É por isso que a Microsoft não matou e nem vai matar o Windows Phone

terry-myerson

Terry Myerson, o chefão da divisão do Windows, deu uma entrevista um tanto esclarecedora sobre o futuro do Windows Phone. Muitos sites estão a matá-lo, e a própria empresa só lançou um aparelho com o sistema neste ano. Será que a Microsoft jogou a toalha na fabricação de aparelhos?

Em uma entrevista ao ZDnet, Myerson recebeu a seguinte indagação:

Zdnet: Percebi que este ano foi um ano no qual a Microsoft não lançou qualquer novo Windows Phones [Entrevistadora esqueceu do Lumia 650]. Mas a pergunta que eu faço é: Por que a Microsoft perde tempo atualizando o Windows Mobile quando a quota de mercado é 1%? Vocês não têm muitos aparelhos de fabricantes parceiras. Por que não dizem, você sabe, talvez nós voltaremos um dia, mas por enquanto, vamos acabar com a divisão mobile…

Myerson respondeu: Tecnicamente, existem realmente duas coisas que são únicas sobre Windows Mobile. Uma é a conectividade via celular e a outra é a compatibilidade com processador ARM que estão lá. E eu acho que tanto a conectividade celular e processadores ARM têm um papel na paisagem técnica do futuro.

Então nós vamos continuar a investir no ARM e conectividade celular. E eu não estou afirmando qual será o tipo de dispositivos, acho que vamos ver dispositivos, dispositivos Windows, que usam chips ARM. Acho que vamos ver dispositivos que possuem conectividade celular.

Quando você para de investir nessas coisas, é super difícil, muito difícil recomeçar. E na Microsoft, temos alguns exemplos nos quais já paramos. Às vezes, quando você está investindo em crescimento é mais fácil, mas quando você está investindo para estratégia técnica ou coisas assim, às vezes as pessoas podem questioná-la..–como você está fazendo agora.

Considerações

surface-phone-teclado

Terry afirmou que continuará investindo no ARM e conectividade celular, temos visto isso na prática com várias atualizações operacionais pelo menos. Contudo, ele não falou em smartphones, e estranhamente disso “não estou afirmando qual será o tipo do dispositivo”. Realmente deu a entender que não será um smartphone, algo que vai além. Mas o que será melhor que um smartphone? Só deixou a margem para novos dispositivos com Windows.

Outro ponto: as pessoal julgam demais por desconhecerem a “estratégia técnica ou coisa assim“. Logo, eles já tem uma estratégia para o Windows 10 Mobile que o grande público não sabe.

Outra declaração interessante: “O Windows Mobile tem um grande papel na paisagem técnica do futuro“. A impressão que dá é que o sistema está sendo mantido para uma nova categoria de dispositivos que será lançada “no futuro”.

Vamos brincar de adivinhações: O que é, O que é, tem processador ARM, funciona como celular, mas  é mais  do que um smartphone?

108 comments on “É por isso que a Microsoft não matou e nem vai matar o Windows Phone

  1. Agora é só esperar chegar o anuncio desses dispositivos no final de 2017 o lançamento em 2018 e chegar no Brasil em 20… (Provavelmente nunca vira)

  2. Brincadeiras à parte. Depois dessa, o futuro do famoso Windows Phone , será incerto…
    Não acredito mais em Surface Phone… Acho que o Surface Phone seria sim um Smartphone. Se bem que ARM + Rede Celular = SmartTv? Rsrs vai entender.

      1. Minha opinião é o seguinte , SE vier um dispositivo desse, se tiver até 6” será um Smartphone(claro, contendo a rede celular) passou , de 6,1″ em diante , não será mais smartphone.
        Até pq tbm seria como se, um tablet que pegasse a rede, fosse considerado um telefone. Mas veja bem Minha lógica.

          1. Matar não vai, pelo menos não tão cedo.

            acredito num Surface Mobile, mas que será de nicho igual o Surface PRO, Book, Studio…vai existir para poucos.

  3. Vai ser um híbrido modular, em que você destaca um módulo para utilizá-lo como smartphone quando quiser. Depois acopla o módulo Smartphone nos demais para transformar em tablet e Notebook
    #Viajando

    1. A ASUS ou sei lá a ACER tinha algo do tipo.
      Dava para conectar o celular em um notebook ou tablet.
      Mas, não pegou. Claro que se for o Windows 10 bem completo a coisa muda de figura.

    2. Pensei nisso também um ou dois dias atrás. A grande sacada da idéia é que poderiam colocar uma CPU/GPU complementar no módulo tablet/laptop e permitir uma gama mais poderosa de aplicativos quando usado nesses modos.

      1. Sim, e seria perfeito do ponto de vista do preço também. Você pode gastar pouco com um simples smartphone, ou investir pesado e comprar todos os módulos para ter um dispositivo top de linha.
        A LG, Google e outras não conseguiram ainda emplacar os aparelhos modulares… Quem sabe não é mais uma coisa que a MS vai conseguir antes das outras (Assim como conseguiu o continuum enquanto as outras ainda estão tentando).

    3. o mais importante n seria nem q um ‘msm dispositivo’ se transformasse em cel e pc e note qnd precisasse, mas sim o importante seria q o sistema fosse totalmente conectado entre os dispositivos, dai podemos ter fisicamente um cel, um pc, um note, um tablet td em separado mas tds eles estariam conectados entre si como se fosse um unico dispositivo.

      de modo q to agora no pc digitando esse comentario mas n tive tempo de terminar dai peguei o cel e vou continuar a digitar o texto de onde parei. kkk isso sim seria mt foda.

    1. A Plataforma Universal roda em ARM também. É bom lembrar.
      Além disso, sabemos que a empresa desenvolve há anos emuladores X86-to-ARM. Vai que deu certo…. x)

      Como disse Terry, julgar sem saber a estratégia é o que as pessoas estão fazendo.

      1. Julgar sem saber? Os caras mesmo admitiram que perderam o bonde, cara.

        Porra, mesmo que Jesus apareça, com Deus ao lado, e diga que a MS tá falhando na área mobile… ainda vai ter fanboys dizendo que não

        1. Claro que perderam o bonde, quem tá dizendo o contrário.
          Você e essa mania de desvirtuar a conversa para algo nada relacionado.
          Eles perderam o bonde dos smartphones, mas não do que Terry tá falando.
          Eu sei muito bem que você entendeu tudo isso, mas é pq é hater e fica nessa birra infantil.

          1. hater? eu usava windows phone muito antes de você… chamar os outros HATER mostra que você não tem argumentos

          2. Eu usei Windows Mobile 5.x e Windows Phone 7. Antes de mim, duvido.
            É hater sim, sempre procura defeito. Pelo menos no Windows Club, você é 100% hater.

          3. Chamar os outros de hater é quando não se tem argumento. Vê se cresce e pare de criar matérias de merda com títulos clickbaits

    2. O que eu entendi foi.. continuamos investindo nos telefones pq eles tem 2 coisas importantes para o futuro… vai ter dispositivos com Windows rodando em processadores ARM E vai ter dispositivos com conectividade celular.. Ou seja, ele não disse que eram a mesma coisa.. vc pode ter um dispositivo IoT (como um raspberry, um wearable ou qualquer outra coisa que use ARM e não tenha conectividade celular) rodando Windows, e ter outra que não usa ARM mas tem conectividade celular, como um Surface Pro com 4G ou até mesmo um futuro Hololens que não precise de Wifi…

  4. Vai ser um Tablet que parece notebook mais é um Smartphone ou,
    Vai ser um Smartphone que parece Notebook mais é um tablet ou,
    Vai ser um Notebook que parece smartphone mas é um Tablet.

  5. Acho que o número de polegadas não é o que define um smartphone no momento, ao menos não na cabeça da Microsoft. Afinal a Microsoft não definiu de maneira fechada que o Surface Pro 4 é um tablete o Surface Book é um Laptop. São outras categorias, muito mais interessantes e competitivas. Acho que essa visão eles tem para o Windows 10 Mobile. Não é correto afirmar que o possível Surface Phone será um smartphone, afinal não é isso que a Microsoft quer, mas também é errado afirmar que por essa questão ele terá 8″ ou mais, será gigante e grotesco como todo mundo está falando. É bem provável que seu design será ao de um smartphone, assim como o design do Surface Book é de um Notebook, mas na prática será mais do que um smartphone, assim como o SB é mais do que um Notebook.

    Eu aposto em um smartphone de 5″-6″ que terá como acessório uma tela touch finíssima e linda de 8″ para conectividade continuum e para trabalhar com a Surface Pen com bateria extra e tudo mais… Mas só isso.

        1. Eu acho que na terceira tentativa só vai faltar eu ter a grana que ele tem.
          De uma coisa posso até dizer que sou melhor que ele. Eu pego muita mulher. Ele não parece ser um pegador.

    1. Os smartphones que vieram com 8.1 de fábrica estão no último estágio de atualização, uma hora ele não terá mais suporte assim como os devs não atualizarão mais os apps antigos, priorizando a plataforma universal. É um cenário difícil pra quem tem lumia legado.

      1. Pois é, os aparelhos Windows tem uma vida bem longa, diferente do Android, e você não precisa vender a família pra ter um como o IOS, por isso e muito mais o Windows Mobile é o melhor pra mim.

        1. Eu tenho Lumia e duram muito, mas em quase tem Motorola de 3 anos com Android 5.1. Parou aí nessa, mas tem todos apps.
          É isso que interessa para uma boa parte de minha família. E funciona bem.
          Tem dois Lumia que serve pra mim e para um dos filhos, mas não serve para outras 4 pessoas.
          Então, é complicado.
          No fim, todos estão felizes.
          Tenho dois sobrinhos (tenho muitos sobrinhos), que moram próximos e sempre estão indo em casa e tem cada um um iPhone 6 e não trocam por nenhum outro.
          Enfim, é assim que a banda toca. Não tem jeito. Não tem choradeira. E olha que até tentei convencê-los de trocar.
          Hoje em dia já digo ao contrário. Já incentivo eles a comprarem o que acharem melhor para eles.
          Chega de guerrinha de interesses. Cada um compra o que achar melhor.

          1. É isso ai, cada um com o que mais lhe atende. E sobre o IOS se tem dinheiro realmente é uma boa, já no lado do Android não é bom ter ele por muito tempo pois quanto mais antigo for o sistema menos seguro ele é, afinal é mais tempo para explorar as falhas do SO, manter o dispositivo atualizado é muito importante, mas claro, pra Google e Microsoft é mais difícil pois elas trabalham com varias fabricantes, mas por fim, para quem tem pouco dinheiro e quer app e não liga pra segurança vai de Android, pra quem tem pouco dinheiro não liga muito para a falta de apps específicos e quer segurança vai de Windows e pra quem tem dinheiro vai de IOS que suprime o resto.

          1. Que eu saiba sim. Dá pra instalar as novas usando interop e talvez algum outro método. Mas como só estou com esse aparelho, parei por aí.

      1. Cara … to no Release Preview …. sem problema nenhum. Fotos de dia e de noite estão ótimas.
        Até esse é um ponto que me segura no Lumia 930 e seu W10M … Não tem Samsung ou iPhone que mate a pau como ele faz com as fotos.

        Até tem … mas vai de 3k de Temmers pra cima…

        Dá um bizu nessa foto … Tirei semana passada e só utilizei o HDR nativo do APP da camera

        https://postimg.org/image/va9ar5won/

        Infelizmente o site redimensionou para menor a foto … mas dá pra ter ideia da qualidade do bicho.

        1. Eles estão escondendo o Surface Phone como fizeram com o Surface Studio, e só vão apresentar ele quando estiver 100% pronto, 64-Bits e rodando Windows PC nele, morre o Mobile e nasce o Híbrido Perfeito, será imbatível, esmagador!

          1. cara dificilmente teremos um windows 10 pc no mobile, o q irão fazer é aproximar muito o sistema arm do sistema x86 mas rodando somente uwp.

      1. Mas ainda exite o windows 10 mobile e o windows 10 pc/note/tablet. O que eles querem fazer? Rodar o windows 10 pc em celulares? (seria foda)

        1. Essa diferença sempre irá existir. Cada versão tem características próprias para o dispositivo em questão (o mobile faz ligação, coisa que o computador não faz, por exemplo). O ponto chave é a integração entre eles e o fato de rodarem o mesmo aplicativo, e este por ser universal é um único aplicativo que se comporta de acordo com o meio. Tudo isso graças ao ponto maior… Independente da versão, todos usam o mesmo kernel.

      2. da mesma forma que doeu pra eles “matarem” o Windows/Surface RT (além do Surface Mini que sequer viu a luz do dia) e colocar a casa em ordem para a chegada dos Surface 3 (não Pro), Pro 4, Book e o Studio, tem muita coisa vindo nessas atualizações “sem novidades” do Windows preparando a chegada de um dispositivo novo.
        a HP aceitou ser a cobaia enquanto a Microsoft tem arcado com os prejuízos de atrasar o lançamento do seu próximo dispositivo Mobile.

    1. Surface são tendências. Eu estou com um “Surface” aqui só que de outra marca, um híbrido. É assim que funcionam.
      Pode vir ou não, a depender da nossa economia e demanda, mas se o produto for bom, terá “cópias” para nós.

  6. O que vai definir a parte Mobile vai ser a conectividade que a Microsoft esta fazendo ou pretendendo, como tudo esta se encaminhando para um único caminho o Mobile vai ir junto, mesmo que não tendo mercado atualmente mais no futuro quem sabe, vai ser algo que possa substituir outras ferramentas, principalmente na parte de produtividade.

    Pra mim vai continuar sendo um celular porém com mais uso em diversas áreas.
    Apenas seguindo a lógica da situação, se não matam a plataforma porque deve ter algum grau de importância nesta estratégia da Microsoft.
    Bom as empresas fazerem algo assim até porque meio Mobile esta meio estagnado, parado.

  7. Bem capaz de vim um PC mais barato e simples que não rode o Win32 e que ainda cabe na mão, ainda mais agora que não necessitamos mais de cabos.

  8. Eu queria ver o chefe dele perguntando: E ai, vamos acabar com a divisão mobile?
    Resposta: Então… Eu estava pensando… Tecnicamente, existem realmente duas coisas que são únicas sobre Windows Mobile…

  9. Nm vi nada demais pra quem ja tem um Lumia, como sempre só apostam nos aparelhos do futuro, enquanto nós ficamos as moscas com nossos lumias com firmware desatualizada.

  10. Cara… Das duas, uma: Ou eles realmente estão com uma carta na manga fortíssima, ou eles estão perdidos.

    Apesar dos pesares, voto na primeira ocasião.

    Qualquer usuário e/ou entusiasta de mobile sabe que nos tempos de hoje não se tem mais novidades nessa área. O grande BOOM foi entre 2007/2009 e até hoje são apenas paliativos que foram lançados.

    Repito, a Microsoft tem total condição de fazer isso.

  11. O mesmo discurso do lançamento do surface studio: O surface pro não é um tablet, é mais que isso. O surface book é mais que um noteboock. Então o surface studio tem que ser mais que um pc, e apresentam aquele vídeo foda. Então, o que funcina como um celular, mas é mais que um celular? Surface Phone 😀

    1. mais ou menos, de certa forma ela está dando suporte publicamente via projeto centennial, a HP está dando a dica com o Workspace rodando aplicações na nuvem e sem contar que grandes empresas como a Adobe sempre tem acesso privilegiado a outros desenvolvimentos ‘secretos’.

  12. Resumindo: a MS jogou a toalha, admitiu a derrota no setor de smartphones e ta querendo inventar moda…

    Antes que me apedrejem, saibam que eu queria acreditar que seria um smart modular a lá Surface book, que quando conectado em uma tela maior ou em um dock aumentasse seu desempenho, mas ta difícil neh… Essa historia é antiga…

  13. Tenho pena das pessoas que falam mal do W10M falando em OS morto, sendo desconhecer tais coisas, um amigo meu jornalista tecnológico disse q n usava Windows M10 pq não pegava Insta e Whats app, foda ne kk

  14. O que ele disse, ao menos segundo a tradução, foi que “… tanto a conectividade celular e processadores ARM têm um papel na paisagem técnica do futuro.”, e não que o Windows tem um grande papel na paisagem técnica.

    Isso significa que eles acreditam que a “next big thing”, seja lá qual for, ainda será composta de dispositivos com conectividade celular e processadores ARM, sendo portanto inadequado deixar de acompanhar o desenvolvimento nestas duas áreas. Se o Surface Phone se tornar um sucesso como uma nova categoria de devices, claro que o Windows será protagonista, mas para isso precisam continuar investindo no mobile, investindo em uma estratégia técnica e foi isso o que ele disse. Colocar o Windows na frente destas questões técnicas é inverter a ordem das coisas, e ele não disse isso.

  15. é o que comentei outro dia, para o Windows a divisão PC/Mobile vai deixar de existir mas vai continuar existindo Windows x86 e ARM sem distinção do mobile.

  16. BOM,,,
    ATÉ AGORA, MAIS DO MESMO,,,

    NENHUMA EMPRESA EM SÃ CONSCIÊNCIA, DESABASTECE TODO O MERCADO MUNDIAL, VENDE E REPASSA TODAS AS SUAS PLANTAS FABRIS, NÃO SÓ NO BRASIL.
    ARCA COM A DESPESA E DESCONFIANÇA DO MERCADO DEMITINDO MILHARES E MILHARES DE FUNCIONÁRIOS, SEM QUE UM GRANDE ÔNUS SEJA COBRADO.

    TAMANHA INDEFINIÇÃO, OU MELHOR DIZENDO INDECISÃO, OU TALVEZ AINDA:

    MAIS PERDIDA QUE CEGO NO MEIO DE TIROTEIO.

    SEM DÚVIDA MERDELLA É MERDELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *