Nokia irá focar o desenvolvimento do HERE Maps no Android e iOS por serem “mercados reais”

HERE-Maps-portfolio

A gente poderia ter ficado sem essa. Provavelmente, a Microsoft ficará responsável pelo desenvolvimento dos aplicativos HERE da Nokia no que tange ao Windows Phone. A Nokia deverá se dedicar ao Android e iOS daqui pra frente. Isso já tinha sido especulado até a algum tempo. O que é ótimo, a Microsoft pode oferecer ainda mais recursos que a Nokia com o desenvolvimento deste aplicativo.

Tudo certo até aqui. O problema foi a declaração do chefe da divisão de desenvolvimento dos aplicativos Here, Udo Szabo, que afirmou: “agora estamos desenvolvendo aplicativos com base no mercado real”.

Ou seja, não sei se ele se expressou mal, mas podemos entender que a Nokia não considera o mercado do Windows Phone sério. É aquela história: “Agora cospe no prato que comeu”.

 

Fonte: Phone ArenaGSMArena e DigiToday

40 comments on “Nokia irá focar o desenvolvimento do HERE Maps no Android e iOS por serem “mercados reais”

  1. Eita, não esperava isso da Nokia, bom, não com essas palavras… até hoje não entendo porque ela apostou no Windows Phone, se já na primeira semana que a Microsoft anuncia o novo nome da divisão de celular, a Nokia já anuncia um novo tablet… com Android! A Microsoft precisa criar diferenciais urgentemente para o Windows Phone, pois ao meu ver, algumas empresas estão simplesmente boicotando o WP, e para piorar, a mente da maioria das pessoas é a mesma de dois anos atrás ‘-‘. Quando comprei meu 930, já veio gente falando que eu ia me arrepender da compra. Af, isso é muito mau para a imagem da empresa, e isso a Microsoft precisa mudar urgente!

    1. O lance do tablet nem é dela na verdade. Ela só licenciou em estampar o nome, como previsto no que ela ia fazer, dela no produto criado pela Foxconn (repare que o produto é MUITO similar ao da Apple, pois é a mesma que fabrica os tablets pra ela).

      1. Sério? Não fazia a mínima ideia disso AHUAHUHUA, não desejo o mal à Nokia, mas pelas atitudes que ela vêm tomando e alguns outros rumores (como o suposto licenciamento da marca em celulares), não vejo um futuro muito bom pela frente. Seria muito mais sensato, ela ter continuado a parceria com a Microsoft, mas enfim né, vamos ver no que vai dar…

    2. cara mas eles vão perder.. pq apesar de boicotar o WP continua firme e forte… e agora com o 10 até os dev estão dando braço a torcer… estão desenvolvendo app´s e estão atualizando os que já tão… ou seja… agora ninguém mais segura…

      1. Eles já perderam! toneladas de dinheiro. não souberam se manter no mercado. e continuam com isso! acho que os grandes profissionais ficaram na Microsoft. não que é a microsoft vai fazer melhor. já está fazendo DINHEIRO!

      2. Eles já perderam! toneladas de dinheiro. não souberam se manter no mercado. e continuam com isso! acho que os grandes profissionais ficaram na Microsoft. não que é a microsoft vai fazer melhor. já está fazendo DINHEIRO!

      3. Tomara que o Windows 10 realmente mude a forma de pensar dos desenvolvedores! Eu gosto muito do sistema, ele é o único que é realmente seguro (tirando o sistema da BlackBerry haha) e tem capacidade de progredir mais ainda, só espero que a Microsoft saiba fazer as escolhas certas e não se perca como algumas empresas fazem.

        1. Jah tah mudando… Soh ver as atualizações recentes e a vinda de apps famosos e jogos p o wp… O pessoal tah percebendo quao forte vai ser o w10… Ateh a Google pode estar dando o braço a torcer sabendo da unificação Jah ateh rola um boato sobre o YouTube oficial…

  2. se o Windows 10 não surpreender a todos, o povo terá motivos para abandonar o sistema pois a desculpa de que o sistema é muito novo ainda, que android e iOS são mais maduros e bla bla bla pois na versão 8.1 o WP ja conseguiu encostar nos concorrentes, na próxima versão o sistema tem a obrigação de dar muitos passos a frentes dos concorrentes, senão vai ficar nessa de 3% do mercado eternamente, pois quem tem android dificilmente vai migrar pro WP

    1. Eu acho que o principal diferencial será o sistema unificado e a integração entre dispositivos. No android não temos isso e no iOS até tem, mas só entre dispositivos apple. Aposto na unificação.

    2. Quanto tempo o Android tem de mercado e ele so ficou bom na versão 4.4 pelo tempo do Windows Phone ele já esta bem adiantado se comparado ao Android.

      1. Concordo, mas que concorrente ele tinha? A Microsoft esta lutando para bater números bem expressivos, tem sim a obrigação de inovar ou de pelo menos manter seus diferenciais.

    3. Eu tinha Android e fui de cara limpa para o Windows phone.
      quem está cansado daquela tela de apps chata e dos problemas de android e ios vai procurar outras auternativas. e o Windows 10 com a Cortana no desktop/xbox one vai estar olhando para esse consumidor.

    4. Entretanto, não é apenas isso que fará a diferença, a MS pode fazer o SO mais tops dos últimos 10 anos (entre qualquer plataforma) e mesmo assim não mudar nada na participação, as pessoas tem que QUERER mudar.
      Eu espero que ela venha não só com um ótimo SO, mas com uma estratégia agressiva MESMO (algo que ela já está começando nos low/mid), marketing, preços baixos, aparelhos indiscutíveis, treinamento de funcionários, acessórios, etc, atacar em todas as frentes e isso inclui até “parcerias” com a imprensa (que as outras tambem fazem).

  3. Ninguém melhor do que a Microsoft para gerir os aplicativos Here. A Nokia é lerda e não tem lá muita capacidade. Deixa eles fazendo aquelas coisas meia boca pro Android e iOS. Tenho certeza que a suíte Here no WP co-desenvolvida pela MS será bem melhor.

  4. Isso é uma faca de 2 gumes, se a Nokia implementar funcionalidades novas nos aplicativos Here das outras plataformas, teremos que depender da Microsoft, para que essas novidades venham para o WP também, esse é o lado ruim.

    1. Quando comprou seu smartphone da Microsoft, era de se pensar que o senhor gostaria de ser paparicado e depender dessa empresa e não pelas milhares de outras que fazem um serviço meia boca para ver se fica um pouco melhor.

    2. Cara, de boa… a Nokia já estava flertando com o android desde o Nokia X… isso pelas costas da M$ ainda… ou seja, deixar na mão da nokia nós iriamos ser abandonados, é bem melhor que fique na mão da M$…

    3. Não entendi seu lado ruim a MS atualiza em dia todos os softwares dela pro WP.
      Nunca deixa nada a deus dará, até porque ela é a maior interessada na plataforma, onde investe tanto e cada vez mais.

      Depender da MS é até ‘um lado bom’.

  5. exatamente… cospe no prato que comeu… mas vai se lascar… pq no WP era um mercado certo… jah no android e ios não garanto… eles tem seus próprios sistemas de mapas… no ios talvez consiga pq o deles é bem ruim… mas o pessoal gosta dos mapas da google… acho muito dificil trocar… mas whatever… agora q se lasque a Nokia…

  6. Não existe essa historia de cuspir no prato, a Nokia foi vendida a Microsoft com forte resistência interna, nunca quiseram a venda, agora ela pretende focar no sistema que querendo ou não é o que tem mais usuários no mundo todo

    1. sim… pra disputar mercado com a google kkkk boa sorte pra ela… e meus pesames afinal de contas vai tomar um pau fudido… só ver a diferença do street view fornecido pela nokia e pela google… nesse ramo a disputa entre as duas é acirrada… ela vai entrar de cabeça em um mercado em que ela está em desvantagem total, ao invés de se firmar na M$ e criar uma integração forte, que agora com o windows 10 salvaria ela, afinal de contas ela seria praticamente absoluta em todos os dispositivos que usam windows… e são poucos né? (não estou falando de windows phone) e ai saiu pra disputar mercado kkkk burra pra karalho… só faz merda essa nokia… depois vai quebrar de novo e não sabe pq… a M$ tentou salvar ela, mas ela insiste em se suicidar… o jeito é deixar…

      1. É realmente disputar com a Google é complicado, mas uma hora ou outra eles iam acabar levando o Here para o Androide, só não contava esse abandono pelo WP.
        O único trunfo do Here frente ao Google Maps é a possibilidade de baixar os mapas no celular, e usa-los offline

        1. mas aih já está mais para o here drive+ do que para o here maps… de qualquer forma a google não vai deixar eles crescerem na plataforma, eles vão acabar provocando um gigante que estava adormecido… a google vai se esforçar para superar o da nokia… ou seja, logo logo teremos mapas da google offline 😀

          1. Se a Google já tenta boicotar a Microsoft, imagine a pobre Nokia, concordo, logo google maps será offline também, ai Nokia volta com o rabinho entre as pernas.

  7. A Nokia que sangrava ouro por todos os lados fez o que devia. Vendeu o conhecimento e os talentosos engenheiros que estavam sendo tolhidos no desenvolvimento de algo realmente interessante. agora ela faz o que se espera. como entrar em todo mercado sem medo. fazer novas alianças.

  8. Nessa história parece que o prato e a refeição foi a Nokia. Na ocasião da compra da divisão de celulares Nokia pela Microsoft, não era clara, apesar de previsível, a ideia de matar a marca Nokia nos celulares. A estratégia foi genial e boa para ambas a partes, pois durante a ascensão do iPhone OS/iOS e Android, a Nokia demorou se mexer, e não ficou claro se ela iria adotar o Android, ou tentar alguma coisa com o Symbiam ou até o interessante MeeGo OS que só vi no N9. Talvez a essa altura, já houvesse um acordo entre as duas e talvez faltasse o Windows Phone ficar pronto, enfim… O fato é que essa demora fez com que a gigante finlandesa perdesse boa parte do seu mercado, e nesse ponto, a entrada da Microsoft foi decisiva para a Nokia não ter que largar o mercado de celular nas mãos dos concorrentes. Já para a Microsoft, comprar a Nokia, que possuía experiencia e produtos interessantes, foi mais fácil do que começar do zero…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *