Nintendo amarga queda nas ações por conta dos smartphones, hora de ir para o PC?

super-mario-run

Todos os Nintendistas ficaram felizes em saber ao saber que a Nintendo finalmente iria ingressar nos jogos para smartphones. Tal decisão foi reflexo do momento atual da empresa japonesa que se não bastasse a forte concorrência da Sony e Microsoft, ela viu smartphones e tablets incomodarem o segmento de consoles portáteis.

No ano de 2015, a companhia apresentou o relatório financeiro com números favoráveis – US$ 350 milhões de lucro, aproximadamente. Foi a primeira vez em quatro anos!

E então vimos alguns jogos, como o arrebatador Pokémon Go e o mais recente o Super Mário Run no iOS. Os resultados, iniciais foram estrondosos, principalmente para o jogo do Pikachu. Contudo, da mesma forma que o Pokémon Go subiu, ele caiu – e apenas três meses após seu estrondoso lançamento. No mundo todo, a adesão de novos usuários ao jogo perdeu fôlego entre duas e três semanas após o lançamento, um fenômeno que não é percebido em aplicativos de sucesso mais constante, como Facebook, Whatsapp e Uber.

Super Mário Run

Após o lançamento do encanador mais famoso do Brasil no iPhone e iPad – graças a um acordo de exclusividade entra a Nintendo e a Apple – As ações da primeira caíram 4%, um acumulado de 10% na semana. O que aconteceu?

Para os analistas, o modelo de negócio foi prejudicial. Você joga muito pouco e logo tem que pagar algo por volta de R$ 34,00 (sem contar os impostos e taxas, pois o valor é em dólar, diferentemente dos jogos da Windows Store). Além disso, o jogo não oferece novidades, é apenas mais um game de corrida infinita, quanto Pokémon Go oferecia realidade aumentada.

Em suma, o jogo desapontou, principalmente para os fãs da empresa que estão acostumado com jogos mais elaborados e criativos. Além de necessitar de conexão com a internet a todo momento!

Hora de ir para o PC?

terry-pc

Contudo, o mercado de PC gamer nunca este tão forte, e a Steam nada em dinheiro. Será que não seria a hora da Nintendo estender seu público, afinal, muitos jogadores de PC são loucos pelo jogos da Nintendo, e até mesmo a Sony tem lançado alguns jogos “exclusivos” que rodam também na Steam, sem falar do seu serviço PS Now que permite jogar vários sucessos do PlayStation via streaming.

Talvez os smartphones não sejam suficientes para a Nintendo obter o lucro merecido. Claro, não precisa lançar todos os seus jogos dos consoles no Windows, mas baixar a crista pode ser necessário e ser um pouco mais aberta fará bens aos jogadores, e as suas próprias contas.

Você acha que a Nintendo deveria ser “menos exclusiva”?

Fonte: Quartz

35 comments on “Nintendo amarga queda nas ações por conta dos smartphones, hora de ir para o PC?

  1. Joguei Super Mario Run, e particularmente achei fraquinho. O possível sucesso é mais pelo nome da franquia mesmo, pois eu acho os jogos do Rayman para smartphones bem mais encorpados.

  2. Essa queda é algo inesperado, coisas de mercado mas, esse jogo vai render muito dinheiro pra a Nintendo, não é à toa que está entre os mais rentáveis, quanto as ações logo logo elas sobem quando os investidores verem as doletas caindo na conta.

  3. Esse jogo está caro sim para o que ele oferece no momento, mas a Nintendo não falou que não terá updates. E logo será lançado para Android tbm. Foi lançado só pra iOS pq em termos de desenvolvimento, é mais fácil fazer pra iphone pois as diferenças entre os vários iphones é pouca em relação aos vários Androids.
    A necessidade de conexão com a Internet é apenas para verificar a autenticidade do app, ver se ñ é pirata. Será muito usado no Android.

      1. Sim, mas o Android tem vários tamanhos de telas diferentes e com vários aspect ratio diferentes (esse que é o problema).
        Uma maneira que costumo fazer jogos de puzzle no Unity é fazer tudo dentro de Canvas. Bem mais fácil lidar com isso. Duvido que esse jogo do Mário seja assim.
        De qualquer forma, sendo feito em Unity, já deixa o jogo pronto para praticamente qquer plataforma. Se não lançaram pra Android ainda, deve ter outros motivos não esclarecidos.

  4. Eu acho é pouco! N venho Pokémon Go, Esse mario ai só pro IPhone espero mesmo é que essa empresa tome mesmo no c# quem sabe um dia ela aprenda que quer ter sucesso em vendas deve aumentar sua expansão para mais jogadores em diferentes plataformas..

    1. Concordo, as empresas acham que Android é salvação em tudo, e o pior, o Mario Run mesmo é mais do mesmo, é como você substituir o Minion por ele, pois são jogos parecidos… E além do mais, uma empresa que quer crescer tem que buscar novidades e investir em tudo não se limitar apenas a uma plataforma ou duas.

    2. O jogo vai Para o Android, e o modelo de renda do jogo no Android é fria, todo mundo sabe que mais de 90% pirateia pensando pelo lado financeiro a Nintendo está correta, não é à toa que a rentabilidade dos apps e jogos na Apple store são muito superiores à playstore.

  5. O erro da Nintendo foi justamente isso. Pokemon Go foi um estrondoso sucesso pois trazia algo diferente, porém a jogabilidade é totalmente limitada em todos os sentidos. Você não tem muita coisa o que fazer, capturar Pokemon, evoluir Pokemon e ir atrás de ginásio e tentar tomar e pronto, só isso. Ela se limitou ao IOS e Android, por serem os sistemas mobile mais usados, mas deixou o Windows 10 de lado, o que poderia dar mais fôlego. E sinceramente, alguns jogos da Nintendo é só para saudosistas, são jogos que já perderam a graça no estilo de ser, jogabilidade já datada.

  6. Primeiro…a nintendo não tem que sair dos consoles dela. Segundo, já que saiu….vai para o win10 tb po! Seguro e aumenta o mercado. Android é complicado, por um lado poderia ir por causa da quantidade de usuários,mas tb….todos iriam piratear…

  7. A Nintendo precisa urgentemente é ser comprada. Se continuar assim, vai falir em pouco tempo, ela já não consegue mais lidar com a concorrência no mercado, e está da mesma forma que a Nokia. O que a Nintendo precisa é ser comprada, de preferência pela Microsoft, que se tornaria dona de Pokémon e Mario, ou por algum estúdio de hollywood, como a Warner Bros, que saberia aproveitar melhor as franquias também.

    1. Já tô vendo essa compra se fosse realizada pela Microsoft (espero que não, espero que a Nintendo consiga bater de frente com as outras empresas), com um futuro mimimi de pessoas dizendo que a “Microsoft acabou com a Nintendo”, “tudo culpa da Microsoft”, “antes da Microsoft a Nintendo tava mil maravilhas”… Sim, não é mera coincidência se substituir Nintendo por Nokia.

    1. O mais engraçado é que existe um jogo do Sonic para mobile que se chama “Sonic Jump”. Sim, o personagem que é famoso por correr tem o jogo que pula e o personagem famoso por pular tem um jogo de correr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *