Microsoft: “não vamos desacelerar ou encerrar o Windows 10 Mobile”

logo-wp10-outro

Na conferência Ignite voltada ao público corporativo na Austrália, a Microsoft anunciou o Windows Insider Program for Business – um novo esforço para ajudar as empresas a se prepararem para a implantação de novas versões do Windows 10.

Após a sua apresentação, Bill Karagounis da Microsoft abriu o evento para uma sessão de perguntas e respostas, durante a qual ele foi perguntado: “Qual é a direção dos dispositivos móveis [Windows 10] no Programa Insider?” Ele respondeu:

Estamos voando com builds para o Mobile — na verdade, desde a atualização de novembro em 2015. Nós não planejamos mudar isso, ou para parar com isso.

E você verá – hoje, ainda estamos criando builds Mobile, sujeitas  à qualidade, sujeitas àqueles critérios de promoção de lançamento, e esperamos totalmente continuar fazendo isso além da atualização Creators.

De acordo com a Dell, a atualização Creators do Windows 10 deve chegar em abril. Karagounis foi bem claro que não existe plano para encerrar o Windows 10 Mobile.

A situação

sony-xperia-arm-1

Hoje, surgiu um rumor de que o Windows 10 Mobile iria morrer até o final do ano com a atualização Redstone 3. Contudo, nós abordamos todas essas questões de formas detalhadas nesta matéria.

Dona Sarkar também confirmou na última semana que o Windows 10 Mobile continuará sendo investido. Apesar que muitos acreditam que o Windows 10 completo poderá ser o novo sistema para os celulares, pois ele pois ele poderá rodar em processadores ARM com a atualização Redstone 3.

Fonte: NeoWin

47 comments on “Microsoft: “não vamos desacelerar ou encerrar o Windows 10 Mobile”

  1. Na boa… É capaz que morra. MS não tem moral pra falar que vai fazer algo e de fato fazer. Atualização do W10M atrasou muito, eles disseram que todos iriam receber e no final somente Lumias da série x30 receberam, disseram que o primeiro update seria focado no mobile e não foi, depois passou a ser o segundo update e também não é,…

    Não fará sentido, pra ela, ter duas versões de um SO se somente uma dá conta do recado. Talvez até ela mantenha por um tempo, mas ao meu ver ela vai cancelar o Mobile logo logo.

    1. Só corrigindo, em nenhum momento ela falou que a redstone 1 era focada no mobile. A segunda sim seria, mas depois de uma reunião lá eles mudaram e adiaram para a redstone 3.

  2. “Nós prometemos atualizar toda a linha Lumia para o Windows 10 Mobile”

    E desde quando a MS tem alguma credibilidade na área mobile depois daquilo?

    1. Tipo isso, ela nunca vai falar que ela vai abandonar o mobile até que isso fique bem próximo de acontecer. Isso seria um tiro no pé pras (poucas) empresas que estão investindo no SO.
      Em contar que falar que vai abandonar o w10 Mobile é praticamente confirmar que o Surface vai vir com “outro” Windows 10

      1. Vão fazer a mesma coisa que fizeram com o RT… substituiram o tablet com RT pelo PRO e falaram que o PRO foi sucessor do RT.

        MS vai matar o 10 Mobile para dar colocar o PRO, porém vão limitar a instalação de apps da Windows Store e chamá-lo de qlqr nome… aí vão dizer que é uma atualização do 10 Mobile ehaheuaheuahe

        1. Eu, já considero que irão reduzir as versões do Windows.
          Entusiastas = Windows 10
          Profissionais e empresas = Windows 10 Pro
          Corporações, Instituições = Windows 10 Enterprise

          Windows, essa versão que estão chamando de “Cloud” para aparelhos com suporte a Continuum – versões arm64 e amd64. Windows 10 Mobile, para os demais – versão arm32.

          1. Reduzir? com aquela iso lá que vazou tem o 10 Starter e 10 Cloud

            tomara que seja só “testes” mesmo

            E cara, se o Cloud tiver suporte a ARM significa que as versões Home, Pro, Enterprise etc também terão.

          2. Tudo está indefinido, mas acho que vão encerrar a versão Home e demais destinadas aos usuários renomeando-as todas apenas como “Windows”. Essa mudança incentivaria a adoção da plataforma universal, já que ela poderia conceder essa versão aos fabricantes cobrando uma valor apenas pelo suporte e não pelo licenciamento já que sua capitalização viria futuramente das transações ocorridas na Loja.
            Mas veremos, está tudo muito incerto realmente.
            Quando a nome, desconsidero, pois esses são nomes adotados pela equipe de engenharia, como o Spartan referia-se ao Edge e o Scorpio refere-se à próxima geração do Xbox.f

        1. Não, isso é pensamento de quem que economizar, não é o caso da Microsoft, até pq o sistema mobile ainda é importante justamente pra esses parceiros que ainda investem nele. Parar de atualizar o mobile é tiro no pé. É muito melhor vc dizer que vc reinventou o sistema Mobile do que vc matar o antigo e fazer um novo.

          1. Ainda sim, acredito W10M serve muito bem para aparelho de entrada, é claro que eles vão continuar melhorando, mas não terá os mesmos recursos, pois o completo seria os aparelhos com suporte ao Continuum (Intermediario e Top de linha).

        2. Porque o EOL (end of life) do W10M vai até 1/09/2018.

          Então quando a MS disse que vai dar suporte até essa data, acreditamos que ela vai cumprir pelo menos isso.

  3. Só passando para ver se o planeta Terra já deu mais de uma volta em torno do Sol.
    Eita que a translação está aparentemente mais lenta do que parece ser.

    Estou em um projeto de restruturação tipo o da MS também.
    Por isso estou um pouco sumido.
    Eu tenho apenas 10 minutos…

  4. Boa notícia, e esperamos que seja assim, mas claro, toda evolução tem seu preço, matar não! Mas quem sabe ela ache melhor um dispositivo que rode Windows 10 ao invés do Mobile, e ao meu ver seria melhor, já que os apps do mobile quase todos em sua popularidade já rodam no Windows 10 tbm.

    Bom aguardamos os próximos capítulos!

  5. Microsoft já fez isso no passado, estava desenvolvendo e de repente guardou os projetos e começou outro do zero… Espero que não aconteça novamente.

    1. A Microsoft sempre fez isso. Veja as versões de windows que perderam suporte, as de mobile também, lá com o WP7, depois o Wp 8 mudou tudo e agora o 10 mudou tudo novamente. Por isso os desenvolvedores desistem de programar para Windows.

    1. Se for para Android, vá para a linha Note. Eu tenho um note 5 e posso dizer que é o melhor Android que a Samsung fez até hoje. Consegue bater o S7 em rapidez e desempenho. A linha S da Samsung com o tempo fica carregada e lenta além de desvalorizar rápido. Compare hoje os preços do S7 e do Note 5 (este foi lançado em 2015). Veja que o Note 5 custa em media 2 mil enquanto o S7 já está quase nesse valor, com menos de 1 ano de lançado.

  6. Já comentei em outro site e comento novamente:
    Windows 10 Mobile só tem 2 caminhos no momento. Um é ser esmagado pelos concorrentes. O outro, é ser esquecido com a chegada do Win10 Cloud.
    Sem contar que nos últimos anos, o custo que foi cortado do Mobile com funcionários e o tempo que demorou pra o lançamento, mostra que Nadella não dá tanto valor ao sistema.
    Então, vejamos o que acontecerá nos próximos meses.

    1. Você só se equivocou em um ponto: O foco da Microsoft não é o usuário final, ou seja, não há como a empresa ser esmagada pelos “concorrentes” sendo que ela nem está em uma competição em busca do topo do setor móvel. É fácil perceber isso pelas próprias ações da empresa.

      O maior erro dos usuários que caem na plataforma Windows é achar que a Microsoft irá dar atenção para o usuário final. Ela nunca fez isso desde a década de 90, não é hoje que ela fará.

          1. Quando eu digo “empresa” é lógico que estou me referindo ao setor móvel. Ou seja, volto a repetir, não há como ser esmagado em uma competição que nem existe. É como tentar correr em uma pista com um Fiat Uno. Não existe competição.

  7. Mentira a Microsoft está a matar o sistema aos poucos. (já postei isto noutro lado)
    Aqui em Portugal estou a assistir a algo que não augura um bom futuro para o sistema. Estava na build 14977 e não consegui fazer o update para nenhuma versão posterior, tendo eu o meu telemóvel em pt-pt, hoje mudei a língua para eng-US e experimentei procurar a atualização, e lá estava ela, ou seja,estou a baixar a versão americana do build 15031(salvo erro), no meu entender, eles já estão a deixar de acompanhar todas as línguas por igual, e sem tangas, isto é a prova provada de que eles estão a reduzir o número de pessoa envolvidas na manutenção e criação do sistema,nunca tal me tinha acontecido, isto para mim prova qurb

  8. Óbvio que não vai acabar. Mas sim tornar o Windows o SO mais usado em diversos dispositivos, seja qual for e o grande barato disso tudo é o UWP Apps que roda em todo ecossistema.

  9. Seria uma pena se o SO acabasse um dia, pois tirando a questão dos apps, ele é o melhor SO mobile em termos de fluidez, segurança, organização e confiança. Além do visual do Windows 10 com suas tiles.

  10. O povo ainda não aprendeu! Tá na cara qual vai ser o futuro do Windows 10 Mobile. A Microsoft simplesmente vai fazer com que ele seja Windows 10 completo, caso o dispositivo suporte.

    Pare e pense, tá mais fácil o mobile se comportar como Windows completo, já que ele tem suporte nativo a ARM, Atenas de celular e melhor adaptação a vários tamanhos de tela. Será mais fácil emular Jogos e apps feitos feitos para X86 no mobile, já que no PC a emulação fará o Windows se comportar como se estivesse na arquitetura x86
    x86

  11. É só a M$ mudar o nome ou adicionar mais um sistema a familia que a galera começa a matar outros nomes UHASDUAS

    Mobile só roda em ARM e UWP
    Xbox só roda em X86-X64, W32 e UWP
    Windows 10 PC roda X86-X64, W32 E UWP
    Windows 10 Cloud só roda em ARM e UWP

    esqueceu que para tudo a Microsoft irá colocar o Windows 10 ? ou seja se ela invetar um micro-ondas com Windows, ela irá colocar o Windows 10 que rodará programas UWP…

    A Microsoft só mata o hardware depois de 5 ~ 6 anos, e ela avisa isso desde o lançamento do hardware, então qual a da galera ??

    vocês estão torcendo para o Windows perder e o Android/iOS assumirem até o posto do Windows 10 PC…

    Falta a Google e a Apple se mexerem, porque até agora elas não levantaram 1 dedo para competir contra o Windows 10

    1. Windows 10 PC roda X86-X64, W32 E UWP
      Windows 10 Cloud só roda em ARM e UWP

      maluco, como você fala bosta… pqp

      dizer que 10 cloud só roda em ARM, puta que pariu..

      meu x64 deve ser mágico de rodar ele então

  12. É óbvio que o novo dispositivo definitivo virá com um Windows “diferente” do Windows 10 Mobile. Ora, não será um smartphone, será outra categoria de móvel. O Windows 10 Mobile continuará sendo desenvolvido normalmente é rodará em smartphones atuais e nos novos que forem lançados. Deduzo que, a versão para smartphones, continuará a ser produzido e utilizada somente em OEMs. Ou, talvez, a Microsoft ainda faça um aparelho, pelo menos, com Windows 10 Mobile.

  13. Nós falamos muito nas diferentes versões de Windows 10 e até onde talvez sejam compatíveis…. eu acho que tudo só depende do UWP, digo, de como os desenvolvedores usam o UWP. Se eles usarem a UWP completa, acho que qualquer jogo e app pode ser compatível com qualquer versão do Windows 10 hoje no mercado, o resto vai depender só da capacidade do hardware… penso eu.

    Mas eu quero meu Windows 10 completo no meu Surface phone pra já!

  14. Microsoft sempre indecisa e nunca mantem o foco das coisas no mobile dessa forma que acabou perdendo a confiança dos poucos usuários. Parece que o setor mobile é uma TPM infinita. Infelizmente credibilidade zero da Microsoft. Aquele Nadella só veio para prejudicar a gente.????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *