Microsoft quer levar ao Windows 10 PC parte da retrocompatibilidade e Xbox Game Pass

xbox-original-retro

Desde que a Microsoft anunciou em 2015 que os jogos da Xbox 360 serão retrocompativeis com o Xbox One, os fãs também pediram pela inclusão dos jogos do Xbox original, inclusive para o PC. Phil Spencer parece estar de acordo, e disse que vai tentar levar a retrocompatibilidade do Xbox original para os PCs com Windows 10, além do Xbox.

Em una entrevista com Phil, chefe de divisão Xbox, foi dito:

Eu quero que as pessoas joguem os jogos! O Xbox original ‘OG Xbox’, é um pouco mais fácil, porque ele está num processador x86. Claro que quando pensamos sobre UWP e a habilidade para os jogos de rodarem através de console e PC, nós estamos chegando mais perto. Quero que desenvolvedores sejam capazes de criar aplicações portáteis, que é o motivo de estarmos focando na UWP para os jogos e até aplicativos que quiserem rodar em múltiplos dispositivos.
Então eu acho que tem trabalho a ser feito aí, mas acredito que está em nosso futuro.”

Claro, nem tudo são flores, no caso do Xbox 360, é mais difícil devido a sua arquitetura. O Xbox 360 possui uma arquitetura PowerPC, que é muito difícil de ser levada para a arquitetura x86. Isso foi possível no Xbox One/S/X pois diferentemente dos PC, eles possuem um hardware fixo e não uma variedade imensa de combinações.

A boa notícia, é que os games do Xbox original é mais fácil, pois o PC também funciona com um chip x86.

Xbox Game Pass

Foi lançado recentemente o Xbox Game Pass, serviço de assinatura que permite aos jogadores do Xbox One pagarem uma mensalidade para ter acesso a um catálogo de jogos, algo que tem sido muito comparado ao Netflix. Phil tem a intensão de levar esses serviços ao Windows 10:

“Eu disse antes que quero trazer o Game Pass para o PC. O time não adora quando eu ‘pré-anuncio’ as coisas, mas eu definitivamente quero trazer o Game Pass para o PC (…) Nós não temos o catálogo profundo de jogos no PC que temos no console, então eu tive um pouco de resistência do marketing, que, bom, não seria necessariamente o melhor recurso agora, porque não teremos jogos suficientes, mas eu quero começar logo. Então estou colocando muita pressão no time para conseguir conteúdo suficiente para fazer algo no PC, e depois nos assegurar de termos um compromisso de longo termo para construir”.

Bem, a família Windows 10 agradece, inclusive os próximos frutos do Projeto Andromeda da nova geração de dispositivos móveis. Com cross-buy, teremos uma boa vantagem ainda mesmo se já formos donos do Xbox.

O que vocês acharam? Pode prejudicar o Xbox?

24 comments on “Microsoft quer levar ao Windows 10 PC parte da retrocompatibilidade e Xbox Game Pass

  1. sempre bem vindo… as pessoas não devem ficar preocupadas em perder exclusivo ou não… as pessoas devem estar preocupadas em jogar… soh isso, e ter liberdade de escolher onde jogar… ponto final, eu prefiro console pelas facilidades, mas nem de longe quero que alguém que tem PC tenha que comprar um console para jogar um jogo que eles gostaram… “cada um na sua, mas com alguma coisa em comum” 😀 kkk pra mim já tinha cross plataform, e os jogos eram todos multiplataforma e ponto final… vc escolhe onde quer jogar…

    1. Já está começando a ter cross plataform com xbox, PC e Nintendo Switch. Tomara que aumente. Jogos de luta são os que mais tem a ganhar com isso.

  2. Na minha opinião, Xbox e PC deveriam ser transparentes em tudo. Qualquer jogo que se jogue no pc pudesse ser instalado e jogado no Xbox e vice-versa. Um exemplo é o League of Legends (Lol), poderia ser jogado no Xbox… Seria muito bom.

    1. Tb gostaria que o xbox one tivesse um modo PC, uma espécie de dual boot, onde vc pudesse ligar ele usando toda a memória e poder de processamento pro Windows. Eu compraria pra fazer dele minha work station, porque o poder dele pelo preço é um baita custo benefício bom.

  3. Imagine ter jogos do velho box no smartphone, que delícia. Ou no PC, zerar com tranquilidade alguns que não tive oportunidade, mas sempre desejei. Espero que os preços sejam coerentes e que os modos online funcionem. A loja tem muito a ganhar com isso.

      1. eu não vi muita diferença dos graficos fora o aumento da resolução tanto no phantom dust quanto do voodoo vince, me lembra bastante o porte dos jogos do playstation 2 pro 4

  4. muita calma nesta hora. jogos do xbox no pc, sério?! que legal.
    tomara que não seja emulação. como os poucos jogos de dreamcast foram. rodam super bem em quase qualquer maquina. shenmue era um título das antigas que saiu para xbox original.

  5. A Microsoft está no caminho certo com o projeto UWP. Essa ideia de fazer seu jogo ou app, ser executado em todas as plataformas Windows, sejam elas: Xbox, Windows 10, Hollo Lens, WIndows 10 Mobile e Surface, é uma ideia incrível para atrair os devs.

  6. O xbox sempre será um videogame. Significa que é mais facil usar. O pc precisar ter conhecimento e sempre, sempre sera mais caro. O videogame é só ligar na tomada! Sendo assim desta maneira, me reservo ao direito de expressar a minha opinião que, não vai afetar o xbox ao passar jogos para o Windows, faz até um bom marketing… Da mais peso ao nome

  7. As vezes dava vontade de jgar no pc uma ou outra missão dos games do xbox. Sempre l, olhava pro pc e pensava nisso!…. Po… a mesma posição no sofá enche o saco rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *