Microsoft publica declaração sobre o fim dos Lumias: “hora de seguir em frente”

Nokia-LUMIA-Cyan-Update

Hoje, 30, viramos mais uma página na história do sistema operacional móvel da Microsoft. A empresa confirmou que não usará mais esta marca, algo que tinha sido vazado pelo Windows Central bem antes do lançamento do Lumia 650 e que hoje foi confirmado.

Através de um canal da Microsoft China, esta é mais uma confirmação do fim dos Lumias – marca licenciada pela Nokia para a Microsoft por 10 anos, vale lembrar.

Em resposta ao vídeo curioso comemorando toda a série Lumia na China, a Microsoft deu a entender que o futuro da indústria móvel está longe de selado. Confira abaixo:

Desde o início de 2011, vimos o nascimento da marca Nokia Lumia, a família Lumia em 2012 chegou oficialmente na China e em seguida, até o final de 2014, a marca Lumia foi utilizada pela Microsoft e finalmente para no início de 2016 vimos o Lumia 650 sair, foram mais de seis anos, a marca Lumia sempre foi baseada em pessoas e inovação tecnológica, excelente tecnologia, princípios de design excelentes, para criar uma variedade de equipamentos emocionantes. Agora, gostaria de aproveitar este vídeo definido para comemorar este clássico eterno.

Bem, a Microsoft fez uma retrospectiva e comemorou o fim com um vídeo definitivo. Logo, acabou o Windows Phone? Não. Muitos da mídia, como sempre,  estão fazendo muita confusão quando o assunto é Windows Phone. A Microsoft vai encerra a divisão dos Lumias em julho de 2017, e não a do Windows Phone que está atrelada com a receita dos dispositivos Windows vendidos pelas parceiras. Foi justamente isso o que Daniel Rubino disse no tweet abaixo:

https://twitter.com/Daniel_Rubino/status/858708704744660992

Mas é o fim de tudo?

A Microsoft continua:

Nós iniciamos em 2014 o canal quando o lançamos o primeiro vídeo … ainda lembramos que a conta ainda é dedicada aos Lumias. Agora é a hora do rush, mas também tempo para olhar para a frente.

A frase final certamente tem um maior efeito evocativo, principalmente à luz dos recentes rumores. Parece que a Microsoft não vai ficar de braços cruzados à espera de um milagre para lucrar fortunas com o mercado móvel. A página está sendo virada.

150 comments on “Microsoft publica declaração sobre o fim dos Lumias: “hora de seguir em frente”

  1. Uma pena, eu gostava desse nome. Pelo menos a maioria aqui sabe pronunciar, ao contrário de “surface”.

    MS é uma tragédia em branding… o pior de todos foi chamar o mouse de “Surface Mouse”. O nome deveria ser marca de dispositivos, não de periféricos.

    Enfim, a cada 5 anos ela renomeia tudo mesmo.

    1. A MS é assim mesmo. Quando um produto deles fracassa, ao invés de deixar para lá, renomeia e (re)lança como algo completamente novo.

      Exemplos:
      Serviço de música: Primeiro veio o MSN Music, depois Zune Music, Xbox Music e, agora, o Groove Music.
      Armazenamento em nuvem: Windows Live SkyDrive –> SkyDrive –> OneDrive.
      Sistema móvel: Windows Pocket PC –> Windows Mobile –> Windows Phone 7 –> Windows Phone 8.x –> Windows 10 Mobile –> Windows 10 ARM?

      1. Desculpe amigo, o Skydrive não teve problemas, foi aceito de primeira, o problema que a Microsoft foi processada por outra empresa que tinha um serviço similar com o nome Sky, então processou pelo uso indevido, apesar do Skydrive ter o drive depois do nome, então colocou Onedrive.

        1. Foi processada pela SKY, aquela de TV por assinatura, que não tem nada a ver com armazenamento em nuvem.

          Ou seja, se a MS quisesse manter o nome teria conseguido sem nenhum problema.

  2. Vai com Deus Lumia kk vamos vê qual nome a Microsoft vai dá para seus novos dispositivos daqui pra frente, eu chuto um nome como Surface Max ou Surface Neo tipo assim ‘-‘ algo Diferente

  3. Essa parada de texto codificado para ser interpretado já deu. Para de encher, MS. Fala logo QQ coisa de útil é claro ou fale porcaria nenhuma.

  4. “Se nenhuma OEM (fabricante) criar dispositivos com Windows, nós iremos construí-los e assim haverá dispositivos Lumias.” Nadella

    Mais uma promessa quebrada… Microsoft não é confiável.

      1. Sim, eles realmente afirmaram isso numa entrevista, que se nenhuma fabricante (OEM) for fabricar aparelhos com Windows 10 Mobiles, ele iriam fabricar, só não mencionou o nome Lumia, mas falaram.

        1. Nessa mesma época, eles também falaram Que todos os lumias X20 pra cima iriam receber o W10M, que seria lançado no fim de 2015 com cortana br junto entre outras, todos viram o que realmente aconteceu.

        1. Tem o da WhartonBrooks que algumas pessoas importantes elogiaram (tipo MVP), mas não estão ajudando na campanha do KickStarter no Brasil.

          1. isso aí nem conta né, é coisa de fãs… isso na verdade mostra que tá foda, que não tem ninguém fazendo aparelhos e os fãs tem que se virar pra tentar conseguir um… se houvessem grandes empresas produzindo e vendendo isso nem seria necessário.

      1. Neste sentido não tem, HP que só lança para Corporativo, e aquela outra empresa inglesa que só irá lançar para Corporativo, e tem aquelas duas fabricantes japonesas, mas restrito lá, e a Alcatel que lançou um ótimo Top de linha, mas vendas de Top de linha não trazem usuários e também restrito a Europa.

      2. Não sei se tem não, tirando a HP, tem a Alcatel e Acer, mas não sei se essas duas já pularam do barco, acho que a Panasonic anunciou algum smartphone novo com W10 Mobile, mas não tenho certeza, a WilleyFox anunciou que iria fazer alguma coisa também, mas em todos os casos o foco é no mercado corporativo.

    1. Faltou vc interpretar a partícula “se” do texto…? n tem nenhuma promessa quebrada, se quer ir não busquei desculpas, eu mudei para iPhone por q não lançou aqui e eu não compro smartphone sem garantia no Brasil, mas o produto era bom e por muito tempo me serviu bem

    2. Perfeito,,,
      merdella acabou com a confiabilidade da M$ no mercado mercado móvel.

      por mais que o Jorge ainda não aceite é a realidade

      No momento, nenhum dispositivo Windows Mobile é vendido nas lojas fisicas da MS,
      nenhum, seja Micorsoft, HP, ou qualquer outra marca PARCEIRA,

      no entanto o android S8 e os Xioami, não sei se é exatamente assim que se escreve, estão disponíveis, nas lojas fisicas da M$…

      Será que isto indica algo ?

      Leiam na integra:
      http://www.windowscentral.com/should-microsoft-fork-android

    3. Exatamente, a Microsoft nunca foi confiável eu percebi isso há tempos, exemplos não faltam, o caso de que ela AFIRMOU de que todos os Lumias com Windows Phone 8.1 iria atualizar para o W10 Mobile, dos aparelhos x30 que receberam a Anniversary não receberem a atualização Creators, da morte prematura do Windows RT, etc.

  5. Bela linha de dispositivos, vai deixar saudades! Apesar de gostar de algo mais sobrio, a linha Lumia era caracterizada pelas cores e linhas expressivas.

    Que venha a nova era móvel!

    1. DOIS

      Aguardar inicio do próximo ano

      a dúvida, caso continue o mesmo panorama é se passo para o IOs ou Android

      Atualmente o Android aceita melhor os apps da M$

    2. Nem o Google Pixel recebe atualização após 18 meses (36 meses é só os patches de correção).

      Ou você compra um bom mid-end por uns 800-900 reais nessas promoções relâmpagos e usa por 1 ou 2 anos ou compre um iphone mesmo.

      1. e como se o sistema de atualização da Microsoft fosse uma droga ae vicia o usuário a querer semanalmente atualizações de sistema com alguma coisa nova ‘-‘

      2. Aí dizem que iPhone é caro. Só que só pensam no imediatismo do preço. Não pensam no 3 anos de garantia global. Nos 5 anos de suporte e atualizações. Na segurança. Nem vou falar do Status e da qualidade do aparelho (mesmo ele tendo problemas graves como qualquer marca, esses problemas estão dentro da garantia a ser sanados). Eu só não compro porque trabalho a noite e em lugares em que o abandono TOTAL (isso mesmo. Não há um policiamento NUNCA. NUNCA!) me faria um radar de ladrões. Aqui há toque de recolher as 22:00 TODO O DIA HA MUITOS ANOS. Aonde isso? Zona Norte baixo IDH do Rio de Janeiro.

    3. Não espere que vai atualizar pra sempre.
      O tempo de suporte para produtos de empresas sérias é de 2 anos. Os Pixel da vida da Google por exemplo.
      Android atualiza sempre. São certas empresas que avacalham.

      Ainda bem que mesmo não recebendo a atualização logo ou nem recebendo, Android roda apps pro vários anos e esses recebem atualização.

      E tem as ROMs que diga-se de passagem em alguns casos até melhor que o Android oficial do aparelho.

      Android tem seus problemas? Sim, mas tem várias qualidades também.
      Perfeito nenhum sistema é.

      E o legal que, para a MS o importante é ter seus apps sendo usados em qualquer tela. Se gosta dos aplicativos da MS, poderá usar um Android com todos os apps da MS numa boa. E incrível como os apps da MS funcionam bem no Android.

    1. Esse AndréHBuss é patético… ele chama de Windows Mobile qualquer coisa que tenha os apps da MS. “mimimi é uma tela do Windows”

      então Android e iOS são telas do Windows também, já que tem mais apps neles do que no próprio WM

      1. Concordo com voçê, tudo acontece no sistema ele fala que e mímimi, um app sai plataforma e mínimi, e nao vê realidade do sistema, sempre tem uma desculpa pra tirar a Microsoft da reta.

      2. Ele é tão fanboy quanto esse Jorge daqui. A cada dia mais desenvolvedores grandes pulam da plataforma Windows Mobile (o último foi a Spotify) e mesmo assim teimam em dizer que o WM não morreu. Um smartphone sem apps não é um smartphone. WM teve morte cerebral.

      3. E são melhores, mais bem acabados, dá gosto usar o Outlook e outros apps da MS no Android. Os apps Arrow (que é o Launcher da MS e o Next que é o lockscreen são demais)

        1. Eu uso o Outlook e Office no iOS e Android. É vergonhoso como o “mail app” (não sei como a MS chama aquilo de “Outlook”) é muito inferior.

          1. Cara. Teve um rapaz aqui no Disqus (do Meu-Smartphone, se não me engano) discutindo comigo que o Outlook do Android era melhor que o do Windows. Eu quase me matei. Fiquei discutindo com ele e prints atrás de prints, eke ficou sem argumento e ainda assim tentou forçou dizendo que era melhor no Android. Agora voce tambem escrever isso (e foi o que entendi) é dose. Vou ter que mostrar as funçoes de cada um? É tão melhor que eu mesmo utilizo o BlueMail.
            .
            t.me/grupowindows
            .

    2. Aff acha que quando windows 8.1 acabar suporte vai mudar alguma coisa. Windows mobile ta ferrado so um milagre, ou uma decisão milagrosa Microsoft pode ressuscita-lo

  6. Só uma correção: a marca lumia foi adquirida pela MS e não licenciada.
    — Site de registro nos EUA (USPTO)
    Número de registro: 4255230
    data de registro: 4 de dezembro de 2012
    Proprietário: (REGISTRANTE) Nokia Corporation CORPORAÇÃO FINLÂNDIA Keilalahdentie 4 Espoo FINLÂNDIA 02150
    (ÚLTIMO PROPRIETÁRIO LISTADO) MICROSOFT MOBILE OY CORPORATION FINLÂNDIA KEILARANTA 7 ESPOO FINLAND

    1. Cara! Eu tinha até “esquecido”. Já se passaram 5 dias e se é por região, e com tantos poucos aparelhos… E ainda não chegou…
      Vixi!

