Microsoft oficializa o Windows Core OS, o próximo sistema para todos os dispositivos da empresa

O Windows Core OS já foi detalhado aqui no Windows Club e basicamente é um sonho antigo da Microsoft em criar um sistema único que rode em todos os dispositivos, desde celulares até consoles. Isso não quer dizer, necessariamente, que os consoles rodarão jogos do Steam ou que a Microsoft irá fazer novos smartphones. É, em tese, um único sistema, mas que os fabricantes escolherão quais recursos serão levados para cada dispositivo específico.

Hoje (14), vamos tirar o Windows Core OS da casa dos “rumores confiáveis” e oficializá-lo graças a uma oferta de emprego da própria Microsoft que você poder ler abaixo:

Você ama trabalhar em dispositivos? Você sonha em integrar novas experiências de software com novo hardware? Se sim, a equipe da Plataforma de Dispositivos pode ser para você. A equipe do SiGMa Device Platform (DPlat) possui a definição e a entrega do Windows Core OS (WCOS), que é o sistema operacional compartilhado em todos os novos dispositivos.

Existe uma equipe que que está focada em desenvolver o Windows Core OS, OneCore.

OneCore: A equipe OneCore possui os esforços de camadas WCOS SKU e OS (GameCore, Onecore / OnecoreUAP) APISets, Links flexíveis, Banco de Dados de Composições do Windows (WCD) e direcionando esforços de cross org WCOS, como a separação de estados.

DDC: A equipe de Co-engenharia de Dispositivos Diferenciados possui o trabalho de habilitação entre novos fatores de forma de dispositivo e versões emergentes do Windows (OneCore, WCOS, etc.) para informar as mudanças necessárias para dar suporte ao primeiro uso das OEMs da mesma versão emergente. A equipe também impulsiona os esforços de integração SW/HW da primeira vez em versões emergentes do Windows executadas em projetos inovadores de HW.

O que tudo isso significa?

https://www.youtube.com/watch?v=7DbslbKsQSk

Nós já vimos o primeiro dispositivo com Windows Core OS, o Surface Hub 2 (vídeo acima), e que possui uma versão do Windows 10 muito peculiar com recursos e visual desconhecidos do público até então. Infelizmente, tal produto será lançado apenas em 2019, e para colocarmos as mãos neste sistema vamos ter que esperar mais um pouco. O que é importante notar é que a Microsoft afirmou que isso aí ainda é o Windows 10.

Supostamente, o próximo produto com Windows Core OS seria o tal “Andromeda” ou o mítico “Surface Phone”, uma máquina dobrável que funcionaria com PC e celular a depender da quantidade de telas que você esteja manipulando.

Também devemos ver outros tipos de produtos ainda não lançados como consoles portáteis com Windows 10 ou notebooks com um sistema altamente leve e rápido. As infinidades são imensas com este novo sistema, as especulações são muitas, e como visto acima, a Microsoft continua avançando neste caminho.

Até agora ele parecer ser muito bonito e fluído, veremos na prática.

FONTE

27 comments on “Microsoft oficializa o Windows Core OS, o próximo sistema para todos os dispositivos da empresa

  1. Eu achava que ja era “oficial” esse Windows Core OS. Mas de qualquer forma, pra nos usuários no primeiro momento não vai mudar muita coisa.. É igual o OneCore, teve um monte de promessa pq o desktop e o telefone iam ter o mesmo “Core” e no final deu no que deu. Só depois que tiver tudo isso ai pronto e a MS começa a trabalhar na UI que vamos ter novidades

    1. A Microsoft precisa lançar mais produtos para o consumidor com Windows. Aí sim, falaríamos mais.

      A falta do Windows Phone foi sentida.

  2. O que mais precisa prá MS botar tudo isso no mercado ???
    Se fosse um ser humano, já estaria hoje com 06 anos…
    É muito tempo de gestação e poucas soluções…

    1. Microsoft aprendeu.

      No passado ela podia lançar algo meia boca e o nome dela resolvia. Com o Windows Phone, ela viu que o nome dela já não é mais suficiente, ela precisa de um produto bom e completo.

      Só quando estiver tudo certo que ela vai lançar. E ela está certa em fazer assim.

    2. E tudo isso não depende só de software, mas também do hardware. A MSFT fica de mãos atadas se não houver o hardware com o poder de processamento mínimo que ofereça uma boa experiência ao usuário. Claro que esta empresa esteve construindo, revisando e aperfeiçoando esse novo sistema os longos desses anos, porém o principal fator de não termos visto antes esse novo sistema acontecendo nos smartphones e em outros dispositivos mobile é o hardware.

    3. Posso TENTAR lhe responder com os recentes estudos que venho fazendo e acompanhando no mestrado que estou fazendo. As empresas de tecnologia são as principais interessadas na tal IA (Inteligência artificial) e estão investindo muito forte nisso. A MS é uma dessas empresas que estão na corrida para tronar tudo realidade, e, te digo com certeza, de que eles estão mais a frente do que imaginamos.

      A ideia da MS é lançar algo projetado com uma escora pronta para IA, quer dizer, lançar com portas abertas para exclusividade e introdução da IA. O W hoje não permite tal aplicação, com isso, o que a MS está criando é muito maior que o W como conhecemos.

      Mas, estudos recentes (2017), avaliou a capacidade real da IA existente e descobriu-se que o que temos hoje é uma IA de uma criança de 5 anos ainda. O processo evolutivo da IA é mais rápido que um ser humano, logo, para atingir a sua puberdade será rápido. Porém, essa velocidade depende de um monte de outras cosias, como: responsabilidade, aplicações, introdução na vida real, etc.

      Então, acredita-se que a demora (além do normal e contando o histórico da MS que sempre atrasa tudo), seja por conta do citado acima. Isso não sou eu que tirei da cartola, mas sim estudos e artigos que estamos explorando na área. Dê uma olhada no Watson da IBM.

    1. “Smartphone”, possivelmente será um produto novo que funcione como celular, mas não um smartphone. Também espero isso, pena que não será em 2018.

      1. Eu me referia mais ao design do hardware, algo semelhante a um smartphone já me atenderia por hora. Mas com certeza será algo que vai além até pelo fato de conter o Windows 10.

  3. Resumindo eh um windows “minimal install” sem bloatware, assim como existe no mundo Linux, eh uma boa idéia, quem sabe dispositivos windows e containers de aplicação Dot Net fiquem mais leves

    1. Mas uma coisa são versões de um sistema (isso que você mencionou, que possui códigos distintos), outra coisa é um sistema que teria em tese código único, e que se adaptaria a partir das exigências requeridas pelo fabricante para o dispositivo.

      1. amigo, se a parada tem código fechado e código único jamais se “adaptaria” ao cliente

        de novo, essa salada aí é para uso interno… relaxa que em 2020 vão mudar a porra toda novamente e a galera vai continuar reclamando das novas funcionalidades inúteis que vieram forçadamente

        1. Tipo, no fim, seria um SO com um recurso ou outro a depender do dispositivo que o cliente deseja fazer (mas você não teria como mudar o código, já que é fechado). Se você fizer outro dispositivo, teria de adicionar ou retirar recursos. Mas no fim seria um sistema só, porém modularizado, que uma aplicação para computador, rode em outros dispositivos com facilidade (sem precisar de esforço por parte do desenvolvedor), que as atualizações no computador também sejam aplicadas em smartphones (sem mudanças necessárias), por exemplo. Hoje a Microsoft não tem isso. Pelo menos é essa ideia que me passa ao falar do Core OS. Os ganhos seriam para a Microsoft nesse ponto. Era isso que quis dizer.

          Para ela, será um sistema de mais fácil manutenção. Porém, para as empresas e consumidores, deve-se vender da forma atual, segmentada, como você falou. Não muda tanto.

          1. Cara, a própria MS usa o linux no azure sphere justamente porque o Windows está longe de ser modular de fato.

            Em vez de ficar criando um monte de sopa de letras a MS deveria criar vergonha na cara e fazer um sistema leve e deixar que os usuários decidam o que usar.

  4. Pelo vejo o windows ta sendo direcionado para empresas. O sonhado terceiro sistema q embarque smartphone morreu. A unica empresa que tinha força para isso era ela. Nandella não esta afim. Vai leva Microsoft via de regras para mercado corporativo fazendo dela perde sua visibilidade. Não como isso não pode ser uma derocada financeira no futuro. Mas se existe uma empresa pode fazer disso e rentável pode ter certeza que é a Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *