“Microsoft não se importa com o Windows Phone?” – Pare de estupidez

dedo-windows-hater

E mais uma “bomba” divulgada pelo The Verge  após a “morte do Windows Phone” causou alvoroço em alguns usuários do Windows Phone, muitos inclusive nem queriam nem saber das novidades da próxima atualização, só pensaram arrancar os cabelos e tacar o Windows Phone na parede.

 A seguinte frase impactante que Terry Myerson da Microsoft disse ao The Verge: “Windows Phone não será o foco este ano”  – gerou revolta, e com toda razão.

A Microsoft acaba de abandonar o Windows Phone? E agora? E as builds que estão sendo lançadas? E os aplicativos universais que estão chegando? E a nova Central de Ações do PC interligada com o Mobile? E a Cortana que funciona melhor nativamente com a plataforma Windows? E aquele monte de novos recursos do Continuum A as próxima geração de Live Tiles pedidas pelos usuários dos dispositivos móveis? E aquelas parcerias com diversas fabricantes como a Vaio, HP, Acer, Alcatel, Blur e tanta outras? E os novos Lumias que estão chegando ainda em vários locais do mundo como recentemente o Lumia 650 desembarcou na China? E a homologação do Lumia 650 no Brasil? E.. E.. E… A Microsoft abandonou tudo?

Nos últimos 22 dias, o Windows Phone cresceu bastante em número e qualidade de aplicativos, inclusive com a chegada dos novos Instagram e Twitter, sem contar que todos os dia chegam na loja coisas novas. Além disso, finalmente a Microsoft igualou liberação das builds para os Insiders dos dispositivos móveis e PC. Diante disso tudo, chegamos amos até  brincar que a primeira build prévia da Redstone tinha mais novidades que o Android N e o iOS 9.3, e no fundo pode não ser só brincadeira.

Build 2016, o choro

skypeai-ed

O “problema” foi neste evento. Muitos alegaram que a Microsoft falou mais o nome “Android e iOS” do que o próprio Windows Phone, e claro, para os fãs obcecados e haters isso pode ser um prato cheio.

A BUILD não é um evento voltado para o consumidor, a Microsoft não quer te conquistar por ele. Ela quer desenvolvedores. Infelizmente, a participação do Windows Phone é pequena no mercado, logo a empresa achou mais congruente falar sobre o 270 milhões de dispositivos com Windows 10 – isso incluí o Windows Phone – para tentar conquistar os desenvolvedores do Android, iOS e produtora de jogos.

Eles não falaram especificamente Windows 10 desktop ou Windows 10 tablet ou Windows 10 Mobile. Eles simplesmente falaram sobre a plataforma Windows 10 como um todo. Para a Microsoft agora é tudo Windows 10.

A morte do Xbox One também está decretada por haters e fãs mais ávidos, acredite, praticamente todos os jogos do console estão indo para o Windows 10- poucos não irão. Ora, então por que eu compraria um console e não um PC? A revoltar por lá também foi grande. É a estratégia dela agora é só falar a palavra mágica “Windows 10”.

Na conferência Build 2016, a Microsoft mostrou os Lumias diversas vezes. Eles mostraram SDKs e recursos de plataforma que claramente afetam Windows 10 Mobile. E toda vez que eles mostraram o gráfico do Windows 10, tinha um dispositivo Windows Mobile na foto, lado a lado com qualquer outro tipo de dispositivo do Windows 10.

A empresa achou melhor falar do Xamarin, da nova plataforma Windows Ink, Hololens, inteligência artificial, portabilidade de apps do Android/iOS/Win32 ao desenvolvedores. Recursos como a nova Central de Ações ou as novas Live Tiles não foram explicados, pelo menos por hora. O Continuum “mais poderoso” ainda está sendo liberado.

ligacoes-pc-mobile

Será que o Windows 10, como plataforma universal, por si só garantirá a oferta de apps universais para o Windows Phone? Levará os games do PC ao Xbox One? Só Deus sabe, mas essa é escancaradamente a estratégia de Nadella.

The Verge

O problema da frase “Windows Phone não é nosso foco este ano” foi ser colocada fora de contexto, foi não ter especificado que aquilo foi uma entrevista específica para o evento Build 2016.

A “Microsoft não mataria o Windows Phone nem se quisesse”, faz parte da proposta universal, e querendo ou não tem dado certo até agora. Ainda acreditamos que o The Verge não matará o sistema.

Se a empresa conseguir conquistas mais desenvolvedores para o Windows 10, isso afetará o Windows Phone diretamente. O problema que essa nova estratégia, apesar de anos sendo provocada pela Microsoft, até hoje muitos não querem enxergar.

É apenas minha opinião! Fique livre para concordar ou discordar!

dedo-legal-windows

223 comments on ““Microsoft não se importa com o Windows Phone?” – Pare de estupidez

  1. Realmente tudo se resume ao Windows. O que me incomoda na MS é o nítido abandono dos seus apps, uns ja morreram e outros foram esquecidos, um doa maiores exemplos é o Skype.

      1. Ela pode lançar duzentas remodelagens que nao muda nada. So esperar o whatsapp lançar uma video chamada e meter a última pá de cal no skype.

    1. No caso do Skype a Microsoft não se decide, hehe, falaram que iam descontinuar o moderno e ficar com o desktop, agora dizem que já estão desenvolvendo outro universal.

  2. Já está claro que o foco da Microsoft é o Windows 10 como todo e não aquele ou outro dispositivo. O que está pegando agora é a simples falta de dispositivos tanto da MS quanto os dos seus parceiros aqui no Brasil. A sensação que dá é que estamos virando motorista de carro cubano, com aparelhos de cinco anos atualizando para as novas versões do Windows 10. 🙁

  3. Porque escolheria um Xbox One se os jogos estão saindo para PC?
    Os PC’s são mais caros e não te da uma comodidade de transporte, quem nunca levou o box para uma festa, para jogar entre amigos e família?
    Windows Phone está morto?
    Sim.Com certeza este sistema já está ultrapassado, e o w10 mobile tem muito para oferecer e melhor tamb.

    Minha duvida…
    Para quem entende e puder me informar, o visual studio ou o xamarim aceitam programação em Python?Consigo transformar meus app’s Python em C#?

    1. As pessoas dizem que um pc é mais caro que um xbox one, mas se for montar um pc com as peças do vídeo game no mercado, sai bem mais barato.
      Claro, sem garantia oficial por toda a maquina e sem atendimento ao cliente

      1. O que o cara acima colocou em questão é a praticidade do console, você pode levar seu pc pra onde quiser, mas isso não é comum.
        Não defendo nem um nem outro, pra mim são coisas distintas, existe publico para as duas plataformas. Eu prefiro console pra jogar simplesmente por essa praticidade.

        1. já caiu essa história de console ser mais pratico, é mais o público mesmo.
          acho que o futuro do console, vai rodar a partir de um lumia 950.
          isso sim é pratico.

          1. Isso dá uma boa discussão e tem muita gente que apoia esse seu pensamento. Mas eu discordo, próprio phill Spencer disse que consoles nao vão morrer, muitas pessoas gostam de sentar na sala e jogar na tv. Só Quem nao tem console que diz isso, porque pra essa pessoa nao faz diferença. Quem tem console, sempre vai defender seus consoles

          2. Já estão cogitando para console:
            colocar mouse e teclado, retirar a entrada de media física, troca de peças internas para upgrades de hardware. Ms quer transformar os consoles em desktops até com office.

          3. Sim, eu concordo que os consoles estão mudando (pra melhor) suas características e cada vez mais vai ter serviços como os do pc. So nao acho que os consoles vão morrer porque existe publico pra isso. vejo uma evolução e não uma morte.

      2. O negocio é o pc montado com peças do vídeo game não rodam como o mesmo desempenho, o vídeo game tem hardware otimizado para isto, você pode ver os requisitos mínimos recomendados nos games do One que saiu para o pc.

  4. Tudo bem, não vai morrer não, está indo meio lento mais não vai morrer. O único detalhe que notei na Build de ontem que achei meio estranho é quando uma apresentadora foi demonstrar um reconhecimento de imagem através de uma foto tirada de um Smart e advinha? A criatura pega da sua mesa um Iphone 6 e tira a foto. Pooo ai vocês derrubam né? kakkakakakka Pelo menos um 535 podia pegar para bater essa foto ai!! rsrsrs

    1. Concordo. Também achei que a Microsoft pecou nesse quesito. Por mais que o evento seja voltado para desenvolvedores multiplataforma, mostrar seus funcionários usando uma Smartphone da concorrência para funções que não dizem respeito a exemplificar alguma funcionalidade específica em outro SO de certa forma da uma impressão errada de marketing.

      1. Sei o quanto parece estranho. Mas a Microsoft está criando uma grande base de usuários dentro do Ios e do Android com serviços uw

        1. A Microsoft está fazendo uma base de usuários em outros sistemas, quanto melhor for pros usuários desses sistemas, mas eles continuarão lá kkkkk é estranho mas é uma verdade 😛

          1. Cara, se está tudo tão bom lá e eles têm uma loja vasta de aplicativos, para que vão querer mudar? Não faz sentido. É ser muito ignorante mesmo para não ver isso.

          2. Ai , simplesmente do nada sai uma att para estes aplicativos bloqueando ou mudando totalmente o atual “sensacional” para um “vixe fudeu”. O que a MS esta fazendo em outras plataformas é colocar o queijo na ratoeira e esperar os usuários.

        2. Exato. Uso todos os apps da Microsoft excelentemente no Android e ainda tenho a Google Play transbordando de apps, além das possibilidades do sistema ser aberto. A Microsoft foi ótima em incentivar seus concorrentes. Quando saí do WP e fui pro Android estava tudo lá: meus contatos no Exchange, minhas fotos no onedrive, meus compromissos no calendário. Tudo. Qual o sentido de eu largar o Android e tudo que ele tem por exemplo, e ir pro windows mobile se já tenho tudo no sistema concorrente. Essa estratégia da Microsoft NÃO VAI DAR CERTO, como não está dando. Só não vê quem insisti em fechar os olhos

          1. Não é por aí meu amigo. Você realmente acha que sabe das coisa? Estude, trabalhe e alcance um cargo de direção em uma das maiores cias do planeta, depois sim, venha dizer o que é certo e o que é errado.

          2. Têm vários aplicativos da MS nas outras plataformas, então por que não ir para lá, já que além dos apps da MS ainda teremos outros apps que o W10M não tem? Ex.: Cortana será disponibilizada para Android e iOS. Realmente isso não faz muito sentido, só vai fazer se e quando o W10M ficar fodão, isso beeeeem lá no futuro.

          3. Cortana será integrada ao Cyanogen OS 13 senão me engano, mas com limitações…perante ao windows 10, mas nada que um desenvolvedor do XDA não aprimore rsrs.

        1. É estranho mas não incomum. Cada um usa o que acha que é melhor. Funcionários são profissionais naquilo que fazem. Mas sua vida pessoal não deve ser mesclada à dita profissional.

          1. olha que você pode perder essa aposta, pelo inovações que vieram nas ultimas versões do android eles estão olhando bem para o windows 10

          2. Engraçado na computação da USP é o lugar que mais vejo abrangência entre os três ecossistemas, vejo gente com Chrome OS, usando os Macbooks da vida e claro notebooks com Windows…além de alguns com Ubuntu..quanto mais SO melhor para o usuário final, acho que quem ganha com isso somos nós, cada um usa o que lhe for preferível.

          1. Mas a apple so faz este celular.
            A microsoft é nuvem, xbox, note, windows, holo, teclado mouse acessórios, telefone, musica, video…

        2. você trabalha na Motorola.. vai usar um Motorola ou um que te atenda mais, você trabalha na Samsung vai usar um Samsung por obrigação? pf neh, empresas tem smartphones da empresa e o do usuário, eles tem os 2, agora só pq ele trabalha la tem que usar.. é obrigado, pf pf pf neh, tenha santa paciência com essas pessoas..

        1. queria que a microsoft obrigasse ela a usar windows ? empresa boa é aquela que não obriga seus funcionários a utilizar seus produtos.

    2. A Microsoft tem inúmeros clientes que utilizam o Iphone. Não há por que ignorá-los. 🙂
      Houveram demonstrações com um Lumia 950 XL também, Claudio.

      1. Aaa eu sei né.. tudo bem, também não podemos ser “cavalos treinados” que não olham para os lados, mais aonde quero chegar é… Poxa, você está fazendo marketing de seu produto, então apresente as novidades com seus produtos. Sei lá posso estar sendo chato mais é o que penso!

        1. Eu também preferiria da forma como você prefere.
          Mas a MS já deixou claro, que aonde houveram clientes em poteêncial, ela vai atuar e entregar o seu melhor… independente de ser Windows ou não, por isso, sempre demonstrarão que oferecem seus serviços também em outros sistemas e não apenas no Windows. Paciência…

          1. Vide as parcerias recentes entre Canonical e Microsoft, Ubuntu e Windows…eu nunca pensei que viveria pra ver isso o.O, a Microsoft hoje vende serviços e pra isso eles querem alcançar o maior número de plataformas possíveis.

          2. E isso é bom pra todos, pra MS, pra nós consumidores e pra comunidade Linux também! 🙂

          3. Com certeza, espero muito que a Microsoft disponibilize seus serviços para Ubuntu..gostei muito deste SO, não dá pra substituir o windows pra mim, mas é um excelente software de desktop, torço muito pra ter um Office sem usar programas como play on linux ou wine.

          1. N? Apps da microsoft rodam melhor em outro sistemas do q no proprio wp, o Skype foi atualizado nas outras plataformas, no wp bc n pode hostiar uma simples conversa em grupo

          2. No próprio print do evento citado acima temos uma versão melhorada do Skype rodando onde? No Windows 10 Mobile. A mulher falou com a Cortana pelo Skype usando um Lumia 950 (ou o XL). Lembra do Skype universal que anunciaram que ia vir? Então…

          3. Então, a atomização com todos esse novos recursos foi liberada pra android e ios, e nada pra windows phone ou Windows 10 Mobile. Ate a propria M$ ja falou q o sistema movel dela n e o foco no momento

  5. Bom texto… Pelo que percebi, a estratégia da MS é trazer desenvolvedores e não app pra plataforma. Eles ficaram anos tentando trazer apps e pessoal viu o que deu… pessoal lançava uns apps +/- que depois de uma semana já não tinha mais suporte… A ideia agora é fazer os desenvolvedores priorizarem a plataforma ( ou usar Xamarin pra desenvolver pra outras plataformas) o que indiretamente vai trazer apps de qualidade pro mobile..

  6. O que chateia era a promessa da Microsoft em que todos os smartphones com o 8.1 iriam ser atualizados, e hoje só tenho a versão 10 em meu 920 pois instalei a versão Insider, e o desempenho não está aquelas coisas toda. Até pretendo adquirir o 950,mas será que vem para o Brasil?, se não vier vou ter que adquirir um outro smartphone com o sistema do robô verde e deixar o 920 como secundário.

  7. Pode ser que tudo isso esteja certo, pode ser que essa seja a maneira certa de fazer, mas ninguém me convence que essa é a melhor estratégia. Se o foco eh o Windows e aplicativos universais, nada mais importante que a mobilidade e nada mais mobile do que os smartphones. Bom mas os lumias nao impactaram tanto quanto o desktop ou xbox, certo, então nada mais justo que forçar mais destaque e atenção ao que estar mais deficiente. Deveriam forcar exatamente nisso para dar desenvolvimento igual a toda a plataforma. Mas nao, deixam ate um pouco de lado aquilo que mais precisa de atenção, alegando talvez que se o Windows 10 como um todo se destacar, o mobile aproveita o embalo. Acho que eh muito pretensão. Daqui a pouco surge aí um iOS universal que ja tem um força no desktop e no mobile ai tchau Windows Universal. Além de tudo isso, nao ha estratégia pior que desagradar aos próprios fãs da plataforma, os próprios apoiadores, que é coisa que a Microsoft tem habito de fazer. Oura se o próprio fãboy da plataforma fica desapontado com as coisas da Microsoft e começa a falar mal, quem vai falar bem? Onde isso vai ajudar no desenvolvimento?

    1. Sou exemplo de Fanboy deixando de ser… nunca me vi com Android, mas hoje se tivesse que comprar um aparelho novo, eu pensaria em iOS e Android tbm.

  8. Eu troquei o Windows Phone por Android e queria deixar aqui meu relato, tive um Samsung Omnia W, depois um HTC Surround, um Lumia 822 e por fim Lumia Icon (929), nunca fui um fanboy, mas tive uma experiência ruim com o android na suas primeiras versões (travava tempo todo) e experimentei na época o Windows 7 que apesar que não tinha quase nada de aplicativos(era muito pior na época) me ofereceu uma estabilidade que não tinha parecido no android. Gostei e fiquei na plataforma, mas hoje acredito que a própria Microsoft já abandonou o seu sistema mobile, além que comprei um Xiaomi Mi 4c com snapdragon 808, 3GB RAM e 32gb por 200,00 dólares. O android está muito na frente do Windows 10, Além do sistema ser mais funcional, ter mais aplicativos ele ainda funciona com o sistema do Carro, Smartwatch , SmartTV /Amazon fire tv/Chormecast, e a Gopro(essa abandonou o sistema) , e o pior de tudo, quem faz aplicativos pro Windows mobile 10 perde metade do pequeno mercado de Windows Phone que existe, já que celulares 8.1 não rodam apps feitos pra Windows 10. Não vejo outra situação a não ser a Microsoft ir abandonando seu sistema, e isso é nítido, como seus apps são melhores nos concorrentes, atrasos no lançamentos e menos celulares sendo lançado.

    1. Vai abandonar o que cara?… deixa de ser paspalho… se fosse abandonar pararia no 8.1… tem que ser muito besta pra acreditar nesses “clichês”… vai dormir.. zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    2. Não concordo que a MS vai abandonar, mas só não dá a atenção que deveria.
      Mas de resto sobre o Android, concordo com tudo… e iOS é na mesma vibe.

  9. Acho que a MS está agora aprendendo a esconder mais as coisas, ela resolveu falar apenas do que está pronto ou está quase pronto nessa build, fazendo assim nós não ficarmos com expectativas desde agora pra uma coisa que so vai acontecer final desse ano ou ano que vem (ou seja, coisas da redstone 2) pra não acontecer o que aconteceu com o W10M, ainda mais que ela está usando o esquema de atualização parecido com o tick-tock (acho que é assim que se escreve, pesquisem, vcs vão ver que a intel tb usa esse esquema em seus processadores) que consiste no “tick” fazer grandes mudanças e adicionar várias coisas novas em uma atualização e no “tock” apenas aprimorar o que já foi feito.

      1. Eu acho isso meio que uma falácia… o Vista e o 8 não foram sistemas operacionais ruins… só foram sistemas operacionais bons lançados na época errada…

        O Vista foi lançado pedindo máquinas com no mínimo de 512 MB de RAM e 1 GB como recomendado numa época em que as máquinas mais comuns que eram vendidas tinham ou 256 MB ou 512 MB de RAM. O Windows 7 só foi “bom” por que foi lançado pedindo o mesmo que o Vista, mas numa época em que máquinas com 1 ou 2 GB de RAM já eram comuns e aposto que se lançassem o 7 em 2006 e o Vista em 2009, aposto que as pessoas iriam achar o 7 um lixo e o Vista como o “Melhor SO já lançado” justamente por causa do Hardware…

        O 8.x foi uma proposta bem ambiciosa, mas lançado no timming errado… Mas teve uma coisa boa nesses dois: Graças ao Vista, a maioria das fabricantes tomaram vergonha na cara e passaram a vender computadores minimamente decentes… e graças ao 8.x o mercado passou a dar atenção aos “tablets-pc” que foram esquecidos desde o início do milênio (existiam, mas ninguém produziam muito)… simplesmente conte quantos híbridos se achava no varejo antes de 2012 e depois de 2012.

  10. Seguindo firme e forte com o 930, mesmo que tivesse novos aparelhos por aqui o preço não está nada bom, não têm sequer um telefone que preste por menos de 800,00 à venda.

  11. O seu ponto de vista é bom, mas o problema ainda está em não “meter o dedo” no Windows Mobile para fazer a coisa andar. A ideia é excelente, mas na prática você vê mais atitudes contra o sistema do que beneficiando o mesmo.

    Exemplos: aparelhos não sendo atualizados depois de várias promessas (série x20 que o diga); aplicativos saindo da loja do Mobile ou não sendo atualizados e nada contrário sendo feito, nem mesmo promessas de melhora do sistema aos desenvolvedores (até o Here! WTF!); windows 10 mobile oficial com bugs, mesmo depois de tanto tempo; prazos prometidos e não cumpridos; lojas fechando por falta de novos aparelhos (Brasil); nenhuma manifestação aos consumidores sobre o verdadeiro rumo do mobile (vácuo!!!).

    Brincadeiras a parte, para o consumidor final, o atual estágio do Windows Mobile não atende quem quer um smartphone com aplicativos até para produtividade. Futuramente, com o empenho da empresa junto aos desenvolvedores quem sabe.

    Creio que com tantos acontecimentos e os consumidores não enxergando o tal “empenho” da empresa com o mobile, o sistema sem apps não vinga a curto e médio prazo, e deixar muito para o futuro pode diminuir demais o número de usuários ou até matar um sistema promissor. Tomara que não, mas infelizmente meu próximo smartphone não rodará Windows… Infelizmente.

    1. Eu amava o Windows phone, quando comprei o meu 920 em 2013 eu não tinha os apps do Android, mas tinha o Here drive, mix rádio, aplicativos de câmera Nokia, office, e outras funções legais de integração. Hoje essas características ainda existem, mas em outros sistemas se tornou melhor e tem muito mais atenção da Microsoft. Não adianta querer tampar o sol com a peneira, Windows phone não é mais o foco, tem gente se incomoda e outros não.

      1. Eu estou sem saber o que farei no futuro… perdi muito a empolgação com o WP, falta de apps, muitos prazos não cumpridos e agora depois de mentir dizendo que todos 8.1 iriam para 10, meu 1020 não será atualizado.

        Se hoje meu 1020 parar, eu não vejo um Lumia que me cative… acho que eu me renderia a um iOS ou Android mesmo…. pq se é para ter câmera ruim, que pelo menos eu tenha aplicativos também.

        1. Cara.. estou na mesma que você. tenho um 920, comprei logo assim que lançaram, funciona perfeitamente bem…não me recordo das vezes que travou e só agora alguns jogos estão apresentando lentidão. Esperei quase um ano com promessas pra saber agora que não a linha x20 não será contemplada… acho a proposta da MS muito boa com o Windows Phone ou WIN10 ou qualquer nome, mas foi um tiro no pé divulgarem que todos seriam atualizados e agora não mais. Esperei todo esse tempo e agora vou voltar para o Iphone.. infelizmente ! não tenho encontrado modelo atuais melhores que o 920 (gosto do tamanho da tela dele). pensei em ir para o 930, mas não tem nas lojas… enfim .. MS está parecendo empresa amadora…

          1. Não troco nem vendo… hahahah… é meu xodó, legítimo Nokia (tempo bom!)… tenho medo dele morrer… aí tô num mato sem cachorro.

        1. Dizer “Windows Phone” é uma forma de expressão ao dispositivo mobile com Windows. Mesmo com o Windows 10 muitos ainda o chamarão de Windows Phone e é por isso que sempre fui a favor de utilizar o nome do dispositivo de “Windows Phone” e não “Lumia”.

        2. Nao é windows 10 como o todo seu jumento, é windows 10 mobile, windows para xbox one, windows 10 para tvs e por ai vai, jamais alguem vai falar windows 10, pois nao se sabe de qual produto esta falando, se eu falar, olha o Google chrome no windows 10, ou seja, nao existe Chrome no mobile.

          1. Prezado jumento, se a ideia é ter apenas um sistema operacional, é sim aceitável dizer apenas WINDOWS 10. Seria tipo :
            Minha TV tem windows 10 ( e não minha tv tem windows 10 TV)
            Meu console é windows 10 ( e não meu console é windows 10 xbox)
            Meu Smartphone é windows 10 ( E não meu Smartphone é windows 10 mobile)
            Não importa o dispositivo, todos rodaria sobre o mesmo sistema operacional WINDOWS 10.

        1. Quais ? One drive? Melhor no Android! Skype ? Melhor no Android,Oficce ? Melhor no Android! Agora o android tem Here drive e o W10 mobile nao, que droga de sistema! Sem contar com um dos melhores jogos, o Subway Surfers que nao esta disponivel no Windows 10, mas esta disponivel no 8.

          1. Mas o Here vai ser descontinuado em todas as plataformas… E esses outros apps citados no Windows10 são iguais aos do Android…

          2. O Subway Surfers não ta mesmo e é uma pena, quem sabe ele venha em formato universal, assim como Instagram, Facebook, Messenger, Skype…

          3. Office melhor no andróide? Aonde?
            Tem continuum no andróide? No meu tem uso todo dia… Como faço?
            Tem maps? Tem tudo que preciso e atualizado e atualizando….calma

          4. Só se for no seu Smartphone que tudo o que vc disse é melhor. Here Drive não tem no Windows 10 Mobile ???? Então o meu Smartphone é ninja, pois aqui tenho o Here Driver INSTALADO E FUNCIONANDO.

          1. Digo Office, Cortana, OneNote, OneDrive, Calculadora, Calendário Outlook e outros que vem por padrão. Os apps da Microsoft do Android são superiores aos do Windows Phone 8.1, mas não aos do Windows 10 Mobile.

          2. Todos os aplicativos a qual se referiu são superiores no Android, foi o motivo maior para ter mudado para o Android. Onde drive do Windows separa por gênero automaticamente? Sunride calendário é o melhor calendário que existe (é da Microsoft e não tem para Windows), one note tem um botão que fica flutuando na tela o tempo todo para anotação rápido (Windows não tem essa função em nenhum app),tem o SwiftKey para Windows? Ele também é Microsoft. E outra coisa tem o Here sendo atualizado o tempo todo assim como qualquer app que mencionou.

          3. Mas o Here vai sair da loja de todos os sistemas e todos os seus recursos foram integrados no app de mapas do Windows 10… O OneDrive continua muito bem organizado, dividido em pastas e o menu em conteúdos. OneNote com as duas pastas que eu criei, sendo uma delas as anotações rápidas e talz…

      2. Exato

        depois de seculos de demora, lançam uma versão bugada e cheia de imperfeições

        tente achar um dado, uma musica dentro do seu aparelho..

        não existe mais, agora só procura no bing,, e é claro que a consulta ao olftalmologista, ou o aniversário de alguém , não está no bing
        está dentro do seu aparelho,,,
        e lá você não pode mais procurar

        bom quem sabe um dia alguém lance um app de terceiros para esta função

        mas karalho, já existia no 8.1 como foram esqueceer

        prova de merdella make,, e do descaso da merda$oft com seus clientes

    2. Li o texto da matéria e de cara li o seu. Você sim foi perfeito.
      É aquela história. Na teoria é uma coisa mas na prática…

  12. Cara, tenho um notebook HP Dv5-2114br e a Microsoft praticamente me OBRIGA a instalar o Windows 10 nele, mas não funciona! dps de instalar o SO, ele procura atts no windows update, trava no meio da atualização e não quer mais ligar, oq eu faço?

  13. W10M terá (se todo mundo atualizar) 1% do marketshare
    dizer que a MS não se importa com ele é estupidez? UM POR CENTO?

    caiu de 3 (considerando o 8) para 1% (considerando o 10)

    quem em sã consciência vai desenvolver apps pra 1% ??? tanto é que até a GOPRO desistiu, por exemplo

    1. Até mesmo a MS falou o mesmo que você. Onde no mesmo discurso é falado “Se você que fazer algo novo e excitante, vá para o XBox One e o Hololens, não para o Windows Phone. Se você quer ter clientes e usuários, foque no Android ou iOs, não no Windows Phone.”

      Que desenvolvedor, que empresa, que cliente vai querer investir nessa plataforma depois de uma declaração dessas? Ela pode não ter desistido do sistema (o que duvido), mas cavou o buraco e deixou a pá e a terra do lado para facilitar o trabalho de enterrar depois.

      1. Amigo, entenda. Não existe mais Windows Phone, NÃO EXISTE. É Windows 10!
        Se tu cria apps para Windows 10 pc ou Xbox One vai criar também para o Windows Phone, como regra.
        Pare de pensar como um cavalo olhando só para o lado. A gente passa anos falando de uma plataforma universal e o pessoal ainda tá contando porcentagem de participação do Windows Phone. Nem a Microsoft leva isso em consideração mais, só desinformados.

        Desculpe se fui rude, mas tá na hora de pensar no Windows 10 Mobile de forma diferente.

        1. Exato. MSFT matou metade da sua plataforma. Faça as contas, quanto é metade de 2%?

          Sim, 1%. Que developer vai produzir um app pra 1% de marketshare?

          1. Simplesmente o que irá desenvolver para o Windows 10, lembre-se a contagem do Windows 10 de usuários, conta já com o Windows 10 Móbile, sacou a parada… Não existe mais separação de setor, o Windows 8 tinha um share, o Windows Phone 8 outro share, o Windows 10 é o mesmo share.

          2. Mas a ideia não é desenvolver para o Windows 10 como um todo? Isso é mais que 1%. Os aplicativos chegarão aos telefones como consequência por chegarem aos PCs, tablets e ao Xbox One, não é? E não o contrário.

          3. Cara, depende. Nem todo app tem como foco o DESKTOP. Apps como GoPro, Snapchat etc não tem como foco desktop, então elas não vão criar apps pra W10 e portar para W10M.

            Você estão achando que o W10 vai salvar o W10M. Bem, a realidade mostra que estão errados.

          4. Eu sei, mas há muitos dos apps para dispositivos moveis que funcionam em tablets. O mercado de tablets com Windows está crescendo muito. E aí, faz mais sentido ainda, já que vai lançar o app para um tablet, lançar também para o telefone celular.

          5. No fundo, no fundo não há saber com certeza o que vai acontecer no futuro. Mas não consigo imaginar um mercado dominado pela Apple e pelo Google. Eu acredito que, ou a Microsoft está desenvolvendo uma outra estratégia silenciosamente ou estão apostando na estratégia atual. Não dá pra acreditar que uma cia do tamanho da Microsoft jogaria a toalha para um mercado tão importante como este.

        2. Cara, eu to no windows phone desde o natimorto lumia 900 e tive um lumia 925 e um l930. Sempre fiz campanha pelo windows phone. Mas agora muito provavelmente eu vou dar o fora do sistema e pegar algum android qualquer ai. Nem a câmera sensacional que eu tinha no 8.1 existe mais no w10. Ta difícil.

          1. Faça isso e seja feliz. Acho que cada um compra o que quer, entendeu meu amigo. Android não é lá estas coisas, se você quer um Android fluído tem que comprar um Nexus, o qual nem vendido no Brasil é, porém o Android Puro é capado, e se quer um Android completo, compre um modificado, mas ai você cai no humor das fabricantes se irá abençoar seu aparelho com atualização ou não, meu amigo comprou um Moto G 3 Geração e tem 1 mês, ele já esta reclamando de travamentos, todo sistema tem seus problemas.

          2. Eu tenho travamentos com o windows 10. Então eu posso dizer que o sistema é horrível? Além do mais, sw eu quisesse trocar de smartphone nesse momento, qual opção com windows eu teria para comprar?

          3. Windows 10 Móbile é um sistema que renasceu totalmente do zero, e no caso do Android, o sistema não trás mudanças radicais, ou seja, só acrescenta recursos. Vamos pensar da seguinte forma, mesmo quando o Android esta sem Bug, o sistema tem mania de apresentar travamentos depois de alguns meses de uso.

          4. Vc entende que o consumidor final não tá nem ai pra que estádio tá o sistema? Ele quer que o sistema lhe atenda no estágio que ele estiver. Nao adianta vir com papo de fanboy pra cima mim porque eu ja estou desde o wp7 nesse sistema e sei todas as mazelas que ele ja possuiu. O S6 EDGE do meu pai nao sabe o que é travar. Acabe com esse papo de que todo android trava e que nenhum windows trava.

          5. Tem gente que se faz de cega… não dá para ser assim… desde que meu 1020 com 2GB foi fadado a ficar com o 8.1, cansei …
            Meu tio tem um S5 e nunca vi ele reclamar…. Android só não pode ser aparelho barato.

        3. Desculpe amigo, mas vc disse bem: “como regra” só que na prática, parece que nem todos os devs estão agindo por osmose, veja bem, não canso de citar esse exemplo mas é o que tem me incomodado mais pq gosto muito desse app: o tunein radio que eu usava no 8.0 e 8.1, tem pra w10 PC mas ainda não tem pra w10 mobile (foi prometido pelo dev mas sabe-se lá qdo virá e qdo. poderei instalar no meu 730)…ué, mão não é tudo a mesma coisa? Então como regra não era pra ser simultâneo e automático? Tem pra um e não tem pro outro??? Aí fiquei boiando…

    2. Uns desistem e outros voltam.
      Tem mais gente chegando que saindo, o problema é que o povinho nojento pega uma notícia pequena para fazer inverno e decretar o fim de uma plataforma que está em pleno desenvolvimento.

      1. Não, não tem mais gente chegando. Pare com essa estupidez. Marketshare caiu de 3 pra 2%. Agora, com essa política de atualização da MSFT, no melhor cenário será de 1%.

        Os apps pra W10M não rodarão no WP8.1. Ou seja, agora temos 1% de WP8.1 e 1% de W10M. Você acha que o developer vai produzir 2 apps, pra 1% de WP8.1 outro app pra 1% de W10M?

        3% já era difícil, 1% então, tecnicamente morto HOJE.

        1. É por isso q o foco da MS é nos pontos onde ela é forte, o Windows de desktop ira literalmente carregara o WM nas costas.
          Não sei qual o problema, ela ta fazendo aquilo q vcs pediram: trazer desenvolvedores para a plataforma

        2. Concordo… ela restringiu mais mais ainda a quantidade de usuários quando abandonou os x20… vai levar um tempo para a base de usuários chegar a um patamar que venha a valer a pena os desenvolvedores investirem tempo e dinheiro no W10M.

    3. Você tem que entender um mero detalhe que sua visão limitada não permite, o sistema usado no móbile é o Windows 10, desenvolver para o Desktop, é o mesmo que desenvolver para o Smartphone,Tablet, TV, Relógio, tudo o que usar o Windows 10.

      1. Vamos citar o caso do tunein radio no w10: pq o mesmo só tem pra w10 PC e não pra w10 mobile (não oferece suporte e não está disponivel pra baixar na loja), pq tentei baixar no 730 e diz isso. Se é tudo a mesma coisa não teria que estar disponível pros dois, PC e mobile???

    4. Mas não é justamente por isso que há a plataforma de apps universais? O Windows 10 como um todo já tem 270 milhões de usuários e os números continuam subindo. Um desenvolvedor que criar um app para rodar em um tablet ou PC com Windows, só não vai adaptar para telefones se for muito preguiçoso!

  14. A Microsoft podia pelo menos lançar uma atualização para os usuários de aparelhos com 512 de ram. Apenas para colocar a nova Loja, porque no Android a loja SEMPRE mudará dependendo ou não da versão do seu sistema. E também queria deixar aqui minha frustração com a Microsoft que agora está lançando seus aparelhos Lumia com botões virtual, que na minha opinião são horríveis. Os botões físicos são praticamente a marca dos smartphones Lumia, eles são LINDOS

  15. Mas eu não acho que ninguém ainda ache que a Microsoft quer matar o WP/W10M, mas é fato que a Microsoft vai deixar o W10M agonizando e amargando por mais um tempo, provavelmente mais um ano… talvez até dois. O plano de fazer o W10 crescer como um todo mostrou que até isso se refletir no Mobile vai demorar, pois o Mobile não vai ser uma prioridade e sim uma consequência.
    Eu realmente acredito que o W10M vai funcionar, mas até lá, quem resolver ficar na plataforma provavelmente vai amargar, vai ter aparelhos abandonados e tudo mais (a Microsoft tá testando qual seu nicho e o que vai dar certo).
    O que eu acho é que, quem estiver disposto a continuar tem que entender isso… mas creio que a Microsoft já deu TODAS as dicas DO MUNDO pra ficarmos a vontade e irmos testar outras plataformas, preparou todo o terreno colocando os apps que acostumamos no Windows e isso NÃO é um demérito. Ela só foi inteligente o suficiente pra isso…

    Então, convenhamos, o W10M não morreu, nem vai morrer… mas também não está nem de longe as 1000 maravilhas como vocês pregam, que nada aconteceu, que ainda está por vir. Acho que a Microsoft não tá mais preocupada nem pensando nisso agora e vocês deveriam aceitar isso logo e parar de supor mil coisas e criar fantasias sobre isso, garanto que com essas ilusões vocês (sites) estão atrapalhando muito mais o SO e a Microsoft, criando esse Hype negativo em cima de algo que a Microsoft NUNCA falou nem prometeu.

    1. E o Android é? Ou o iOS é a maravilha que pregam?
      Só acho que tem públicos para todos os gostos. Android M acho que não chegou a 2% dos aparelhos, aí vem o Android N agora, oi? E o iOS.93 qual a novidade?
      Vejo o Windows 10 Mobile se tornando o sistema mais diferente e mais forte a cada semana, é questão de gosto.

      1. Bem, é aí que está o problema de todos vocês que só sabem defender a plataforma sem criticar.
        O Android e o IOs NÃO precisam pregar nada, nem defender o SO… já fizeram isso anos atrás, o Android mesmo era bem ruinzinho e a partir do 4.4 correu atrás e hoje está em pé de igualdade com o IOs de forma geral, tanto em marketshare, como em aceitação pelo público, como pela adoção da plataforma pelos DEVs. A Apple e a Google não precisam convencer ninguém que seu SO vai dar certo, porque ele JÁ deu… brigando atualmente apenas no ajuste fino de funções e melhoras. Já o WP/W10M tem muito o que mostrar, quem tem o difícil trabalho de atrair um público de usuários e DEVs é ele… logo, quem PRECISA pregar as maravilhas é ele.

  16. pust mais essa frase ai teve sentido de futuramente ela querer matar poxa. Podemos ver o caso da blackberry dizendo q não ia nao ia e no final matou. Poxa de não vai matar da pelo menos uma noticia aos usuários q em breve noticias boas viram. mais fica enrolando. Estou com o the verge. Agora fica enrolando dizendo q 2017 sera o ano do windows 10 mobile. Poxa faz 3 anos q o sistema foi anunciado e nada de novidades ate hj, nada que preste te hj a MS tem melherorar nesse ramo perdendo ou não ele tem q fazer uma estrategia pra se ergue pois ela tem as cartas e não quer usar…

  17. Infelizmente a situação do Windows Phone e agora Windows 10 Mobile não é nada boa, principalmente em sua loja de apps, tanto PC como Mobile, muito jogos de grandes empresas estão completamente abandonados na loja, exemplo: Franquia Angry birds da Rovio estão moscas, aplicativos como Metrotube, Tubecast, Perfect music, e muitos outros estão parados no tempo, sem receber atualizações, a unica desenvolvedora que continua lançando jogos e atualizando é a Gameloft, a impressão que dá, é que os desenvolvedores apenas jogam os apps na loja só para fazer volume e presença e os abandonam no sistema, sem contar, que a palavra Google, já esta na boca do povo, quando se fala em smartphones, as pessoas já lembram de Android, Gmail, Playtore, Google maps, buscador do Google e por ai vai, as concorrentes já estão de alguma forma, inseridas na cultura popular como um todo, e o Windows Mobile não, quando se fala em Microsoft, as pessoas só associam com PCs, o resto é vago, tai, porque o Android ou IPhone são mais conhecidos e tem mais atenção dos Devs!

    1. Rapaz, já vi Tubecast receber atualizações de recursos primeiro que o Youtube do Google.
      Não tenho quase nada para reclamar desses clientes. Se tem um aplicativo que o pessoal não sente falta nos comentários é o Youtube.

  18. Se todos os recursos/serviços que eu gosto e uso no windows phone estarão disponíveis em outras plataformas, então já posso largar o Windows Phone. De boas. Pra mim é o que significa. A MS muitas vezes já mostrou que é melhor fazendo Apps mobile do que (com todos os fatos acumulados até agora) fazendo um OS mobile.

  19. É pode não ter desistido, mas pelo andar da carruagem esta faltando pouco pra isso. De 3% para 1% de mercado, só passa a imagem de como a M$ trata o seu consumidor.

      1. Sim, você acabou de encontrar um que leva a sua indignação com bom humor escrevendo M$. E não, não tenho camisa do Linux, nem uso Linux ou outro OS. Poderíamos aqui discutir que todas as empresas no mundo contemporâneo podem trocar os seus “ésses” por $, como $am$ung, $ony e outras, mas não é o caso e nem a finalidade do tema divulgado aí. Enfim, se você está feliz com a Microsoft (M$), que bom pra você, porque eu estou descontente. Caso não seja mais possível que eu brinque com a minha indignação aqui, só avisar, que nem entro mais no blog, que é muito bom por sinal.

  20. Comprei meu primeiro lumia (640xl) a poucos meses, e não consigo entender quando alguns dizem que não há novidades. Concordo que estamos muito atrás de outras plataformas, mas houve muito avanço de uns meses para cá.
    Adorei o texto, concordo plenamente com o que foi dito. O foco não é no mobile, mas praticamente todas as novidades anunciadas afetam este setor. Não teremos grandes novidades, mas estou vendo melhoras naquilo que já temos.
    A Microsoft com esse evento quer conquistar desenvolvedores, e graças aos apps universais, tudo que desenvolverem terá potencial para o mobile também.

    Parabéns ao Windows Club pelo excelente texto, só tomem mais cuidado com o Português, uma sugestão seria passar o texto para outra pessoa ler antes de publicar, quem digita dificilmente vê os erros.

  21. Bem, eu li a matéria do The Verge e estou lendo esta. Minha conclusão: sensacionalismo e exagero dos dois lados: um para derrubar desesperadamente e outro pra tentar reanimar o barco desesperadamente. Cara, nem na Microsoft dá pra acreditar mais e levar a sério, imagina então especulações…!

    1. Não especulei nada. Só dissemos fatos até a data.
      Se acompanha as notícias sobre o Windows neste site sabe que tudo que foi dito já aconteceu.

  22. MSFT está querendo literalmente comer pelas beiradas. Não adianta focar onde ninguém quer desenvolver e ela precisa de grana pra sustentar um setor em que ela perde dinheiro e chegou muito atrasada. Ela sabe que precisará de tempo pra conquistar o mercado, estratégia já usada com o XBOX e Surface. O sistema não está redondo e falta apps, não há pq ela perder dinheiro em hardware agora. Qd todos os usuários entenderem que aquele app que você usa no PC, Notebook e Tablets Windows tem no Smartphone, aí sim será a vez do WM. A MSFT quer estar em todos os hardwares e em todos os lugares, com a cortana e IA. E com esta Build ela mostrou qual é o seu caminho, o Windows é somente a ponte para a nova era.

  23. Microsoft apenas notou que brigar com Android e IOS diretamente é perda de tempo. Só lançar os apps e adquirir um ecossistema de apps essenciais para ter a conta do usuário, não se trata se está rodando Windows ou Android /IOS, se trata de ser cliente dos serviços Microsoft e não dar espaço para crescimento de outros (Gdocs). Windows phone é de nicho e não há problema nenhum nisso.

    1. Sim, hoje o Windows Phone é visto como um sistema de nicho, assim como o Surface foi, o iOS foi.
      E não há nenhum problema nisso ²

  24. Assino embaixo, ela só mencionava Windows 10, ela não separou dizendo Desktop ou Móbile, e sim apenas Windows 10, como ela já liberou o Windows 10 Móbile oficialmente, não vejo motivo para ela mencionar o Windows Phone.

  25. Falou tudo, parabéns pelo artigo! A microsoft está mostrando um mundo de desenvolvimento e integração de sistemas e o pessoal débil de mente só pensa em smartphone, até parece que a MS se resume nisso. O próprio Bill Gates já dizia “software é o elemento chave, para o futuro!”

    1. Ele não chamou ninguém de estúpido, mas criticou uma ATITUDE estúpida de alguns.
      E é mais estúpido ainda não assumir que está sendo estúpido… assim como se sentir atingido quando vc nem sequer se encaixa no grupo dos estúpidos. Vc se encaixa?

        1. É estupidez bem estupidamente estupido serio.
          Win dez, 27ø milhões de user, esta é a mensagem para desenvolvedores de todos os campos, venham teremos 1 bi em breve

    2. A frase não me atingiu nem um pouco, então ñ me chamou de estupido. Já se alguém se sentir pessoamente ofendido, daí sim ela chamou esse alguém de estupido.

  26. Realmente gente, acabou esse negócio de Windows Phone, ou está acabando. Agora é Windows! Telefones com Windows! Quando a Microsoft fala de Windows 10, ela já inclui o mobile. Não tem necessidade de falar Windows 10 mobile ou “desenvolva para Windows 10 mobile”… o negócio é “desenvolva para Windows 10”.

  27. Me desculpem, opinião cada um tem a sua! E eu tenho a minha!

    Realmente também sinto a MS não ter atualizado alguns telefones principalmente o Samsung Ativ S, mas com certeza o sistema não está ruim, e vejo muitas pessoas atacando e reclamando com mimimis infinitos que trava que isso e aquilo, tenho um Lumia 640XL e ele funciona perfeitamente apos uma instalação totalmente limpa sem backup! Então parem de falarem merda sem saber usar corretamente hardware e software em conjunto! Quer seu telefone sem bug? Faça tudo corretamente” FATO!

    Outra coisa que me intriga, apesar de uma realidade, é a falta de apps que todos tanto choram até meus ouvidos sangrarem! Gente, faltam apps? Sim, mas que isso? Não é pra isso tudo… estou cansado dessas pessoas imediatista mimadas que querem tudo na mão na hora sem ter que esperar… os apps virão de forma natural sem forçar! Acordem! Eles não estão fazendo algo pra meia duzia de pessoas e sim para milhares de milhões!

    Se esta insatisfeito com a falta de apps, calem a boca se conformem, ou aguardem eles chegarem ou vão logo pra outra plataforma!! Ja sabemos como funciona a MS! FATO!

    Por favor se vocês não tem criticas mais construtivas, não fiquem metendo o pau com a mesmice de sempre!

    Tanta coisa boa por vir tantas novidades para o Windows 10 num todo e ficam de especulações baratas e mimimis infinitos sangrando o ouvido dos outros!

    Vão se masturbar pra relaxar!

  28. Eu entendi o que ele quis dizer , mas a galera interpreta errado !
    Não existe mais windows phone , e sim windows 10 mobile ! Temos mais novidades do que o android e ios juntos , maaaaaas o pessoal não está satisfeito.
    Opinião é opinião , cada um tem a sua !

  29. Não é o foco mas também ficar atualizando aplicativo Lock screen pra android enquanto no Windows tá esse trem estranho que mais parece um bug não faz sentido! ?

  30. Brasileiro não gosta de pensar… Enquanto a MS não falar com todas as letras, tipo: “quando falo windows 10 eu me refiro a todos os devices”…algo do tipo, ainda vai haver esse mimimi.
    Ifelizmente é assim…

  31. Obrigado ao Windows Club pela matéria super sincera e coerente e pelos comentários abaixo que me deram sono. Tava com insônia e agora vou poder dormir tranquilo depois de ver a choradeira de vcs por nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Windows Phone morreu, o The Verge tá certo. Agora é Windows 10 Mobile, e ele faz parte de um ecossistema ainda maior. Todas as novidades lançadas para a plataforma universal também chegarão pros telefones. Pena que a maioria não entende isso.

  32. Acho que entendi. Conquistar desenvolvedores para o Windows, é o mesmo que cuidar do ecossistema do W10M, já que ambos tem a plataforma Onecore…

  33. Windows 10 mobile é o fim e eu estou rezando para que o windows 10 PC tbm morra e que a Microsoft volte a criar as coisas só pro âmbito corporativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *