Mike Ybarra: muitos querem que jogos da Bethesda não sejam exclusivos do Xbox, mas se fosse a Sony?

A aquisição da gigante Bethesda Softworks, com toda a controladora ZeniMax Media, pela Microsoft fez com que se falasse deste assunto em todo o planeta. As reações foram das mais diversas: desde os que se intrigam com a compra até os que se lançam na guerra de consoles, muitos comemoraram por ser assinantes do Xbox Game Pass,  e outros pediram que a Sony vingasse comprando outro estúdio (?), como se fosse uma briga para ver quem compra mais e, além disso, algo assim aconteceria no estalar de dedos.

Também observando tudo isso está Mike Ybarra, vice-presidente executivo da Blizzard Entertainment e ex-vice-presidente corporativo do Xbox. Em seu perfil no Twitter, Ybarra apontou um detalhe simples e essencial:

Muitos fãs e membros da imprensa estão dizendo “não faça jogos exclusivos Bethesda, temporários ou não”. É algo que entendo. Mas se a situação fosse inversa, essas mensagens permaneceriam as mesmas?

Resumindo, a pergunta é muito simples: muitos alegam que a Microsoft não deveria tornar exclusivo The Elder Scrolls ou Fallout (algo que a Redmond já comentou, com Phil Spencer explicando que vai avaliar caso a caso), mas isso teria acontecido se fosse o contrário, ou seja se a Sony tivesse comprado a Bethesda? Será que ela liberaria para o Xbox os jogos? A mídia iria para pedir que ela liberasse os jogos para o Xbox? Existira este clamor?

Além disso, é inútil continuar a pensar em termos de guerra de consoles, da qual a Microsoft há muito se divergiu, colocando sobre a mesa que o console não é sua peça central, mas de um ecossistema que, vai muito além do que a Sony visa oferecer. A estratégia da Microsoft é levar jogos para consoles (Xbox), smartphones Android e iOS e PCs. É um produto diferenciado, e com uma estratégia diferenciada (Xbox Game Pass).

O que vocês acham? Mike Ybarra está certo?

224 comments on “Mike Ybarra: muitos querem que jogos da Bethesda não sejam exclusivos do Xbox, mas se fosse a Sony?

      1. Bem lembrado, ficamos uma geração sem Street Fighter, jogo que sempre foi multi. É difícil apoiar a Microsoft lançar seus jogos em outras plataformas quando as outras não o fazem, e ainda fazem acordos pra que jogos não cheguem no Xbox por um tempo determinado.

        1. Exatamente. Street Fighter, Spiderman, Marvel Ultimate Alliance 3…tudo jogos e franquias que sempre foram multi e cagaram com questões de exclusividade nessa geração.
          Agora a M$ não pode ser “mal” e fazer exclusividade? Eles que se fodam.

      2. Qnd a exclusividade é pro lado da Sony(SFV), os fanboys vem fala que a empresa tava falida, se não fosse a Sony não teria jogo, etc.. Agora qnd é do lado da MS ai (tipo a exclusividade temporaria Tomb Raider). Ai é abuso de poder, todo mundo merece o jogo, não pode deixar exclusivo um jogo que sempre foi multi

      3. Se ñ me engano há uma história que SfV teve um mãetrocinio da sonya pro game nascer, ele ñ tava nos planos da capcom. É um bom jogo. só tiro a poeira do ps4 pra jogar ele ou em dias frios. e detalhe a maioria dos players de sf estão no PC.

        1. Impossível SF ser ruim. O que acontece é ser decepcionante. Tipo Pokémon SwordShield: não é ruim, é completamente decepcionante.
          Lançado às pressas, com pouco conteúdo, com coisa faltando, até perdoo as mecânicas “menos profissa” que no SFIII pq não sou profissional e curto nutellagem, mas foi um jogo muito incompleto com cara de beta que vazou na net.

          1. O lancamento dele foi meio incompleto. Mas ele é um game voltado pra competição. Gameplay tecnica fluida e divertida. Nao sou proplayer. Mas sou fan de jogos de luta tenho neogeocd ate hj. Sf5 pra mim é o melhor pra se jogar contra nessa geração apesar dos problemas de netcode e do json aberto.

  1. A verdade é que tem que ser exclusivo mesmo, seria muita burrice da Microsoft investir 7,5 bi e deixar os jogos saindo para outras empresas, tem que ser exclusivo do Game Pass.

  2. Mano, o que aconteceu com o sonysmo nessa última geração? Ficou tão ridículo tudo.
    Na época do PS2 galera só queria jogar Play2, sem flame nem nada, no máximo inveja do amigo que tem o outro console.
    Na época do PS3 galera tava começando a ir pro mal caminho, falando que Nintendo é coisa de criança e que Xbox360 é pra jogo de dancinha e que “macho de verdade não joga GTA no X360 pq nasceu no Play2”.
    Agora os caras piraram de vez, defendem online pago, o bloqueio de crossplay, a censura de jogos japoneses, a exclusividade third party, a falta de retro…

    1. Ps1 e ps2 foram os melhores. O 3 nem tentei pq não fui com a cara, peguei um 360 e pqp, q videogame top. O ps4 é legal, mas não é n metade do q 1 e o 2 foram. Sinceramente o 5 tá me dando a mesma impressão do 3, e eu nem tô animado pra pegar ele. Como sempre, vou esperar e ver qual me ganha.

      1. A regra é clara: pegar console novo rápido é só por hype mesmo. Mas com um detalhe: dependendo do quanto enrola pra pegar um Xbox, jogos como GTAV sairão do catálogo e outros entrarão.

  3. com excessão de Minecraft que a intenção é unir jogadores de diferente plataforma, microsoft só lança alguns jogos só pro switch, muito improvável ela criar jogos pra playstation, já que ela tem o Xcloud que o alcance é muito maior que o PS5, Switch é provavel que seja só pra conquistar o publico japonês

  4. eh obvio q nao… por isso q eu digo… MS pode enfiar com força q a SONY nao merece misericordia nao… soh ver a palhaçada q ela esta fazendo com esses exclusivos temporarios e com o spider…

  5. O Mike apontou um fato e acho que agora é a hora de negociar: Torne o Spider Man e Street Fighter e alguns outros jogos também para consoles Xbox ou aguente a concorrência na mesma moeda. Sony e Microsoft podem sair lucrando se um bom diálogo for estabelecido.

    1. Não há diálogo com a Sony. Ela sempre teve um marketing muito agressivo e apelativo (e algumas vezes mentiroso) pra cima da Microsoft. Enquanto isso a Microsoft ia comendo pelas beiradas, investindo em infra-estrutura, Game Pass, poder de console, etc. O presidente da Sony já falou mal do Xbox Series S na semana passada, então não espere cordialidade dessa empresa.

  6. Minha opinião não me importo que o jogo saia no PS ainda mais se eles pagam preço full e eu pago mais barato no Game pass, mas gostaria que alguns jogos AAA fossem exclusivos só para acabar com a narrativa.

  7. A questão que a Sony ajudou a afundar a Sega!!! Pagou exclusividades com diversas desenvolvedoras de jogos, foi covarde, queria o monopolido dos games e até hoje quer se tive-se a oprotunidade, pena que bate de frente da Microsoft, uma das empresas mais valiosas do mundo, podre de rica!!! Como seria bom a Microsoft fazer o que a Sony fez com a Sega na epoca do Saturn e Dreamcast!!!

    1. Cara, você eh meu clone?? Viva a sega!!! Seguistas existem, eita prreula, parabéns pela.consciencia histórica!!! Seguista jamais será Sony. Q ela pague pelo q fez com a sega, nos fans Sega queremos essa vingança.

      1. Cara penso igual a vc, mas tenho amgos sonytas que não veem isso acabaram se atrelando ao lado da Sony, queria muito que a MS anunciasse a compra da SEGA isso sim seria um baque enorme pra poneyzada.

    2. acredito que no saturno a sega meio que se sabotou também ela tinha acabado de lançar o 32x, segaCD e projetou o saturno pra mesma linha 2d tanto que depois do ngcd ele é o melhor console pra jogar os arcades da época. Quando perceberam que o foco do ps era 3d adicionaram o segundo processador que ficou complicado pra utilizar e basicamente só a sega dava conta.
      já o dreamcast ela foi mto suja no livro gameover tem umas coisas interessantes. E alguns dos ataques contra o japa do dreamcast ñ lembro o nome dele mas é o cara que se uniu a equipe do directX pra trabalhar no protótipo do xbox (construído em cima de um note dell) se ñ estou enganado foi antes mesmo da equipe ter autorização pra trabalhar no console.

    1. Acho interessante esse povo que tentava humilhar os consumidores do xbox por não tem o homem aranha no jogo dos vingadores e agora eles estão implorando para a Microsoft lançar no ps5.

      1. pois é. por isso acho que a Microsoft tem de segurar a exclusividade sim, como resposta a Sony. isso por que se fosse ao contrário já sabemos como iria ser.

  8. Duvido que a Sony jogaria limpo, a primeira coisa que ela ia fazer: Todos os jogos da Bethesda não sairão para outra plataforma!!! Se alguém duvida disso basta lembrar do Avengers, ela fez questão de lançar um conteúdo exclusivo com o homem aranha, inclusive não vai sair pra outras plataformas! Espero que a MS torne os jogos da Bethesda exclusivos, só assim os sonystas vão provar do próprio veneno!

      1. Phil já disse que analisará caso a caso. Vai ter alguns exclusivos para Xbox sim. Temos que esperar pra saber quais serão.
        Aliás, cadê os adolescentes sonystas que não sabem nem pontuar seus textos?

    1. O meu pensamento é o mesmo que o seu. Faço das suas palavras as minhas. Pq é a verdade. A Sony iria botar todos os jogos (Inclusive os já lançados) como exclusivos, iriam remover todos os jogos da loja da concorrente e deixar só para ela.

      A Microsoft vai fazer um erro grande se manter os jogos multis. Apesar que o Tom Howard (Bethesda) ter falado que os jogos iriam ser multis, mas todos sabem que ele mente mais que o tiozinho do No Man’s Sky, o XBOX deveria ser mais favorecido quanto a isso.

      Por exemplo, Starfield, jogo que criou o maior hype em seu anuncio. Um dos jogos mais aguardado da Bethesda. Ser exclusivo somente no XBOX, a venda de consoles do XBOX iria vender muito mais. E PCs é um caso a parte, nem todo mundo tem condições de montar um PC top para jogar.

      Outro exemplo, TES VI… Um outro RPG mais aguardado para a nova geração. Se for exclusivo, vai vender mais consoles do XBOX… É tudo relativo.

      Agora lançar para o concorrente, o console XBOX venderia menos, ou igual ao atual…

      1. acredito que starfield será exclusivo e o TES VI será mult pq o que TES é capaz de vender é muita coisa, então a microsoft estaria lucrando muito, se ela pensar em lançar uma versao do skyrim dublado para a nova geração concerteza vai vender muito, então é provável.

  9. nada pode deixar os jogos no PS5 alguém vai ter q pagar essa conta kkk R$ 350,00 cada um , enquanto jogamos no melhor serviço !!… porém o discurso agora é que a Bethesda é irrelevante kkk

  10. galera,,, vcs nao tao notando que os poneys estao meio tristes… calados… rapaz, acho que a porrada foi tao grande que tao deitado ainda em posição fetal chorando…

          1. Valores de mercado da Activision e EA são de 30-40 bilhões, e a compra da micro da bethesda de 7.5 e maior ate hj, bem improvavel, alem de serem empresas bem ruins com o consumidor(e no geral), diferente oq preza o Xbox

    1. É estão bem calados, devem estar esperando mais um trailer mostrando logo de um exclusivo deles pra ficar hypando e dizendo que ganharam a geração tentando se iludir de novo.

          1. A Sony tinha de tudo pra destruir o 3DS: a Nintendo tinha cometido erros demais no primeiro ano do 3DS: alto preço, sem jogos.
            Mas aí o que a Sony fez? Alto preço e sem jogos (e cartão de memória careiro exclusivo de bonus) tbm kkk. 3DS finalmente ganhou jogos e aí que a coisa, ficou preta.

          2. Será? Acho até melhor, poder usar um controle bluetooth de qualquer marca, manter a mesma biblioteca, rodar qualquer jogo.

            Só concordo na parte de alguns jogos, que são bem feitos para jogar na rua. Games de estratégia, por turnos, etc. Os da Nintendo são perfeitos para jogar nessas telas pequenas, tem o tempo certo de duração. Um bom trabalho da BIG N. Eu fechei Fire Emblem jogando somente no ônibus.

          3. Beeeeem diferente. Os pixels são renderizados nativamente pela máquina, nada de compressão do streaming. Os controles tem resposta imediata e a velocidade de acesso à informação é imensamente reduzida.
            Xcloud é o complemento à experiência nativa.

          4. Beeeeem diferente. Os pixels são renderizados nativamente pela máquina, nada de compressão do streaming. Os controles tem resposta imediata e a velocidade de acesso à informação é imensamente reduzida.
            Xcloud é o complemento à experiência nativa.

          5. Entendo.

            Agora na questão do 3DS, eu acho ele bem desconfortável. Depois de um tempo jogando. Não pude experimentar um PS Vita, mas acredito que seja melhor.

          6. Eu acho bem confortável pra jogar na cama. Meu favorito. O Vita tbm. Por isso que a fuga da Sony do mercado portátil faz falta demais na competição. A gente se sente obrigado a comparar um Tablet gamer de menos de um TF com o Series X de 12TF na falta da Sony e a comparação fica ridícula!

  11. 1- Day 1 no Gamepass e Sonysta pagando Full price
    2- Exclusividade temporária com day 1 no Gamepass e Sonysta pagando Full Price
    Win Win em ambos casos :V

  12. Se fosse o contrário (Zenimax comprada pela sonhyos):
    – BrksEdu com a gentileza de sempre.
    – YouTubers em geral não apontariam “defeitos”.
    – Mídia especializada estaria enterrando os concorrentes.
    – DK não teria travado os comentários em seu canal (hihihi).
    – Caixistas continuariam com muitos jogos via Gamepass.
    – Sonhystas continuariam pagando full price.

  13. Na minha opinião Jorge, Mike Ybarra: muitos não querem que jogos da Bethesda sim sejam exclusivos do Xbox sim, mas se fosse a Sony não, eu acho o Mike Ybarra errou sim, a Microsoft ou o Xbox que gastou muito dinheiro comprando a bethesda a Microsoft ou o Xbox tem todo direito de colocar todos os jogos no Xbox game pass para consoles e pcs sim, e a sony se dane sim. Na minha opinião. Ok Jorge.

  14. Se fosse a Sony, a mídia iria falar “chupa Xbox” e a Sony iria transformar tudo exclusivo. Mas como é Xbox “ain, não deixa exclusivo não” ah, pau no cu de todo mundo

  15. A regra é clara: Se estiver sem argumentos na flame war, hipócrisia é sempre uma opção. Não que eu goste disso, mas essa é a realidade e isso está no cerne do ser humano

  16. O modelo de negócios da Sony e da Nintendo exigem que os jogos sejam exclusivos. A Microsoft tem um modelo diferente. A plataforma dela é mais o Game Pass que o Xbox, de forma que, em alguns casos, vale a pena ter o jogo amplamente distribuído para atrair mais assinantes.

  17. Mano, a Sony fez o Homem Aranha ser exclusivo dela no Marvel Avengers, acha mesmo que ela não faria TODOS esses jogos exclusivos? Por mim lança para outras plataformas,menos PS, outros mais de peso somente ecossistema Xbox (e game pass).

  18. Meu sonho é que comprasse a activision e EA e ressuscitassem medal of honor tornar todos exclusivos, aí acabava de vez com os poneys pq pra quem vende mais de 100 milhões de consoles mas os exclusivos não passa de 10 milhões sonysta não sustenta é nada

  19. SFV, Homem aranha no Avengers… certamente tem mais mas nao me lembrei.

    Por mais que ache o maximo ver os çonynhos mendigarem jogos e youtubers rasgarem o c u com a unha essa açao de comprar mta coisa me assusta!!! A M$ so se tornou o que é por causa da concorrência!!!
    Ja pensou se a sony e nintendo arregarem!!??
    Concorrência é sempre maravilhoso!!!

  20. ñ sei pq a preocupação desse povo, segundo a lógica sonysta se tiver pra pc ñ é exclusivo. Todos eles tem pc’s master racer ultra turbo plus 5000 RTBlaster monster power ultra plus. A politica da MS é lançar seus jogos no eco sistema Xbox (console (hardware dedicado), pc e nuvem). por que o desespero.

      1. mas que o choro é bom é… a ms matou cada argumento que sonysta usava um a um… e apesar do fanboy”ismo”, quem sai no lucro são os consumidores. lançamentos da bethesda day one a baixo custo pra qualquer um (no futuro até pra quem nao tem pc master racer via xcloud). olha a conta chegando!!!!! kkkk

    1. Rapaz agora fiquei em dúvida será que eles não sabem que pra jogar no PC precisa do windows e é mais dinheiro pra Microsoft 😂 é realmente eles sustentam a indústria.

  21. Minha opinião é a seguinte:
    – Libera alguns jogos a full fucking price, eles ajudam a sustentar a indústria.
    – Mantém as novas Ips e Doom ou TES6 exclusivas no ecossistema Xbox.

      1. Sim, concordo.
        Mas… Seria uma forma de manter mais um exclusivo de peso do lado verde, e isso faz vender, sabemos disso. (Quem sabe melhorando o marketing, pq né)

          1. A Microsoft vai estudar bem esse assunto, ela já fez testes assim liberando alguns jogos dela pra PlayStation e Nintendo, ela vai estudar a base de cópias vendidas da Bethesda em cada plataforma pra decidir se vale mais a pena tornar exclusivo.

          2. Não boto muito a fé nas vendas da Sony, lembra dos números totais de vendas de jogos e console de toda a geração que a Sony informou ?

          3. Sim, mas sei lá. A galera sempre comprou console pra jogar: COD, FIFA e GTA. Exclusivo nunca vendeu muito, seja no PS ou Xbox.

          4. A Microsoft vai estudar bem esse assunto, ela já fez testes assim liberando alguns jogos dela pra PlayStation e Nintendo, ela vai estudar a base de cópias vendidas da Bethesda em cada plataforma pra decidir se vale mais a pena tornar exclusivo.

          5. Bem, passa muito pela prática da boa vizinhança por parte da Microsoft.
            Eu preferiria que desta vez fizesse o mesmo que costumamos ver do outro lado.
            “é tudo meu e só joga quem tiver o Xbox”

          6. Só pra fazermos umas piadinhas com os sonystas. hahah
            Mas de um modo geral, é mais negócio deixar multiplataforma, sem dúvida.

      2. A base de jogadores ser muito grande é um ótimo atrativo pra chamar mais pessoas pro ecossistema da Microsoft, com certeza a pessoa que é fã de TES vai adquirir um Xbox ou ,se tiver, jogar no PC, é assim que as pessoas fazem quando querem jogar um Street Fighter V, Spiderman, The Legend of Zelda, ela acaba migrando ou adquirindo mais de uma plataforma pra jogar suas franquias favoritas.

      3. Maior base de TES é PC.

        Porém, os mods são um dos grandes motivos de TES ter uma base grande no PC. Se a Microsoft resolver tirar a possibilidade de usar mods… pode se enroscar.

          1. Pois é, quero ver como vai ficar.

            Porque a Microsoft pode até fazer o jogo Play Anywhere, fazer ele exclusivo, mas Skyrim só tem longevidade por causa dos mods, e na Steam ele tem suporte ao SteamWorks pra distribuição de mods.

            Então você pode facilmente perder as vendas de PlayStation e também uma boa porcentagem de vendas no PC.

  22. Minha opinião é que:

    Com dinheiro se tem poder
    E com poder se tem força
    Se tem força, os inimigos serão derrubados

    Concorrência é papinho de libertarian do mundo da xuxa.

    Fosse eu, a MS iria derrubar a sony e monopolizar, quero lucro acima de tudo.

    É o capitalismo. Com força bruta o inimigo perecerá, todas as questões e dilemas no mundo fora utilizado a violência para resolver. Sempre será assim.

  23. A Sony que não se reenvente não,
    Se não mudar o modelo de negócios
    Fecha às portas, se a Microsoft não quiser liberar pra ps5 , caixão e vela pra Sony

  24. Eu sinceramente prefiro que os sonystas pague R$ 350 pelos jogos e na hora de abrir o jogo vai estar escrito Xbox Games Studios… poderia deixar o The Elder Scrolls VI exclusivo do Xbox e PC.

    1. Duvido muito que tenha a logo do Xbox nos jogos, porque no Minecraft só a Mojang é citada como produtora, só tem Microsoft na tela de login da Conta Microsoft
      Assim como os jogos da Sony lançados pra PC, que só levam o nome do estúdio em vez de SIE/PlayStation Studios

  25. No dia do começo da pré-venda do Series X, o One X teve um aumento de vendas de 747% na Amazon…
    Suspeito que o pessoal tá confundindo o nome dos consoles 🤔

  26. Eles vão estudar cada caso, não adianta chorar o cenário real é que a melhor da hipóteses para os sonystas é pagar 400 pretas por jogos em quanto o lado verde vai receber na Game Pass para sempre. Este é o destino e vai rolar também exclusivos Xbox/PC. Como eu disse, acabou a guerra de consoles.
    O Ideal pra Sony seria tentar evitar atritos com a Microsoft. O Negócio é inclusive pensar e ter uma boa relação com a Microsoft. A Nintendo foi esperta, já tem uma amizade com a Microsoft porque não é burra.

      1. Olha capaz de ser só PC e Xbox, pelo que deu a entender a Microsoft está comprometida apenas com contratos o resto ela vai ver. A situação do sonysta é bem delicada pra falar a verdade. Aqui no Brasil a galera muda de time rapidinho, povo tá nem ai vai ser pior do que foi com 360. Dona Sony pode perder o imperio que contruiu por aqui em um piscar.

  27. Pra mim, tem que fazer os jogos full exclusivo nos consoles XBOX, se querem favorecer ao CONSOLE… Fazer jogos multis seria a mesma coisa que ficar na mesma. E depender das vendas dos jogos no concorrente é foda…

  28. Depois da Bethesda quem virou jogador de listinha foi eu.
    The Evil Whitin 3, Fallout 5, New Vegas 2, TES6, novo Doom, novo Wolfenstein, novo Prey, Dishonored 3 isso falando só da Bethesda.

  29. Depois da Bethesda quem virou jogador de listinha foi eu.
    The Evil Whitin 3, Fallout 5, New Vegas 2, TES6, novo Doom, novo Wolfenstein, novo Prey, Dishonored 3 isso falando só da Bethesda.

  30. Pnc da Sony, tem que botar tudo exclusivo Xbox e pc sim. Os Sonystas não deve nem ta dormindo com medo da Microsoft anunciar que vai fica tudo exclusivo do xbox e pc

  31. Esses Sonystas só pensa neles, são egoístas, mau caráter, se fosse ao contrário estariam fazendo listinhas eternamente mesmo que nem fossem comprar o jogo só para dizer na internet “meu ezcruzivu”
    A sorte deles que o Phill Spencer é um “Pai” e talvez solte algum jogo, se fosse eu até os que já tinha contrato e estava em desenvolvimento mandava cancelar e pagava a multa, ué não estão mais se garantindo com os ezcruzivinhos deles?
    Más caso chegar algum no Trambolho 5, cobra uns $80 e $1 no Gamepass só para eles sentir o drama, ainda eu colocaria a frase: “A conta chegou Sonystas”

  32. Ao meu ver os jogos já anunciados serão multi, depois disso é tudo exclusivo, mas se continuar multi eu vou é rir dos cara pagando 350 num jogo que sai day one no gamepass kkk

  33. Essa é uma guerra q a sony já perdeu, gamepass crescendo 1mi por mês até o final de 2022 já está beirando seus 50mi vai virar um monstro na área de games.

  34. Não entendo o choro dos sonystas, sempre falaram que os exclusivos deles eram os melhores jogos já feitos…por que será que agora estão desesperados querendo nossos exclusivos??

    1. Eu tive o 1, 2 e tenho o 4. Posso falar q dá pra contar nos dedos os exclusivos que são realmente bons. Não entendo pq pagam tanto pau pra isso. Essa parada de exclusivo pra mim é palhaçada.

  35. Isso que estava pensando. Se fosse ao contrário ninguém estaria pedindo para tirar a excluxividade e a sony sem pensar duas vezes iria bloquear o acesso a esses jogos quem nao fosse usuario de sua marca. A Microsoft nao pode fazer isso. Sei que muitos acham esse lance de excluxividade meio sujo, porém, vale lembrar que é isso que faz as enpresas se mexerem e sairem do comodismo. A sony fez isso nos últimos anos, e acabou fazendo a Microsoft se mexer de certa forma para ir atraz de estudios. Na minha opinião, xbox tem que manter exclusividade sim, não por vingança, mas sim, por resposta a concorrência.

  36. Se fosse a Sony seria só alegria e tudo exclusivo, é fato. Mas acho que dói mais se deixar eles pagar caro nos jogos da MS. Os mimimi pensam que caixista se dói igual a eles se o jogo não for exclusivo. Uma coisa é certa, próximos Fallout, TES, Doom, etc… Vão estar no Xbox, tudo certo, já em outras plataformas, ninguém sabe com certeza ainda.

  37. A questão é que existe o senso comum de que a Sony tem um dedo mágico pra jogos e a Microsoft, não.

    Logo, existe a percepção (equivocada) de que um estúdio renderia mais nas mãos da Sony do que da Microsoft. Dela derivam outras: o cavalo do TLOU2 é melhor que o do RDR2, por ter sido feito pela Sony. O carro do Gran Turismo é melhor que o do Forza, pois quem fez foi a Sony. E por aí vai.

    Eu ainda acho que em matéria de first-party a Microsoft tem muito a provar na próxima geração, mas 99% dos estúdios da Microsoft hoje são de qualidade comprovada. O principal problema é ter estúdios ruins como 343i gerindo os carros-chefe. De resto, o que não falta é gente talentosa, inclusive ex-Sony.

    Já no lado da Sony o núcleo da qualidade não foge muito dos mesmos de sempre (Naughty Dog, Santa Monica, Insomniac…).

    1. Pode ficar com esse dedo podre da sony pra lá. Um monte de jogo merda que só tem narrativa e drama. Nenhum é referência em jogabilidade, nem em física, nem em IA, nem em fator replay, nem em escala de gameplay, em absolutamente nada que realmente importa na hora de jogar.

      1. O que é, naturalmente, apenas a sua opinião.

        Por exemplo, The Last of Us 2 tem um modo New Game Plus… Portanto, já tem mais fator de replay do que a campanha do Gears 5.

        “Ah mas Gears 5 tem multiplayer” Uma notícia que pode te assustar um pouco: nem todo mundo gosta de multiplayer.

        1. Kkkkkkkk agora eu sei q tu ta drogado. Pqp tlou2 cagou na cara dos fãs e ainda tem idiota q defende isso. Qual o fator decisivo q ganha de qualquer jogo da ms? O joel cantando nos creditos? Aceita q dói menos. O jogo é lixo. Não precisa inventar coisas pra tentar fazer os outros gostarem

          1. Não estou defendendo. Eu detesto o enredo de TLOU2.

            Porém, tem New Game Plus, ou seja, tem fator replay.

  38. O problema é que o que vale pra um estúdio tem que valer pra outro. Se a Microsoft vai deixar a Bethesda lançar jogos no Playstation, ela teria que deixar a Ninja e outros lançarem também. Por isso acho difícil de novos jogos da Bethesda chegarem no Playstation 5.

  39. A Sony nunca apoiou um bom diálogo. Semana passada o presidente da Sony já falou mal do Xbox Series S. Ela sempre foi agressiva em seu marketing enquanto a Microsoft sempre respondeu com um nível educado e foi comendo pelas beiradas.

    Sony já criticou a retrocompatibilidade, o Xbox Series S, poder de console e já fez um monte de marketing mentiroso (o último foi o que iria fazer os jogos somente para o PS5 para aproveitar tudo que a nova geração pode oferecer, isso foi logo após a MS falar que iria lançar alguns jogos para o Xbox One e Xbox Series, aí depois ela vai e anuncia os jogos para PS4). Na boa, eu acho que a Microsoft cansou de apanhar.

  40. O que importa pro caixista e jogar no game pass e Microsoft não liga pra esclusivos fazendo o Sonystinha pagar 250 reais num jogo dela que está no game pass e que nós jogamos mais de 200 jogos no game pass pagando pouco.

  41. Se fosse o inverso estariam fazendo abaixo assinado para não só tornar exclusivos como para tirar todos os jogos da loja concorrente e fechar os servidores.

  42. Apenas fatos… A Midia já escolheu seu lado desde antes de 2013.
    Pra eles é conveniente ter apenas um PS que teria todos os games que eles querem jogar. No entanto, agora só de haver a possibilidade de terem que comprar um Xbox ou montar um PC monstro, eles já estão colapsando, afinal, pra fazer critica precisa ter jogado o game (coisa que as vezes nem isso fazem…)
    No entanto, a M$ não pensa igual fan boy, ele visa lucro, ou seja, se for mais rentável ela vender mais consoles, ela não vai lançar na outra plataforma, mas caso não for mais rentável (caso seja mais rentável ela vender o game apenas), ela irá lançar pra PS5 e quem sabe até Switch. Mas o pulo do gato, é que será tudo lançado no Xbox Game Pass, day one e sem custo adicional.

  43. Fica tranquilo sonysta, tio Phil gastou mais de 3 anos fiscal de lucro da divisão Playstation para continuar fazendo jogos pro Playstation. Pode confiar.
    Obs. : Agora não querem mais brincar de exclusivos? A Microsoft ainda vai lançar 3 exclusivos temporários para o Playstation. Mas quando era só do play estava tudo bem.

  44. A Microsoft mudou até a frequência dos Sonystas no windowsclub 🤔 Impressionante 🤪 Mal vemos esse pessoal aqui!
    Enfim, a forma com q a Sony trata seus jogos eh diferente, ela com certeza impediria seus estúdios de fazer jogos para concorrência, eh assim q ela age desde sempre, fidelizando seus seguidores… Agora a Microsoft jah sabemos😌

  45. O mais irônico é esse povo que tentava humilhar os consumidores do xbox por não tem o homem aranha no jogo dos vingadores e agora eles estão implorando para a Microsoft lançar no ps5.

  46. Acho esse negocio de exclusividade horrível. Poderia sim lançar para o PS, pra eles comprarem a r$250,00 os jogos e alimentarem a industria enquanto jogamos day one no gamepass a R$1,00. HEUHEUEHue zueiras a parte.

    Vídeo game era pra unir as pessoas e fazer amigos o online já afastou a galera das jogatinas como antigamente seja nas locadoras de video game ou em lojas de fliperamas, agora esse negocio de exclusividade. Deveria lançar todos os games para todas as plataformas e cada um decide onde jogar.

  47. Qwik ta certo se fosse a Sony comprando a Bethesda ia ter Sonysta até revivendo dos mortos pra encher o saco, ia passar até no Plantão da Globo kkkk Microsoft tem que meter o louco mesmo e deixar a Sony no cabresto se quiser os Games pague o aluguel primeiro hahahah quem diria…

  48. A Microsoft tem que botar pra fo👉👌em cima da Sony mesmo !
    A Sony sempre teve essa palhaçada de ficar exclusivando estúdios pra ferrar com as outras empresas ,daí agora fica essa choradeira né ?
    Never ,never ,never !
    Nada pra eles ,tudo nosso !!!!

  49. acho que deveria ter uma exclusividade sim, mas temporária, assim acredito que os jogos teriam uma imagem mais clara de ser um jogo dos estúdios Xbox, como FF7 que parece até ser um jogo da Sony

    1. Por mim, soltava em todas e aqueles escolhessem o menor preço. Por exemplo, vamos imaginar um mundo do pirulito, jogos da Sony ficaria mais barato no console deles e mais caro na concorrência, além de serviços e outras vantagens. Mas isso é impossível. Então, o melhor é ter exclusividade de seus estúdios e não ficar comprando exclusividade temporária.

  50. Eu acho q os jogos não deveriam ser exclusivos para todos apreciarem, por outro lado, a sony tava muito babaca com exclusivos temporários, então deixa o pau quebrar!

  51. A sony sempre fez esse tipo de atitude escrota, sempre usou o homem aranha pra chantagear a marvel, então tão acostumados com isso já, bem que mereciam levar na cara.

  52. Sony: Alô Bethesda, vamos ver umas exclusividades de alguns títulos seus para nosso PS5, pagamos bem?
    Bethesda: Só um minuto que to em uma Reunião e já converso com você.

    Web: Extra!!! Microsoft compra Bethesda!!!

    Bethesda: Alô Sony, o que queria conversar comigo mesmo??
    – Sony?

    Sony: puu… puu.. puu….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *