Nem Xbox One, nem Xbox Live! Microsoft muda a forma de abordar os jogadores

A marca Xbox ainda está atrelada a muitos como algo relacionados aos consoles, algo ainda que duela apenas com o Playstation da Sony. Bem, a verdade é que, se você acompanha as notícias, já deve ter notado que os consoles Xbox One fazem parte da família Xbox, mas está tem se tornado algo muito maior e que está relacionada a todos os investimento da Microsoft no mundo dos jogos.

Bons exemplos estão nos PCs, como por exemplo a barra de jogos que carrega o logo “Xbox” e o próprio Xbox Game Pass que roda na máquina. Ou ainda nos celulares, pelo qual vários jogos estão conectados à Xbox Live, mesmo sendo distribuídos por lojas do Google ou da Apple.

Se tem uma coisa que aprendi na era do Satya Nadella, atual CEO da Redmond, é que a nuvem está acima de tudo, inclusive do software e que apostar nisso (em serviços) tem feito muito bem para a saúde financeira da empresa. A Microsoft pode ter “soft” no nome, mas não se engane, os tempos mudaram e a nuvem é quem comanda tudo…. inclusive é o que já está acontecendo nos jogos.

Sem mais delongas, vamos adentrar no mérito da causa. Sempre notei que as propagandas do Playstation no Instagram ao receber um novo jogo exclusivo eram voltados em basicamente “compre o jogo”, mas por outro lado, a Microsoft usa uma estratégia diferente já que não pede que você compre um jogo, ou compre um Xbox One ou ainda assine a Xbox Live Gold. A Microsoft só quer que você assine o Xbox Game Pass.

Como você pode ver na imagem abaixo, e o que muitos usuários do Twitter notaram é que não tem qualquer menção de Xbox One ou Xbox Live Gold na propaganda do Gears 5, conhecido por muitos como o primeiro hit do Game Pass.

Com a chegada iminente no próximo mês do Project xCloud, e com o Xbox Game Pass cada vez mais forte, está bem claro o caminho que vamos ter pela frente. Use um PC, ou um Xbox One, ou Xbox Scarlett ou até mesmo um smartphone. A marca Xbox está cada vez maior.

O que vocês acham dessa estratégia?

97 comments on “Nem Xbox One, nem Xbox Live! Microsoft muda a forma de abordar os jogadores

  1. A Microsoft tem uma visão única do mercado de games mesmo, a própria Ubisoft está seguindo um caminho parecido, é o futuro e quem não se adequar será atropelado.

      1. Sim, mas estava me referindo dentre as empresas que fazem consoles, a MS se adequou a essa visão e ainda a ampliou, mudando vários conceitos e trazendo várias melhorias ao serviço, agora é esperar a próxima geração pra ver quais outras empresas vão entrar na diversão.

    1. A forma de consumir esta mudando, pq nao nos games? A medida que a rede evolui a necessidade de hardware diminue. 5g ta chegando e vai quebrar muitos paradigmas. Banda por exemplo nao sera problema.

  2. Esse Xbox Game Bar tá uma bela bost@ bugada, de uma hora para outra, áudio do grupo sai do headset e fica só no monitor, não conseguem fazer um app do próprio sistema funcionar direito.

      1. De vez em quando escrevo algo lá reclamando, mas acho difícil eles olharem isso, eu mesmo já decidi, desabilitei o Game Bar no Windows, aqui não serve para nada.

        1. Devem ler sim, a resposta deles é lenta talvez porque depende de outros fazerem o mesmo para que eles considerem ou mesmo a solução requer muitos testes o portanto bastante tempo. O mais importante é que vc fez sua parte.

        2. E te digo… olham mesmo. Claro que eles filtram bem, visto que tem muito Zé Roela que nem sabe dar report decente. Conheci uma moça que trabalhou ano passado na parte de captura de feeds, ela era responsável (uma das), pelo filtro das mensagens. Depois desse passo, ela reportava as mensagens com relevância e apropriadas para um outro setor que ainda iria depurar mais ainda a MSG.

    1. Tudo é bem meio boca, o dashboard que tem mais inutilidade que utilidade, poluida de tanta porcaria, o controle que precisa de DLC (pilhas) e não tem um simples botão que já grava, tira print ou já compartilha, console base sem HDR, XoneX com 4k dinâmico (falso), Live que vive caindo, mas o App Xbox é um verdadeiro lixo mesmo. Concordo.

      1. Live cai muito menos que a PSN, prefiro pilhas a baterias que são um problema para substituir. Para gravar com o controle é só dar duas pressionadas no botão da Dash e depois escolher o atalho correspondente, se o Xbox X deixa a desejar em algumas coisas, o PS4 pró nem chega próximo dele tb.

        Acho que os serviços no console funcionam muito bem, mas no PC, desde o lançamento do W10, eles ainda não conseguiram fazer um APP que funcione com a mesma estabilidade e qualidade do Xbox, pelo menos aqui sempre funcionando quando bem entende. Essa é a minha crítica ao serviço porco da M$ em se tratando da Live nos PCs.

      2. Nmrl, só tem esse maluco sonyistas aqui nos comentários, todos viram que a Microsoft tá acima e não falaram nada, aí vem esse maluco falar merda sem pé nem cabeça, vai bater punheta virgem desocupado

        1. rsrs, eu coloquei 98% porque tem casos de jogos thirdy party que não chegam pra outra plataforma, tem muito jogo indie por ai que ou só tem no playstation ou só no Xbox, mas deu pra sacar.

  3. Agora é esperar os especialistas de mercado de internet aparecerem com suas soluções milagrosas questionando tudo que a Microsoft faz como se estivessem lá dentro, tivessem acesso a dados internos e compreendessem por completo a estratégia que a MS usa..

  4. Sony vai ter que se contentar apenas com a fabricação das pilhas recarregáveis, é uma pena ver o rumo que os japoneses estão seguindo

  5. Conforme a evolução das redes e em especial as móveis a necessidade do hardware diminue, na minha opiniao é questao de tempo ate que todos os consoles tenham sua plataforma online de streaming. A forma de consumir esta mudando.

  6. Eu começo a acreditar no que muitos já especularam aqui. A Microsoft deve eliminar no futuramente a Xbox Live Gold. É mais lucrativo pra Microsoft pegar $10 dólares no XGP ou $15 no XGPU do que insistir numa subscrição de $5 mensais na sua assinatura mensal. Não que a Live Gold não seja lucrativa, aposto que é muito, porém será muito mais convencer quem paga $5 passar a $15 dólares. Isso provavelmente acontecerá no ciclo de vida do Scarllet.

  7. POSSÍVEL BOMBA VAZADA:

    Recentemente, a Xbox renovou seus contratos com empresas terceiras como Ubisoft, Electronic Arts & Cd Projekt Red, até aí tudo bem, contratos, porém, algo mais pode ter vindo daí;

    Ao que parece, em Agosto desse ano, a Electronic Arts renovou a Trademark de MEDAL OF HONOR, e no mesmo dia, suas ações subiram 3%, valor relativo à aproximadamente 60/70 Milhões;

    Hoje, vaza na Amazon France, Medal of Honor Reboot, como um Título de Lançamento para a Nova Geração do Xbox, e daí voltamos à 2013, e sabe o que aconteceu nessa mesma época? A Microsoft pagou 60 Milhões pela Exclusividade em TITANFALL, e a história pode estar se repetindo mais uma vez, porém agora para o retorno do FPS Medal of Honor;

    Seria esse o retorno da franquia que ficou na geladeira desde 2012? Ao que parece, sim.

    1. EA …. irc …. ah refernete a ubisoft hj mais cedo ( tem umas 2h) foi divulgado pela microsoft por meio de seu instagram ( @xboxbr) que ela ta com uma parceria com ubisoft konami bandai e bgs para o evento anual “GamerBlood” , uma campanha de doação de alimentos para uma ong , 5kg de alimentos não pereciveis doados = 1 mes de gamepass ultimate (apenas 1 por pessoa) , caso você seja um dos 300 primeiros a doar e estiver em são paulo podera resgatar o kit do xbox que sera 1 mes de gamepass + 1 convite VIP para BGS ( todos os dias ) + 1 camiseta gamerblood + premios dos parceiros não divulgado ( aposto que a konami deve dar um deck de speed duel , que é basicamente a versão fisica do duel links , eles tão dando isso para TODOS os youtubers de duel links eles querem mt implacar isso kk)

  8. Rapaz eu estava comentando isso hoje mesmo antes de ver matéria, a Microsoft vai subir a marcar Xbox a outro nível jamais visto. Eu desconfio pelas ações que a marca Xbox logo pode ter uma certa autonomia dentro do grupo trabalhando de forma mais independente da Microsoft.

    Fora o que já foi dito pelos colegas, a visão da Microsoft para o mercado é única e se projetou lá em 2013, planos frustados e aqui estamos em 2019 percebendo o que ela já enxergava a 7 anos atras.

  9. Resumindo, teremos dois ótimo consoles no mercado, de forma sólida no que sabem fazer, videogames/jogos que são PlayStation e Nintendo. E uma plataforma de jogos em forma de serviço mais genérica no que se propõe, o Xbox.

    1. Agora que eu percebi, tu é hater da M$ e fica perdendo tempo postando aqui, larga de ser Fanboy e vai ser feliz cara, isso não faz bem para o seu coração.

      1. Cara, não sou hater, mas gosto de atormentar os lunáticos/hater. Daí vc me pergunta, mas porque falar mal da Mãesoft em um site voltado pra Mãesoft? Porque em nenhum outro site Xbox se fala tanto da concorrente. Isso logicamente é promovido pelo aberto adm do bloguinho aqui

  10. Esse é o futuro e o isso é brilhante. Microsoft é a empresa que mais se adequa com soluções para seus clientes. Xbox cada vez mais próximo do ideal.

    Só espero que a Nintendo siga o mesmo rumo.

    1. Difícil. Não sei porque, mas a Nintendo não faz um vídeo game hard-core e por isso as desenvolvedoras não investem nós vídeo games dela

    2. Se seguisse, quem sabe eu cogitava voltar a jogar seus jogos (abandonei em 2016).
      Com o modelo atual deles de negócio, ainda mais usando o cenário Brasil, eu não aceito mais.
      Na época do Wii U, tinha que me fingir de canadense e comprar os jogos em dólar, além de não ter outra opção para jogar além de adquirir os jogos.
      Nunca mais.

        1. Bota horroroso nisso.
          Antiquado, atrasado, sem benefícios para o usuário.
          Eu não me submeto mais a isso.
          O Wii U para mim foi a gota d’agua.

      1. Não duvido que o interesse permanece. A Nintendo não é uma empresa que queira crescer mais já que o público dela é sempre o mesmo, falta expandir. A melhor forma seria se juntar a Microsoft ou tentar mais uma vez lançar um console com paridade de poder dos concorrentes.

  11. Viu sonystas, não adianta torcer pra morte do console xbox one que continuaremos jogando xbox sem ter que comprar o jogo.
    Viva o mendigopass

  12. Uma coisa que eu acho curiosa no marketing do Gears 5 é a Coalition escancarar que eles realmente acreditam que as pessoas não gostaram do 4 única e exclusivamente por causa do JD, a ponto de eles apostarem no Del, que quase não é um personagem.

    Isso explica muita coisa que acontece no 5…

    1. Eu acho que já estava tudo planejado desde o 4, tanto que o final do 4 é quase o inicio do 5 com a kait no foco, agora não entendi foi a escolha de deram no final, não sei como vão seguir a história com dois caminhos diferentes.

      1. O Del não é um personagem, é um arquétipo. Pode ver que não sabemos absolutamente nada sobre ele além do fato de ele ser inteligente e ele nem sequer nos desperta essa curiosidade. O Fahz em menos de um jogo me despertou mais atenção que o Del em dois.

        O papel que ele desempenha no jogo poderia ter sido feito quase que por qualquer outro personagem. E no entanto, tome Del pra cima de nós por parte da Coalition. E o bot que assume o papel dele consegue ser mais idiota que o Dom no Gears 1!

        A Kait não é muito diferente aliás, a todo momento o jogo te lembra que ela é boazinha, que não precisa de homem, etc., é muito chato isso e, fora a conexão dela com a Myrrah, ela é uma personagem bem sem graça, é tipo a Rey do Star Wars. Depois do 5 o JD, mesmo escanteado, teve o melhor desenvolvimento dos três, disparado…

        A escolha foi algo bem esquisito, a cena em si não fazia sentido e agora eles têm um problema nas mãos. Pra mim está bem na cara que, se dependesse só da Coalition, a opção do estúdio seria bem fácil, mas eu e boa parte da fanbase fizemos a escolha que pensávamos que enriqueceria mais a história.

        Um dos motivos de eu considerar a trilogia atual pior que a anterior, apesar de gostar dos jogos, é essa forçação de barra com personagens desinteressantes.

        1. O bot do Dell realmente é terrível, na matriarca eu deixava a matriarca congelada com ponto fraco virado pra ele mas ele dava a volta nela pra atacar pela frente e não dava dano, me deu muita raiva isso. Ele é o substituto do Baird, uma papel secundário mas no futuro poderia ser importante pela estrategia e tecnologia, mas JD também será importante e kait também, a história vai precisar de compensadores fortes, achei um erro essa escolha e que pode estragar o gears 6, espero que consigam superar isso.

  13. Hardware é coisa do passado.
    Processamento em nuvem é o hoje.
    Serviço custa mais barato e tem um ganho absurdo, não é a toa que o Studio Xbox vale 6 vezes mais que toda Sony.

  14. Jogar no smartphone hã… E a venda de consoles?
    Pensamento sonysta do século passado, para ser sucesso tem que vender muitos consoles, quero ver quando a MS conseguir milhões de jogadores em smartphone e tablets e TVs, “de nada adianta” se não vendeu muito consoles…

  15. Não gosto desse novo modelo que a MS está seguindo. certeza que perderei meu emprego quando for possível jogar meu Xbox pelo celular. E a MS é a única culpada disso. (Irônico)

    Brilhante!

  16. Percebo que a Microsoft ainda terá novos consoles da marca Xbox, mas seu maior foco será nos serviços e jogos envolvendo a marca Xbox e se for bem planejado pode ser bom para a estratégia e para o console.

  17. Então comprar um console microsoft é para rodar gamepass, ou seja, o xbox one e o xbox one x ainda terão uma vida muito longa… se fizer donwgrade nos consoloes atuais como no PC dá até para rodar os jogos novos da próxima geração com resolução inferior…sei lá, é só uma opnião…

  18. Na minha opinião Windows club, sim Xbox One, sim Xbox Live! Microsoft sim muda a forma de abordar os jogadores sim. Na minha opinião. Ok Windows club.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *