Carregando...

Nintendo nos lembra de evitar o uso de álcool para limpar consoles e controles

A Nintendo lembrou que não é conveniente usar produtos com álcool para limpar ou desinfetar o console do Nintendo Switch, uma dica que realmente deve ser aplicada a muitos produtos eletrônicos, pois os limpadores de álcool podem danificar os plásticos, desgastá-los ou até deformar. As dicas podem ser estendidas para o Xbox One e Playstation 4.

Com o interesse em desinfetar o que tocamos como consequência do Covid-19 e os conselhos da OMS com o objetivo de lembrar a importância de limpar dispositivos como smartphones (já que os levamos para o exterior e eles podem estar sujeitos a contaminação cruzada), parece lógico que muitas pessoas tenham considerado a limpeza completa de seus consoles e controles.

No entanto, a verdade é que aplicar álcool a produtos plásticos é uma má ideia. Isso não acontece necessariamente com todos os tipos de plástico, mas é muito comum com aqueles que são comumente usados ​​em produtos eletrônicos, especialmente aqueles que são usados, por exemplo, para fazer botões de controle.

A mensagem da Nintendo lembra que também deve-se tomar o máximo cuidado ao usar produtos desinfetantes sem álcool para limpar seus consoles e controles, uma vez que a composição de alguns desses produtos também é prejudicial aos plásticos, mas, como indicamos, é uma dica que deve ser estendida aos outros consoles.

“Recentemente, os usuários nos perguntaram se o console do Nintendo Switch e o Joy-Cons podem ser desinfetados com álcool. Lamentamos pedir que você evite usar álcool, pois isso pode fazer com que as peças plásticas percam a cor ou se deformam “, afirmou. Nintendo.

A deformação de produtos plásticos por álcool geralmente resulta em desgaste e perda de textura. “Também não podemos recomendar o uso de desinfetantes não alcoólicos, pois, dependendo dos ingredientes, eles podem danificar as peças plásticas”. E nem todos usam o mesmo tipo de álcoois isopropólicos ou substitutos diferentes, o que pode levar a muito menos desgaste de materiais plásticos, portanto, não é seguro usar lenços umedecidos, por exemplo, para garantir uma boa saúde a longo prazo do produto eletrônico.

A maneira mais eficiente de evitar a contaminação cruzada é, acima de tudo, lavar e desinfetar as mãos e limpar produtos eletrônicos com panos macios e secos. Portanto, devem ser feitos esforços para evitar contaminá-los e realizar a limpeza usual para evitar que suas peças se desgastem devido ao contato com álcool.

O uso de um pano macio e seco para a limpeza de consoles e controles é exatamente o que as instruções para todos os consoles indicam; portanto, é aconselhável seguir esse padrão de limpeza.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.