      Eu prometi não ficar olhando se já chegou, vou ficar esperando alguma notificação de algum site. Se for algo certo sem problemas, aí vou lá e atualizo meu Lumia 640.

        1. Vixi! Então está feia a coisa para o lado do Cerulean Moment.
          É uma pena, mas a campanha me parece que não foi assim bem feita.
          Se era de fan para fan, deveria meio que ter ganho bem baixo por quem está fazendo a campanha. Assim, teriam uma melhor aceitação.
          A quantidade também deveria ser bem menor. Acho que 400 mil reais para começar. Se fosse sucesso, poderiam partir para uma segunda leva.

          1. O que isso tem a ver com o que eu escrevi? Acho que a tua resposta foi para outro comentário e você clicou erradamente responder a mim.

  7. Mas que a marca lumia ia acabar isso já estava certo, afinal parou a produção de hardware, o quero saber é sobre o windows 10 mobile ( software) o que vai acontecer se vai lançar outro celular ou ele vai morrer mesmo.

      1. Vou ter que voltar para o Android, mas minha experiência com Windows, foi 10x melhor que o Android em 2013, não sei como ta o sistema Android atual, mas na época era so raiva com travamentos constantes, algo que nao ocorreu no Windows.

        1. Na época do Windows Phone 8.1 + os super maravilhosos Nokia Lumia, o conjunto dava de 1000 a zero nas merdas dos Android, mas o Android tinha apps. O povo quer app e nem estão aí se trava ou reinicia. Está aí a resposta…

          Hoje, tenho testado, dependendo do dispositivo que comprar com Android 6 ou Android 7, é outro patamar. Nem lembra as merdas (perdão pelo termo) que eram os Android do 4 para trás.

          Mas, cabe ressaltar. Não compre porcaria de hardware, pois tem centenas deles por aí, mas poucos aproveitam o poder do Android 6 ou 7.

        2. Do Android 6.0.1 pra cá melhorou muito, o sistema não dá muitos bugs, é estável, fluído, recebeu APIs importantes como suporte a Vulkan, dentre outros, a atualização em segundo plano de aplicativos está muito mais eficiente, e o modo Doze (no Android 7.1.1) realmente é bom no gerenciamento de energia do aparelho.

        3. Mesma merda. Meu Moto G Turbo e meu Moto X Force sao testemunhas. É estressante usar Android. Ambos com Android 6. Aplicativos parando de funcionar, engasgos. Travamentos no teclado de terceiros. Disqus? Cara. Se quer mudar para Android, pega um Android de um amigo. Vai em um site com chat Disqus e passa uns 30 comentários e tenta responder algum depois. E com teclado Keyboard. Pago o meu salario suado do mes se o aparelho não reiniciar se ele for 1GB de RAM. Eu estou lhe escrevendo, nesse momento de um Lumia 1520. Por que no Android não dá. Se for comprar um Android hoje em dia opte por um que não seja menor que 3 GB RAN e Octacore 1,5 GHz. Nada de Moto G4, Moto G5, K5, K5 Plus. NÃO. Importe. Aqui no Brasil smartphone com 3GB RAM não é menos que R$ 1500 à vista (novo, claro). Enfim.

        1. Se você se der ao trabalho de rolar a pagina um pouco pra cima poderá ler o post do Thiago e verá que ele faz um questionamento. Talvez com um pouco perspicácia você possa…ah, quer saber, vá a merda.

          1. Tem uma enorme diferença entre um share pequeno que está caindo e um share pequeno que está aumentando.

          2. O Windows 10 aumentou desde o início, e o Linux diminuiu. O pinguim ? morreu de sol? Kkkkkkkkkk

          3. Você está se fazendo de burro? “Sistemas operacionais com kernel Linux” (ufa!), pronto, já desenhei.

          4. Então você está dizendo que há mais dispositivos com o sistema operacional Windows 10 do que dispositivos com os sistemas operacionais que usam kernel Linux? Acho que não sou eu que está se fazendo de burro aqui.

            Há milhares de servidores rodando debian, centos, rhel, sles etc. Há milhares de smartTVs e smartwatches da Samsung rodando Tizen. Alias, há milhões de câmeras, roteadores, switchs etc rodando linux.

            Sério mesmo que você acha que há mais dispositivos com W10 do que com kernel Linux?

          1. Veja, o termo mobile é abreviação de “mobile phone”, que as pessoas normais usam.

            A MS vem tentando emplacar o termo como sendo “mobile devices” e só o jorjão, andréhbostão e meia dúzia de fanboys abraçaram.

            Bem, até meu notebook é um dispositivo móvel, certo? Então, a MS vai continuar apostando em mobile device, que ela considera o Surface PRO e Surface Book.

            Porém, quando ela afirma isso, muita gente acha que ela está se referindo a mobile phone, mas é mobile device.

      1. Falta ela oficializar, dizer que não vai mais ter w10 para aparelhos móveis. Isso ela ñ disse e ñ vai dizer pq dispositivo móvel veio pra ficar.

  8. OFF – alguém pode me ajudar, eu vendi meu Lumia 640 XL e no anuncio eu descrevi a câmera principal tendo 13 MP, mas o cara q comprou me enviou um print onde mostra q a resolução é de 10 MP e ele não consegue alterar. Como faço p alterar? https://uploads.disquscdn.com/images/6c01faf7f2769a53bf462e0e017e8825e4e74d142b390c3bc519dddd21d01a2f.png pois mesmo eu mostrando os dados na caixa e tb pelo site o cara fica me acusando de ter mentido sobre as specs.

        1. Como se MP fosse o mais importante. Avisa a ele que o Samsung Galaxy S8 tem só 12 MO de câmera e tira fotos melhores que o iPhone7, que, aliás tem camera de 13 MP. MP é o tamanho da foto e não quer dizer, necessariamente, qualidade. Isso depende de varias outras inserções de hardware. Estude sobre isso e de um esculacho nele. Ele deu sorte de nao ser eu o vendedor. Sobre a questão em si. Nem vou responder porque os colegas amigos já responderam como mostrar.

    1. Cara 13 é o máximo que se alcança. Não quer dizer que em todas formatos será 13mp.
      Mostra para o cara e diga pra ele estudar mais sobre o assunto.

    2. e só mudar o formato da foto pra 4:3, dai vai ficar 13 MP quando ele ta configurado para fotos em formato 16:9 ele tira em 10 mesmo e semelhantes aos celulares da samsung que só tiram a foto com qualidade máxima em formato menor

    3. No meu 950 XL o padrão é 16MP, basta mudar a Taxa de proporção para de 16:9 para 4:3 que fica os 20.7MP. Mande ele fazer isso no 640XL que terá os 13MP.

    4. no Modo Widescreen sempre dá um valor menor do valor maximo de pixels, pode notar que a quantidade de pontos de uma foto 16 ou 20 megapixels (no caso do lumia 930 como exemplo) é a mesma, a única diferença é que a foto Wide é “cortada uma parte em cima e embaixo da foto, quanto o padrao tubo 4:3 é uma foto completa e quase quadrada.

  9. Morto, vivo, morto, morto, vivo, morto, vivo… Te peguei… kkkkk

    Não tem nada morrendo.
    Sempre digo que está se transformando.
    A parte mobile é muito importante para a MS.
    Mas, não tem argumentos contra o fracasso sem precedentes na linha smartphone da MS.
    O que a MS mais quer, com certeza, é virar essa página e começar uma nova página.
    O Windows é algo quase eterno, posso assim dizer, e enquanto ele estiver vivo muita coisa pode vir ainda em vários outros setores que a MS criar.
    E ela com certeza vai usar com aprendizado esse fracasso.
    Se fosse outra coisa qualquer a MS teria dado como morta, mas como é um setor importante ainda hoje em dia, a MS vai tentar outras coisas. Outros projetos. Outras e outras mais coisas.

    Então, só nos resta observar.
    Observando ficaremos…

    Nem estou dando muita bola par fim de Lumia, fracasso no Windows Phone, blá blá e blá.

    Já estou ansioso pela chegada do Console mais poderoso de todos os tempos. Projeto Scorpio, foca em mim. heheheh

    1. Pode ter não morrido ra você, mas para todos que compraram algum Lumia o SO morreu, definhou por muito tempo e morreu.

      1. Estou brincando um pouco. Ainda tenho o L640 funcionando a lá morre e não morre.
        Tenho um Android para fazer as várias coisas que o W10M não me proporciona.
        Sim, está cada vez mais ao chão o Windows Phone. Não há como escapar.
        Mas, vamos ver o que a MS vai mesma fazer.
        Não estou lá muito otimista.

  10. enquanto eles tiverem funcionando, estarão no meu uso diário sem escape: L920 principal, L530 para minhas corridas, L2520 como tablet e L640XL pra botar som via bluetooth com o Deezer e ter uma câmera extra…

      1. Sim! Era fã da marca Nokia e dos dispositivos lumia desde que comecei a usar… Qual é o problema? Observa a época de lançamento de cada um que vai ver que não comprei TODOS ao mesmo tempo! Comecei minha aventura nos Lumias com o L720! Posso dizer com orgulho que, POR ENQUANTO o único dispositivo como celular/smartphone que não comprei NOKIA foi o lumia 640XL, até então sempre usei celulares da Nokia desde os anos 2000 quando era adolescente, então fui pra o WINDOWS PHONE por consequência da mesma…apesar de já sempre usar Windows no PC e agora no Xbox…

    1. Uso um 640XL também e não pretendo me desfazer dele enquanto funcionar, pois a câmera é excelente! Sobre a quantidade, admiro sua fidelidade ao S.O. ao ponto de ter vários Lumia, mas eu prefiro ter um de cada sistema, para aproveitar o melhor que cada um tem a oferecer. Aqui é um Lumia 640XL (Windows 10), um Umi Super (Android 7.0), um iPhone 4S 32GB (esse não atualiza mais, parou no iOS 9.3.5), um Galaxy Note 10.1 2014 edition (Android 5.1.1) e por último, mas não menos importantes, meus Nokia antigos com Symbian, Nokia N73 e N95 8GB.

      1. Massa essa diversidade dos teus aparelhos! Em um futuro próximo é o que vai me restar fazer também, já que a Nokia não é mais Nokia e o Windows 10M é isso que estamos vendo…

      2. Que massa! Aqui tenho um Nokia Lumia 730 como principal (principal exatamente por me atender em tudo), Motorola Moto E como celular pra pedalada e corrida (e testes de apps Android), Nokia 808 Pureview (minha câmera e central multimídia), Nokia Lumia 620 (ainda com a tela rachada e parado, mas vou usar pra corridas e pedaladas) e um saudoso Nokia N70 (infelizmente já faleceu). Pretendo pegar o Nokia 3 com Android pra doar o Moto E.

  11. Microsoft faliu o Windows Phone quando comprou a linha Lumia. Só fez cagada. Se mantivesse no poder da Nokia, duvido que teriam falido este setor.

  12. lumia foi so licenciado? pelo q disseram na epoca da venda. ‘lumia’ e ‘asha’ foram comprados pela MS e so a marca nokia é q era licenciado por 10 anos, ja q a empresa em si n foi vendida mas so a parte de celulares, o qual lumia e asha faz parte.

    por isso nunca veremos ‘nokia lumia’ com android. pois ‘lumia’ é da MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *