Carregando...

Microsoft vai encerrar o Mixer e fazer parceria com o Facebook Gaming

A Microsoft vai encerrar o serviço Mixer em 22 de julho e planeja transferir os parceiros existentes para o Facebook Gaming. O anúncio surpresa significa que os parceiros e streamers do Mixer serão transferidos para o Facebook Gaming a partir de hoje, e a Microsoft não operará mais o Mixer como um serviço dentro de um mês.

A Microsoft lutou para alcançar a escala necessária para o Mixer competir com o Twitch, o YouTube e até o Facebook Gaming, o que levou à decisão de hoje. “Começamos bem atrás, em termos de onde os espectadores ativos mensais do Mixer eram comparados com alguns dos grandes concorrentes”, diz Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, em entrevista ao The Verge. “Eu acho que a comunidade Mixer realmente se beneficiará do amplo público que o Facebook tem por meio de suas propriedades e das habilidades para alcançar os jogadores de uma maneira muito perfeita através da plataforma social que o Facebook possui.”

A Microsoft está em parceria com o Facebook para fazer a transição de visualizadores e streamers do Mixer  para o Facebook Gaming nas próximas semanas. Em 22 de julho, todos os sites e aplicativos do Mixer serão redirecionados automaticamente para o Facebook Gaming. Os Parceiros de Mixer existentes receberão o status de parceiro do Facebook Gaming, e quaisquer streamers que usem o programa de monetização do Mixer receberão elegibilidade para o programa Level Up do Facebook. Os visualizadores de mixers com saldos Ember pendentes, assinaturas de canais ou assinaturas de Mixer Pro receberão crédito no cartão de presente do Xbox.

A escolha da Microsoft de fazer parceria com o Facebook é claramente estratégica, também relacionada à ampliação do apelo de seu próximo serviço de streaming de jogos  Project xCloud e seus esforços gerais de jogo. A Microsoft trabalhará em estreita colaboração com o Facebook para trazer o xCloud ao Facebook Gaming, permitindo que os espectadores cliquem e joguem imediatamente os jogos que as pessoas estão transmitindo. É uma visão muito parecida com as ambições do Google com a Stadia, mas o Mixer não possui a escala e a audiência necessária para oferecer isso de maneira mais ampla. A Microsoft recrutou streamers exclusivos como Ninja e Shroud, mas eles não foram suficientes para levar mais pessoas a usar o serviço em detrimento dos rivais. Ninja, Shroud e outros streamers agora estão livres para se juntar ao Twitch ou transmitir no Facebook Gaming.

A Microsoft enfrentou uma decisão entre abandonar o Mixer, vendê-lo ou até investir mais dinheiro sem garantir que atingisse a escala necessária para competir. “Não se tratava tanto de retorno sobre a venda, mas de encontrar uma parceria que fosse a melhor para a comunidade”, explica Spencer . “Achamos que é isso, e isso nos dá um ótimo lugar para lançar mais conteúdo do xCloud e dar aos jogadores a capacidade de jogar a partir daí”.

A Microsoft falou em atingir 2 bilhões de jogadores com sua visão para o xCloud, mas o Mixer não estava em uma posição forte o suficiente para ajudar a alcançar esse objetivo. “Quando pensamos no xCloud e na oportunidade de desbloquear a jogabilidade para 2 bilhões de jogadores, sabemos que será extremamente importante que nossos serviços encontrem grandes audiências e o Facebook claramente nos dê essa oportunidade”, diz Spencer.

Não está claro exatamente quando veremos o xCloud aparecer no Facebook Gaming, mas é uma parte essencial dessa nova parceria. A Microsoft está se preparando para lançar o streaming do xCloud geralmente ainda este ano, como parte da oferta Xbox Game Pass da empresa. “Acho que não teremos que esperar muito para ver o resultado da colaboração entre as duas empresas para habilitar essa tecnologia para os espectadores do Facebook Gaming”, revela Spencer.

Parte das vantagens deste contrato virá com o Project xCloud e a Microsoft aproveitará o potencial da rede social de Azure e Mark Zuckerberg para permitir que funcionem como clique para reproduzir. Sem dúvida, parece que o novo lar de todos os avanços da Microsoft nesses aspectos será o Facebook, por isso será necessário estar atento às suas ações futuras.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.