Microsoft remove o instalador do Google Chrome da loja do Windows 10

microsoft-vs-google

O Google publicou o Chrome na loja do Windows 10 no início do dia de hoje, que na verdade é apenas um link para baixar o navegador. A Microsoft não gostou da atitude do Google e tomou medidas severas. “Removemos o aplicativo do instalador do Google Chrome da Microsoft Store, pois viola nossas políticas da Microsoft Store“, diz o porta-voz da Microsoft em uma declaração ao The Verge.

Citando a necessidade de garantir que os aplicativos “fornecem um valor único e distinto“, a Microsoft diz que “agradeceríamos o Google se criasse um aplicativo do navegador para Microsoft Store compatível com nossas políticas da Microsoft Store“. Esse é um convite que o Google provavelmente não aceitará tão cedo. Há muitas razões pelas quais o Google provavelmente não levará o Chrome para a Loja do Windows, mas o principal motivo provavelmente está relacionado às restrições do Windows 10 S da Microsoft. Os aplicativos da Windows Store que navegam na web devem usar os mecanismos HTML e JavaScript fornecidos pelo Windows 10, e o navegador Chrome do Google usa seu próprio mecanismo de renderização do Blink. O Google teria que criar um aplicativo especial do Google Chrome que respeitasse as políticas da loja da Microsoft.

A maioria das máquinas do Windows 10 não executam o Windows 10 S, portanto, o Google provavelmente não criará uma versão especial apenas para obter seu navegador listado na Loja do Windows. O Google também não pode simplesmente empacotar seu aplicativo de desktop existente como um aplicativo Centennial. A Microsoft é explícita sobre quaisquer aplicativos da loja que tenham que usar o mecanismo de renderização Edge.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft e o Google possuem desentimentos. Ambas as empresas disputaram por aplicativo do YouTube para o Windows Phone e a Microsoft também criticou o gasto da bateria do Chrome. O Google ainda não quis comentar sobre o ocorrido.

O que vocês acreditam?

92 comments on “Microsoft remove o instalador do Google Chrome da loja do Windows 10

    1. E eu lógico. Jamais vou aceitar um navegador sujo e mal feito como esse Chrome na Microsoft Store. O Microsoft Edge tem todos os recursos para bater o “argh” Chrome…

  1. Mas já? bem feito, tem que fazer um app de verdade e não esse “Chrome fake” que na verdade era um link pra instalar fora da loja desrespeitando a politica de privacidade e segurança.

      1. kkkkkkkkkkkkk, como google joga sujo desenvolveu mais fakes ainda “GO GO Chome “.

        Na verdade esses ai não são apps da google só pelo nome deles você já sabe que furada.

  2. Considerando que a Microsoft foi forçada a criar um navegador para a loja do android, nada mais justo que a Google seja forçada a criar um navegador para a loja da microsoft.

    1. O navegador não, mas o Office praticamente. Os chorosos dos usuários do patético Chrome OS, só faltaram implorar. Bem que os mesmo que foram contra a retirada do app desse SO SUCESSO, poderiam ser coerentes e pedirem ou ao menos desejarem a entrada do navegador na loja para que os usuários do Windows 10 S (outro SUCESSO porém bem mais recente) possam aproveitar tb.

      PS.: O Google Chrome não usa o Blink em todos as plataformas, logo…

      1. Implorar? HAHAHA
        Tipo quando fizeram aquela pesquisa com usuários de Windows Phone sobre quais apps eles mais queriam na plataforma e no TOP 5 haviam 3 apps do Google?

        HAHAHAHAHAHA

        1. Sim, implorar. Não encontrei a página que li, mas essa serve:
          https://www.webpronews.com/wait-microsoft-office-now-available-chromebook-2017-11/

          Tanto entusiasmo! kkk Deve ser porque é a melhor suíte de escritório do mundo, que muitos tentam a todo custo diminuir (querendo comprar com um tal de G Suite, que tem de melhorar e muito para se comparar ao Office).

          Como disse, do mesmo jeito dos que foram contrários à saída do Office da loja da Google (que a Microsoft já tinha deixado claro bem antes que permaneceria) do navegador-SO SUCESSO do mundo, o Chrome OS, deveriam ser contra a essas políticas de suporte ridículo da Google e pedir para que ela também “apoiasse” o outro sistema, o W10S.

          PS.: Não entendi seu “HAHAHAHAHAHA”, visto que, só corrobora ao que eu disse, que a Google é uma pedra no sapato, impede coisas muito banais, como dar suporte a um SO que teve mais marketshare que seu Chrome OS pensa em chegar.

    1. Cara, tenho um tablet da Chuwi, muito bom pelo visto, mas por ter pouca memória interna, tentei usar o Edge por alguns dias. Mano, simplesmente não tem como ele ser o núncio navegador, acabei colocando o Opera, que pra mim é de longe o melhor.

  3. Mas não disseram que o UWP recebeu APIs compatíveis com o Win32? Sendo assim, algum outro software poderia renderizar html sem depender do moto do Edge, não?

    1. De nada muda esse app, já que não poderia ser usado mesmo. Geraria é mais frustração por usuários leigos ver o app e não saberem porque não podem instalar.

  4. Esta certa, lembro quando a Microsoft criou Youtube para o Windows Phone, a Google fez a mesma coisa, queria que fosse escrito de um jeito, depois de outro e pronto.

    1. Mas era mesmo outro dia instalei o VLC player da loja, e como era tão fraquinho tive de instalar a versão Desktop. Há lá algo que valha a pena?

  5. O Google não força ninguém a usar Blink, mas a Microsoft obriga a todos a adotar EdgeHTML/Chakra. Por isso nunca haverá um navegador decente naquela quitanda.

          1. Que piada!

            Falar que a Microsoft não permite escolha num tópico que está a Google no meio kkk

            Pegaram pesado nessa piada.

    1. O “app navagador” era totalmente inútil. Nada serve um app que só faz redirecionar para baixar o navegador.

      O app oficial do Youtube já existe, mas somente para Xbox (só mais um ponto para demostrar até onde vai o nível de besteirol da Google) e os que tem atualmente, como o Awesome Tube e MyTube são muito bons.

  6. A Microsoft está certa em exigir que sigam suas diretrizes caso alguém queira postar algum aplicativo na Microsoft Store, porém está cometendo o erro de não implementar políticas de incentivo e boas práticas de forma a aumentar o número de bons aplicativos na loja, por exemplo, no caso de aplicativos de bancos, o Banco do Brasil tem um aplicativo lixo que não funciona no Windows 10 PC, todo mundo reclamando na loja e nenhuma resposta do desenvolvedor e nenhuma medida da Microsoft para incentivar esse desenvolvedor a corrigir seu aplicativo!!! Na PlayStore (Google), vi reclamações de usuários e respostas dos desenvolvedores em vários aplicativos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *