Microsoft libera apps e jogos UWP para o Xbox One, entenda como funciona e como instala

xbox-one-loja-store

Ontem, finalmente, a Microsoft liberou os apps e jogos UWP para o Xbox One, mas para usar isso, precisa entender alguns pontos.

Primeiro, isso só funciona com a Anniversary (codinome Redstone 1), uma atualização que chegará para todos após o dia 2 de agosto. Contudo, muitos usuários do programa Preview do Xbox One já conseguem usar tais apps.

UWP é uma nova plataforma criada pela Microsoft embalada no Windows 10 e permite que um jogo ou app criado como UWP rode em qualquer dispositivo com Windows 10, mas claro que existem limitações quanto ao hardware.

Na tarde de ontem, a Microsoft liberou geral e praticamente todos os jogos e apps UWP estão marcados para funcionarem no Xbox One. Será um bug? Dificilmente, mas é uma possibilidade. Na verdade virou uma festa, mas como participo disso?

Procedimento

  1. Instale a Redstone 1 ou Anniversary no seu celular ou PC. Isso terá que ser feito pelo programa Windows Insider, se você não é Insider recomendamos que espere até a próxima terça-feira, pois será liberado para todos – e falta pouco.
  2. Na loja, baixe os apps e jogos possuem a marcação “Disponível para Xbox One”. Cabe lembra, que não fomos nós que inventamos isso, quem marca tais apps dessa forma é a Microsoft. Se não der certo, não temos culpa. É a loja que marca tais apps como compatíveis para o Xbox One.
  3. Vá até a loja do Xbox One e veja se tais apps aparecem na “Biblioteca” ou como “Pronto para Instalar”. Cabe ressaltar, o Xbox tem que está com a Anniversary instalada e que a versões prévias podem conter bugs.

Alguns apps como exemplo: Netflix, Baconit, MSN Clima, VB10, Windows Câmera, Cast, Perfect Tube e por aí vai já funcionam. O emulador de Nintendo 64 também está marcado compatível com o Xbox One pela Microsoft e já está disponível.  Contudo, pode não funcionar devidamente por enquanto, mas não deve demorar até que a Microsoft aperfeiçoe tudo isso.

Outro exemplo, Minecraft Windows 10 Edition Beta é UWP e a loja já aponta como disponível para Xbox One:

Quem estiver com a Anniversary poderá ver com seus próprios olhos os apps e jogos compatíveis com o Xbox One, mas repetimos que a Microsoft está preparando tudo para a próxima terça-feira e versões prévias podem  e devem conter instabilidades.

Claro que, o processo ainda não é intuitivo, mas até o dia 2 de agosto esperamos que a Microsoft melhore isso.

Quem ainda duvida dos planos da Microsoft a esta altura do campeonato, coloque a Redstone/Anniversary no PC ou Celular e vá passear pela Windows Store.

17 comments on “Microsoft libera apps e jogos UWP para o Xbox One, entenda como funciona e como instala

    1. Sim. Estou usando o Netflix, Daylimotion, MSN Clima, Cast(Com suporte a musica de fundo), Baconit, e Windows Camera. Mas com tudo alguns desenvolvedores disse que tem alguns que tem essa opção de Xbox One disponivel, mas que ele não vai rodar pois tem uma opção que o cara marca pra enviar para Windows Store, essa opção é pra disponibilizar pra futuros device Windows, e eles marcaram, aí da esse erro https://twitter.com/mehedih_/status/758761930177835008

          1. É a mesma coisa, mesma interface. Não tem nenhuma diferença visível. Só um bug que tinha na antiga que não tem mais nessa, que é de as vezes clicar num filme e ir em outro totalmente diferente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *