Microsoft lançará streaming gratuito do xCloud com o Xbox Game Pass Ultimate em setembro

A Microsoft planeja lançar seu serviço de streaming de jogos, atualmente conhecido como Project xCloud, gratuitamente para seus assinantes pagantes do Xbox Game Pass Ultimate em setembro. O serviço xCloud permitirá que os jogadores do Xbox joguem jogos em dispositivos móveis ou até iniciem um jogo em seus consoles e o continuem em seu celular ou tablet. O Xbox Game Pass Ultimate combina o acesso à Xbox Live, uma assinatura do Xbox Game Pass e, a partir de setembro, ao xCloud em uma única assinatura mensal.

A Microsoft promete que mais de 100 títulos do Xbox Game Pass poderão ser reproduzidos em um smartphone ou tablet quando o serviço de streaming for lançado. A Microsoft ainda não está detalhando quais países serão suportados no lançamento. A empresa está construindo seus data centers do Azure nos EUA e em partes da Europa com blades Xbox One S para transmitir jogos do Xbox através do xCloud. A Microsoft atualizará esses servidores para o hardware do Xbox Series X em 2021.

O Xbox Game Pass Ultimate será a única maneira de acessar o streaming do xCloud no lançamento, mas poderá casar um plano de assinatura própria no futuro. No blog oficial do Xbox foi dito o seguinte:

“Jogos em nuvem no Xbox Game Pass Ultimate significam que seus jogos não estão mais bloqueados na sala de estar. Você pode se conectar mais do que nunca com amigos e familiares por meio de jogos no Xbox Game Pass Ultimate, você pode continuar o jogo onde quer que você esteja em qualquer um dos seus dispositivos. “

O “Project xCloud” nem mesmo será o nome final do serviço de streaming de jogos da Microsoft. “Este não é o nome oficial, mas você deve pensar nele como streaming do Game Pass ou Xbox, algo assim”, explica Spencer. “Na verdade, ainda não temos o nome final, mas não será o Project xCloud.”

A Microsoft agora planeja mostrar mais jogos chegando ao xCloud durante o evento de jogos do Xbox Series X na próxima semana, e devemos obter detalhes mais sólidos sobre o serviço em agosto.

A Microsoft vem desenvolvendo esse lançamento do xCloud há quase uma década, desde que a empresa demonstrou o Halo 4 rodando em um Windows Phone em 2013, no mítico Nokia Lumia 520. Depois de quase um ano testando publicamente o xCloud, setembro será o primeiro grande passo em direção ao ambicioso plano da Microsoft de atingir uma mercado bilhões de jogadores em todo o mundo.

128 comments on “Microsoft lançará streaming gratuito do xCloud com o Xbox Game Pass Ultimate em setembro

  1. Xcloud vai bater mais de 50 milhões de assinatura do Game Pass fácil no celular. Se a galera pira jogando Free fire, imagina jogando os jogos de Console no celular? É o futuro dos games o streaming.

    1. Red Dead Redemption 2 no celular… Tem noção do potencial que isso tem de gerar assinaturas, é uma parada insana isso que a Microsoft está fazendo com o Xcloud.

  2. Acho a ideia muito boa, provavelmente não vou usar pelo fato de não curtir ficar jogando numa tela de celular, uma boa opção para quem gosta..

    1. Vai ser bom jogar os single player, ou as vezes você só quer testar o jogo mesmo, faz o teste no celular e depois baixa no console.

      1. Cara, jogar cagando, deitado, no chão, na cozinha. Toda hora que vc pensar em pegar o celular pra acessar site/canal sonysta pra ficar fofocando, vc agora joga.

    2. Mas o Xcloud não é nenhum tipo de portátil. Não é limitado ao smartphone. Com certeza que vão expandir pro PC e talvez até TVs Samsumg, já existe propagandas da Samsung com o gamepass.

      Isso vai ser muito bom pro publico casual que não tem console, a ideia é essa, expandir jogos pra bilhões de jogadores no mundo.

    3. Pensa na situação: Você tem o VG no quarto/escritório e uma box android na sala, você tá jogando de boa no quarto e sentiu vontade de jogar sentado, bingo! Liga o box da sala, conecta o controle e continua jogando.

      1. sim, mas eu tenho o xbox one X e uma Tv 4k, então minha preferencia é jogar mais nela, tanto que tenho tv 4k no quarto e uma tv normal na sala, e nao curto jogar na sala por motivos meio obvios.

        1. Aí é que tá: opções! Você pode, não você deve. ALém do que, pelo menos agora no começo, as lâminas do Xcloud são One S, então na sua Tv da sala (ou da sala de uma porrada de brasileiros) ficaria até muito boa.

          1. por isso eu disse acima, a ideia é muito boa, mas é algo que provavelmente eu nao vou usar.

    4. Tem jogos e jogos, acho mais legal jogar games de cartas, tática e RPGs de turnos com bastante diálogos, tipo o Persona 5, num PC ou portátil, tanto que eu nunca encostei na versão de consoles do Gwent.

    5. Exatamente, isso são para pessoas que não tem interesse em consoles e nem em pcs, mais jogam em um celular, e acredite milhões de pessoas tem esse perfil,

          1. Como se os jogos de console P2W como FIFA tbm não fossem máquinas absurdas de pega trouxa.

    6. Provavelmente vc usará quando não tiver em casa e tiver em algum lugar onde vc tem que aguardar 1 hora para ser atendido ou está aguardando alguém. A prioridade é o console, o xCloud é o plano B que vou usar bastante.

      Jogar no console/PC será o melhor lugar para jogar, mas o xCloud entra em ação quando você está sem acesso ao console no momento e eu consigo imaginar inúmeras ocasiões que daria pra jogar no xCloud e que meu console não estaria disponível.

  3. Não tem tanta informação nisso aí. Parece que Phil Spencer resolveu dá uma moral pro Tom Warren divulgar no site dele.

    Não falou os países disponíveis e não falou sobre a o serviço no PC. Informação oficial só em agosto.

      1. Tenho o Vita e mesmo com o PS4 do lado dele tem inúmeros erros de taxa de transferência de dados de imagem e som. Coisa que o Gamepad do WiiU dá um banho em tempo de latência.

    1. Você vai poder utilizar em basicamente qualquer aparelho que se conecte a internet, nos celulares vai ser um aplicativo, em que você vai poder logar com sua conta da live e usufruir dos jogos que estiverem disponíveis.

  4. G
    R
    A
    T
    U
    I
    T
    O

    E ainda aparece um monte de Zé Ruela Aqui, que vem lá do meups que não tem novidade nenhuma defendendo uma empresa Mercenária. Será que foi Lavagem Cerebral que fizeram nesses Gados?

  5. seria interessante se vc puder acessar o xcloud do pc e de outro console, poderá estar no trabalho e conectar sua conta ou na casa de um amigo.

    1. Será ótimo xCloud com GamePassUltimate ainda mais que será gratuito para os assinantes GPU.

      Quem quiser só usar o xCloud terá que desembolsar $15 mensais.

  6. Uma das matérias mais bombásticas do ano e todo mundo sem entender nada, não sabem como fazer console war quando não se tem uma caixa envolvida. Nossa que bando de comédia, maioria está morrendo, devem estar se perguntando o que será do mundo sem caixas. Porra que merda de gente que passa o dia inteiro na internet é esse. TUDO ONLINE PORRA, VC NÃO VAI MAIS PRECISAR COMPRAR CONSOLE A MICROSOFT VAI PAGAR POR ELE. EEEEEEEEEEEEEEEEE
    E o Sonysta na Eurogamer ainda querendo fazer contas de quantos consoles a Sony vendeu e vai vender para ganhar console WAR….
    https://thumbs.gfycat.com/VigorousFeminineBoar.webp

    1. Enquanto sonysta conta quantos consoles foram vendidos (sendo que o dele esta lá pegando poeira), eu conto quantos jogos eu tenho na fila para jogar.

        1. Seria bom se o fator “unidades enviadas as lojas” e “notinhas” fossem convertidos em melhorias para a plataforma, mas não é o caso.

          1. No quesito “notinhas”, os estúdios da Microsoft estão bem na fita. Os sonystas é que insistem em ficar citando os jogos de notas baixa, ignorando os de notas altas assim como as atualizações pros jogos.

      1. É melhor que os R$40 do Ultimate. As vezes ele não é vantajoso pra mim pois já tenho o Forza Horizon 4, RDR2, Gears 5, Rocket League e alguns outros. Agora é esperar chegar no Brasil 🙂

  7. Excelente! xCloud integrando ao Xbox Game Pass Ultimate é a melhor decisão da MS, além de continuar a ideia de unificar todos os serviços em um nessa versão ultimate, ainda vai trazer um catálogo gigante pro xCloud desde o lançamento dele. Microsoft se consolidando cada vez mais como a empresa com os melhores serviços de games do mundo!

  8. Antes de comemorar quero saber em quais países o serviço será suportado. Infelizmente provavelmente no Brasil não será suportado…
    Saudações Colosso

    1. A internet nos grandes centros anda boa o suficiente pra jogos em nuvem, com sorte seremos contemplados. É mais provável que a Microsoft traga nuvem pro Brasil do que a Sony.

      1. Tomara. Eu também acho que a Microsoft será a primeira a trazer para o Brasil o seu serviço de streaming, inclusive acho até que será antes que o Stadia e Geforce Now também…

  9. Quero só ver quando a MS lançar esse serviço, e conseguir milhões e milhões de assinaturas, principalmente no mobile, quem é que vai querer jogar free fire, se pode joagr um halo ou batlefield.
    Vamos ver se o gamepass vai matar a indústria.

    1. Na verdade, se o negócio pegar, vai incentivar a indústria de games a migrar pro Xbox, pq sabe que vai atingir um público de bilhões.

  10. Inicio do fim da era Playstation. Essa é a nova geração, uma pena vivermos em um país como o Brasil de tecnologia ultrapassada, pago internet, mas sou obrigado a cansar de reclamar da qualidade do serviço que fica instável quase sempre. Internet Live Tim.

    1. A Sony esta sempre dez passos atras em relação a MS, sempre se agarrando as mesmas práticas, assim como uma hora a criança que assistia Felipe Neto cai na real e para de apodrecer sua mente, os jogadores que foram de PS começam a perceber a disparidade entre os dois ecossistemas.

      Quanto a internet utilizo Vivo fibra, não tenho nada a reclamar no momento, já minha rede móvel é da Tim, ainda preciso ver quanto o Streaming vai demandar, mas provavelmente vou dar um up no meu plano, afinal irei consumir abundantemente 8D.

    2. Galera de capital sofre com internet, mas vocês sempre insistem em grandes multinacionais como provedores. Não tem relacionamento com o cliente, infraestrutura antiga e sobrecarregada, entre outros problemas. Em cidades menores do interior, existem provedores locais que disponibilizam a mesma quantidade de internet (ou até mais – a Oi só foi ter 400Mbps esse ano, eu já uso há dois), com um volume de tráfego infinitamente menor e, algumas vezes, link de fibra dedicado até sua residência (igual grandes clientes corporativos tem nessas multinacionais de internet).
      Dependendo de onde você mora, privilegie um provedor local, eles não são glamurosos, não fazem propaganda na TV, mas dão conta do recado.

  11. ainda não temos o nome final, mas não será o Project xCloud

    Quanto vocês querem apostar, que vão cagar no nome? Xcloud é um nome tão moderno, não sei porque vai mudar.

  12. Título engana trouxa!!!
    Propaganda enganosa by Sony!!

    Será cobrado $15 pra ter acesso no xCloud.

    xCloud gratuito, só mesmo para quem é assinante da GamePassUltimate.

  13. Uma coisa interessante é que quanto mais XSX tiver nestes servidores, mais baratas as peças ficarão para a MS por causa da demanda, e isso significa consoles mais baratos para os consumidores também.

  14. Momentos que daria pra jogar no xCloud pelo celular quando o console não está disponível:

    1) Fila enorme do super mercado;
    2) TV ocupada temporariamente por alguém da casa (tipo alguém querendo ver novela, etc.);
    3) Aguardar no carro o trânsito passar para só depois ir para casa (já fiz muito isso);
    4) No trajeto do ônibus a caminho do trabalho/escola (quando ia de fretado pro trabalho eu gastava 2 horas do trajeto para ida e volta por dia);
    5) Chegar 30 minutos mais cedo enquanto aguarda um atendimento;
    6) Chegar bem mais cedo no trabalho por algum motivo (dia do rodízio, levar a criança para escola, etc.);
    7) …

    Em grandes jogos, daria para fazer alguma missão secundária, pegar coletáveis, ou só explorar o mapa mesmo e deixaria para fazer as missões principais no console quando chegar em casa.

  15. Mesmo para quem já tem console o xCloud é bem vindo. Jogar no console/PC será o melhor lugar para jogar, mas o xCloud entra em ação quando você está sem acesso ao console no momento.

    Eu tenho o Xbox One X, uma TV OLED 4K e um HomeTheater, mas essa infraestrutura não está comigo quando estou aguardando meu atendimento no dentista quando chego 1 hora mais cedo ou quando marco um local com minha esposa no carro e chego 1 hora antes dela. Nesses momentos eu poderia coletar recursos ou coletáveis no Red Dead Redemption 2 ou Shadow of the Tomb Raider e deixo para fazer as missões principais só quando eu chegar em casa. Ou quando a TV está ocupada naquele momento (tipo, a mulher quer ver a novela), aí vc vai para o celular para continuar a jogar o mesmo jogo de onde parou e quando a TV for liberada vc volta pra TV.

    A prioridade é o console, o xCloud é o plano B que vou usar bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *