Carregando...
2 1

Novo Windows Mobile 6.5 – Demonstração ao vivo

Um dos momentos mais aguardados do congresso mundial mobile era o lançamento do novo windows mobile 6.5. Com ele vinha a promessa de novos conceitos ao nível da interface gráfica que o utilizador poderá ter ao seu dispor nos celulares de nova geração.

Com o advento do iphone, muito mudou no mundo móvel. Toda uma industria encontrava-se viciada e presa a conceitos e modelos de negócio claramente ultrapassados num mundo que gritava pela convergência e pela ubiquidade dos serviços. Tal simplesmente não era possível porque a mudança de paradigma iria com certeza afectar e canibalizar receitas nesse mundo cor de rosa. Os gigantes neste contexto – os operadores móveis – dominavam completamente toda a sua base de utilizadores e os serviços somente iam para a frente com muitas restrições, entre as quais, modelos de negócio que permitissem uma partilha de receitas com estes, afinal, os clientes eram dos deles.

Eis então que surge a Apple que, sem nada a perder, lança um dispositivo completamente revolucionário em termos de usabilidade e paradigma mobile. O mundo nunca mais viria a ser o mesmo. Todos estes conceitos que hoje presenciamos em Barcelona – LG arena, nokia community, ecrans táteis, drag & drop, Windows Mobile 6.5 e muitos outros – são uma herança directa dos conceitos Apple.

Antes de ver a nova promessa da Microsoft em acção, ainda ia um pouco cético relativamente à abordagem seguida. Seria um sistema pensado de raiz, ou simplesmente uma “nova casca” para o mesmo core do 6.1? Por maior que seja o esforço, aqueles menus minúsculos simplesmente não se adaptaram a uma utilização digital dos novos ecrans táteis e, como tal, a solução encontrada por muitos fabricantes, como por exemplo no caso do Samsung Omnia, foi colar por cima do sistema antigo, uma nova camada de interacção. Claramente a abordagem do “não é carne nem peixe” não colou. Claramente não foi esta a abordagem da Microsoft, e a nova proposta pareceu-me bem pensada.

Como terão oportunidade de constatar no vídeo abaixo (bem como no caso do LG Arena), é impossível ver os conceitos de interacção do novíssimo Windows Mobile 6.5 sem observar as incríveis semelhanças conceptuais para com o sistema operativo do iPhone.

Julguem vocês próprios.

Fonte: http://blog.uncovering.org/

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.