Mídia física ou digital? Tanto faz, logo será quase impossível jogar videogame no Brasil

ps4one

Durante a E3 de 2013, a Microsoft anunciou que o Xbox One teria que realizar conexão com a internet por curtos períodos de tempo para que ele funcionasse. Isso chocou muitos gamers, e a rejeição foi pesada. A empresa reverteu essa polícia, mas na prática isso não muda muito.

Vamos ser diretos, a qualidade a internet brasileira não é lá grande coisas, e isso tem gerado dores de cabeça aos jogadores – e não, não estamos falando tão somente do multiplayer.

Exemplo recente, Gears of War 4!

gears-4k

O Gears of War 4 chegou com mais de 50 GB, tornando o download do jogo de difícil acesso. Segundo o estudo State of the Internet da Akamai, a velocidade média da conexão brasileira é de 4,5 Mbps. Desse modo, mantendo esta velocidade, o download de o jogo como Gears 4 levaria 24 horas e 40 minutos. Mais de um dia inteiro para baixar um jogo só.

Então vale a pena em disco?

Argumentar que ainda é possível adquirir os jogos em mídia física também está ficando cada vez mais insustentável. Isso porque as empresas vendem o disco com jogos quebradíssimos ou simplesmente não-finalizados, que dependem de patches de atualização gigantes para rodar direito.

É muito comum ao tentar instalar um jogo novo ser requerida uma atualização de 20 GB. Por exemplo, sufoco que passei este dias, Halo 5 tem 46 GB de arquivos em disco, mas as atualizações fazem o game ficar com quase 100 GB. Se você adquirir o jogo hoje, você tem mais 50 GB de atualizações para fazer. Tentei rodar o jogo sem baixar as atualizações, e não consegui.

A alternativa é permanecer com o jogo quebrado, cheio de bugs e, muitas vezes, injogáveis. E aqui estamos falando do No Man’s Sky, que possuía bugs tão críticos que faziam o jogo fechar sozinho no PS4. Mafia 3, lançado há pouco tempo, também está impregnado com bugs de todos os tipos e muitos Gigas serão baixados para corrigir isso.

Tá ruim? Calma, pode piorar

projeto-scorpio

Os games estão ficando cada vez maiores, as conexões não estão ficando mais rápidas na mesma proporção. A chegada do PS4 Pro e do Xbox Scorpio, que prometem games em 4K, vai tornar os games ainda mais pesados e o download cada vez mais impraticável. Imagine os jogos do Scorpio que rodará os 4k nativos?

No Brasil, ainda existem operadoras que limitam a velocidade do download caso estoure o limite Gigas estipulados por mês. Só Gears poderá fazer isso.

Vamos aceitar que, os jogos são feitos por e para países ricos e desenvolvidos, onde a velocidade da internet não é problema. Se não evoluirmos, ficará cada vez mais impossível aproveitar as grandes vantagens do nosso tempo.

88 comments on “Mídia física ou digital? Tanto faz, logo será quase impossível jogar videogame no Brasil

  1. Exatamente! O tamanho dos jogos até acho válido, pois, se eu tenho um Xbox One que possui um hardware que aguenta jogos extremamente complexos e poderosos, as desenvolvedoras devem aproveitar ao máximo! O problema, como citado, é a nossa conexão lixo de Internet!
    Tenho medo daqui a alguns anos de como será a nossa conexão (que já não difere das atuais).

  2. Isso no Brasil mesmo. Eu com internet de 40MB de upload e download (sim, a mesma velocidade pra ambas) baixo de boa, e moro no Brasil. Não comprei Gears pq não curto, mas FH3 e esses tempos que baixei o F6 qdo ficou uns dias de graça, baixei tranquilamente.
    Esse problema não é dos jogos, mas sim da internet no Brasil que realmente é precária (vários estudos apontam isso), enquanto em outros países aí fora, 100MB já é quase o básico do básico.
    Achei que a matéria iria falar de impostos. Estes sim ferram a jogatina por aqui e acho mais difícil resolver isso do que ter internet melhor.

    1. por motivos de trabalho vim para uma região do brasil onde a internet é 2MB. deixo baixando todo dia a noite (pela manha a media é de 6GB baixados). nesse tipo de conexão você esqueceu de se referir um fator, ou você baixa ou você usa. então normalmente as pessoas usam a net durante o dia e a noite deixam o jogo baixando. detalhe, o sinal telefônico também é de 2G. não é apenas a internet que e precária no brasil e sim TUDO!

      1. Verdade. Hoje tenho essa internet que falei, mas demorou mto pra ela chegar por aqui. Antes era 2 mega da Oi, mto ruim para os tempos atuais.

      2. bizarro, mas sua realidade é a da maioria dos brasileiros, e pensar que isso pode piorar graças ao cartel da vivo… pqp é de perder as esperanças mesmo…

        Vivo comprou a GVT e já veio querer colocar franquia na internet fixa, e agora essa semana, ela disse que está interessada nos ativos da OI que está prestes a quebrar e ser fatiada, imagina a VIVO comprando a OI e GVT, e as “agencias reguladoras” deixando uma super empresa monopolizar todo (+70% dos clientes) o mercado de internet !!

        Só temos uma certeza precisamos é acabar com a ANATEL não é possível….

      3. Eu tenho um amigo que passou pelo mesmo problema a alguns anos atrás, a internet dele era de 2MB e ele tem um PS4. Eu nem sei como ele conseguia jogar Destiny online nessa velocidade. Rsrs
        .
        Hoje ele está com uma conexão bacana de 45MB também, mas não é de nenhuma empresa grande, apareceu uma nova empresa na região oferecendo alguns planos bons e por valores acessíveis.
        .
        O Brasil, infelizmente, sempre vai ser assim. Minha família mora em uma região de SP onde a conexão mais rápida disponível pela Vivo é de 4MB. E não há nenhuma outra opção concorrente a nãos ser o 4G. E fica pior, o valor que eles pagam lá nesses 4MB é o equivalente ao que eu pago aqui no interior (Indaiatuba) em 15MB da GVT/Vivo, ou seja, além de não ser uma velocidade justa ainda é caro (R$ 80,00 /mês). Um absurdo!

        1. Pois e, grandes centro nem sempre tem boas soluções. Sou carioca e convivi com a oi por muito tem. Net de 10mb e depois 15mb. Apesar de ser RJ, a OI domina pq a única concorrente e a Net Virtua e sua franquia. A menos de um ano a LiveTim chegou (não em todos os lugares), mas tive a felicidade de experimentar depois de anos mandando email e enchendo eles kkkk pagava míseros 99 por uma conexão de 50mb e 30mb de up (valeu muito a pena). E se tivesse numa região onde ela estivesse, largaria qualquer outra, ate a vivo, pq a tim foi a única que nao entrou em guerra querendo colocar franquia. Hj estou na paraíba, tive que abandona a Live Tim, oportunidade pesou muito e é a única coisa que sinto falta de la. Jogar online vc joga de boa com 2mb. O problema mesmo esta em fazer o download. Ate app de celular custa! Quando estou em casa nao baixo nada pq caso contrario nao acesso nem fb. Um exemplo disso e o BF1 e seus 44GB, se eu seguir o cronograma de baixar toda noite, so vou termina e joga-lo daqui a 4 dias…. Quase uma semana pra baixar um game..

        2. Isso tende a melhorar, embora demore um pouco a expandir do sudeste/sul para o restante do país. A IoT, os mensageiros e os serviços de streaming vão colocar cada vez mais pressão sobre as operadoras, que terão de investir e oferecer mais ao consumidor para conquistá-lo. A Claro, em seu relatório de sustentabilidade, cita exatamente a IoT como um motivo de seus investimentos na rede para a demanda futura. Quem insistir em ir contra esta avalanche, como a Vivo em sua briga contra o WhatsApp, vai perder clientes. Hoje eu tenho 60 Mbps de internet em casa, além de uma ampla franquia de dados no celular, algo impensável até 5 anos atrás em uma cidade de menos de 140 mil habitantes como a minha.

      1. Moro em Curitiba. É fibra ótica da empresa de energia elétrica aqui. Pago 124,90 reais em 40MB de Download e Upload (Plano antigo, o novo é 50MB e um pouquinho mais caro). Já tem internet mais barata como fibra da Vivo, porém, com upload baixo e com estabilidade que desconheço. Essa minha é estável 24 hrs/dia. Só tive problema uma vez qdo uns técnicos de uma terceirizada deles cortaram o cabo da minha internet por engano em uma das caixas na rua.

          1. Que limites? De upload? Da vivo fibra sei que tem, tipo Download de 50MB e Upload de 20MB, algo assim.

          2. Krl vey, q sonho, aqi todas as fibras e banda larga (exceto a oi q eu uso) tem limite de franquia mensal

  3. Pago R$89,00 por mês. Na minha vivo fibra de 100mb e sem limites baixo jogo sossegado e porum preço bem acessível
    O meu vizinho pagava 119.00 em uma de 15 mbs e moro no interior as vezes é falts de pesquisa de quem tem Internet ruim

    1. Eu demorei 1 mês para conseguir um link de 15mb com a vivo por 100 reais, a outra opção era da Oi com 5mb por 120. Já tentei aumentar a velocidade diversas vezes, e sempre recebo a resposta que o máximo é 15mb. Em outro bairro tinha 35mb pelo mesmo preço, e outras regiões de curitiba consigo quase 100mb por esse valor.

      1. Aqui tinha um pacote de 25Mb + telefone fixo da vivo.. $139,00. Hoje descobri que aumentaram meu pacote para 50Mb. E pelo mesmo preço. Aumentaram a velocidade sem meu conhecimento mas nao aumentaram o valor. Falei com uma atendente da vivo e ela me disse que no meu plano de dados esta la como 50Mb. Bom, como nao alterou o valor, nem reclamei kkkk.

      2. ninguém merece a oi. me da nojo lembrar que essa empresa existe e que para muita gente, não há um concorrente pra essa sem vergonha.

    2. Assim como você partilho da mesma internet, porém algo me incomoda como o possível limite dessas ditas operadoras sobre os GB para dowload e upload.

  4. A grande maioria tem net muito ruim.
    Tenho amigos que desistiram de games por causa disso.
    Acredite. Em muitos locais um game de 30 GB pode levar uma semana. Em um bairro tem net boa e em outro não tá com nada.
    Tenho amigo que leva o dispositivo para casa de quem tem net rápida e paga para baixar o game mais rápido.
    Eu acho que 1080p 60fps já tá bom demais.

    1. Eu tenho um primo que não via vantagem alguma ter uma internet de 10mb/s e então ele contratou a de 1mb/s porque ele só ia ver whats up e internet… quando ele começou a usar ele se interessou pelo youtube e netflix (exemplos) daí ele percebeu que a internet de 10mb/s era indispensável, até porque ele não é o único a utilizar a internet. Quando as pessoas descobrem que vão fazer uso constante dessa internet o pensamento muda. Conheço gente que não vai mais ao cinema por causa da internet, você tem quase tudo no computador e muitos vezes de graça.

      1. O problema é que grande parte do país não tem nem 2mb para contratar.
        Na minha região tem lugar que tem 15 mb, mas um bairro depois ou uma cidade depois tem só 1mb, 2mb ou se tiver sorte 5 mb.
        O problema está em não ter e não em querer.

        1. Você descreveu exatamente o que aconteceu comigo. Na rua paralela tinha net internet da net e na minha só tinha da Oi e era discada. Entrei em contato com a empresa e me informaram que eles ainda estavam expandindo e que levaria alguns meses para chegar na minha rua. Porém se eu reunisse assinaturas de pessoas que morem na mesma rua que estivessem interessadas eles colocariam minha rua como prioridade… e foi exatamente o que eu fiz, 2 meses despois eu estava usando a internet da Net de 10mb/s. O da velox era de no máximo 1mb/s e era discada. Realmente as empresas ainda estão expandindo e isso ocorre dependendo da procura e do investimento que eles podem fazer, mas a solução é pelo menos “querer”, isso mesmo, se mostrar interessado.

          1. Muitos anos atrás tive que colocar uma internet em um endereço que não morava ninguém, mas o cara era meu amigo e emprestou a casa para tal. Coloque a internet lá e joguei para minha casa via WiFi. Teve um monte de comentário que os técnicos uma hora saberiam e daria problema pra mim. Mas, não deu. Quando um cara veio fazer manutenção, o vizinho me procurou, fui lá abri a casa o cara fez o que tinha que fazer e foi embora. Contei ele de como eu fiz e ele: Fica frio, nesse caso nem tem problema. Quando tem problema, em caso de compartilhamento com muita gente, só se alguém denunciar. Senão, nem ligamos pra isso.
            Depois chegou na minha rua e ficou tudo bem.
            Mesmo assim falta muito pra ficar mais ou menos.

  5. O triste é ver a situação apenas piorando… além de baixa velocidade, insistem em querer limitar nosso uso.
    Pago 120,00$ em uma internet de 15MB ilimitada, mas se eu quiser alterar qualquer coisa no plano, ela vai passar a ser limitada.

  6. Ainda não tenho grandes problemas…30mb, net virtua…. Mas a matéria trata de uma realidade bem triste mesmo… Somado ao preço dos jogos, máquinas etc…. Realmente, jogar videogame (ou PC) no BR ficará bem difícil daqui pra frente

  7. Ainda bem que no meu PS4 eu jogo praticamente qualquer jogo sem baixar atualizações nenhuma 😀 esses jogos que ficam injogaveis por conta de bugs, como no man’s sky, sao raras exceções, quem tem midia fisica atualiza se quiser… ja quando eu tinha o xbox, ate o inicio do ano, eu comprei o halo e assim que eu fui jogar a primeira vez tive q baixar uma puta atualização, e o jogo só abria dps de atualizar, e isso na semana do lançamento… coisa q no PS4 n existe, qualquer jogo abre sem atualizar, SFV por exemplo, vc pode jogar a vntade com o conteudo do disco, e so atualizar pra ter os novos conteudos se quiser, e qualquer jogo é assim

  8. e eu comprei gta5 com 65gb. mesmo com 50 mb de velocidade da tim. demorou horas pra baixar. imagino o problema para o tempo que só tinha 2 mb de memoria. era melhor jogar pião e bolinha de gude na rua.
    quando tive de trocar o hd onde tenho os jogos de steam. minha lista de jogos é meio grande para baixar novamente. levou um dia e noite para os principais.

  9. Cara eu tenho 3mb de internet e baixo rápido considerando minha velocidade de conexão, baixei 90gb de halo 5 em 3-4 dias deixando o console em standby. não vejo o pq desse drama todo

        1. eu achava essa velocidade boa quando tinha 15 mb… se me mudar e não tiver minha velocidade de internet atual. vou te contratar pra me ensinar essa paciência.
          eu já precisei mudar e mudei com a velocidade de internet como prioridade.

          1. quando se tem uma empresa que entrega na maioria das vezes 100% da velocidade contratada faz diferença sim. as vezes. não tenho paciencia e levou meu tablet/celular para fazer o download de algo no vizinho que tem 100mb. quando acaba a luz ele aparece também. (tenho nobreaks))

    1. Tamos junto fera, há uma semana atrás a minha era de 2, agora dobrei, e infelizmente é o que tem pra hoje por aqui, ja passei várias noites com o pc ligado fazendo downloads, agora com o x360 só uma vez, mas sei bem o que você passa.

    2. Ai os meus amigos me chamam pra joga hj e eu só posso jogar depois de 4 dias, normal isso nada demais levar 4 dias pra baixar um jogo. Se for baixar outro jogo já soma uma semana, perfeito! kkkkkkkkkkkkk

  10. Uma internet de 5 a 10 mb é de boa demais!! Com 3 dias vc baixa tranquilamente umjogo de 50gb, é o mesmo tempo que vc tem na hora de comprar um jogo de midia fisica e os correios te entregar. A vantagem do digital ta na sua pre venda, vc consegie jovar exatamente às 00:00.

  11. Q matéria nada A V…quem hj no Br tem tempo d sobra p jogar??ou trabalhamos ou estudamos ou os 2 impossibilitando de ter tempo integral p jogar ou seja só a pessoa ser um pouco organizada p deixar o jogo baixando…NG vai morrer por issu… matéria p encher linguiça…

    1. Eu também não vejo problema algum esperar o download do jogo, isso só aumenta o hype. Enquanto isso jogue outro jogo, assista um filme, sexo/namorar, comida, amigos, etc… sem falar que já é possível jogar por um longo tempo depois de 70% do jogo baixado (em média).

  12. Infelizmente vc está certo… Porem a questão é vamos aceitar? Nossa internet é um lixo mas cobram dos usuários um preço Deluxe, as operadoras estão pouco se ferrando para nós consumidores pois alem de não investirem em infraestrutura de rede ou adaptar os preços para a porcaria de sinal que nos fornecem as grandes operadoras ainda querem congelar o nosso sinal…. Isso acontece por não existir concorrência de verdade para as corporações que dominam o mercado brasileiro, pois se tivesse mais operadoras com mais disponibilidade de sinal e qualidade tanto de serviço quanto de produto duvido se ficaria essa sacanagem… Segundo o marco civil da internet, o acesso a internet é um direito de todos mas desse jeito que se encontra não vejo como exerce-lo. Espero que isso um dia mude, no entanto duvido muito mas como dizem a esperança é a ultima que morre.

  13. É certo que a mídia física encarece os jogos com custos de fabricação do disco, capa e gravação dos jogos, além disso os lojistas ainda lucram em cima de todo jogo vendido, o que ainda inclui transporte e armazenagem. Somando tudo isso cada jogo sai pelo menos uns 15 dólares mais caro, imagine você poder pagar apenas 45 dólares num jogo… isso seria o equivalente a 139 reais no Brasil. Veja como exemplo os preços praticados na Steam, eles vendem no formato digital unicamente. Eu sou totalmente a favor do fim da midia físico.

    Claro que a midia digital tem esses empecilhos no que diz respeito a internet, mas eu estou inclinado a enfrenta los com dois ou três dias a mais de tempo de download para obter o melhor preço. Os jogos ficariam mais barato e eu compraria todos na pre venda e faria o download vários dias antes. Se todas as empresas de consoles (Nintendo, Microsoft e Sony) adotassem a midia digital o preço poderia cair ainda mais porque a média de vendas de um jogo/software aumentaria bastante. Hoje em dia todas as empresas esperam vender pelo menos 2 milhões de unidades para cada jogo lançado, esse número aumentaria em pelo menos 50% indo pra 3M devido a impossibilidade do consumidor de vender seus jogos digitais como produto de segunda mão.

    Temos que entender também que a procura molda a oferta, então quanto maior a procuro por conexões mais rápidas mais a empresa baixará os preços e maior será o investimento na expansão deste serviço. É claro que haverá problemas, mas se o cliente não reclama nada mudará. Se todos procurarem a ANATEL e reclamarem logo esse cenário onde produto contratado não está sendo entregue mudará e pra melhor.

    Se forem continuar a usar mídia física eles poderiam mudar a tecnologia. Os discos Bluerays já. estão ultrapassados e poderão não atender a próxima geração de jogos. Pra isso os cartuchos são bem mais indicados e podem ter preços menores se forem fabricados para atender grandes demandas. Por exemplo, a tecnologia USB 2.0 em pendrives permite leitura de até 60MBytes/s (480mb/s), são 4 vezes mais rápidos que os leitores UHD de Blurays e com preços parecidos. Além disso a memoria flash (pendrive) é mais resistentes, bem menores que um disco e tem capacidade de memoria até dezenas de vezes maior que um disco bluray. Ainda assim é dinheiro jogado fora que só aumento o custo final de um única cópia de um jogo e portanto a mídia somente digital é a mais apropriada para a atual geração

  14. Só vi o pessoal falar aqui da Internet (que concordo: também é problemática) mas jogos sendo lançados incompletos e cheios de bugs também são um m… acredito que os jogos só deveriam ser lançados após estarem completos e sem nenhum bug. É por isso que muita gente esta considerando essa a pior geração dos games.

    1. Concordo plenamente e digo mais, se essas empresas desenvolvedoras de jogos tivessem que pagar multas altíssimas pelos bugs, com certeza elas seriam forçadas a empregar mais pessoas como testadores de software !

  15. Matéria fraquissima. Isso vai impedir de jogar? Deixa baixando dois dias fo….. tenho net de 60mb baixo esse de 50gb menos de um dia. E vou jogar da mesma forma se.demorasse dois. Concordo que a net do Brasil e lixo. Porém isso não é impecilho pra deixarmos de jogar não. Só compro mídia digital tbm pq.gosto de ter os.jogos. e vender ou trocar pra mim não compensa.

  16. O problema não é em baixar os jogos ou as atts. O problema para nos brasileiros são: Preço dos jogos estão cada vez mais caros. E se as nossas queridas operadoras começarem a limitar a internet. E ninguém fazer nada. Ai podemos dizer adeus os jogos.

  17. Ah, para. Eu moro em um cidade com no max. 25k de pessoas e tenho net de 10mb, poderia ser 20 mas pra mim, não compensa.
    Agora o cara mora numa city que nem sp e tem net de 500.,ç Esse NÃO deve jogar mesmo!!
    Pra não afundar o time dos outros.

  18. Haha, to lembrando de quando comprei o Ghosts. Baixei 42Gb para descobrir que tinha que baixar a porcaria tudo de novo por causa de um bug que nunca consertaram. Fiquei quase uma semana para instalar e reinstalar, foi tenso.

  19. A matéria traz um bom assunto e que da pra ser discutido por horas. O problema pode ate existir, mas soluções tambem existirão.

    Primeiro falando sobre o público. Esses jogos gigantes, são geralmente os AAA (existem exceções). O publico que vai rodar um Triple-A é o publico que investe pesado em jogos. O cara que monta um PC pensando em rodar Halo 5, Gears 4, nao é aquele que vai economizar com um i3, pegar uma placa gtx 550 pra “jogar uns joguinhos massa” e etc. Nos consoles, o publico que compra jogos AAA, sao aqueles dispostos a pagar 200~250 reais em um único jogo (esse é preço atual que os jogos grandes sao lançados).
    A partir disso vcs podem pensar que, uma pessoa dessas, que possui uma certa dedicação a jogos, vai ficar com pão-durice pra aumentar os mega da internet? É tipo o cara que tem iPhone e só liga a cobrar. O único empecilho que penso nesse momento é caso colocarem quota limitada por mês.

    Agora falando em caso isso realmente venha a acontecer, seja por internet limitada, seja porque o cara mora no meio do mato onde o correio chega à cavalo. Soluções alternativas existirão, seja através do mercado de indies, seja pela volta dos jogos médio-orçamentos, seja pelo próprio esforço do JOGADOR. Isso me faz lembrar de quando a internet era 30kbps aqui e eu passava 2 dias baixando um filme de 700mb, mas baixava.
    Os jogos não acabarão no brasil, nem os AAA nem outro nenhum.

  20. Somente uma reforma estrutural grande nesse setor pode aumentar a velocidade, trazer mais empresas para combater os preços absurdos por aqui e claro da uma maneirada na coleta de impostos nesse setor.

  21. 24 horas de download para um jogo que ficou semanas antes do lançamento com o pre-load liberado. Pra mim parece o contrário, mesmo com internet ruim é perfeitamente possível ter o jogo pronto pra jogar no dia do lançamento o que era impossível na geração passada aqui no Brasil. Ou seja, ficou mais fácil e não mais difícil.

  22. Boa matéria, boa para reflexão.
    .
    As mídias físicas nessa geração acabaram por se tornar “perfumarias”, porque a maioria dos jogos são tão bugados que é quase impossível jogar sem os updates de correção de bugs e performance.
    .
    Esse problema já tinha começado na geração anterior, alguns jogos tinham bastante problemas e precisavam de downloads obrigatórios. A diferença é que os updates eram bem menores, alguns nem chegavam a 1GB.
    .
    Agora o que eu não entendo é como na geração Atari, NES, SNES, N64, PSX, PS2 os jogos saiam perfeitos e não precisavam de updates e nem recall. Como? Nas primeiras gerações os desenvolvedores mal sabiam programar e as equipes eram muito menores do que as que temos hoje, os jogos lançavam no mesmo prazo entre 1 e 2 anos em desenvolvimento e eu não me lembro de nenhum jogo que era impossível de jogar por culpa de baixa performance e bugs.

  23. Excelente matéria… Desde a primeira vez que fui botar um jogo no One eu achei um absurdo o jogo pedir uma atualização quase do tamanho do jogo. Aí fui pesquisar e vi que no PS4 é a mesma coisa….

  24. Enquanto tivermos esses governos de bostas o Brasil, vai ser sempre atrasado em comparação a outros Países por isso que sempre o Livre mercado, com o livre mercado muitas empresas de Internet iria colocar essas empresas do Brasil no bolso.

  25. Todos fracos, lembro que fui baixar o bf3, eram 20 poucos gigas so se n me engano, e fiquei mais de uma semana baixando, na minha incrível internet de um mega kkkkkk

  26. Esse é o nosso Brasilzão. O pior é que a ANATEL da brecha pras operadores roubarem os brasileiros. A minha internet mesmo, que é da Net Virtua é de 15mb mas nunca chega a isso tudo e cai direto. A “sorte” é que é 15mb então sei que pelo menos esses 4,5mb chega pra mim. Mas é no mínimo estranho uma agência regulamentadora permitir que a operadora te venda um plano e te entregue 30% disso que vc paga pra ter 100%.

  27. moro em Itupeva (Terra do Hopi Hari / Wet’n Wild) em um dos principais bairros daqui a Vivo chegou com seu speedy rapidamente, lembro na epoca eu tinha 1 mega quando ainda a maioria usava conexão discada… era a evolução. Me mudei para um outro bairro e a unica opção era internet via radio, carissima e na época 256 kbps de velocidade, e essa velocidade foi aumentando aos poucos com a evolução dessa empresa, até eu chegar aos 4 mb por 139,00, um roubo. A dois anos a vivo chegou no meu bairro e agora tenho 10 megas por 89,90. Minha vó que mora lá no meu primeiro bairro a internet da casa dela ainda está em 1 mega e a vivo não tem disponibilidade de velocidade maior pra região. Monopolio da VIvo na cidade, fora isso só empresas de internet via radio, carissimas e de péssima qualidade. Agora imagina que em casa eu tenho o Xbox One, meu irmao tem o dele, meu primo vizinho que usa minha internet tb tem um xbox one. Fora isso tem 10 pessoas que usam a internet diariamente, tem horas, e principalmente a noite e fim de semana que a internet ta no talo e esses 10 megas não dão conta.

  28. alguém aqui pode me informar com certeza absoluta de quantos gigas de instalação de atualizações para o jogo mafia 3 em MÍDIA FÍSICA consome do hd atualmente?a minha plataforma é um Xbox one. (não quero desmerecer nenhuma outra inteligência, mais quem publicou essa matéria se tiver alguma diferença entre plataformas já estou esclarecido.) pode me informar com exatidão tanto quanto qualquer outro comentarista. obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *