Microsoft pode realmente estar comprometida com os jogos de PC desta vez

A Microsoft afirma há anos que está comprometida com jogos para PC. Mas, mesmo quando a empresa começou a colocar mais jogos do Xbox no Windows, era difícil levar o esforço a sério devido a vários problemas. No evento desde a Electronic Entertainment Expo (E3) no início deste mês, a Microsoft mais uma vez fez essa afirmação. Só agora, finalmente, está começando a fazer mais sentido.

Nas últimas duas semanas, a Microsoft revelou uma série de novos recursos, políticas e melhorias para os jogadores do PC. O Xbox Game Pass para PC foi lançado em versão beta e custa apenas R$ 13,99. A empresa também confirmou planos de trazer jogos para o Steam e potencialmente outras lojas. Então, na E3, a Microsoft revelou jogos como o Microsoft Flight Simulator e lançou o novo aplicativo Xbox em beta para o Windows 10.

Eu não tive a chance de experimentar o Flight Simulator, mas passei algum tempo com o aplicativo Xbox desde que cheguei da E3. Depois de alguns dias, já é uma experiência significativamente melhor para jogos do que a Microsoft Store.

Você pode tentar também. Mas você pode precisar atualizar para a versão mais recente do Windows 10 antes de tudo. Você pode forçar essa atualização indo aqui e obtendo o instalador beta do Xbox.

Um hub dedicado

A Microsoft Store no Windows 10 não oferece uma das melhores experiências – especialmente para jogos de PC. É difícil encontrar jogos com pesquisa e é até mesmo difícil encontrar os que você possui. Os problemas de autenticação eram um problema consistente para as pessoas que tentavam iniciar seus jogos. O catálogo também é bem inferior ao do Steam.

Todos esses problemas de usabilidade levaram os jogadores de volta ao Steam. Mas a Microsoft diz que já ouviu falar sobre os problemas, e o aplicativo Xbox deve lidar com eles.

“Estamos tentando abordar [autenticação e usabilidade]”, disse o gerente geral do Xbox Live, Dan McCulloch, em uma sala cheia de informações na E3. “Estamos trabalhando muito perto de nossos parceiros e nossos usuários. Mas está lançamos agora e queremos esse feedback. ”

Do ponto de vista da experiência do usuário, o aplicativo é um grande passo à frente. A loja é fácil de navegar, e você não tem todos os outros aplicativos do Windows misturados para confundir as coisas. Você também pode abrir rapidamente uma lista completa de jogos que você possui. E então qualquer coisa que você instalar aparecerá no lado esquerdo do aplicativo para que você o abra sempre que quiser.

Mas o foco da Microsoft com este aplicativo é óbvio – é tudo sobre o Game Pass.

Xbox Game Pass

Quando você abre o aplicativo Xbox, a primeira tela é dedicada ao Game Pass. Você pode ver lançamentos adicionados recentemente, jogos por gênero e uma opção para ver todos os títulos de mais de 100. Meu recurso favorito, no entanto, é a ferramenta “Surpreenda-me”.

Isso permite que você pressione um botão para obter uma sugestão aleatória para um jogo. Mas a proeminência do Game Pass no aplicativo é um indicativo do motivo pelo qual a Microsoft leva a sério os jogos para PC dessa vez. A empresa acredita que finalmente encontrou a solução para ganhar dinheiro com jogos no Windows.

O futuro do Xbox também é o futuro do Windows

O Windows é uma das plataformas de jogos mais populares do mundo, mas ao contrário dos consoles, a Microsoft não consegue uma fatia da receita para cada jogo vendido. A maioria dos jogos passa por aplicativos de terceiros que não devem nada à Microsoft. O Steam representa uma parcela significativa dessas vendas. É um gigante. E enquanto a Epic está tentando competir diretamente com a Epic Games Store, a Microsoft não irá para o confronto direto com a Valve para jogos de PC.

Em vez disso, a Microsoft vai vincular o Windows ao Xbox Game Pass para PC. E para as pessoas que querem continuar comprando seus jogos, eles podem fazê-lo no Steam, na Epic Games Store ou em qualquer outro lugar. A Microsoft está buscando um público diferente que prefere uma assinatura no estilo Netflix.

A Microsoft não está tentando vencer ninguém. Está usando seus pontos fortes para criar um espaço alternativo onde possa se sobressair. E isso é importante porque pode transformar completamente como a Microsoft gera dinheiro no Windows. Por exemplo, em breve poderá fazer sentido para a empresa disponibilizar gratuitamente o Windows em PCs Gamers para que os jogadores assinem o Game Pass.

50 comments on “Microsoft pode realmente estar comprometida com os jogos de PC desta vez

  1. Quanto mais opções melhor.
    Eu vejo por mim, muitas vezes estou trabalhando e um pouco longe do meu xbox,e muitas vezes sobra um bom tempo livre, e se eu tiver a opção de jogar no PC os jogos que eu estava jogando no console, ótimo! É só +1 opção para nós.

  2. não adianta levantar dados e aprensentar como uma empresa trilionária.
    marca xbox entre as 100 mais valiosa.
    de fato só podemos chegar a uma conclusão…microsoft está falindo.

  3. Eu creio que Xbox ainda vai se tornar em um console tão completo, que a concorrente de hoje vai ter que primeiro lançar um sistema operacional popularizado. Para concorrer com o Windows, antes de fazer qualquer outra coisa que seja, sob o contexto games.
    “Sony Failed”

  4. Tá faltando é um pouco mais de comprometimento com o Xbox. Mas eu gosto de PC. É o único lugar que você não fica refém de geração e nem equipamento (como um console). Pra mim o PC é a plataforma universal.

  5. Eu não vejo necessidade em ter um Pc gamer hj.. tenho meu Xbox e tenho tudo nele e em qualidade que muitas vezes nem jogadores de Pc rodam em sua maioria.. mas enfim.. tá certo.. é uma plataforma Microsoft ela tem que dar atenção mesmo.. é um mercado grande que merece atenção.. espero que os pcs gamer se beneficiem

    1. Eu, como jogador de PC, concordo. Enquanto alguns falam disso como algo negativo por conta da perda da exclusividade dos jogo para o PC, eu vejo isso como algo muito positivo pois beneficia tanto a quem jogo no PC pois vão ter um catálogo maior e de qualidade, e o dos consoles por terem um número de jogadores maior, no caso dos Play Anywhere.

      1. Estou adorando essa dedicação da MS ao PC em se falando de jogos.
        Como tenho que ter um ótimo PC para o trabalho, aproveito pra jogar.
        E acho complicado ficar carregando o console pra lá e pra cá.

        1. Bom que dá pra unir o útil ao agradável. Um amigo meu é designer e precisa de um PC parrudo, pois trabalha com Photoshop, Autocad e 3D Studio Max. O desktop dele deve custar uns 8 mil reais. Ele também joga no PC.

    2. se vc tiver um xbox one S lembre se que no pc tem a rx 570 que custa na base de R$600 e chega bem próximo do que já faz um Xbox One X no quesito gpu… qualquer pc de entrada atualmente estupra esses consoles base como Ps4 slim, Xbox one s, Ps4 Pro e chega próximo do Xbox one X!

      1. Hã? Qualquer PC de entrada estupra XOne base/S e PS4 beta/Slim/Pro? Puta que pariu!! Nego nem deve ter visto um SIMM 30 vias na vida e quer se meter a entender de PC gamer. Caralho!!!

        1. ele falou quem tem qualidade muitas vezes nem jogadores de pc rodam… agora quero entender o que vc ta querendo falar meu jovem… entenda Xbox principalmente se for One S ja é defasado perante os PC Gamer de entrada atuais, simples assim!

          quero entender qual a qualidade que o Console tem que o PC não tem?

          pois no PC tem suporte para monitores de todos os tipo de resolução, proporção e taxa de HZ fora que da para usar qualquer tipo de TV, no Pc tem suporte para praticamente todos os controles do mercado até mesmo para o do Switch, Teclado e Mouse para jogar FPS online a mais de 60 fps com qualidade no ultra temos aqui no pc… agora me Diz qual dessas funcionalidades que citei que o seu Xbox faz melhor que os PC Gamer?

          *uma observação quero saber em quais campeonatos de jogos oficiais de Fps online como Rainbow six Siege, Cs go, Overwatch, Pubg, usam console?

          1. Antes de eu dizer o que meu Xbox tem melhor em relação ao PC, um dos meus, o mais “fraquinho” tem um i5 7400 com 16 GB 2100 Mhz e uma GTX 1050 Ti. E essa porra dá uma chorada ao rodar Nier Automata no máximo da qualidade gráfica. E aí você vem me dizer que um PC Gamer (se corrigiu, né?) de entrada só não supera o XOne X? Tá de brincadeira??

          2. Nier automata um jogo portado dos console para o pc e um port porco, pra começar essa placa de vídeo sua é cara e perde para RX 570 que é mais em conta, antes de vc chorar a minha é uma RX 580 de 8gb + i7 6700+ 16gb ddr4 2400mhz!

          3. Eu sei que ela é cara e perde para uma RX 570. Agora, me diz aí se seu PC roda emulador de PS3 no talo.

          4. pra que emulador de PS3 kkkkkkkkk

            mas meu pc roda os jogos muito bem por sinal, em conjunto com meu monitor AOC sniper ta rolando tudo de boa e só jogos atuais!

          5. Voltei. Então, seu PC roda emulador de PS3? Nem PC da NASA roda emulador de PS3 tranquilo. Aí você vem dizer que PC gamer de entrada supera as versões base do XOne e PS4. Aí é foda!

          6. vc me falou de Nier Automata agora vamos falar de PUBG que ate mesmo no Xbox One X tem uma performance ruim, e pc com placa de video de 600 reais roda planamente ótimo esse game?

            fora que a performance no Xbox One S e Ps4 é uma verdadeira porcaria!

          7. PUBG? Nunca joguei. Não tenho como avaliar. Agora eu quero que você me monte um PC Gamer de entrada que rode os multi melhor que os consoles base atuais.

      2. O desktop cabe no rack da sala? Não? Passo. Não tenho um canto do PC na minha casa. Jogo na sala com toda estrutura dela que é compartilhada para ver filmes, receber amigos e com minha esposa. TV OLED 55″ + Home Theather com caixas bem posicionadas. Jogar State of Decay 2 e Forza Horizon 4 é sensacional, pois sem onde estão os Zumbis e os carros só pelo som.

        Nem me vem falar de placa, eu era um PC Gamer e sei bem o que é isso. Hoje só quero jogar sem me preocupar se o jogo vai rodar no talo no meu PC, se o antivirus está atualizado, quantos hertz tem a memória, etc, etc, etc.

        Tenho nada contra quem curte PC, mas sem essa de ficar comparando (e empurrando) um com o outro. Para mim PC não compete com consoles e vice-versa. Gosta de PC? Compra um PC. Simples assim.

    3. A plataforma é só uma preferência pessoal; e cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Particularmente eu tb prefiro a comodidade e praticidade de um console, logo pra mim o XB é o melhor local pra se jogar. Mas tem aqueles que gostam de jogar nos PCs, e acho bacana que a Microsoft dê também um suporte de qualidade pra esse público, da mesma forma que dá ao XB.

  6. Faz uns dois anos que questionei isso em outro site. Porque a MS não liberava seus jogos para sua loja? Acordo com a Steam? Estrutura sem suporte? Enfim…

    Vejo que é esse mesmo o caminho. A MS tem o S.O mais usado no mundo no que se refere à PC. O Xbox está se tornando uma marca, assim como a Steam. Consoles (lá vem choro) é apenas um meio de acesso, mas, com as mudanças nos segmentos – música, filmes, jogos Mobile – a tendência é sim abrir as porteiras. Em um primeiro momento, para aqueles que relutam em aceitar as mudanças (fita para CD, CD para MP3, MP3 para Nuvem), isso parece ser um insulto, mas, no final, todos nós nos acostumamos com as mudanças. Esbravejamos, relutamos, mas acabamos aceitando.

    Talvez, para mim que trabalho com TI, vejo as coisas de um outro prisma. Acompanho e tenho que acompanhar os avanços da TI, então, vejo essa notícia como algo inevitável e algo bom para os consumidores e a indústria em geral.

    Mas, infelizmente ainda teremos “chororo” de criança nos comentários… – “não preciso de Xbox para jogar os jogos da MS, perdeu exclusividade” e blá…choro…blá…choro…blá…choro…

    Opções, caros colegas, opções. E não esqueçam que não somente nós, meros consumidores de conteúdo, que ganhamos com isso. Os devs e produtoras, podendo expandir seus conteúdos, com certeza terão mais visibilidade, e, quem sabe, terão mais recursos para investimento futuro.

  7. A MS quer os jogos do Xbox em todas as plataformas. Eles querem seus jogos sendo jogados por quem quer que seja e onde quer que esteja. É o futuro. Quem não se adequar a isso ficará para trás.

    1. Acho que não vale a pena se vc for ficar só no gp. Aí é melhor compra um xonão. Mas se vc quiser aproveitar todos os benefícios do master race, Vale a pena. Bota uma 1060 aí que é sucesso.

      1. A melhor opção sempre vai ser o Xbox, por mais que as empresas trabalhem para por os jogos na loja sempre tem algum problema. O que vejo de pessoas reclamando de jogo que não inicia.

        1. Esse lado é complicado msm. Já deixei de jogar vários jogos por problemas parecidos. Console sempre vai ser melhor pro cara que não quer se estressar com nada, que não quer se preocupar em ver gargalo de peça, atualizar drive, launcher bugado e etc.

    2. https://www.windowscentral.com/xbox-game-pass-pc-list

      Estes são os jogos no momento. Ainda são poucos em comparação com os do console, mas se fizerem igual, todo mês chegará coisa nova.

  8. Jorge, “PODE” estar comprometida? Ela ESTÁ COMPROMETIDA com isso, e já vem falando há meses em melhorar os recursos, aplicativos, jogos a serem disponibilizados ao PC. Na verdade, a Microsoft está comprometida em dominar o mercado de jogos como um todo.

  9. “Um hub dedicado
    A Microsoft Store no Windows 10 não oferece uma das melhores experiências – especialmente para jogos de PC. É difícil encontrar jogos com pesquisa e é até mesmo difícil encontrar os que você possui. Os problemas de autenticação eram um problema consistente para as pessoas que tentavam iniciar seus jogos. O catálogo também é bem inferior ao do Steam.”

    Quando eu disse que a MS Store não me agradava em nada (no quesito jogos), era sobre esse trecho acima que eu me referia.

    Até parece que os deuses da jogatina me ouviram.
    O aplicativo Game Pass PC era tudo que eu imaginava e sei que vai melhorar muito.
    Teve gente que ficou magoada comigo dizendo:
    VAI LÁ BAIXA O JOGO E PARA DE MIMIMI.
    Que falta de educação hein?
    Não se pode pedir por melhorias, não?

    Enfim, agora está no caminho mais do que certo. A tendência é angariar mais clientes. A gente tem que ser mais compreensivo com os outros que querem mudanças para melhor. Em momento algum eu critiquei a MS Store por maldade. Logo eu que gosto muito da MS. Eu só quero o melhor possível.

  10. Eu acho isso excelente. A proximidade com o PC faz com que o crossplataform em breve seja algo grandioso, que apenas empresas que pensam pequeno não irão se adaptar a essa realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *