Microsoft já tem um truque que pode reduzir o tamanho dos jogos no Xbox Series X

Os tamanhos de download no Xbox Series X podem ser reduzidos, de acordo com o chefe da Microsoft Game Stack. À medida que as resoluções aumentam, os jogos aumentam, no aspecto do tamanho ao baixar e instalar no Xbox. Mas, graças à nova tecnologia com a qual a Microsoft trabalha, esse “problema” pode ser revertido. Da mesma forma, podemos ter mais jogos instalados no nosso próximo Xbox Series X.

James Gwertzman, gerente geral da Game Stack da Microsoft,  conversou recentemente com vários jornalistas em uma entrevista via VentureBeat, onde comentou sobre o que sua equipe está trabalhando para a próxima geração.

Um dos estudos que a Microsoft tem experimentado é quanto ao uso de modelos (aprendizado de máquina – IA) para geração de ativos e a verdade é que funciona muito bem. A tal ponto que pretendemos enviar texturas de baixa resolução e fazer com que os modelos de ML melhorem as texturas em tempo real. Você não pode dizer a diferença entre a textura de alta resolução criada manualmente e a textura de baixa resolução ampliada pela máquina, a tal ponto que você também pode enviar a textura de baixa resolução e deixar que a máquina faça isso sozinha.

Esse tipo de tecnologia torna o download muito menor, sem que haja uma diferença significativa na qualidade do jogo. Isso é realmente magnífico. Gwertzman disse que esse processo funciona especialmente bem em estilos fotorrealistas, pois eles adicionam toneladas de dados.

Não há garantia de que veremos esse tipo de tecnologia nos jogos do Xbox Series X, mas certamente seria uma surpresa agradável se futuros downloads gigantescos pudessem ser reduzidos. Ao menos a Microsoft está buscando melhorar com isso.

106 comments on “Microsoft já tem um truque que pode reduzir o tamanho dos jogos no Xbox Series X

  1. Será que veremos matérias mostrando a diferença de tamanho nos “sites especializados” como antes do Xbox One X? Do nada pararam com esse tipo de matéria e sobre qualidade gráfica também.

    1. Não, pq a MS está fazendo o básico….só ela destrói HD sem necessidade…se pega jogos no PC com mods e mais mods, pack de textura 4k e muito mais e não da o tamanho dos jogos da MS…

          1. Teve q por gran turismo na história pra poder se sentir bem!
            O uncharted é o jogo q mais acompanha o ps4 em bundles!

    2. A Microsoft fez todos esses sites acabarem de vez com as matérias de resolução e desempenho; vai fazer elas acabarem com as matérias de exclusivos; aí vai sobrar pra elas falarem que o Xbox é o responsável pelo aquecimento global.

        1. Ôh seu acéfalo, não terá jogos first-party produzidos só para ele,pois todos lançados,também serão para o One. Mas isso não significa que não terão exclusivos para a família Xbox. Enquanto você será obrigado a comprar o PS5 se quiser jogar algum jogo.

          1. Corre pro PC, pro Switch, as vezes corre até pro Xbox 360. Sonista além de hipócrita, é sempre covarde. É por isso que sempre acho que são juvenis que tem problemas de relacionamento com o pai ou mesmo ausência. São meninos rebeldes que querem se auto afirmar por pura insegurança.

          1. Olha quem esta falando isso kkkkkkkkkkkkkk
            Se informe rapaz e você vai ver que ele fala a verdade… usa o Google ai e veja….. Opa espera, você não tem essa capacidade e vai ter que esperar um Youtuber te falar a “verdade”

  2. Tomara que implementem isso já no lançamento do Xbox Series X. Os jogos estão muito pesados hoje em dia… É incrível como a Nintendo consegue compactar bem seus jogos.

  3. Vi isso ontem, a DF vai poder dizer se realmente é o que o discurso da Microsoft diz.

    De toda forma, imaginem um jogo Cross no qual eles vão encher de texturas em baixa resolução, no Xbox One S/X os quais não tem tal feature vão receber jogos lindos de se ver kk

      1. Talvez bem pouco, por que o que vai sair são assets que simulavam reflexos e sombras apenas, que geralmente tinham baixa qualidade e eram repetidos em diversos lugares.

        1. Cara, tenho uma dica pra vc: vai tomar no meio do olho do seu cu, seu filho de uma puta vagabunda que só te criou pra mentir e dar o rabo. Tu que é filho de uma drogada que deu pra qualquer Zé bosta na rua e te gerou, te alimentou com resto de comida e agora tu é um pobre coitado que não tem videogame nenhum e nem emprego, por isso passa o dia destilando sua invejinha por aqui. Fracassado.

          1. Não só eu que sou um marmanjo barbado que sofre de calvície que acessa o Windows Club de segunda a segunda em todos os horários kkkkkkkk

        1. Agora vai lá estudar estrutura de dados e descubra a razão de um SO que cabe em um disco de 3,5GB ocupar mais de 20GB no HD depois de instalado. Quem sabe vc aprende algo.

          1. ha e? entao vamos la, usar FreeArc pra todos os arquivos e solucionar todos os problemas… SO QUE NAO.. e a estabilidade, seguranca, enfia no seu cu?

            a comparaca que vc esta fazendo e burra e impossível pra tecnologia de hoje.

            Exatamente por isso que a solucao das empresas de diminuir o peso dos jogos, SAO OUTRAS.

      1. ainda ta viajando na maionese…achando que tirar redundância, que de 50gb iria pra 10…alem de diminuir pouco na compactacao dos arquivos, vai receber de brinde, muitos problemas de segurança, arquivos corrompendo facilmente, morte mais facil das memorias, perca de capacidade, cheio de erros, etc… e no final na pratica vai mudar nada.

    1. Halo 5, Forza 7 e Gears 4 mandaram um abraço, acho que quem tem o HD padrão de 500gb do console (que na verdade só tem 300 e poucos gb e o resto é do sistema) não consegue nem instalar os 3 jogos de uma vez, se consegue fica lotado.

        1. Lista de “exclusivos” (multi) do Xoneteco:

          Forza
          Halo
          Gears
          Forza
          Gears
          Halo
          Forza
          Forza
          Halo
          Gears
          Halo
          Forza
          Gears
          Forza
          Halo

          Uffa, achei sua não iria acabar essa lista imensa.

  4. Ótimo ver que estão procurando soluções pra diminuir o tamanho dos jogos para fazer download. Realmente essa é uma das minhas maiores preocupações, provavelmente terei que comprar um SSD externo pra colocar todos os meus jogos, e isso deve sair bem caro também. Queria mesmo é que essa próxima geração viesse com uns 2tb no mínimo, mas pelo custo provavelmente isso não vai acontecer.

    1. Se todos os jogos fossem desenvolvidos para SSD sem arquivos de “redundancia” um jogo de 20GB por exemplo, teria no máximo 1GB se ele fosse desenvolvidos apenas para SSD

    1. Ai vai ver tem quase mais pessoas jogando o simulador de cabra que os exclusivos

      WEEK’S MOST PLAYED PSN
      DRAGON BALL Z: KAKAROT 3292 players
      FIFA 20 2250 players
      DEATH STRANDING 1724 players
      The Sims 4 1650 players
      BioShock 1484 players
      Goat Simulator 1364 players
      Uncharted: Drake’s Fortune Remastered 1260 players
      Grand Theft Auto V 1189 players
      Red Dead Redemption 2 1082 players
      Borderlands 3 1055 players

  5. Melhor coisa q eu fiz foi bloquear essa pivetada Zé roela sonysta q não entende porra nenhuma e fica enchendo os comentários de viadagem. Aê Moderador do Blog. Bloqueia essa molecada de viado.

  6. Isso ai é bem legal, pq mostra que a MS está se preocupando com o público que tem conexões de internet de baixa velocidade, para não prejudicar a sua experiência e principalmente para que ele não pense em adiar a compra ou transição para a nova geração pois apesar de ter a grana, mas vezes a internet na região onde reside não evolui, ou até tem aquelas franquias (algo que afeta alguns países ou operadoras de internet). Só mostra como a MS está tentando abraçar todos os jogadores… e suas carteiras! hahahahaha Well done MS!

  7. Resolução, Gráfico, Jogos Acessíveis e Live todos excelente no Xbox…agora não importa mais para mídia especializada…só tem 2 caminhos pra eles : Vendas e Goty. ?

  8. Já que o Moderador do site não tem capacidade de mandar Block nesses Sonystas….mas perai….se bloquear… a indústria gamer vai falir…os Sonystinhas são os únicos que alimenta a indústria gamer pagando Full Price nos games

    Pessoal…vamos dar um chance pra eles…. SQN

    Toma ki seus Sonystinhas de uma figa
    .I. ..I..

