Carregando...

Microsoft volta a adicionar APIs do Windows Phone ao Windows 10

Microsoft volta a adicionar APIs do Windows Phone ao Windows 10

surface-phone-conceito-dobra

Os rumores de que a Microsoft está desenvolvendo algum tipo de aparelho parecido com um telefone (talvez um “Surface Phone” ou “Andromeda“) estão flutuando há anos, com algumas evidências concretas de que tal coisa existe. Mas o mais recente Windows 10 Insider Preview deu um novo combustível para as especulações: tem um conjunto de novas APIs para telefones celulares.

O Windows tem suporte integrado a modems de celular desde o Windows 8, mas isso está restrito a suportar conexões de dados. Telefonia – discar números, fazer chamadas – sempre foram algo exclusivo do Windows Phone ou o Windows 10 Mobile. Isso tornou o Windows 10 completo inadequado para um “smartphone“.

Isso pode estar mudando. O Windows 10 build 17650 – uma prévia da Redstone 5, a próxima atualização do Windows após a atualização de abril – inclui algumas APIs de telefonia. As novas APIs adicionam o suporte para uma variedade de recursos típicos do telefone: números e contatos, bloqueio de números, suporte para fones de ouvido Bluetooth, modo de alto-falante e assim por diante. Também parece haver algum tipo de suporte a videochamadas, sugerindo suporte para videochamadas 3G ou LTE.

Isso significa que a Microsoft vai lançar o Surface Phone? Por um lado, é comum afirmar que não há fumaça sem fogo. Os rumores do Andromeda (Andromeda sendo algum tipo de dispositivo de tela dupla que faz chamadas, mas não é um smartphone) não mostram sinais de sumiço, então eles provavelmente têm alguma coisa de verdade em algum lugar. Por outro lado, essas APIs telefônicas não parecem ser novas: elas correspondem às APIs de telefonia já encontradas no Windows 10 Mobile, portanto, sua presença em uma versão desktop do Windows pode ser um erro (enviar um pacote de APIs que não foi feito para o desktop por acidente) ou o resultado de algum tipo de esforço de fusão para reduzir a quantidade de versões do Windows. Entusiastas ainda afirmam que tal aparelho poderá ser lançado ainda em 2018.

VIA

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.

Curta nossa nova página no Facebook!