Microsoft usa a estratégia dos “exclusivos” para combater a Sony e seus contratos de comercialização

call-duty-wwii

Hoje, 11, a Microsoft mostrou parte dos jogos que serão lançados para o Xbox One, e o restante possivelmente será revelado pela própria Sony. Não, não estou louco, mas não precisa ser um gênio para entender o que a Microsoft fez.

Muitos estavam preocupados com a Microsoft, pois a Sony conseguiu coletar contratos de comercialização/marketing de muitos grandes jogos como Call Of Duty WII e Red Dead Redemption 2, entre vários outros. Hoje descobrimos a razão, a Microsoft preferiu investir majoritariamente em exclusivos, um atrás do outro.

Sim, também acho que faltou algo para tapar a lacuna da Remedy, Gears ou Halo. Contudo, vimos Battlegrounds exclusivo – vocês não imaginam a febre que este game está nos PCs –  ou fenômeno arrebatador Black Desert – são consagrados, e não apostas. Vimos ainda o Forza 7, e a Microsoft continua a entregar os melhores jogos de corrida anualmente. A Rare parou com o Kinect e vamos encarar um jogo não menos que divertido. Ori voltou, uma obra de arte aclamada pela mídia e pelo público. O Crackdown 3 vai trazer um cenário destrutível como nunca visto no mundo dos games, e por aí vai.

A Sony, no ano passado lançou um jogo prometido para PS3 e que só foi sair no PS4 —> Pro, Last Guardian. A franquia God Of War ainda não deus as caras, e já são quase 5 anos dessa geração. Shemmue 3 foi adiado para o final de 2018…. Não me leve a mal, tanto a Microsoft quanto a Sony não são perfeitas, mas no ano passado vimos Forza Horizon 3, Recore, Gears of War 4 e outros clássicos (ou não) chegarem muito mais rápido.

Quando Shemmue 3 for lançado, provavelmente todos os jogos da E3 2017 da Microsoft já estarão no mercado. Inclusive já terá se passado outra E3 com novos jogos.

A chuva de exclusivos da Microsoft foi uma boa estratégia, pois se tudo for como previsível, a Sony vai anunciar grandes jogos multiplataforma e como possivelmente parte dos seus anúncios de outros anos estão sendo adiados, por fim, eles devem anunciar muito jogo para Xbox por lá.

Talvez o que faltou na conferência da Microsoft não tenha sido o jogo, mas sim um trailer misterioso de um jogo sem data marcada com a marca “exclusivo” … a sua rival faz isso e tem dado certo. Muitos ainda sonham mais do que jogam, pois poucos que jogam terão dinheiro/tempo para aproveitar tanto jogo bom, independe se é exclusivo ou não.

137 comments on “Microsoft usa a estratégia dos “exclusivos” para combater a Sony e seus contratos de comercialização

  1. A estrategia da MS parece estar dando certo, ela fortalece a propria comunidade com exclusivos e novos recursos (retro e Xbox X), e nao fica vendendo esperança como a sony, no momento que ela anuncia, ela entrega, nem que seja “Comming 2019” mas ela entrega. Quanto a teaser misteriosos, essa não era a E3 pra isso, Halo precisa de mais tempo, e depois dos problemas com a Platinum, ela nao vai mais precipitar anuncios.

      1. Eu já havia entendido que seria um exclusivo de console mas não nos PCs. Mas é isso mesmo, acho que nesse caso é exclusivo de console e nada de PC.

      2. Não sei, o que tava escrito era “exclusive console launch” ou seja, “exclusivo no lançamento do console”. Vamos aguardar pra ver ?

    1. Se vc assistir novamente a apresentação da MS, o dublador oficial deles traduz essa parte como “exclusivo de console”, acho que sairão na Steam mas não no PS4. Ashen é um exemplo de jogo que desde o primeiro anuncio está prometido exclusivamente para as plataformas Xbox e Steam, por esse motivo não é exclusivo mas o Ps4 não foi citado. Mas somente o tempo dirá, contudo eu não contaria com um lançamento para PS4 pra não se frustrar.

      1. Entendi o que vc disse, mad ainda acho bem dúbio, esse lance de “exclusivo no lançamento do console”. Vamos esperar pra ver.

        1. Xbox One launch exclusive – lançamento exclusivo (do)no Xbox One. Acho que não estamos sabendo traduzir corretamente… eles poderiam ter posto somente Xbox one exclusive…. mas…. acho que devemos procurar a resposta disso em sites americanos. Já vi em alguns que afirmam que tais jogos são exclusivos mesmo, outros nem citam por talvez não terem entendido. Sites como Xbox Enthusiast falam que são jogos exclusivos do Xbox consoles:

          http://xboxenthusiast.com/news/ashen-launching-as-xbox-console-exclusive/

          Mas…. somente o tempo dirá mesmo.

        2. não é dúbio brother… eh exclusivo para o XBOX nos consoles… simplesmente pq vai ter no PC também, só isso…. o q tem de dúbio nisso??

          1. A dúvida é por conta do termo “console launch exclusive”, que dá a entender que será exclusivo no lançamento e, após um tempo, pode sair pra outras plataformas. Mas vc pode ter razão, eu vou aguardar pra ver qual vai ser.

  2. Iria adorar jogar Scalebound no meu Pc, sem zoeira. Uma pena que graças a INCOMPETÊNCIA da Microsoft eu não poderei mais jogar. E antes que digam …mas e Deep Down, e The last Guardian que demorou anos para sair… Um erro não justifica o outro, se a Sony simplesmente parar de fazer consoles a Microsoft também vai? Claro que não, então um erro não justifica o outro. Apresentar um game legal e o cancelar, é uma coisa. Apresentar um triplo A que se propõe a ser um system seller e simplesmente o cancelar, é outra completamente diferente. Muito embora o game não tenha nada a ver com God of War, ao meu ver, a escala monumental dos inimigos é bem semelhante, chama a atenção. É aquele tipo de jogo que você chama o amigo para mostrar o quão foda é o seu vídeo game. O tipo de jogo que passa nas lojas para deixar o comprador com vontade de adquirir o vídeo game. Uma pena que diferente de God of War, esse game não existe. É esse tipo de game que deveria definir o que é a marca Xbox One e não servicinhos, Retrozinhos e outras palhaçadas que estão inventando para empurrar goela a incompetência que se tornou tudo referente ao Xbox. É a maldição do número 3, todos os consoles sofreram disso. O Nintendo 64 sofreu disso, o PS3 sofreu disso no inicio da geração mas conseguiu se reerguer depois, e o Xbox One está sofrendo do mesmo mau, mas ainda não conseguiu tirar o pé da lama, infelizmente.

    1. Nossa mano você falou tanta merda primeiro que scalebound foi cancelado por que o estudio de produção não tava fazendo um bom trabalho. Você fala que God of War é um jogo que é marca do ps4 e q o xbox não tem.. MEU DEUS de que planeta você é? COnhece Halo, gears, forza? ” servicinhos, retrozinho” porra, isso tudo é choro, pq não tem no play 4? Maioria dos usuarios usam a retro, e é um serviço que valoriza o cliente, pois todos os jogos que vc comprou no xbox 360 vc não os perdeu, ainda continua la pra jogar.. sem falar que por causa destes “servicinhos” a live gold te da 2 jogos retrocompativel todo mes pros assinantes.. Só chora ai mano, pq o xbox vai bem e quem tem ta achando bom.. volta pro seu youtube ai pra ver gameplay..

      1. Leia direito o que foi dito o analfabeto funcional… ele não disse que a MS nao tem o game que a retrata e a MS é mestre de bancar desenvolvimento de exclusivos e cancelar pelo meio do caminho como foi o caso de Fable (um game doido demais).. e comparar halo, gears of war com GOD OF WAR não de né jovem… infelizmente a Sony tá arrebentando nos Games exclusivos, nem preciso comentar The last of us e Uncharted… é amigos oferecer minecraft e não jogos mais consagrados bem elaborados tá sendo mancada da MS.
        PS: tenho um Xbox One e tô considerando mudar para o PS4

          1. José o GOD of WAR parece que ficara sensacional hahahahahaha…. espero ótimos jogos do Xbox tbm e quem ganha com ótimos jogos não é a Sony ou MS ou a Nintendo, mas sim nos consumidores… vídeo game é apenas diversão de todos que gostam…

          2. brother… GOW = God Of War, são as iniciais, aff… e como eu disse em outros lugares sobre o novo GOW… é legal, mas acho que não deveria sair como a sequencia da franquia (a não ser que mudem muito o que foi mostrado), deveria sair como um jogo a parte, GOW é hack´n slash e sempre foi,.. e no gênero ele é o melhor… agora, o q fizeram com o gênero??? mataram, colocaram uma visão de terceira pessoa e diminuíram o numero de inimigos drasticamente, e pelo jeito as sequencias de golpes que eram foderosas vão ficar reduzidas também… acho que deveriam ter mantido o gênero do jogo… é a mesma coisa que FF virar uma franquia de tiro… bizarro, tem FF de tiro? tem, o dirge of cerberus, mas não é o principal, é como se fosse um filler… mas é opinião pessoal, gostei mas não vou jogar pq como esse gênero ai já tem muitos, meio que saturou (com esse gênero prefiro o the witcher 3), não estou interessado, da mesma forma que não me interessei por horizon zero dawn… e a MS já tem jogos ótimos e esse ai não mostrou nada de diferente do que já tem no mercado hj… a historia de GOW é massa, mas agora ficou meio bizarro com esse negócio de deuses nordicos, parece que perderam a linha… daqui a pouco o Kratos vai tá no egito… wtf??? não né??? o negócio era mitologia grega, massa, tesão… quer mudar?? faça outro jogo…

        1. Fredzinho, Halo é mais antigo que god of war, tem mais jogos no franquia, mais história, sem falar que não é um jogo que vc zera e nunca mais joga igual gow. Halo tom coop e competitivo coisa q nao vemos em nenhum exclusivo da sony. E god of war e the last of us são tqo importantes que ate hj não saiu jogo novo.. 4 anos de play 4 e so tem remaster. Na venha falar de exclusivos, em 4 anos de console so tem 3 jogos bons uncharted, blooborne e horizon, o resto é tudo jogo comum. Sem falar que a psn é horrível, jogos mais caros… Voce é igual o de cima, é hater jogador de gameplay no YouTube.. Abraços

          1. João Antônio não sou hater não cara.. tenho um Xbox one em casa, mas admito que a PlayStation tem seus pontos fortes, assim como Nintendo tem seus jogos sensacionais (Zelda, Mário, DK entre outros).. No final das contas temos que respeitar a opinião um dos outros sabe, ter a liberdade de falar com convicção os pontos fortes (Xbox One X tem um hardware fodastico e deve trazer gráficos jamais vistos nos consoles e isso é ótimo e tem que trazer jogos bons tbm como já joguei e adorei o fable, ryse son of rome… aquele anúncio do Dragon hall foi sensacional) mas temos que admitir a qualidade dos outros afinal, o que importa é nos divertirmos sabe… exemplo eu gostei demais de jogar na casa de meu primo uncharted assim como gosto demais do DK e Mário do super Nintendo, nfs underground 2 do ps2… halo é um bom jogo?? Demais!!! Mas não é demérito algum afirmar que os jogos da nipônica são sensacionais tbm… não existe essa guerra sabe se eu pudesse ter todos os Games eu teria hahahahaha gosto é de me divertir apenas, pena que o Brasil só nos rouba né afinal um game do switch vira por média de 350$ e os de ps4 e Xbox vem a 300$

      1. Mas são….exclusivos teve 2 ou 3. Exclusivo temporário que teve muito. Todos que tinha a palavra launch acho que serão temporários

          1. kkkk
            Procura “Launch exclusive” no google.
            Varias postagens de 1 dia atrás perguntando o que significa isso kkkkk

  3. Eu sou super fã da Nintendo e Mario é um dos jogos que mais joguei. Esse Super Lucky’s Tale chamou muito minha atenção. Parece ser neutro mesmo, ou seja, pra todas as idades… e o melhor, também não parece ser linear.

  4. Ok, mas foi só eu que não me empolguei com todos esses exclusivos?

    Para não falar que não gostei de nada, Forza 7 e Super Lucky’s Tale me interessaram bastante, mas os outros infelizmente não me empolgou.

    1. Alguns me interessaram também é forza e compra certa. Também não fiquei empolgado, esperava algum exclusivo de peso pra barra a Sony que era lança 3 ou 4 de peso. Curti a retro do Xbox original também kkkk eu tenho esse console.

        1. Acho que foi o primeiro console onde vc podia grava suas músicas e ouvir. Inclusive no gta tinha uma estação de rádio que tocava as músicas salvas no HD. Era bom demais. Deixei de jogar pq o cabo partiu e é bem difícil de achar

  5. Depois crítica fanboyss kkkk, nunca vi o site meups4.com.br ao menos citar Microsoft de modo a instigar briga de fanboys, esse site posta matéria criticando fanboy e dois minutos depois promove briga de fanboy.

  6. “Microsoft usa a estratégia dos “exclusivos”

    O Minecraft em 4K? SHAUSHAUSHUASHUAHSUA
    Ops, ele é exclusivo? AHAHAHAH

      1. OI? queria o que? se ela quer ou nao, tem que ver com ela amigo! ;D

        Para de ser trouxa que quem ta perdendo é nos nisso, pq nao tem um jogo exclusivo novo pra concorrer com os da SONY, AIAIAI!

        1. Rapaz, se vc não gosta de minecraft , blz pois eu também não gosto! Agora antes de falar de minecraft pesquise! Pois ninguém, nenhuma empresa Sã consciência desenharia. E calma que ainda tem jogos vindo que não foram apresentados. Anthem foi uma surpresa e a EA está abraçando esse console então não duvide do poder

          1. Anthem nao é exclusivo, e eu gosto de Mine, embora nao jogue! Shuashua.

            Se vc acha foda, a MS apresentar um console novo sem jogos de novo! Alright ✌?

  7. A E3 para mim foi boa, a Microsoft segui a linha de apresentar apenas o que já esta pronto e para mim é mais importante que apresentar o que nem se sabe quando vai ser laçado e pior fazer como a concorrente faz em demorar lançar e lançar todo bugado.

    Depois de Scalebound acho que isso é o mais correto.

    1. Bons exclusivos mais nenhum de impacto. Talvez por medo de mostrar algo não concreto igual você falou e acho correto Tb. Exclusivo aaa só o forza mesmo.

      1. PESO é mostrar e lançar, isso ela fez. O Xbox One X vai ser lançado e vai ter jogos que vão tirar vantagem do seu poder, o PS 4 Pro foi lançado para executar os jogos de forma pior que o PS4 tradicional.

        PESO é fazer com que eu tenha o que foi anunciado e não que eu tenha que esperar 1, 2 ou até mais de 10 anos por alguma coisa. Só lembrando que Forza 7 sai primeiro e com mais carros e pistas que Granturismo Sport que foi anunciado em 2015 e esta previsto para esse ano mas sem data definida. Se duvidar a Sony adia mais um pouco o lançamento do GT Sport.

    2. eh o mais honesto né? mas nem sempre dá lucro… acho que o xbox one X vai dar um up nas vendas, mas vai ser difícil passar as vendas da sony… mas pra mim tá bom… para nós que temos o xbox é melhor que a MS continue correndo atrás da sony, ela fará mais coisas para que continuemos gostando mais do lado verde da força… só ver os jogos que ganhamos e os que os sonystas ganham… dá até dó deles, mas é exatamente pq a sony não precisa se preocupar com seu público, por enquanto… eles são iguais a casal apaixonado… até se a sony peidar na cara dos seus usuários eles vão achar maravilhoso… deixa eles…

      1. Mas a questão não é passar em vendas, a questão é ter jogadores isso ela tem bem mais que a Sony, Forza tem 4.8 milhões de jogadores mensais, os assinantes da Live não mais que o dobro da assinantes da Plus.

        O que da dinheiro é os serviços e não a venda de console.
        Obs.: A Sony vende muito sim porem o PS4 parece feito em fábrica xingling pois a qualidade de construção é horrível, o meu fica quente no menu.

        1. concordo em partes, pq atualmente os serviços dão realmente mais grana, mas o número de jogadores em potencial atrai empresas para fazer jogos exclusivos… meio que a sony força e os caras aceitam, exatamente por ter esse número absurdo de potenciais jogadores, mas a MS tá indo bem, o setor tá dando lucro, e eu só vou começar a me preocoupar quando o setor estiver dando prejuízo… até lá, ter mais ps4 vendendo pra mim é só mimimi de sonystinha, quem ganha é a sony e eu não sou acionista da sony, então, to feliz com meu xbox 😀 e logo logo vou buscar meu monstro 😀

  8. Depende do ponto de partida ou principio que a gente discute. Se o sujeito só fica de olho na briga SonyXMicrosoft, ele sentiu falta de um jogo grande/misterioso exclusivo e sem data pra jogar na cara do Sonysta.

    Mas o cara que tem o Xbox e não liga pro que tá acontecendo no outro lado, foi uma ótima E3.
    Eu entendi esse ponto de vista do autor do texto; Não adianta de nada o marketing que a Sony fechou com Red Dead, FIFA, Star Wars…. no final de tudo esses jogos vão rodar melhor no Xbox one X.

  9. cara a sony hj vive de marketing, e ela sabe fazer… esse ano acho que a apresentação da MS foi legal, mas a do ano passado acho que foi melhor heheheheh… no final das contas, a sony vai continuar com uma apresentação forte, mas só com promessas, jogos sem data, os caras devem forçar os devs a soltarem alguma coisa pra colocar na E3, no final das contas, a E3 serve para anunciar jogos que poderemos jogar e não jogos que sonhamos em jogar… os jogos da MS foram todos legais, cuphead tá fantástico, não vejo a hora de jogar esse jogo… sea of thievs eh legal, mas não me encantou, agora, BD… esse EH O JOGO!!! code vein também parece que vai ser bem legal… o anthen então??? poha curti d mais… achei um jogo bem diferente, eh um gears mjundo aberto

    1. Code Vein foi um dos que mais gostei. Metro e Assassin’s Creed também parecem ser legal. A melhor apresentação foi de Ori, bonito demais. E Anthem achei muito top. O único jogo da Sony que realmente me atrai é Horizon Zero Dawn, e acho que Anthem vai suprir essa falta no Xbox. Nem ligo se os melhores jogos apresentados são multiplataforma, na verdade acho melhor, porque aí todo mundo joga

      1. cara, além de MULTI eu realmente gostaria que o anthen fosse cross… tenho muitos amigos com PC, e PS4, seria top jogar com a galera, parece ser um jogo muito irado para jogar de multiplayer… mas BD pra mim foi a estrela da noite kkkk (tirando o xbox one X)… quero muito jogar esse jogo kkkk

  10. comprei meu xone de 1tb e estou muito satisfeito….
    nunca joguei lançamento prefiro games old, e a retrocompactibilidade pesou na minha escolhe pelo xone… e agora com essa retro do X1 o ceu é o limite…. sem falar na game pass…( logo logo a MS XBOX vira com IP fortes e exclusivas..todos sabemos que os melhores e mais variaveis titulos são multi plataforma.)

  11. A conferência foi boa sim! Foi fraco em relação a algum exclusivo de peso, só isso. Mas os jogos multi farão esse serviço por nós e no fim vai rodar melhor no X, argumento final para quem quer compra-lo.
    Acho q a MS quis captar como clientela também uma faixa de jogadores mais novas e por isso o investimento em jogos mais cult, infantis, futuros consumidores da MS, pq o que eu vi de review de pais que compraram o Xbox One S com bundle do Minecraft não está escrito!!! É uma fatia gorda do mercado!
    Geral deu risada quando anunciaram o Minecraft 4k, inclusive pelo canal que eu assisti a retransmissão da conferência mas meus irmãos, o que tem de X one X que vai vender, bundle, com Minecraft e outros não está escrito!!
    Essa mania de guerra de marmanjo de Sony x MS por causa de gráfico, taxa de frame, temperatura,…p**** q coisa chata!
    Ai lançam um jogo top e as vendas n acompanham a hype. O investimento n é proporcional.
    A estratégia da MS vai muito além do nosso perfil de jogador, das pessoas que inclusive participam desse fórum…

  12. microsoft focando nos indies e sony focando em exclusivos cinemáticos… tem vantagens e desvantagens… a quantidade infinitamente maior de indies e sua duração tb geralmente muito maior, já os cinemáticos tem aquela historia q vc não esquece nunca mas tem um problema serio, vc joga coloca na prateleira e dificilmente joga de novo.. o multiplayer sempre ganha em horas de jogo e é nisso q a microsoft focou, acredito mais nessa visão tb.

  13. Eu não queria comentar aqui pois o nível de comentário aqui é muito baixo mas… Como vai aparecer muito fanboy de PS4 espero que alguém consiga me ajudar com esse problema que esta me irritando muito.

    O super poderoso não conecta na rede WiFi da minha casa (conecta quando quer para ser sincerro) Já fui em blogs especializado e so encontrei mais pessoas com o problema e sem solução, o suporte da SONY é inexistente.

    Algum fã que tenha o console sabe resolver ser ter que fazer ganbiarra?

    https://uploads.disquscdn.com/images/56cf29ee13dd01cf5aedd83ae2326fe80dfcbb3f96e2b8206be2886ad1c06958.jpg

      1. Não é fibra e nem IPv6, é ADSL.

        O mais estranho é que todos os meus dispositivos conectam de boa, ontem assisti toda a conferencia da Microsoft no Xbox One pelo MIXER a 1080P recebi meu brindes e baixei tudo tranquilo e essa joça não funciona.

        1. A PSN tem dessa. Meu irmão tem um PS4 e às vezes não há nada que se possa fazer pra conectar nessa merda. Daí do nada volta a funcionar.

          1. Isso é ridículo, se ela não resolver isso na próxima atualização vou vender o console.

    1. compra um xbox q nunka vi isso no meu console da ms
      no meu ps4 e direto
      os exclusivos da sony sao ruin de online mesmo

  14. Depois dessa conferência da Microsoft, só me resta uma dúvida: Onde eu vou arrumar dinheiro pra comprar isso tudo? Microsoft não tem dó do meu bolso. Vêm ni mim Cuphead!!!

  15. Discordo ..

    Todos os jogos são jogos CHATOS PRA CACETE… Não achei que foi uma boa jogada do Microsoft esses jogos.. O que deveria ser feito (na minha opinião) seria a Microsoft mostrar, um gameplay (mesmo que sem data) mostrando TODA A CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DO XBOX X. Aí sim acho que iria conquistar os fãs.. O jogos exibido na E3 deu à entender que Microsoft só estava ‘enchendo linguiça’. Você pode reparar na platéia por exemplo.

    Creio que a SONY vai vir com tudo mostrando os jogos (infelizmente) adoro o meu XBOX ONE mas infelizmente, essa palestra parece que não colou.

  16. quer jogo barato? quer que seu dispositivo rode todos eles? vai fazer algo e não fique esperando pelo lançamento. tem tanto jogo antigo bom! no proprio dx 12 já tem bons títulos pra passar horas a bons preços. alem disso. pode valorizar as pessoas e o lugar onde vive. Valorizar um mini-game “sexo” (use camisinha) e gastronomia. os graficos são ótimos e a jogabilidade também.

  17. Battlegrounds seria um grande exclusivo, mas exclusivo temporário é o mesmo que nada, de novo tivemos ORI, Forza 7 e Luckys Tale, isso foi muito pouco na minha opinião, os outros são promessas de tantas E3s que nem valem mencionar como revelação e sim como compromissos a cumprir. Foi uma conferência de pouco impacto, precisam de jogos mais impactantes como exclusivos definitivos e não temporários, MEtro, Anthem entre outros fariam a diferença se não fossem multi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *