Microsoft tentou banir todos os emuladores da Windows Store, mas não conseguiu

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A Microsoft está seguindo os passos da Apple no que tange a tomar medidas mais drásticas na publicação de aplicativos e começou a remover emuladores da loja do Windows 10 e Xbox One.

Mas qual a razão dessa mudança? Acreditamos que isso está relacionado com a unificação das plataformas. Ainda neste ano, a Microsoft quer que qualquer pessoal possa publicar jogos no Xbox, seguindo os moldes da Windows Store, isso também iria permitir que os emuladores dos PCs e smartphones Windows chegassem ao Xbox, pois são considerados como “experiência de jogos”. Logo, a Microsoft optou por proibir todos! Não temos mais emuladores!

Ou quase isso…

Emuladores de Nintendo 64 e Gameboy ainda estão na loja, inclusive disponíveis para Xbox One, pois são camuflados. Logo, infelizmente, vamos ter que usar aplicativos simulados. Estes elas ainda não removeu.

Também é possível instalar emuladores por fora da loja, e é claro que o Windows Club vai contar todos os truques, sem esconder nada, para que você continue desfrutando dos seus emuladores.

Neste link temos o emulador de Nintendo 64 camuflado
Neste link temos o emulador de Gameboy camufaldo

21 comments on “Microsoft tentou banir todos os emuladores da Windows Store, mas não conseguiu

  1. e pensar que outro dia estávamos comentando os emuladores que faltavam pra fechar esse “gap de emuladores”, que merda,Microsoft.

  2. Hoje em dia encontramos os emuladores em x86/x64 pra rodar ao menos no PC.
    Logo mais, com as AppStore da vida, não será mais possível porque aplicativos como este “permitem que direitos autorais sejam infringidos”. Essa questão de direitos autorais importam pra as empresas/artistas, mas não pro consumidor da mídia que quer jogar Zelda Ocarina of Time no PC, Patapon no Xbox e Halo 2 no celular.
    Daqui a pouco teremos removidos também aplicativos de torrents e de TVs online, IPTV, downloads de música e/ou vídeo do youtube porque também seriam contra as regras.

    E no tal futuro onde o sistema será todo UWP, com programas (apps) centralizados em uma única loja? Talvez seja isso o que temia o Tim Sweeney, CEO da Epic Games em suas declarações contra o UWP.

    Eu sou favorável à presença e enriquecimento de uma Windows Store, mas passos como esses servem para questionar o quão refém da Microsoft e terceiros ficaríamos quando (e se) o sistema se tornasse inteiramente universal, aceitando somente UWP (sejam originais ou convertidos pelo Centennial).

    Vida longa ao .exe

    1. Na Play Store tem muitos emuladores, acho que a MS está tirando os apps da loja por causa do Xbox, não querer seus usuários de Xbox jogando jogos de consoles de outras marcas via emulador…

      1. Acho que desabilitar a disponibilidade do app nos dispositivos da categoria console poderia ser uma solução, mas que deixem os apps existirem para PC, móvel, Hololens e o que mais for.

  3. Bom, vamos pensar da seguinte forma, peçam aos proprietários e donos dos jogos, console que criem o emuladores deles e passam a vender seus jogos antigos. Pois a empresa desenvolve, gasta milhões de dólares para produzir, desenvolver e tudo mais, e ai o povo fica irritado por que a empresa exige o comprimento das leis autorais… Temos que parar com esta mania de querer tudo na base do pirata.

    1. Não é tão simples assim. Em relação à roms de games antigos há toda uma batalha e discussões de caráter jurídico. A emulação é necessária para preservar a história desses softwares, se não acabarão esquecidos como muitos softwares que deveriam ter sido preservados.
      A questão não é pirataria. Games, livros e quaisquer outras manifestações da cultura humana têm que pertencer ao domínio público, pois fazem parte da memória coletiva. Sou contra a cópia ilegal de games mais recentes, mas games onde as plataformas originais estão desaparecendo, não.

        1. Mas aí que tá, a maioria não quer. Além disso, as roms deve ser acessíveis, há uma importância histórica que deve sobrepôr os objetivos comerciais.

    2. Se eu resolver ir em uma loja que vende cartuchos de Master System originais ou um CD do Dreamcast, não chega um centavo da minha compra no bolso da SEGA ou outra empresa pelo desenvolvimento desses jogos/consoles pelo fato de que esses produtos já saíram de circulação. A “pirataria” não afeta negativamente as empresas nesse caso porque ninguem está deixando de comprar dela para optar pelo pirata.

    3. Eu sempre tive esse conceito que vc falou, na minha opinião empresas como a Sega deveriam ter um emulador oficial, e disponibilizar os jogos de sua propriedade e fazer acordos com outra empresas para disponibilizar outros jogos, e cobrar seja pelo emulador ou pelos jogos. Agora se a empresa não vende o sistema e não vende o jogo sou a favor de liberarem livremente os emuladores, ela até teria benefícios com o pessoal jogando seus jogos, evitaria que franquias antigas morressem no esquecimento.

  4. Daqui a pouco pra emular e jogar numa TV vai ser possível apenas através de projetos open source. Uso muito o Emulation Station no Windows 10 completamente personalizado por mim, trabalho que levei dois meses fazendo aos poucos. Rodo desde Atari até PS1, N64 e Dreamcast de boa, sem engasgos. Para jogar na TV, apenas um Raspberry Pi 3 com o Recalbox e um controle de xbox. Caso o Windows se feche em UWP, vão restar apenas projetos open source de hardware e software como esse.
    Deixar de jogar meus retrogames por força da padronização, nunca.

        1. Sim sim, mas vai complicar a vida dos desenvolvedores. Além disso, como fica a implementação de atualização automática quando envolve apps da loja? Será que ele permite!?

          1. Vdd, não tinha pensando nisso, talvez o UWP não permita atualizações automáticas. Também tem a questão que os apps precisariam estar abertos para atualizarem.

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