Carregando...

Microsoft oficializa o Windows Core OS, o próximo sistema para todos os dispositivos da empresa

O Windows Core OS já foi detalhado aqui no Windows Club e basicamente é um sonho antigo da Microsoft em criar um sistema único que rode em todos os dispositivos, desde celulares até consoles. Isso não quer dizer, necessariamente, que os consoles rodarão jogos do Steam ou que a Microsoft irá fazer novos smartphones. É, em tese, um único sistema, mas que os fabricantes escolherão quais recursos serão levados para cada dispositivo específico.

Hoje (14), vamos tirar o Windows Core OS da casa dos “rumores confiáveis” e oficializá-lo graças a uma oferta de emprego da própria Microsoft que você poder ler abaixo:

Você ama trabalhar em dispositivos? Você sonha em integrar novas experiências de software com novo hardware? Se sim, a equipe da Plataforma de Dispositivos pode ser para você. A equipe do SiGMa Device Platform (DPlat) possui a definição e a entrega do Windows Core OS (WCOS), que é o sistema operacional compartilhado em todos os novos dispositivos.

Existe uma equipe que que está focada em desenvolver o Windows Core OS, OneCore.

OneCore: A equipe OneCore possui os esforços de camadas WCOS SKU e OS (GameCore, Onecore / OnecoreUAP) APISets, Links flexíveis, Banco de Dados de Composições do Windows (WCD) e direcionando esforços de cross org WCOS, como a separação de estados.

DDC: A equipe de Co-engenharia de Dispositivos Diferenciados possui o trabalho de habilitação entre novos fatores de forma de dispositivo e versões emergentes do Windows (OneCore, WCOS, etc.) para informar as mudanças necessárias para dar suporte ao primeiro uso das OEMs da mesma versão emergente. A equipe também impulsiona os esforços de integração SW/HW da primeira vez em versões emergentes do Windows executadas em projetos inovadores de HW.

O que tudo isso significa?

Nós já vimos o primeiro dispositivo com Windows Core OS, o Surface Hub 2 (vídeo acima), e que possui uma versão do Windows 10 muito peculiar com recursos e visual desconhecidos do público até então. Infelizmente, tal produto será lançado apenas em 2019, e para colocarmos as mãos neste sistema vamos ter que esperar mais um pouco. O que é importante notar é que a Microsoft afirmou que isso aí ainda é o Windows 10.

Supostamente, o próximo produto com Windows Core OS seria o tal “Andromeda” ou o mítico “Surface Phone”, uma máquina dobrável que funcionaria com PC e celular a depender da quantidade de telas que você esteja manipulando.

Também devemos ver outros tipos de produtos ainda não lançados como consoles portáteis com Windows 10 ou notebooks com um sistema altamente leve e rápido. As infinidades são imensas com este novo sistema, as especulações são muitas, e como visto acima, a Microsoft continua avançando neste caminho.

Até agora ele parecer ser muito bonito e fluído, veremos na prática.

FONTE

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.