Nokia indica que poderá lançar um dispositivo com Windows 10 no futuro

nokia-e-microsoft

A empresa finlandesa HMD Global, que está cada vez mais apostando no nome da Nokia em smartphones por meio de um contrato de licenciamento, e deverá anunciar novos modelos ainda em fevereiro.

Estes novos celulares da Nokia serão baseados no Android, o que já era esperado por conta do término da parceira da Nokia e Microsoft. Mas, Nokia Lumia e Windows Phones foram muito populares em muitos mercados há apenas alguns anos, atingindo uma cota de dois dígitos na Europa.

Será que nunca mais veremos um Nokia com Windows? Bem, a conta oficial da Nokia no Weibo acaba de insinuar que existirão futuros dispositivos Windows 10 com a marca Nokia. Respondendo a uma pergunta, a Nokia aconselhou o usuário a seguir a conta para saber mais notícias a respeito de dispositivos Windows.

weib-n

A Nokia (via HMD Global) deverá lançar alguns smartphones na MWC em Barcelona neste mês. Entre os novos dispositivos Android deverá ter um com o processador Snapdragon 835. Este processador será está confirmado que poderá executar o Windows 10 no ARM, o que pode abrir possibilidades para a criação de um celular, tablet, laptop, 2-em-1 ou até mesmo um dispositivo 3 em 1 baseado no Windows 10. É uma das várias possibilidades que chegarão com a Redstone 3, no segundo semestre de 2017.

100 comments on “Nokia indica que poderá lançar um dispositivo com Windows 10 no futuro

    1. Mas todo mundo fala Nokia né… Nóis lança aparelho com Android, Nokia vai lançar mais aparelhos desta vez com Android… A mídia em si tá tratando a HDM como Nokia o que acho errado porém já que todos fazem não vejo o mal na escrita do Jorge.

      1. Não acho errado, pois a própria NOKIA tem representante no conselho administrativo da HDM GLOBAL, além disso vários ex funcionários da NOKIA e MS estão trabalhando na HDM GLOBAL, fora que a NOKIA não vendeu TODAS as patentes dela para a MS, muitas outras ficaram com a HDM que tbm é finlandesa, o que restou mesmo foi o modelo de logistica de produção que eles adotaram, sendo parecido com o da empresa da maça (Design by Apple, Made in China)

        1. Tem conselho administrativo, ela mantém para fiscalizar, afinal, se a GMD fazer caquinha, o nome Nokia que será prejudicado. Como mencionei uma vez, se fosse Nokia, a HMD não precisaria licenciar o nome Nokia e pagar Royalties para a Nokia de verdade, como a própria empresa licencia o nome e quer Royalties por aparelho vendido? Então, ela pode exigir no licencialmente pessoas de confiança junto dos conselhos da HMD, porém só poderiam agir em produtos que usem o logo dela.

          1. GMD? LOL

            Esta licenciando por que é uma subdivisão, mas a administração ainda tem o dedo da NOKIA, pois ela faz parte do conselho.

        2. Nokia não desenvolve e nem fábrica nada, poderia ter todo o pessoal da Nokia/Microsoft que ainda seria a HDM… O dia que a Nokia assumir o desenvolvimento de qualquer aparelho podemos assim falar que a Nokia esta trabalhando, enquanto for somente licenciamento o termo mais correto é falar “HDM poderá fazer aparelho com Windows 10 e vender sob a marca Nokia.”

          Se seguir sua logica a TLC que fabrica os Alcatel e BlackBerry deveria ter os dois nomes então?

      1. No cenário atual, lançar um novo sistema é um tiro no pé, infelizmente.
        Se a gigante Microsoft com toda a sua tradição fracassou no Mobile, quem dirá um sistema novo.

  1. Quando é android falam q n é da nokia pq ela so licencia o nome e bla bla bla, com o windows e a nokia vrdd… Vai intender

    Ps: O andre do windowsteam é um merda

    1. Quem faz o que você diz é desinformado mesmo.

      Um celular da HMD Global com Windows, não é e nunca será um Nokia de verdade. Por mais “adepto” do Windows Mobile que eu seja, esta é a pura verdade.

      Mas agora: Triste é o pessoal falar, que só porque o novo celular virá com o sistema Windows, a HMD Global vai falir. Ou melhor, falam que a Nokia vai falir (meudeosdocéuuuuu!!!). Esse povo tem bola de cristal?

  2. Bom, mesmo que lance, nunca será a Nokia e sim HMD que licenciou o nome Nokia, e tem que pagar uma porcentagem das vendas para Nokia, será apenas um HMD com o logo Nokia, simples assim.

      1. Nokia que não tem mais divisão móvel, já que esta foi vendida para a Microsoft. É HMD sim… Kkkk, celularzão chinês, concorrente da Xiaomi!!

          1. Eu não disse que a HMD é chinesa, leia novamente! Quem produz os aparelhos é a Foxconn, e a Foxconn é chinesa!

          2. Então os iPhones não são Da Califórnia, são chineses segundo o seu entendimento! kkkkkkkkk argumento mais falha os seus em kkkkk

          3. Exatamente isso! São smartphones desenvolvidos pela Apple, mas fabricados pela mesma empresa chinesa. Apenas um dos motivos pelos quais a qualidade do microfone é mediana, é fácil aparecer marcas de uso, tem os botões físicos de baixa durabilidade, dentre vários outros problemas. O iOS é um sistema muito bom, mas o iPhone em si é um aparelho digno de uma marca chinesa.

      2. Se você gosta de se enganar assim, aí o problema não é nosso.
        A própria Nokia afirma que não tem nada haver com o desenvolvimento dos smartphone feitos pela HMD e você ainda quer discordar da própria Nokia… kkkkkkkkkkkkkkk

        1. Okay onde está suas fontes? NOKIA não tem uma empresa para produzir seus smartphones por isso está com a HMD; e não é De hoje que a NOKIA já trabalhou para a HDM, inclusive sua sede fica em frente à NOKIA.

    1. Só porque perderam a NOKIA Vocês estão com essa birra toda kkkkkkkkk aquele Sistema morto nada irá sair dos 0% Só chegou a ser considerado relevante por conta dos Lumias com o nome NOKIA kkkkkkkkkkkkkk

    1. Não é não.

      Antigamente, os Nokias eram Nokias fabricados pela Nokia.

      Os Lumias da M$ eram produzidos em fábricas da Nokia.

      A M$ vendeu a divisão de “feature phones”, salvo engano meu, para a Foxconn.

      A HMD Global comprou o direito de uso da marca Nokia, não as fábricas.

      Nokias da HMD Global são tão originais quanto os antigos Luminas e HiPhones…

          1. Paga pois é Ela que fábrica, mas todos engenheiros, funcionários, até o CEO tem NOKIA no currículo, a única diferença é que ela não irá fabricar apenas produzir, continua sendo NOKIA.

          2. Todos uma vírgula!! A MAIORIA dos engenheiros que eram da antiga Nokia ficaram na MICROSOFT pois o setor móvel foi vendido para ela! O que restou na HMB foram apenas ALGUNSSSS ex-funcionários da Nokia, eles tiveram que formar uma equipe totalmente nova!

          1. Não, não entendo e não faz o menor sentido o que vc fala.
            Então um avião da Boeing por exemplo não é da Boeing pq os motores são da Rolls Royce, os bancos são de outra empresa e os fios são da 3M?

            A Apple desenvolve todo o projeto, do começo ao fim, e terceiriza a produção dos componentes seguindo as especificações por ela exigidas. Cada componente é exatamente de acordo com o que a Apple definiu e projetou.

            O iPhone é da Apple e ponto, assim como os Nokias são da Nokia. Até mesmo a antiga Nokia terceirizava a fabricação de componentes.

          2. Existe uma diferença ABSURDA entre a sua comparação. A HMD licenciou o USO da marca NOKIA em seus celulares HMD, é totalmente diferente da Apple que desenvolve e depois terceiriza apenas a PRODUÇÃO dos aparelhos. A Apple não licenciou a marca para ninguém, são aparelhos dela mesma! Já a HMB está usando o nome Nokia a seu favor. São celulares HMB com o nome Nokia sendo produzidos pela Foxconn. É tão fácil entender, cara!

            Só pra você ter uma noção do rolo que é isso, a Microsoft na época em que comprou a Nokia teria o direito de usar o nome Nokia por 10 anos em seus aparelhos. Porém, a Microsoft decidiu vender o direito de uso da MARCA Nokia para usar o próprio nome “Microsoft” em seus aparelhos!! Este é o motivo pelo qual os Lumias 640 e 640 XL, mesmo tendo sido produzidos pela Nokia, usarem o nome Microsoft! Pois a Microsoft passou a licença do nome para frente em troco de $$$$$.

            Se a Microsoft tivesse mantido o direito de uso da marca Nokia, o Lumia 950 XL teria surgido com a marca Nokia mas seria fabricado pela Microsoft, já que o setor de produção da Nokia foi adquirido pela empresa. Ficou mais claro agora?

            Se formos resumir a história toda, a qualidade Nokia hoje está nos aparelhos da Microsoft, pois é graças aos engenheiros (que hoje trabalham na Microsoft) e a linha de produção que os projetos ficam tão bons, vide 950 XL que é um aparelho que tem TUDO de bom. Alguns ex-funcionários da antiga Nokia que saíram na época da venda da Nokia criaram essa nova empresa chamada HMB e adquiriram a licença da marca Nokia, mas é uma empresa totalmente diferente da antiga Nokia!

            Sério cara, faz um esforço aí, tenho certeza de que é fácil entender sobre patentes e contrato de licença.

        1. Nem me estresso mais.
          Acredito que ele só utiliza na casa dele coisas fabricadas pela própria fábrica da marca.
          Compra não rapaz, apesar da fábrica da Foxconn em Manaus ser a antiga fábrica da Nokia, e provavelmente ser quem vai produzir os Nokia com a Marca Nokia, com o comando da empresa ser da antiga Nokia, realmente não será a Nokia.

  3. Acho boa coisa, ainda porque se ela lançar um dispositivo com Windows 10, para mim será bom porque poderei comprar, pois o tal Surface Phone eu acho que não terei grana para isso rsrsrs

      1. Mas a Foxconn faz o que a Apple manda.
        A Nokia não faz nada, só licencia o nome. Ela, aparentemente, pode aprovar o design e outros pequenos detalhes. Mas quem manda não é a Nokia.
        Igual quando a Microsoft fazia Lumias. Era a Microsoft.

        1. Sim, mas não deixa de ser Nokia, pois os ex-Microsoft que eram Nokia, agora estão junto nesta parceria, eu amo Microsoft como tbm Nokia, se eu não der conta de comprar um Surface feito pela Microsoft gostaria sim de comprar um Nokia com Windows 10.

          1. Você vai comprar daquela fabricante que fizer o menor preço com a melhor qualidade. Pode escrever que você não ligará para o nome da hora.

          2. Bom para ficar mais claro minha fala, EU DISSE: Se eu não der conta de comprar um dispositivo fabricado pela Microsoft, talvez pel alto custo dele, eu posso ter outra alternativa, comprar um de outra empresa que fabrique dispositivos com Windows 10 tbm, e sim compraria da Nokia, que no caso eu iria sim observar sua qualidade, mas que se eu comprar de uma empresa que não seja Microsoft, Nokia seria ela! ?

        2. de onde você tirou essas informações? a Nokia aprova o design e alguns detalhes… como assim? você trabalha lá?
          ingênuo demais achar que a NOKIA iria lincenciar o nome dela sem estar efetivamente comandando a frente.

          1. Amigo, já li todas as matérias gringas sobre o assunto e eles são taxativos, é HMD e pronto, porém a HMD licenciou, paga uma licenca de uso da marca Nokia e pronto, a Nokia irá receber Royalties para Nokia por aparelho vendido e maioria do faturamento será para HMD. Então se julga tão inteligente, como o celular é um Nokia, e a própria Nokia licencia o próprio nome dela, para ela e ainda pagar Royalties dela para ela?

      1. A Nokia vendeu suas patentes e funcionários juntos, mas ela existe em Marca, e ela sabe muito de tecnologia, até mesmo como a Microsoft ou mais no setor de telefonia, então devo sim apostar nela, Surface Phone for caro, compro sim um Nokia com Windows 10.

  4. Bom se realmente a ms lançar o windows full em um smartphone ou seja lá como será chamado, não só a HMD ( que não é Nokia ) vai entrar nessa onda, outras gigantes também irão aderir a essa nova modalidade, ai já viu né google…

    1. Saindo da questão “se é ou não é Nokia de verdade”, isso que você disse dependeria muito de como esses celulares seriam recebidos.

      É apenas uma hipótese. Pode ser que haja uma procura maior por esses Nokias da HMD Global que pelos Lumias da verdadeira Nokia e da Microsoft, visto que o povo ainda faz distinção entre as duas empresas, a Microsoft (o qual os outros devem associar somente ao Windows e o Office) e a Nokia (que com certeza, deve remeter aos celulares de altíssima durabilidade da antiga).

      Só que eu imagino que, se os aparelhos da HMD Global vierem sem a qualidade real dos Nokias, vamos ter um cenário similar a de uma bolha. Enxurrada de pedidos em pré-venda e depois, enxurrada de reclamações e aparelhos com problemas ou defeitos.

      Enfim, apenas hipóteses.

      1. Em relação a HMD, lógico que os modelos são muito bonitos, afinal tem que mater a tradição, quanto a qualidade/durabilidade do produto só o tempo vai dizer, o iphone explodiu e também teve a doença do touch, pra mim as duas melhores placas mãe são: Foxconn e Asus, é lógico que a Fox é gigantesca no setor hardware e esse novo Nokia é fabricado pela Foxconn não pelas fabricas Nokia ( minha opinião ) e para ser 100% Nokia de novo, só comprando de volta suas fabricas de hardware…

        1. Cara, eu vi uma reportagem sobre o novo Nokia com Android no OD. Especificações bem parrudas, diga-se de passagem.

          Mas nada disso tem valor, se o material não for de qualidade. E como a gente conhece a verdadeira Nokia, a gente sabe bem como é isso.

          O que eu sei e que bate com o que você disse, é que a divisão de “feature phones” da Nokia é que foi vendida pela M$. Já a de smarts, continua nas mãos da gigante do Sr. Conta Portões (tradutor babelfish 😀 )…

          1. Olha amigo vc tocou em um assunto pesado, a feature phone foi sim vendida mas e os smartphones ?

            Coisa de doido mano, esse novo modelo dizem que vai vir com snap 835 e lentes zeiss rodando android, será bem caro por usar o chip mais atual da qualcomm…

          2. A linha de smartphones não foi vendida, a licença de uso para a M$ da marca Nokia expirou. A atual empresa autorizada a usar a marca em seus telefones é a HMD Global.

            Sobre as lentes Zeiss, tenho dúvidas, pois não lembro se foi no Face ou em outro lugar que eu vi, a Zeiss não é parceira da HMD Global, mas no site oficial da empresa, vi que ela é parceira da Sony, Microsoft, Logitech (WTF???) e Exolens…

            https://www.zeiss.com.br/camera-lenses/pt_br/camera_lenses/partnership.html

          3. Não é que expirou Caio, a Microsoft teria 10 anos para usar a marca Nokia mas vendeu a licença por $$$, pois preferiu usar a marca Microsoft em seus aparelhos. Como ela passou o direito de uso para frente em troca de money, a HMD ficou livre para adquirir a licença.

            Sobre as lentes Zeiss, até onde fui informado, a única empresa no mundo que possui patente para usar as lentes Zeiss em seus aparelhos é a Microsoft. A parceria da Sony são para câmeras fotográficas.

    2. O grande problema, é que um Windows full em celular não será útil para as pessoas.
      Os aplicativos universais são ruins, tem aplicativos que existem somente no mobile.
      Rodar aplicativos desktop em telas de 5.5″ não deve ser nada bom.

      A Microsoft vai apostar em dispositivos móveis, mas não em smartphones. Aquela foto da família de produtos Windows com um Tablet, notebook, PC e Xbox já deixou claro que a Microsoft abandonou smartphones e afins.

      1. Apps universais são ótimos.

        A Microsoft não abandonou os smartphones, sei que você gostaria, mas o insider é prova.

        Julgar se é bom ou ruim só quando a Microsoft lançar os aparelhos, inclusive com a shell nova.

        1. O que tem a ver o Insider? Só pq lança builds com correções de bugs e pequenas mudanças estéticas é sinal que o sistema é promissor?
          Novamente esperando algum recurso matador para o sistema dar certo?
          Antes a Redstone 1 seria a fodona, depois a Redstone 2, depois a Redstone 3, depois a Creators, e agora a Shell nova?
          No momento certo™ a coisa dará certo.

          1. O Insider é muito mais do que simplesmente lançar build. A empresa tem um custo enorme para manter o programa insider. Eu tenho certeza de que você não participa da HUB da Microsoft, caso contrário saberia da movimentação que ocorre por lá. Não é porque não ocorrem mudanças drásticas no sistema que ele não está sendo trabalhado. O código (que está por traz de todo o visual do sistema) está em constante aprimoramento e isso não é algo que dá para ser visto. Se você tivesse um conhecimento mínimo em programação, você já seria capaz de entender isso.

            E convenhamos, os únicos que estavam esperando um “recurso matador” são os rapazinhos de 12 anos que acabaram de entrar na internet… Quem tem maturidade suficiente sabe muito bem que não é pra ficar acreditando nesses rumores que os blogs espalham por aí. Se a empresa não disser com as próprias palavras, então não passa de rumor, e rumo não é informação. A partir do momento em que você parar de ler os blogs e passar a seguir o site oficial da Microsoft, sua vida no mundo da tecnologia vai melhorar 300%, pois você vai conseguir discernir uma informação verdadeira de uma falsa.

          2. Me baseio apenas no irrisório market share de 0.3% e da falta de aparelhos.
            Se a própria Microsoft em evento recente mostrou a família de produtos Windows e lá não tinha um smartphone, já dá pra saber o fim que espera o Windows 10 Mobile.

          3. O market share de 0.3% (que representa o número de VENDAS, e não o número real de aparelhos com Windows) é apenas um efeito colateral da falta de aparelhos, não sei qual é a surpresa disso. Além de que o sistema não foi feito para o usuário final mas sim para o mundo corporativo. O “povão” sempre vai ser a maioria, então é óbvio que não será o público da empresa. A Microsoft nunca em momento algum mencionou que iria bater de frente com o Android e iOS. E eu desafio qualquer um a provar o contrário.

          4. Corporativo não usa smartphone Windows. Trabalhei em empresas grandes e conheço muita gente que trabalha no T.I de grandes empresas e corporativo é iOS e um pouco de Android.
            Até mesmo nos Estados Unidos, smartphone Windows em empresas é praticamente inexistente.

            Claro que o Windows em smartphones foi feito para o usuário final. Todos os aparelhos tiveram foco ao consumidor final.
            O grande problema é que simplesmente não deu certo.

          5. Você está falando apenas por vivência própria. Na Europa e Estados Unidos a Microsoft possui parceria com grandes empresas, oferece pacotes office, SO, hardware e armazenamento em nuvem tudo em uma jogada só e isso inclui o mobile junto. Essas empresas que você trabalhou estão situadas em um país de terceiro mundo (Brasil) onde a Microsoft não está mais investindo e com toda a razão, graças às normativas desnecessárias e impostos abusivos.

            Lá fora a coisa muda totalmente. Lá a lei funciona e as empresas têm incentivos. Se você não sabe ainda, até a polícia de New York usa smartphones Windows, pois eles afirmam serem mais seguros e dizem que o Here Maps é o mais eficiente para apoiar os profissionais, além de que o software usado pela polícia de lá foi desenvolvido na plataforma Windows, não tem para nenhum outro SO.

            Lembrando que o ramo corporativo não é composto apenas de empresas grandes, sua ideia de ramo corporativo está bem equivocada.

          6. Microsoft pode oferece os mesmos serviços, em outras plataformas.
            Além da polícia de New York, dê exemplos de empresas que usam Windows Phone ou 10 Mobile.

            Cara, de boa, Windows em smartphones morreu…

          7. Posso citar aqui no Brasil mesmo. Banco do Brasil e Bradesco.

            E sim, ela oferece os mesmos serviços e acaba lucrando do mesmo jeito nas outras plataformas, local de onde ela tira dinheiro pra investir no Windows Mobile. Fora a própria Apple, a Microsoft é a segunda maior OEM da Apple, você não faz ideia de quantos milhões ela lucra com o sistema da maçã. Aliás, no iOS é possível encontrar todas as ferramentas da Microsoft.

            Windows Mobile morreu só na sua cabeça limitada, para os outros como eu, está mais vivo do que nunca. Pois como eu disse, não fico dando trela para blogs tendenciosos de tecnologia, eu participo dos fóruns oficiais e HUB da Microsoft, lá sim você consegue saber o que tá rolando no Windows. Quem não participa desses locais se baseia em puro achismo.

            Ouço desde 2012 que o Windows Phone morreu, você diz com tanta convicção que estamos em 2017 e nada de chegar a morte do sistema. Será quem nem acertar uma data vocês que odeiam o mobile conseguem?

      2. Os aplicativos universais são, na minha opinião, uma das maiores criações em se tratando de software nos últimos tempos. O futuro será esse, o mesmo aplicativo rodando em vários dispositivos.

        E a interface de um APP é a coisa mais fácil de se adaptar, esse é o menor dos problemas dos desenvolvedores. Você já viu o Lumia 950 XL rodando o Continuum? Quando você tem várias abas abertas no Microsoft Edge depois conecta o Continuum, ele fica igual o Edge do desktop, com as abas expandidas e abertas lado a lado. O visual é exatamente o mesmo.

        Mas quando você desconecta e acessa novamente pelo celular, ele volta pro visual mobile, com as abas em formato de tiles. Simples e prático, o mesmo aplicativo (Edge) se adaptando para situações diferentes e funcionando com bom desempenho em ambos os casos.

      3. Realmente esses aplicativos universais deixam um sabor a pouco para os utilizadores de PCs,não consigo encontrar um que seja sequer semelhante à sua versão.exe.

        1. Teve apenas um bom exemplo que foi o Evernote, que recentemente portou o app desktop para universal e ficou bem bacana.
          A loja existe desde o Windows 8. Desde aquele tempo já era pra ter uma adoção, mas até agora, Zzzzzz
          Mas para os mais fanáticos, tudo vai melhorar depois da atualização tal, do novo shell, do novo não sei o que, etc…

  5. A Linha Lumia foi um marco , conseguia bater de frente aos Androids e iPhone por causa do seu custo beneficio e sua câmera que mesmo nos mais simples por exemplo conseguia se dar bem em Monitores LCD / LED para leitura de boletos , enquanto meu saMSUNG de 700 R$ NÃO CONSEGUIA… , porém hoje em dia é só um nome…

    1. Lumia teve seus momentos mesmo. Lembro da época do meu saudoso Lumia 920. Câmera muito boa mesmo.
      Uma pena que o sistema realmente não acompanhou o Android e o iOS e simplesmente foi engolido.

      1. Realmente… Se a Microsoft não tivesse demorado pra lançar o W.10.M e continuasse investindo nos Lumias com certeza estaríamos com uma boa participação nos mercados.

  6. A própria Nokia tem representantes no conselho administrativo da HDM Global, além disso vários ex funcionários da Nokia e Microsoft estão trabalhando na empresa que também é finlandesa, fora que a Nokia não vendeu todas as patentes dela para a empresa de Redmond, inúmeras delas ficaram com a HDM Global, o que restou mesmo foi o modelo de logística de produção que eles adotaram, sendo parecido com o da empresa de Cupertino (Design by Apple, Made in China). A empresa pode não ser como a Nokia de antigamente, mas a essência da Nokia ainda esta nessa empresa, isso ninguém pode negar, nem esses fanáticos da Microsoft.

  7. E um monte de desinformados irão cair na jogada traiçoeira da HMD. ???

    Teve uma frase que um colega disse aqui e achei perfeito: “Se realmente fosse a Nokia, ela lançaria seu próprio sistema operacional pra brigar direto com a Apple.”

    De fato, se fosse A Nokia de verdade, não estaria “agindo” de baixo das pernas da Microsoft, e muito menos HMD.

  8. Realmente eu gostaria de ver a Nokia, mas não usada pela HMD e nem Microsoft, e sim ela andando com suas próprias pernas.

    E nem com Windows e nem Android, que seja um sistema operacional próprio dela. O que estamos precisando é de novos sistemas operacionais, hardware já tem até demais.

    1. A Nokia licenciou a marca por questões de gerenciamento e produtividade. A HMD foi idéia de ex-funcionarios dá Nokia. Se a iniciativa ser certo a Nokia vai recomprar a marca

  9. Mds, os blogs especializados em windows no bras são comandados por crianças, n pode dizer nada mau de windows q nego ja quer apagar o comentário ou banir, da ate nojo desse fanboys

  10. Fico a pensar o grande diferencial que haverá quando os Smartphones da Nokia forem os primeiros a se beneficiar das redes 5g que ela própria está desenvolvendo.
    Muito top.

      1. Então não sei nem porque está tendo toda essa discussão. Se quem vai suportar os celulares é a HMD está mais que óbvio que os celulares são HMD e não Nokia -.-

        1. Sim, é muito fácil entender. Só vejo esse tipo de discussão em fórum BR, nos blogs gringos que eu sigo o pessoal já tem isso na cabeça, são raras as vezes que alguém questiona. Esse é o resultado da educação de um país de terceiro mundo, o brasileiro não tem a capacidade de diferenciar uma batata e um tomate.

          Você fez o certo, chegou aqui e perguntou antes de falar besteira. Mas tem gente que quer impor a própria opinião sem nem mesmo pesquisar antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *