Carregando...

Microsoft planeja matar gerações de console e tornar o Xbox One vivo por mais tempo

A Microsoft, parece, está à beira de matar o conceito de “geração de console”. Isso pode parecer um pouco hiperbólico, mas, a julgar pelos comentários de Phil Spencer e Matt Booty, talvez o Xbox One será o início de tudo isso.

É sabido que a Microsoft também lança seus jogos exclusivos para Xbox para PC, inclusive até Halo Infinite. Isso está acontecendo devido à mudança da Microsoft que deseja alcançar o maior número de jogadores possíveis para vender jogos e serviços. Então, ter consoles, PCs e até smartphones (Project xCloud) é uma forma de se fazer presente onde os jogadores estão.

Se você acha que isso pode ter implicações drásticas no próprio hardware, você está certo, e o que Phil Spencer está efetivamente descrevendo aqui é o fim de toda a ideia de uma geração de console, pois ele prevê um futuro em que o Xbox está continuamente atualizado com mais poder para que o sistema possa viver efetivamente para sempre.

Leia toda a parte relevante da declaração:

Vemos em outras plataformas, seja smartphones ou PC, que você obtém uma inovação contínua que raramente vê no console. Os consoles bloqueiam o hardware e as plataformas de software no início da geração. Então você monta a geração por sete anos ou mais, enquanto outros ecossistemas estão ficando melhores, mais rápidos e mais fortes. E então você espera a próxima função de grande passo.

“Quando você olha para o espaço do console, acredito que veremos mais inovações de hardware no espaço do console do que jamais vimos. Você realmente nos verá lançando novos recursos de hardware durante uma geração que permite que os mesmos jogos rodem para trás e compatível com o encaminhamento porque temos um Aplicativo Universal do Windows em execução na Plataforma Universal do Windows que nos permite focar cada vez mais na inovação de hardware sem invalidar os jogos executados nessa plataforma “.

“Podemos efetivamente nos sentir um pouco mais como vemos no PC, onde ainda posso voltar e executar meus jogos antigos de Doom e Quake que costumava jogar anos atrás, mas ainda vejo os melhores jogos em 4K e minha biblioteca está sempre comigo. A inovação em hardware continua enquanto a inovação em software é capaz de tirar vantagem e eu não tenho que pular uma geração e perder tudo o que joguei antes. “

Este é, simplesmente, um caminho surpreendente para a indústria, se o futuro se desenrolar da maneira que Spencer o vê. Nesse cenário, nunca há realmente um Xbox Two.

Enquanto o Xbox 360, era chamado de “360” e o Xbox One de “One”. No Xbox Series X, a Microsoft diz que o nome é apenas Xbox, o “Series X” é apenas o modelo. Então, podemos supor que a estratégia de matar com a geração de consoles deve começar no Xbox Series X, mas e o Xbox One?

Vida longa ao Xbox One

Matt Booty disse recentemente em uma entrevista o seguinte:

“Se nosso conteúdo for lançado no próximo ano e no ano seguinte, todos os nossos jogos poderão ser jogados para cima e para baixo, como os PCs”, explica Booty. “Queremos garantir que, se agora alguém investe no Xbox até o [Series X], eles sentem que fizeram um bom investimento e que estamos comprometidos com nosso conteúdo”.

Então, diferentemente das outras gerações, e possivelmente do Playstation 5, os jogadores do Xbox One terão jogos da Xbox Game Studios por no mínimo um ou dois anos após o lançamento do Xbox Series X. Sobre isso, o analista Daniel Ahmad:

Ver algumas discussões sobre os planos entre gerações do Xbox hoje. Pode-se acrescentar: o objetivo da Microsoft é aumentar o número de jogadores em seu ecossistema de jogos, com vários pontos de entrada, uma grande biblioteca de conteúdo e uma variedade de serviços conectados. O Xbox é mais do que uma caixa em 2020.

Alguns sites postaram tal notícia de forma negativa, que seria ruim o Xbox liberar os novos jogos para o público da geração atual já que pode prejudicar as vendas do Xbox Series X, Daniel soltou uma piada irônica quanto a isso:

Isso é ruim porque significa que não vou gastar $$$ em hardware novo e economizar dinheiro comprando os jogos para o hardware existente que tenho … Espere.

Além disso temos questões pendentes, já que a Microsoft quer levar os jogos do Xbox para celular através do Project xCloud, então é bem possível que o Xbox One receba tal suporte também lá no futuro.

O que sabemos é que, se você tem um Xbox One, não se preocupe já que devemos receber muitos jogos ainda, e talvez o Playstation 4 não tenha a mesma sorte.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.