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Microsoft se manifesta após o uso excessivo de jogos ser enquadrado como doença

A Microsoft disse que a indústria de jogos precisa fazer mais “trabalho pesado” quando se trata de na responsabilidade de jogos. O comunicado veio após a Organização Mundial da Saúde enquadrar o “excesso de jogatinas” como doença.

Dave McCarthy, chefe de operações da Xbox, disse ao The Telegraph que quer “empurrar a indústria para reconhecer que é um desafio ser pai e gerenciar o conteúdo digital e online”. “É um momento relevante no mundo para falar sobre isso”, disse McCarthy. “Há muitas considerações em torno do tempo de tela, da segurança online e desse tipo de coisa”.

“Devemos evoluir o que oferecemos e reconhecer que há mais que podemos fazer”, disse ele. “Nós provavelmente ficamos mais quietos sobre isso no passado do que talvez nós gostássemos de estar. Parte disso é dizer que reconhecemos que há desafios e sentimos uma grande responsabilidade em criar espaços saudáveis ​​”.

Os comentários de McCarthy vêm à frente da votação da Organização Mundial da Saúde nesta semana sobre se incluir oficialmente o “distúrbio do jogo” como parte da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças , referindo-se a comportamentos aditivos relacionados ao uso excessivo de videogames.

O transtorno de jogo é definido pela OMS como um “padrão de comportamento de jogo caracterizado por controle ineficiente sobre o jogo”, pelo qual os usuários priorizam cada vez mais os jogos em detrimento de outras atividades diárias.

Entretanto, o assunto não é pacífico já que muitos organismos da indústria –incluindo a ESA e UKIE– acreditam que deve existir mais investigação necessária. “Há pontos válidos de vários lados deste debate, mas eu concordo com a nossa posição no setor de que é claro que mais pesquisas são necessárias aqui”, diz McCarthy. “Eu acho que é dolorosamente evidente quando você olha para o conjunto de pesquisas que está realmente lá fora.”

“Mas a responsabilidade é real e precisamos ajudar os pais com o trabalho duro agora. Não nos desculpa de precisar fazer mais. Independentemente da classificação da OMS, vamos continuar a pressionar isso.”

McCarthy aponta para os pais que permitam que a Microsoft defina os limites de tempo de tela para os jogadores mais jovens, bem como ser capaz de bloquear jogos com restrição de idade e compras on-line, como um exemplo das ferramentas disponíveis para reduzir o uso excessivo. Mas McCarthy admite que é preciso fazer mais para aumentar a conscientização sobre essas opções.

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Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.