Carregando...

Microsoft quer que você faça o login na Web sem uma senha, com seu rosto ou sua impressão digital

Quem quer continuar usando senhas para acessar a web e os aplicativos? Eles são difíceis de lembrar enquanto não são seguros, então é hora de deixá-los de lado (na verdade, isso deveria ter acontecido anos atrás).

Portanto, 2018 é o ano para eliminar as senhas da web. Ok, vamos terminar o ano e continuar a usar as antigas senhas, mas será um ano importante para atingir esse objetivo porque ele está sendo adotado pelos protocolos dos navegadores.

O Google Chrome e o Firefox já haviam feito isso. Agora, é a vez do Microsoft Edge, o navegador padrão do Windows 10. É efetivamente o protocolo WebAuth, implementado apenas no Firefox e Chrome, por enquanto. Aquilo que a tecnologia Web Authentication permite é precisamente o uso desses métodos de autenticação biométrica. Ou seja, agora poderás acessar às suas contas na web com leitor de impressões digitais, Windows Hello, PIN ou dispositivos FIDO2.

Esta tecnologia começou a ser implementada pela empresa de Redmond no ano de 2016. Desde então ela tem vindo a aprimorar esta tecnologia e a colaborar com a FIDO para que consiga satisfazer as necessidades dos usuários.

Por enquanto, esta funcionalidade está apenas acessível aos que têm instalada a última build 17723 do programa Windows Insider. Contudo, deverá chegar para todos até o final deste ano.

Fonte

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.