Carregando...

Microsoft já tem um truque que pode reduzir o tamanho dos jogos no Xbox Series X

Os tamanhos de download no Xbox Series X podem ser reduzidos, de acordo com o chefe da Microsoft Game Stack. À medida que as resoluções aumentam, os jogos aumentam, no aspecto do tamanho ao baixar e instalar no Xbox. Mas, graças à nova tecnologia com a qual a Microsoft trabalha, esse “problema” pode ser revertido. Da mesma forma, podemos ter mais jogos instalados no nosso próximo Xbox Series X.

James Gwertzman, gerente geral da Game Stack da Microsoft,  conversou recentemente com vários jornalistas em uma entrevista via VentureBeat, onde comentou sobre o que sua equipe está trabalhando para a próxima geração.

Um dos estudos que a Microsoft tem experimentado é quanto ao uso de modelos (aprendizado de máquina – IA) para geração de ativos e a verdade é que funciona muito bem. A tal ponto que pretendemos enviar texturas de baixa resolução e fazer com que os modelos de ML melhorem as texturas em tempo real. Você não pode dizer a diferença entre a textura de alta resolução criada manualmente e a textura de baixa resolução ampliada pela máquina, a tal ponto que você também pode enviar a textura de baixa resolução e deixar que a máquina faça isso sozinha.

Esse tipo de tecnologia torna o download muito menor, sem que haja uma diferença significativa na qualidade do jogo. Isso é realmente magnífico. Gwertzman disse que esse processo funciona especialmente bem em estilos fotorrealistas, pois eles adicionam toneladas de dados.

Não há garantia de que veremos esse tipo de tecnologia nos jogos do Xbox Series X, mas certamente seria uma surpresa agradável se futuros downloads gigantescos pudessem ser reduzidos. Ao menos a Microsoft está buscando melhorar com isso.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.