Microsoft já possui as ferramentas para resolver a falta de apps do Windows

google-microsoft

Bem, muitas novas inciativas da Microsoft têm surgido para ainda tentar resolver a lacuna de aplicativos populares no smartphones. Mas fazer isso sem o Windows Phone? Seria possível ou é apenas mais um projeto sem grandes frutos?

Tenho visto algumas matéria do Windows Central, e acredite, existem chances dessa lacuna ser preenchida sem participação de mercado móvel.

O artigo abaixo é do Windows Central.

A Microsoft tem um problema. Em um mundo onde os programas de PCs são essenciais para os ecossistemas de computação pessoal, os aplicativos Win32 são menos relevantes e há relativamente pouco suporte para a Plataforma Universal Windows (UWP) da Microsoft.

A computação pessoal era praticamente sinônimo do Windows. Os 16 milhões de programas Windows Win32 que os desenvolvedores criaram ao longo da vida do sistema operacional da Microsoft são um testemunho disso. Mas nada dura para sempre.

O UWP está posicionado para enfrentar os desafios da empresa em dispositivos móveis e para modernizar sua plataforma desktop. Sua visão “Windows One” cria uma plataforma de desenvolvedor compartilhada, uma loja e muitos usuários com a reunião de todos os dispositivos.

Os problemas com desenvolvedores da Microsoft afetam todos os dispositivos, e não apenas os smartphones. Parece, no entanto, que a Microsoft não está utilizando suas ferramentas disponíveis para sua capacidade total para resolver o problema.

Xamarin

xamarin

A aquisição da Microsoft no ano passado do Xamarin foi amplamente aplaudida. O Xamarin permite que os desenvolvedores de aplicativos móveis usem C# para criarem vários apps para várias plataformas ao mesmo tempo. Com o Visual Studio e o UWP, a Microsoft poderia potencialmente uso do Xamarin para posicionar a Microsoft como uma gigante neste quesito.

Com Xamarin, a Microsoft está equipada para tentar mudar a percepção dos devs do mercado de smartphones a terem uma visão além do duopólio do iOS e do Android. Afinal, criar um único projeto para três plataformas é algo muito mais prático.

Microsoft compra Xamarin, grande reforço para os aplicativos universais

Wand Labs (Bots)

skypeai-ed

A Wand Labs, que a Microsoft adquiriu em 2016, oferece uma abordagem baseada no uso do app messenger. Criado por Vishal Sharma, um ex-funcionário do Google, a tecnologia baseada em messenger da Wand pode se encaixar bem na estratégia da Microsoft.

O objetivo da Wand era contornar a necessidade de instalar aplicativos e resolver a dificuldade de compartilhar informações armazenadas dentro deles. Para atingir isso, quebra aplicativos em componentes chamados de “átomos” e converte as informações de um aplicativo em aplicativos virtuais que residem no plugin da Wand. Um átomo de música, portanto, pode ser compartilhado com uma pessoa que não possui o aplicativo, e o receptor pode então tocar a música através de um aplicativo capaz de entender o átomo.

Pontes e PWAs

pwa

Em 2015, a Microsoft apresentou as “pontes” de aplicativos. A ponte do Android, Astoria, foi cancelada. As pontes restantes permitem que iOS, Win32 e desenvolvedores da Web tragam aplicativos para o UWP através das pontes Islandwood, Project Centennial e Westminster, respectivamente.

O Project Centennial se tornou a maior das três pontes na Build 2017. O principal responsável pelo programa da Microsoft, Stefan Wick, também forneceu atualizações sobre o Project Centennial via LinkedIn. Com o lançamento do Windows 10 S, os novos PCs celulares e um possível PC ultramóvel [Surface Phone] a ser lançado, uma experiência desktop modernizada através de aplicativos do Centennial é primordial.

O recente abraço da Microsoft no Progressive Web Apps (PWA) do Google, que torna a experiência baseada na web mais parecida com o aplicativo, é um sinal de que podemos ver mais atividades com a Westminster. Westminster permite que os desenvolvedores convertam um site em um UWP, como notificações, integração Cortana, live tilw e muito mais.

Uma vez que grande parte do nosso uso em aplicativos gira em torno de apenas seis aplicativos principais, o Westminster e aplicativos web progressivos podem ajudar a Microsoft a reduzir a falta de apps.

Adeus Apps tradicionais? Windows Store suportará PWAs para nova batalha contra Android e iOS

Web móvel vs Aplicativos

Se a Microsoft colocar seus esforços no Xamarin, Wand, Pontes e bots, isso pode ter um grande progressos no seu relacionamentos com os desenvolvedores que a ajudarão a superar a falta de apps.

Os PWAs “do Google” são particularmente interessantes. Entrar em “mobile.twitter.com” mostra como seria um PWA. Na Windows Store já tem frutos interessantes e recentes, e nós vamos falar bastante sobre isso.

157 comments on “Microsoft já possui as ferramentas para resolver a falta de apps do Windows

  1. Bridge existe há anos e ninguém usa essa merda. Microsofto comprou o Xamarin e acho que nem ela usa essa merda. Criou a UWP e nem a equipe do skype usa nativamente, decidiu usar o react do Facebook pra criar em multiplataforma e a microsoft agora tem que se virar para o UWP aceitar o reactXP nativamente.

    webrappers são uma bosta, pra aplicativos simples até vai, mas aí é melhor acessar pelo navegador mesmo

    microsoft que já foi referência para os desenvolvedores agora virou essa piada

    não é a toa que o natella está focando no Azure e Office… alias, até o Skype for business virou Teams porque a marca Skype tá mais queimada que a rosca do pablo vitar

    1. Deixa eu avisar lá o time que achei a pessoa ideal pra acabar com a piada em Redmond. Eles estão precisando de gente que manja, que nem você. Tem Linkedin? Pode até entrar no lugar do Leblanc, quem sabe.

        1. É, só que isso é ejaculação precoce. Uma abordagem que dá muita grana agora pode ser a perdição amanhã. A Microsoft sempre foi uma empresa de longo prazo e se deu bem assim. Agora vejamos: Windows desktop perdeu, em 2 anos, um fucking terço da base de usuários. Cortesia do Nadella. Se o cara ignora o mobile, ele está aleijando o conjunto todo. Logo logo as ações vão parar de subir, a medida que o desktop continuar sendo prejudicado pela política dele.

          1. Só que a Azure e o Office tão dando navios de dinheiro pra empresa. E são coisas que dificilmente vão ser abandonadas por quem usa.

          2. Estão dando navios de dinheiro poque, olha bem, ainda tem gente que está trabalhando em ambiente windows. Quem desenvolve pra azure, em peso o faz em windows, e quem usa office tb.

      1. Nadella é CEO, não acionista.. então ele tá pouco se fodendo a longo prazo, já que a remuneração de CEO geralmente é baseada nos resultados (o grosso, apesar de ter o fixo)

        E geralmente CEO não fica muitos anos na empresa, então gera um conflito de agência aí porque foca no resultado a curto prazo pra encher o cu de dinheiro

    2. Amigo, você parece ter muito ódio no coração. Exagera na maneira como fala e os palavrões demonstram um descontrole emocional. Calma amigo, não precisa esbravejar. É óbvio que a Microsoft criou uma plataforma incrível e um modelo que agradou muita gente lá na época dos lumias, mas que deixou muita gente decepcionada com a mudança brusca de estratégia que até hoje muita gente não entende. Não adianta perder o controle e xingar. Só nos resta usar o que temos e aguardar o que está por vim.

          1. Você fala como se os palavrões dessem resultados. Xingar e perder o controle não ira melhorar nada e nem vai fazer a sua vontade ser atendida em lugar nenhum. Não é questão de ser ovelha, é questão de ter bom censo.

          2. Se não desse resultado, o xbox one teria ido pro saco sem vender merda nenhuma por causa daquelas políticas escrotas de DRM e o internet explorer estaria aí ainda e o Edge não existiria.

          3. Entendi. Então vamos todos do chat perder o controle, xingar e espernear, para que amanhã mesmo todos os usuário do android estejam na plataforma da Microsoft, a loja esteja com mais de 20 milhões de apps e tenha mais de 100 modelos diferentes de smartphones no mercado. Dará muito certo.

          4. Se você diz. Agora, minha esperança é que não passe do ano que vem. Espero de coração que ate ano que vem as coisas mudem pra melhor, seja com novos hardwares, novas “formas”, sei lá. Quero algo pra ficar feliz até no máximo ano que vem. Caso contraio, comprarei um estoque de lumias pra vida toda, porque Android e IOS não uso mais.

          5. Cara não dá idéia pra esse monte de arrombado não…. É tudo um bando de sádico, o pai chora no banho de vergonha deles hehehe

  2. O problema não são as ferramentas. Ninguém desenvolve pra Android e ios por que são fáceis e rápidos.
    É por que da retorno. WP não da retorno, não tem publico pra isso. UWP não da retorno ainda, exe funciona bem ainda, não tem por que mudar.

    O problema não é faca e o queijo na mão da microsoft, é que ta faltando mineiros interessados no queijo dela.

    1. Não sou desenvolvedor mobile, mas dizem que desenvolver para Android é um pesadelo.
      E mesmo assim a plataforma bteve todo esse sucesso que vemos hoje.

      1. Eu já desenvolvi para as três. Android (só em Java), iOS (usei tanto Objective C como Switch) e WP (Silverlight e UWP também).

        A que eu achei mais fácil foi o Android. Mas não pela linguagem, mas a parte de montar as telas. Android lembra muito HTML, iOS é tudo visual mas é um saco, e o WP usa o XAML, que é bom, mas falta muita coisa ainda.

        1. O XAML ficou bem mais completo com aquele lance UWP.Community.Tools e outros adicionais, e eu não gosto do desenvolvimento java porque tem muita coisa que vc precisa “completar” porque por padrão ele funciona quebrado, tipo o webview, por exemplo, mas de fato tem suporte pra burro mesmo e isso ajuda.

          1. WebView nunca usei no Android, mas as outras coisas que eu sei sempre foi de boa.

            No WP, na parte de código, em C# era uma coisa linda, tudo funcionava legal. A parte visual que eu ficava puto com ele.

          2. XAML é super sussa, o grande problema é… os evangelistas. Os caras não sabem ensinar a usar aquilo e quando produzem vídeo, fazem mais palestra do que ensinam de fato. E quando ensinam, mostram um código ali e vc tem que se foder pra descobrir onde é que aquilo vai.

    2. Não é nem o público. Sou desenvolvedor e digo que o que afasta a galera, principalmente, é como a própria microsoft trata a plataforma. Nadella tornou quase impossível ter confiança na plataforma. Quem ainda tá fazendo app só o faz porque gosta muito de C# ou tem paixão pela plataforma, coisa que parece não haver na própria microsoft. Quem desenvolve pra iOS vê nos caras da apple inspiração pra gostar da plataforma, no caso da google é semelhante, mas os próprios caras da Microsoft parecem odiar a plataforma, e isso é bizarro demais.

    3. Engraçado: a Google e a Apple tem majoritariamente 1 ferramenta oficial apenas (excluindo aqui as de terceiros, que sabemos que muita gente também usa), e conseguem mais aplicativos para seus respectivos SOs móveis do que a Microsoft com suas trocentas ferramentas.

  3. Microsoft está dando tiro todos os lados e errando todos.

    Já temos muitas ferramentas, não precisamos de mais. Precisamos é de usuários.

    Para que eu vou criar um app mobile se não tem aparelho a venda?

    E no desktop, como o UWP pode ter sucesso se o sistema mais usado hoje não tem suporte? E ai Microsoft, quando o Windows 7 vai ter suporte a UWP e a loja?

    #FicaDica. Não gaste tempo/dinheiro com as ferramentas. Atualize o Windows 7, e volte com o mobile. Assim o problema te apps vai ser resolvidos.

      1. Qual a dificuldade em entender que ele usou uma figura de linguagem?

        não há smartphones novos, o último lançado foi em que ano? e mesmo assim não é vendido em vários lugares, só em um ou outro país.

        1. Beleza man, deixa eu avisar pra HP, Alcatel, NuAns, Trekstor, Wileyfox que eles não fazem mais smartphones com Windows 10. E quem deu a notícia foi alguém que realmente manja dessas paradas. Não, pera…

          1. Sai daqui seu lixo, volte para o WindowsTeam.

            HP e Alcatel não lançaram novas versões, Trekstor e Wileyfox ainda não estão comercializando, disseram que vão mas até agora não tem pra vender no site deles

            vaza daqui seu bosta, não tem coragem nem de usar a sua conta lá do WindowsTeam

          1. hehehehehehehe
            Eu fui banido de lá quando disse que o MVP dele significava
            Most Valuable Puxassaco. O cara ficou puto.
            Fora que é um puta hipócrita, veio reclamar de ofensa pessoal quando ele mesmo vive enchendo o saco chamando os outros de techmanja, como se isso não fosse ataque pessoal também.

          2. Cara eu fui banido de lá por fazer piadas, tudo quanto era problema eu falava “Usas sd card?” Zuando pq tudo quanto era problema ele falava do sd card. Minha última postagem lá foi perguntando se pra comentar algo lá, ou até mesmo fazer uma piada eu precisar ser mvp, depois disso tomei ban kkkkkk

          3. Só que antes disso, ele me deu ban só por causa do “Usas sd card?”, criei uma conta nova com o print e ele desfez isso, veio com um papinho idiota de ip duplicado nos comentários kkkkk só que durou somente algumas horas. Ele só quer pessoas lá dispostas a viver na bolha que ele cria diariamente. kkkkkk tadinho.

          4. Depois de ler uns três comentários desse cara, eu bloqueei ele. Tem usuário que não tem conteúdo, e só sabe dialogar na “defensiva”, por falta de argumentos.

            Usuário assim eu já logo dou block, não tenho mais idade nem paciência pra debater com criança.

        1. E desde quando o Brasil é mercado para coisa séria? O tempo da Microsoft é precioso demais, achas mesmo que a Microsoft perderia o dela investindo num país de moeda fraca como o Brasil?

          1. Lógico que é mercado para coisa séria , mas também é um mercado para empresas competentes como Apple , Asus , Samsung………

    1. Tipo cara, tu quer que a MS ande para trás? Não entendi, ela deu Windows 10 de gratis para todos, pq vocês querem ficar no passado, sendo que tem um novo Windows na jogada, muito melhor do que o 7? Outra coisa ela ainda está no mobile ela não saiu não o Windows 10 está aí para comprovar.
      Respondendo a resposta da loja e do UWP no W7, a resposta é nunca, pq ela teria de refazer o sistema todo, vá para o 10 e seja feliz.

      1. Hoje o Win 10 tem 28% do mercado desktop. Por favor, fale esses seus argumentos para os outros 72% dos usuários.

        Eu como dev, desenvolve para onde os usuários estão. Hoje eu faço em Win32 porque atende meus usuários. Não sou eu que não quero fazer em UWP, são meus usuários que não querem ir para o Windows 10.

        1. Humm… Então peço perdão. Mas.. Pq você não usa o centennial, e começa a portar teu app para o 10. Pelo que eu li, tem como fazer uma transição mais leve para UWP.

          1. Se eu começar a portar, terei dois apps. Um em Win32 para quem usa Windows 7 e outro em UWP para quem usa Windows10.

            E qual a vantagem de ter dois apps? Só vai me da mais trabalho, só vou ter mais bugs para arrumar.

        2. Mas sempre foi assim. Pesquise, logo que era lançado um novo Windows a velocidade em que as pessoas aderiam ao novo sistema não está diferente com o Win10. As pessoas continuam aderindo aos poucos. Uma coisa é certa, se outro desenvolvedor ofertar no Win 10 o que vc está ofertando exclusivamente para outros OS, quem perde é você.

      1. Também não. Usuários estavam chegando, mesmo sem sequer ter aplicativo do instagram. É a política sabotadora do próprio Nadella. “o mundo não precisa de windows phone”. Se ele mesmo diz isso, quem vai ser o dev que vai apostar na plataforma?

          1. A Nokia bem que podia lançar alguns aparelhos com o Sailfish OS e ver a recepção do mercado.

            O sistema é lindo, fluido, prático, da pra usar apenas com gestos sem precisar de botões idiotas nem nada. O sistema se encaixaria perfeito num aparelho sem bordas. ?

          2. Seria o casamento perfeito , porém não sei como atualmente se encontra a disponibilidade de apps para este OS , eu utilizei o N9 com Meego , adorava o bichinho , este foi o único smartphone o qual utilizei ate realmente morrer ,

          3. Então, quando os ex-engenheiros da Nokia criaram a Jola, e assumiram o Meego OS, criando o fork que chamaram de Sailfish, eles adicionaram varias novidades ao sistema. Uma dessas novidades, já pensando nesse problema que seria a falta de aplicativos, foi a inclusão de um “emulador” para rodar os apks Android. Até onde acompanhei, os aplicativos do Android funcionavam bem, tendo alguns problemas só com os GApps que precisam daquelas apis da Google.

            Mas faz muito tempo que eu não procuro saber sobre o Sailfish OS e nem sei que fim deu a Jola. Na época eles buscavam parceiras e chegaram a lançar um aparelho, mas aparentemente eles não conseguiram nada de muito concreto.

            Se você ainda tiver o Nokia N9, da pra você instalar uma versão mais antiga do Sailfish OS nele. Como o smartphone é fácil de desbloquear o boot, na época a Jola liberou uma ROM e ensinou a instalar o sistema. Se não me engano, da até pra instalar o Android 4.0 no N9. Kkk

          4. A Jolla fez recentemente uma parceria com a Sony e inclusive lançou uma versão do Xperia X com Sailfish OS.
            Mas convenhamos, é um SO fadado ao fracasso, e que cedo ou tarde sucumbirá, tal como o Firefox OS.
            O MeeGo se tivesse prosseguido, tinha mais futuro que seus dois “filhos”: o Tizen e o Sailfish OS.

          5. Pelo pouco que pesquisei e de acordo com o que li no artigo da Wikipédia (Em inglês), eles mudaram tanta coisa no Sailfish, inclusive o kernel, que nem da pra falar que é um derivado. Basicamente o que eles mantiveram do Meego foi só o conceito da UI, praticamente.

            Eu também acho que o Sailfish está fadado ao fracasso, a não ser que alguma empresa grande assuma o projeto e invista muita grana na Jolla. A Blackberry já desistiu do BBOS, a Mozilla já enterrou o Firefox OS, Canonical matou o Ubuntu for Phones, Microsoft já encostou o Windows Mobile também, mas ainda sobraram o Tizen e o Sailfish nos smartphones.

            Vamos ver no que vai dar. A julgar que o Tizen é financiado pela Samsung, o sistema é um candidato forte a brigar pelo mercado. Creio que a demora no investimento de mais aparelhos com Tizen seja pela falta de uma loja decente, que é o grande pilar de sustentação tanto do Android quanto do iOS.

          6. Tendo em mente que o Tizen é basicamente um “Bada recauchutado”, eu não teria tanta certeza.
            Aliás, pra smartphones, o Tizen já mostrou que não tem nada demais pra brigar com o Android, uma vez que ele é apenas a TouchWiz sem a Play Store e com ícones redondos só pra dizer que ele é diferente da TouchWiz que a sul-coreana usa no SO da Google. Claro que para smartwatches, a história é diferente.
            Mas para um terceiro lugar, o Windows Mobile ainda continua sendo a melhor opção, mesmo capengando.

          7. Sim, que por enquanto vai até 2019, pois o Windows, é um serviço e quando lançar a próxima atualização eles estendem o suporte, daí só o armx64, mas isto é outra história.

        1. Cara onde tu leu isto? Pq até onde eu sei, ele estava falando de windows mobile, como sendo algo parecido com o android e IOS, pq se for para ser mais um não o importava, ele quer algo novo, bom… A MS, daqui a pouco chega lá.

        2. Ele não disse exatamente isso, disse q não valia a pena ter o windows phone para oferecer mais do mesmo, anos do mercado e só prejuízo… “há mas tinha países com dois dígitos” adiantava nada nos states q era interessante não tinha relevância.
          Eu sinceramente duvido q tenham desistido do mobile, estão organizando a casa para vir com algo mais forte.

          1. Eu acho que a Microsoft desistiu do Mobile. Pelo menos é o que os #Techmanja dizem, e se eles dizem quem é Leblanc pra discordar, por exemplo? Vou avisar o pessoal do corp também, vai que eles não foram avisados também =)

          2. Ele disse em duas ocasiões diferentes: “perdemos o boom dos smartphones” e “não vejo a necessidade de um terceiro player no mercado mobile”.

            E dificilmente o windows mobile até o 8.1 era mais do mesmo. Na verdade era o sistema que tinha o diferencial do design e UX, que foi capado e sabotado assim que ele assumiu.

          3. era mais do mesmo infelizmente, eu tenho windows phone e digo isso, vc podia gostar da interface (assim como eu) mas um android fazia as mesmas coisas com o diferencial de ter apps. Cara a microsoft era foda antigamente totalmente desorganizada, uma mesma empresa com quatro sistemas (windows phone 8.x, windows desktop, windows rt e Xbox) e para programar em cada um deles vc precisava praticamente fazer um app diferente, que dev maluco faria isso em todo ecossistema sendo q alguns devices não tinham muito usuários? ai que entra o uwp e a solução de Nadella a longo prazo.
            Agora vamos falar sobre as suas frases
            1º “Perdemos o boom do mobile”:
            Quando o iPhone surgiu as fabricantes esperavam algum sistema por parte da microsoft q rivaliza-se mas a mesma achou q o negócio não iria vingar, chegou a Google e abocanhou tudo e hj está folgada em 1º em dispositivos móveis. Isso não tem nada haver sobre desistir do mobile e sim admitir q vacilaram ali.
            2º “Não vejo necessidade de um terceiro player no mercado mobile”:
            Para começar faltou uma parte nessa sua frase, dps dela tem a parte “a menos que mudássemos as regras ali”, o que ele quis dizer com isso tudo? não vale investir em um mercado que praticamente é um monopólio para oferecer um sistema com menos suporte dos devs.. e ele tem razão windows phone sempre foi o mais esquecido pelo mundo e era obvio, o povo estava acomodado no android, “se funciona pra q sair?”, na parte q vc esqueceu Nadella praticamente confirmou q irão continuar no mobile mas irão criar algo q o cara fale “meu q se dane q não tem Snapchat (exemplo amiguinhos exemplo) olha esse aparelho.. é tudo q eu preciso”.

            Embora a comunidade aqui odeie ele pelo oq que fez no mobile eu acredito no cara, ele tá mandando muito e a empresa hj está nos trilhos certos, melhorou windows, melhorou o Xbox, azure dobra de tamanho a cada semestre, office 365 é o sistema em nuvem mais utilizado em empresas, HoloLens timidamente tá tomando o mercado corporativo, surfaces estão destronando a Apple como a melhor desenvolvedora para produtividade. Não adianta negar em 3 anos a empresa é outra e o receio q o povo tem dela é da época do ballmer ainda e sua mentalidade fechada.

          4. Ainda bem que ele não era o CEO na época de lançamento do Xbox e do primeiro Surface hein ? Não teria nenhum dos dois hoje.

            O cara desistiu. O conceito de mindshare não existe pra ele, se não faz sucesso imediato ele capa. Ele é um cara de business, nuvem, tanto é que é onde ele ta fazendo dinheiro. Quando você sai de um mercado onde você já ultrapassou o iOS (caso do brasil), isso é jogar a toalha. Não é porque você só vende aparelho de baixo custo que pode se dar ao luxo de abandonar o segmento inteiro. Você se mantém no mercado pra não ser esquecido. Você continua seguindo a sua visão pra transmitir segurança pros desenvolvedores e usuários, passar a mensagem de que é isso que eles podem investir, não ficar resetando e diluindo o sistema pra imitar os outros (que foi o que ele fez assim que assumiu) e depois vem dizer que não tem diferencial ? Lógico, você tira todos os diferenciais que o sistema tem de melhor que a concorrência e depois abandona o mercado alegando que não quer ficar em terceiro ? LG, HTC e Motorola não tem lucro, elas desistiram ? Qual o diferencial delas, skin de android ? Quantas vezes o google resetou o sistema ?

            Você pode culpar a cultura da empresa na época do Ballmer. Ele fez as cagadas dele, claro. Mas o cara insistiu com o Xbox e venceu, insistiu com o Surface e venceu. Você não vê Surface sendo vendido em Casas Bahia nem Ricardoeletro, então a MS deve sair desse mercado também porque não tem liderança? Eles não entendem o que é “comer pelas beiradas” ?

            E não, eu não esqueci da ultima frase, como você disse. Não coloquei porque não achei relevante uma empresa sair de um continente inteiro porque não pode mudar as regras. Você acaba de chegar na festa e ainda quer sentar na janela ? Que mercado do mundo isso funciona ? O Google fez isso na época de lançamento do iPhone ?

            Nadella é totalmente desconectado do mercado consumidor. Tá direcionando a empresa pra mercado corporativo e abandonou o mobile pra aguardar uma “mudança de paradigma”. Não ajuda em nada passar a imagem de que pra MS só importa o mercado dos EUA. E que mercado que aquele trambolho de hololens ta tomando ? Ninguem nem ouve falar nada disso. Cade as maravilhas 3D ? Já viu o lixo que é aquele paint3D ?

            Se eles abandonaram mercado onde eram 2º lugar, imagina mercado onde nem existe o conceito do que eles estão tentando criar. Chegou algum clone do surface studio por aqui ? Surface Laptop ? Aquele sistema capado que você só pode baixar app da loja (que não tem app) ?

            A empresa tá tão queimada, tão queimada, que eles vão ter que criar um sistema de teletransporte igual Star Trek pra conseguir conquistar o consumidor de novo.

          5. cara vc diz tudo isso com ressentimento haha mas uma única coisa refuta tudo q vc diz, ações das empresa.. “como assim vc não ganha nada com isso..” realmente mas mostra q a empresa tá no caminho certo, office 365, windows 10s e afins mostram q a microsoft se importa sim com consumidor final, o mundo não gira em torno de telinhas de 5 polegadas q só consomem conteúdo, gira em torno de produtividade e é lá q ele está atacando e muito bem, o surface já existia na época do ballmer mas só dava prejuízo e ele insistia em criar duas versões q era uma besteira tremenda, o Xbox tb até hj vive os rumores q está quebrado e tals por conta da era ballmer, o problema dessa geração é o imediatismo, querem tudo pra ontem, o windows 10 não veio para resolver problemas a curtíssimo prazo ele veio pra resolver problemas a longo (mas longo mesmo) prazo, cabe a vc e somente vc decidir se quer esperar ou não, não curte? concorrência ta ai.. mas deixa os caras trabalharem em paz 😉

          6. Eu to feliz na concorrência desde 2015 cara. A movimentação da MS rumo à irrelevância a lá IBM/Xerox é bem clara.

            Se o mundo não girasse “em torno de telinhas de 5 polegadas” todas as fabricantes de telefones já estariam falidas, incluindo Apple.

            Office 365 é só um Office por assinatura, e de que forma um Windows sem poder instalar programas é se importar com o consumidor ?

            E bota looooooooongo prazo nisso. Paz pra você.

          7. irrelevância como ibm e xerox parei de ler aqui na real auhauahuah geral falando q vai se tornar a primeira empresa a valer 1 trilhão de dólares com crescimento expressivo e falam q é irrelevante senhor.

          8. heheheh… calma. Vai usando android e assistindo o resto.

            LG e HTC lançam smartphones todo ano. São bons? Não sei.
            Há quanto tempo fazem isso? Há alguns anos. Porquê devo comprar LG e não Sony? Porquê devo comprar Sony e não HTC?
            Achas que uma empresa da dimensão da Microsoft que estar no meio dessa confusão? Eles lançaram Surface Pro, Surface Book, Surface Studio, Surface Laptop. Coloca um Dell, HP, Samsung ao lado de um surface qualquer pra saber qual deles um utilizador qualquer prefere.
            Entendeu a ideia?

            Eles querem fazer o mesmo com mobile (ponto)
            E tem coisas que não podem existir margem pra erro. Quando se cria uma nova tendência esse é um detalhe altamente relevante.

            Eu uso Windows 10 Mobile, sou fã dos produtos da MS, mas Windows 10 Mobile ainda não está no seu melhor. A para estar no seu melhor, ele não deve evoluir, ele deve ser moldado desde a sua raíz. Esse é o trabalho que eles estão a fazer e precisam… Vai curtindo outros dispositivos e deixa eles trabalharem como deve ser.

          9. hj não tem ninguém nem próximo do nível de integração de software e kernel como o windows 10… a Google não consegue unir o Chromebook com android e a Apple sem mac com ios sem q isso acarrete em uma perda de desempenho terrível, já q nativamente só os uwps rodam.

    1. Nesse caso é diferente, se alguém desenvolver uma aplicação em “Progressive Web Apps” para iOS e Android, essa aplicação também rodara em um dispositivo Windows

  4. Acho tudo no Windows 10 Mobile melhor que no Android e IOS, principalmente o design e a usabilidade. A falta de aplicativos é sim um problema e eu gostaria de ter aplicativos que mais uso, como o do exército e do banco que uso, funcionando com perfeição e devidamente atualizados. Também gostaria de ter um smartphone com as configurações mais atualizadas no quesito hardware. Aja paciência, só nos resta aguardamos o que está por vir. Não adianta esbravejarmos, espernearmos e perdermos o controle por causa de algo que está além de nossa vontade.

      1. Eu entendo disso. Não tenho nada pra reclamar da Microsoft, muito pelo contrário, reclamo apenas de pequenos bugs pois sou insider. Meus “problemas” na plataforma são culpa de terceiros e sempre reclamo com eles.

  5. Se nem os aplicativos da própria Microsoft e feito para Windows quanto mais os outros,ou alguém aí tem o LinkedIn no mobile? é os poucos que tem como o Office da vida dificilmente e atualizado

    1. Peraí, os apps da Microsoft não são feitos para Windows? Vixe, estou confuso, por que meu 950XL está atualizando quase todos os apps da Microsoft neste exato momento? Me ajuda aí =(

        1. Cara , a MS, lançou o app do mixer para o android e o IOS, pq eles não tem o edge, que tem completa integração com o mixer, então eles precisam de um app. Já o Skype, o buraco é mais embaixo, eles têm de acertar outras coisas antes.

      1. O meu 640 nao… Faz quase 1 semana que o app de email e o app de filme e tv nao atualiza… Sempre da erro, erro, erro…

        E realmente o linkedin nao tem… Desinstalei tudo para poder instalar a atualização do windows 10 mobile e nao achei o app do linkedin :/

  6. Recado para os Haters. Eu não entendo esse pessoal que vão ao site dos outros apenas para criticar, espernear, defecar, demonstrar descontrole e não agregar nada de bom. Eu tenho vergonha de fazer algo parecido. Se eu não estiver agregando com coisas uteis e positivas, nem me pronuncio, apenas fico calado e observando. “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.” – Maurice Switzer

          1. Não, eu me referia ao chorão Felipe Martins. Melhor você ver as mensagens pela página da notícia, aqui a gente se perde as vezes.

      1. Sinto muito lhe dizer, mas não é verdade. Ele não foi parar como CEO de uma das maiores empresas de tecnologia por acaso. Eles simplesmente não vão fazer no mobile da forma erra – seguindo os outros.

        Eles devem (e vão mesmo) fazer da forma correcta que é criando a nova tendência.
        Leva tempo? Sim, leva tempo. 1º iPhone que veio ditar uma nova regra também levou seu tempo. Foi de 2004 até 2007.
        Infelizmente leva o seu tempo e enquanto isso, nós amantes do SO, temos realmente que ir se entretendo em outros OS. Mas quando chegar o novo OS mobile, posso te garantir que vai ser fera! Vais te lembrar destas palavras

    1. Passou do limite, eu dou ban sem pena. Zoeira é permitida, eu mesmo ando zoeiro d+, mas tem muito #Techmanja que não sabe zoar sem ofender a honra.

    2. Só que a maior parte dos ditos “haters” por aqui, são justamente os usuários que eram fãs do sistema no passado e hoje estão descontentes com o rumo que a linha mobile tomou.

      O que você vê aqui, não é hater que tem Android ou iPhone e nunca usou um sistema com Windows. Muito pelo contrario. Eu aposto com você que a maioria, assim como eu, já tiveram ou ainda tem um aparelho.

      O que tem aqui, é critica de usuário que gosta da plataforma, mas odeia o fato da Microsoft ter abandonado o sistema.

      É simples assim.

      1. Eu sei disso, parecem mais crianças com pirraça do que usuários descontentes. Crianças descontentes é que xingam e perdem o controle quando algo não sai como lhe convém. São pessoas de grande descontrole emocional que não filtram o que vão comentar com educação e bom censo e acabam postando o reflexo de seus impulsos raivosos e ignorantes. Existem comentários e palavras completamente desnecessários aqui. Vale lembrar que Também sou usuário, e ao contrário de muitos, ainda contínuo na plataforma, também estou extremamente descontente, agora olha minha postura e compara com a dos impulsivos pirracentos.

  7. Eu queria um Windows Mobile só pra poder jogar a caixa no celular. Só pra isso.
    Enquanto isso me divirto nessa merda de Android, já cansei de colocar rom e voltar pra rom original nessa merda de Moto X Play que nunca mais vem o maldito Nougat, que dirá o Android 8 Oreo.

    1. Man por que estais sofrendo no Android? Aparelho à venda com Windows 10 Mobile continua existindo normalmente, basta procurar com calma, oferta não falta. Vai no meu canal e procura lá, já dei várias dicas sobre o MyVipBox. =)

      1. Só fico ainda nessa porcaria de android por causa do Chromecast e por causa dos apps, tem mais opções, tem os oficiais.
        A fluidez e a beleza do WM julgo ser melhor.

        1. Fluido foi até o Windows Phone 8.1, os apps abriam em questão de segundos, o multitask era excelente, o sistema não gargalava e aparelhos de entrada e comparados a iPhones. Windows 10 Mobile foi muito bem elaborado no começo, mas depois a Microsoft abandonou o sistema, e ele deixa muito a desejar.

        1. Flopou mesmo? Tens certeza? Engraçado, não é o que o pessoal do corp diz. Ah, mas se os #techmanjas dizem, então vale o que estão dizendo, certo?

    2. To com Android 6 e não to sofrendo nada… Todos apps funcionam normalmente. Está passando raiva trocando de rom à toa. Quer passar raiva mesmo volte pro w10m com aqueles apps abandonados e mal feitos.

  8. Antes que eu me esqueça: o melhor player de música, Groove atualizado no Android com recursos que já existiam antes no Windows Mobile. Ué então morreu Android? #Techmanja

      1. E desde quando usuário de Android sabe o que é bom? Sabes o que é um MDM, por acaso, ou o que é o Azure AD? Quando souberes me fala, aí a gente conversa como gente grande =).

        1. Ó #techmanjanada , o que tem a ver gerenciamento de dispositivo móvel BYOD é o Azure que é um.conjunro de soluções em nuvem a ver com o Groove, tsc, tsc ,não manja nada mesmo hein , o Satya foi bobinho em te contratar.-)

    1. Será a primeira empresa do mundo a atingir o valor de mercado de 1 tri. Escreve isso aí. Menos para os #techmanja, já que a Microsoft “matou” o mobile.

  9. Não vejo a hora de comprar meu Surfacephone e um surface tab mini, quero muito algo inovador e a possibilidade de jogar Xbox num dispositivo de mão < 8".

  10. Eu acho que a Microsoft deveria ter pensado em implementar uma loja no Windows, já lá no lançamento do Windows 7, em 2009. O iPhone chegou em 2007 e ditou a importância de se ter uma loja dentro do sistema operacional. A Microsoft deveria ter visto isso, ela teve 3 anos para fazer algo, mas só foi cair a fixa muito tarde, no Windows 8.

    A loja do Windows não só sofre com a falta de apps, como também sofre com a falta de “interesse” do público que usa o PC. Eu mesmo costumava ter vários apps instalados no Windows 10, direto da loja, e a maioria UWP… Mas depois de notar que eu raramente usava eles, eu simplesmente abandonei a loja. É simples assim: Eu tinha o app do facebook e messenger instalado, mas sempre usava o navegador para checar as novidades, por “costume” mesmo. Eu tinha o app MyTube para ver vídeos, mas sempre abria o Youtube do navegador porquê era mais conveniente. Eu tinha o app do Netflix, mas a versão do navegador era bem mais completa. E para praticamente tudo no market, eu já tinha uma alternativa melhor pra mim. Acabou que a maior parte dos aplicativos, são coisas que eu já fazia bem no navegador, e para outras tarefas específicas, era muito melhor usar os programas padrões.

    Eu acho que o Ballmer quando implementou a loja no Windows 8 e compartilhou os apps com o Mobile, imaginou que a maioria dos desenvolvedores do Android e iOS ficariam tentados em portar ou criar aplicativos para ambos, por conta do número de PCs e Notebooks na época serem grandes. Ele só não deve ter esperado que o desempenho de vendas do Windows 8 fosse tão fraco.

    E o Windows 10 sofre hoje do mesmo problema, mesmo com mais de 350 milhões de dispositivos usando o sistema, não só os desenvolvedores não tem a mínima vontade de criar ou portar aplicativos para a loja, como os usuários sequer tomam conhecimento de sua existência.

    Então, eu não só acho que a Microsoft hoje precisa atrair mais desenvolvedores para a sua loja, mas também mostrar para os usuários que ela pode suprir a necessidade de encontrar o que precisa sem precisar passar por sites de download para achar aplicações no dia a dia.

    Eu particularmente estou bem curioso para ver como o Nadella vai resolver isso.

  11. O problema dessa matéria não está em elencar as ferramentas disponíveis.
    Mas em esquecer que se não tiver adeptos e interessados em utilizá-las, a Microsoft pode ter trocentas ferramentas, que vai continuar na mesma situação.
    E sabendo que a Windows Store (agora Microsoft Store) não evoluiu muito em quantidade e qualidade dos seus aplicativos em relação ao Windows 8…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *