Carregando...

Minecraft com iluminação realista é algo que não sabíamos que queríamos

Depois de décadas como um sonho inatingível, o hardware moderno pode finalmente tornar o ray-tracing uma realidade, uma das mais impressionantes tecnologias gráficas. Consiste em simular os raios de luz em uma cena, a partir do momento em que eles deixam sua fonte (como o sol) através do impacto nos objetos até chegarem ao nosso “olho” virtual.

É uma tecnologia muito cara em termos computacionais, já que é necessário simular uma quantidade absurda de variáveis. Mas quando isso é feito bem, o resultado é uma imagem incrivelmente realista.

A Nvidia é a empresa que está apostando mais no ray-tracing, com o lançamento de suas placas gráticas RTX; enquanto seu principal concorrente, a AMD, preferiu esperar. Na Nvidia, eles acreditam que a decisão da AMD é um erro, e que é impensável comprar um novo gráfico que não seja compatível com esta tecnologia.

Para provar isso, por ocasião da Gamescom, eles mostraram como o ray-tracing está sendo usado em muitos dos grandes jogos que serão lançados nos próximos meses. Estamos falando de alguns dos títulos mais esperados do momento, como o novo Call of Duty: Modern Warfare, a continuação de Vampire: The Masquerade, ou Watch Dogs: Legion.

Todos os três são jogos com gráficos realistas, que realmente aproveitam o hardware atual; especialmente se usarmos uma placa da Nvidia. Reflexos sobre superfícies como a água são chocantes, algo que até agora não era possível. Mas pessoalmente, a melhoria nas sombras no novo Call of Duty atrai minha atenção; A maneira como eles são exibidos é muito mais realista.

Mas a maior surpresa que tivemos até agora foi com um jogo já veterano: o Minecraft. De fato, o clássico jogo de exploração e construção também receberá suporte a RTX em uma atualização futura, e os resultados são surpreendentes. Veja abaixo:

A maneira como os raios do sol passam entre as estruturas é muito bonita, mas o modo como a luz reage com os diferentes materiais, gerando reflexos e sombras naturais, é mais surpreendente. Quem iria nos dizer que um dia iríamos pensar que o Minecraft teria bons gráficos.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.