  9. A forma mais saudável e segura de os downloads diminuírem seria os consoles não darem mais suporte a HD e aceitarem instalação somente em SSD, assim sendo o desenvolvedor não precisaria criar arquivo de redundância pra facilitar os loads. Mas se a MS fizesse isso, Vish…

        1. A questão seria para expansão depois (eu tenho 2 HDs externos no Xbox, um de 1tb e outro de 4tb), pois se tivesse que ser apenas SSD ia encarecer…mas como o Full Ghoren disse, se diminuir o tamanho dos jogos (por diminuição de redundância) seria algo viável.

          1. Há de ter consumo para ter mercado, hoje realmente é caro assim como na época dos HDs externos porém deve baixar consideravelmente nos próximos anos.

          2. Torço para isso…atualmente só vejo uma maneira de comprar SSD externo: comprar SSD da China e colocar em Case externo com USB 3.1, sai mais em conta que comprar aqui no Brasil…
            Mas a tendência a longo prazo é realmente baratear.

          3. Tem moleques aí achando graça, certamente é a galera que nunca viu um PS1 e N64 na frente, com certeza. O pessoal pensa que os jogos do PS1 eram grandes só por causa das CGs, e não é bem assim. A diferença de tamanho dos jogos do N64 pro PS1 passa por esse mesmo caminho, e olha que o N64 tinha texturas bem melhores.

            Edit: aliás, isso também era verdade no PS2 e Xbox. Os jogos eram lidos a partir do DVD, e ambos tinham DVD com a mesma capacidade, mas o Xbox tinha jogos graficamente bem mais avançados e texturas bem mais pesadas, SÓ QUE, um leitor de DVD bem melhor, o que permitia usar menos redundância (sobrando espaço pra texturas maiores e até mesmo outros aspectos de jogos) e mesmo assim ainda conseguia ter loads mais rápidos.

          4. cara, Xbox tinha potencia melhor, vai achando que e por causa de apenas midia que da toda essa diferenca… e esquece o CD, tudo hoje e online, se um jogo for pesar 200GB ele vai pesar isso, nao vai ficar limitado a memoria do CD, entao nao faz diferença na pratica isso que vc esta falando simplesmente pq…

            Redundância tem muito mais a ver com seguranca, do que compactação de arquivos…se fosse exclusivo para SSD os jogos, a leitura seria absurdamente maior e poderia compactar mais os arquivos, assim diminuindo o peso e sem perder tanta a seguranca sim…MAS NAO DO JEITO QUE VC ESTA FALANDO… entao nao viaja, como que MELHORAR graficos? ISSO tem haver com a potencia do console e nao com o HD ou SSD…. a unica diferencia dos dois e a leitura, carregamento… e o HD ainda da conta hoje em dia normalmente, so mostra que a unica diferenca na pratica do SSD e HD e loadings..

            RAID e um exemplo(o 0 que e mais inseguro e plausivel a erros).

      1. É e não é. Por exemplo, eu compro um HD de 2Tb e um SSD de 440Gb pelo mesmo valor. Se os jogos fossem feitos sem uso de arquivo de redundância, o impacto na diminuição de tamanho me permitiria ter no segundo os mesmos jogos do primeiro, além do bônus do carregamento bem mais rápido.

          1. Sera que a falta de cabelo dele é algum colateral de alguma droga que ele anda usando kkkkkkkk o cara só tem cabelo no lado da cabeça kkkkk parece com aquele leão quando o pica pau raspa a cabeça dele kkkkkkkkk

          1. Arquivo de redundância, jogo de 50GB se fosse desenvolvido só para SSD teria uns 10GB eu não consigo para de rir sério kkkkkkkkkk caixistas são todos burros assim ?

        1. Tem que usar redundância, nao viaja… Isso e seguranca, para o jogo nao fechar, arquivos corrompidos, perca de dados, morte de memoria, e muitos outros problemas, etc…, do jeito que vc esta falando, NAO EXISTE! e sequer ha exemplos.. pq simlesmente nao tem como, ha limite, um jogo de 100GB nao vai pesar 10GB com um SSD…

          so olhar os exemplos de RAID, nao viaja…

  10. Isso ai é bem legal, pq mostra que a MS está se preocupando com o público que tem conexões de internet de baixa velocidade, para não prejudicar a sua experiência e principalmente para que ele não pense em adiar a compra ou transição para a nova geração pois apesar de ter a grana, mas vezes a internet na região onde reside não evolui, ou até tem aquelas franquias (algo que afeta alguns países ou operadoras de internet). Só mostra como a MS está tentando abraçar todos os jogadores… e suas carteiras! hahahahaha Well done MS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *