-windows

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.