Novo Xbox/PC: até que ponto a Sony e a Steam serão abaladas?

steam-ps4-xbox-one

Não é de hoje, a Microsoft tem uma ideia maluca de unificar todos os seus produtos através de uma plataforma universal que hoje pode ser chamada de “Windows 10”. Claro, cada dispositivo tem suas peculiaridades, um smartphone continuará sendo um smartphone em sua essência, mas o no seu coração está algo chamado de OneCore, o kernel compartilhado que todos os devices com Windows 10 possuem.

A ideia é simples e audaciosa ao extremo, um aplicativo ou jogo para Windows 10, chamado de aplicativo universal, poderá rodar em todos os dispositivos deste sistema operacional através do “OneCore“.

Quando a Microsoft diz que tem mais de 220 milhões de dispositivos com Windows 10 incluem o Xbox, muitos acharam exagero colocar o console nessa conta, doce engano. O Xbox One faz parte do Windows 10 e seu futuro está atrelado a ele, assim como os PCs, Bing, smartphones, tablets, etc. (que rodam o novo Windows, claro).

A Microsoft quer levar vários jogos para o PC para que os jogadores pulem para o Windows 10 o mais rápido possível, assim as produtoras poderão investir em sua plataforma universal com força total. Afinal, criar um jogo para PC no Windows 10 será praticamente a mesma coisa que criar um jogo para Xbox One – no futuro, já que as ferramentas para os desenvolvedores ainda estão sendo aperfeiçoadas.

Um pânico para a Sony

thelastofus-sony

Essa estratégia pode ser um golpe sério para a dona do PlayStation, por vários motivos:

  • Sabemos que vários jogos “exclusivos” da Sony estão indo para o PC, ora, se criar jogos para PC é a mesma coisa que para o Xbox, logo não seriam mais exclusivo, dessa forma a Sony perderia um grande forma de financiar sua exclusividade, sem o dinheiro do público do PC sairá  mais caro segurar um Street Figth por exemplo.
  • Ainda não é algo comprovado, mas é provável que portar um jogo universal (appx) que se vale do DirectX 12 para a plataforma da Sony seja mais trabalho.
  • A Sony brigaria com um público maior, além dos usuários do Xbox, os próprios usuários dos PCs que utilizassem a loja do Windows estariam contribuindo para o sucesso da sua concorrente.
  • A Sony entraria com o PS5 no prejuízo. Pense bem, a Microsoft quer lançar updates de hardware para o Xbox (e parece que já vai ser para o Xbox One), dessa forma, a Redmond já começará a próxima geração com uma base forte de usuários, enquanto a Sony iria começar do zero.
  • Assim como os PCs, o Xbox One seria dotado de retrocompatibilidade, assim os jogos da loja sempre funcionaram no Xbox, mesmo que passem 20 anos.

Percebam como isso muda tudo no mercado dos consoles.

Bom ou ruim para a Steam?

steam-machine-vs-xbox-one

Aqui não dá muito para saber como essa história irá se desenrolar. Vamos para as teorias, como o Xbox One rodará aplicativos universais, se a Steam quiser abrir sua loja de games dentro da Windows Store seria possível, mas claro que cada jogo vendido a Microsoft receberia uma comissão, além disso poderia haver uma parceria eventualmente entre as duas empresas.

Um Xbox com Steam? loucura? O mundo muda, apenas aceite. Contudo, o Google e a Apple lucram com seus sistemas operacionais por intermédio também de suas lojas, até então o Windows domina os usuários da Steam, mas quem lucra é a Valve com os games – isso é estranho, e a Microsoft vai querer corrigir isso.

Claro que, como jogador, espero mais que as duas coexistam como ótimas concorrentes, afinal penso no meu bolso.

Ah, mas eu quero um console!

O Xbox será, você não deve ser obrigado a realizar upgrades de hardware e nem utilizar os aplicativos universais que estarão na loja. Você pode usá-lo como um console, mas se quiser utilizá-lo como PC, em muitos aspectos vai poder.

Xbox como PC híbrido vai dar certo?

Xbox-One-Vendas

Tudo vai depender de como isso funcionar, na teoria parece ser uma estratégia perfeita. Com o lado bom dos consoles (preço do hardware e comodidade) e o lado bom dos PCs (maior poder e preço de jogos). Sabemos que até então, os preços da loja da Microsoft são bem interessantes – principalmente se você comprar na loja da Ucrânia!

Além disso, o upgrade de hardware deve ser facultativo, quem quiser maior qualidade que pague mais por isso – é justo, sendo assim, não vejo muitos motivos para que não funcione.

Qual desenvolvedor não quer criar apenas um jogo que rode nos PCs, Consoles e até mesmo em smartphones? Por isso que o crossbuy aqui é viável, é um trabalho só para todas as plataformas.

A Microsoft fará de tudo (é tudo mesmo!) para dominar a Steam com o Windows 10, e quando conseguir, vai estourar champanhe. Por hora, o novo sistema tá bem perto de ultrapassar o Windows 7, mas ela terá que fazer mais que isso, tem que exterminar o antigo Windows 7 e daí então o jogo começa.

Loucura? A sorte dos games é ter uma empresa com a saúde financeira forte para apostar em algo novo.

121 comments on “Novo Xbox/PC: até que ponto a Sony e a Steam serão abaladas?

    1. Nego faz tempestade em copo d’água mesmo, o que ela matou? Querer unificar e melhorar suas plataformas é ruim agora? Até porque da ultima vez que chequei no ps4 você nem podia abrir um app sem ter que fechar o jogo, abra sua mente o mundo evolui, Microsoft ta penando no futuro, ja se foi o tempo que video game era apenas pra rodar jogos.

          1. “Até porque da ultima vez que chequei no ps4 você nem podia abrir um app sem ter que fechar o jogo,”

            Assunto: multitarefa

            ridículo: mudar de assunto para ter o que falar, a principal caracteristica dos limitados intelectualmente.

          2. “Até porque da ultima vez que chequei no ps4 você nem podia abrir um app sem ter que fechar o jogo,”

            Assunto: multitarefa

            ridículo: mudar de assunto para ter o que falar, a principal caracteristica dos limitados intelectualmente.

            multitarefa do xonão sem freio, ridicula, para escutar musica tem que ficar com essa tela do youtube tocando ocupando metade da tela da TV para ESCUTAR musica.

          3. Ver detonado enquanto joga? Vc tem oq? 8 anos? Tem q jogar na raça, vc poderia dar outro motivo para isso, mas para ver um detonado ou vc é ruim ou não tem um celular ou um pc qualquer q faz isso.

          4. Eu não disse q precisa ter, perguntei se vc não tem, a única coisa q precisa do lado para jogar é um controle.

          5. E ainda também, no Xbox pode até colocar o app da TV enquanto você joga 🙂 vai que a sua mãe quer ver aquela novela ou que tal acompanhar o andamento de uma conquista enquanto você joga?

            O Playstation não faz isso… e tocar Spotify em “segundo plano” não é multi tarefas… se for assim, posso falar que os celulares Javas da Nokia são multitarefas por que rodam o Whatsapp ou o Rádio em segundo plano

          6. Outro exemplo bem ruim esse, ainda pior do q o outro, jogue sem som ou ouça a novela durante aquela partida online…..
            E sim, os celulares são multitarefas, qq coisa q possa fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo é multitarefa.
            https://www.google.com.br/#q=multitarefa+defini%C3%A7%C3%A3o
            multitarefa
            substantivo feminino
            inf capacidade que possui um sistema operacional de computador de executar mais de um programa simultaneamente.

          7. Bem, você agora falou uma besteira enorme: Celulares não são multitarefas… Por acaso num celular você pode digitar um arquivo .doc enquanto vê vídeos do Youtube? No máximo o que você pode fazer é ouvir alguma música enquanto digita um .doc… ou seja, apenas um programa em segundo plano e um em primeiro plano… tendo que alternar entre eles

            E sobre o celular, eu estava falando desse:
            https://visualescrita.files.wordpress.com/2012/02/nokia_ashs302.jpg

            Ou você acha que só por que um celular desse roda Whatsapp em segundo plano ele tem multitarefas?

            E já que você colocou o termo de “multitarefas” então que tal aprender o que significa “simultaneamente”?

            adv. Conjuntamente; de maneira simultânea; que ocorre de modo conjunto ou ao mesmo tempo: ganhou simultaneamente dois prêmios; duas maratonas ocorreram simultaneamente. – http://www.dicio.com.br/simultaneamente/

            1. Ao mesmo tempo.
            2. Que se realiza ao mesmo tempo (que outra ou outras coisas são realizadas).
            3. Que aproveita a muitos ao mesmo tempo. – http://www.dicionarioinformal.com.br/simultaneamente/

          8. Ouvir música enquanto uso facebook, mexo em alguma outra tarefa ou faço alguma outra coisa como usar o waze e conversar no whatsapp, são duas tarefas diferentes executadas simultaneamente, não importa se sejam somente duas, três ou em segundo plano, é mais de uma tarefa simultânea.

          9. Já tem celulares que apresentam dois aplicativos em tela dividida, Galaxy Note por exemplo.
            Enfim, isso tbm não é o que define multitask, se vc está visualizando ou não, continua sendo multitask.

            Remix OS que é android com interface adaptada para desktops por exemplo exibe até janelas flutuantes.

          10. ah ta, o sujeito precisa ver detonado no youtube para jogar…. os jogos de hoje em dia?

            nossa, e esse animal não morre pq esqueceu de respirar?

          11. Eu tenho o groove música, que além de ter assinatura, posso escutar minhas músicas baixadas upando os arquivos pro one drive. Vai chorar ?

          12. Chola Mais, a única coisa que funciona multitarefa no PS4 é ouvir música puff, vai jogar seus remaster vai..

          13. vou jogar os teus exclusivos no meu PC, enquanto tu é a trouxa da MS.

            “hurr durrr so tem remaster, pq a microsoft já remasterizou todos os 3 exclusivos do x360”

            o idiota acha merito não ter exclusivos uhauhaauh tipico fanboy da MS, trouxa, burro e ignorante.

          14. Chola mais que ta pouco, e você vai jogar no PC com Mac ou com Windows?? Ah com Windows né.
            Vai comprar os exclusivos na Steam?? Não, na Windows Store.
            Quer pagar de hater da Microsoft mais vai dar dinheiro a ela, tem algo errado ai não??…

          15. alias, vc que fala que tem que usar produtos MS, vai la fazer uma busca no bing e usar snaptchat no windows phone, depois escute musicas no Zone.

          16. Snapchat?? Desculpa mas não sigo modinha de adolescente toddynho igual você, até parei aqui abraço ae

      1. “Unificar as plataformas”, se o PC e o XOne tem os mesmos jogos pra q vou querer um XOne se eu tenho um PC q rode os jogos.
        O PS4 não roda só jogos, ele tem diversas tarefas, ele tbm é um mídia center assim como o PS3 e até o PS2 já era tbm, até o PS1 já servia como um CD player. Se não dá para jogar e ver vídeos ao mesmo tempo no PS4 é pq não há necessidade disso e não quiseram faz isso, quem é q joga e assiste ao mesmo tempo?
        “Ah, mas eu quero ver um detonado em um parte difícil do jogo”
        Vc não sabe jogar? Não tem um celular ou PC do seu lado para usar?

    2. Lembrando que o publico dos consoles nunca é o mesmo que os do PC, a jogabilidade e conforto é totalmente diferente! Tem fã fanatico por consoles que não trocariam nunca por PC, pelo fato da comodidade dos consoles.

        1. Console é console. Pc é Pc e smartphone é smartphone.
          Spencer já falou isso. Só usa como PC o Xbox quem quiser. É uma opção

      1. Mas no PC tem comodidade também e a jogabilidade é a mesma ou melhor. É uma extrema ignorância dizer ”ain, console tem um conforto muito maior”. Mas só por dizer que a jogabilidade do console é melhor, conclui-se que você acredita que no PC só pode jogar de teclado e mouse.

        1. Quem disse que a comodidade está ligada a jogabilidade?
          Existem N fatores que diferenciam um PC de um console.
          Conforto não é necessariamente algo físico, pode ser psicológico, como não se preocupar em comprar peças por pelo menos 7 anos.

          1. Mas a pessoa não precisa comprar. A MS não estará obrigando ninguem a fazer isso. Se a pessoa se sentir pressionada psicologicamente por isso é porque se trata de uma compulsiva por consumo e pelo que tem de mais moderno, mesmo sabendo que o que ela tem roda tudo perfeitamente. Que cada um aprenda a comprar o que realmente precisa e deixe o mercado oferecer mais opções(sempre bom pra todos).

    3. Eu também não achei uma boa ideia essa iniciativa. Só achei interessante a ideia de cross-buy.

      A matéria mais sensata até agora foi a do Meio Bit: http://meiobit.com/338083/microsoft-xbox-one-videogame-modular-proposta-pode-ser-um-problema/ Enquanto demais blogs estão na velha receita do sensacionalismo do “AGORA VAI”. Como o autor do Meio Bit finalizou, há muitos motivos pra ficarmos com o pé atrás quanto a isso, mas talvez, quem sabe, com o tempo podemos perceber que estávamos errados.

      Um comentário desse texto resume bem: “Prevejo que isso vai dar M*****. Um dos motivos que a galera do console tem pra não migrar pro PC é justamente não ter que ficar trocando componentes de hardware todo ano pra jogar os jogos novos no máximo, estão adicionando uma complexidade desnecessária pro produto. É o famoso “vamos criar uma solução pra um problema que não existe”.”

      1. O problema existe. Ficar 7 anos em uma geração é muito tempo nos dias de hj.
        Se atualização for facultativa como deve ser. Não tem motivos para não dar errado. Veremos.

        1. Sou fã de consoles desde o atari, master system, mega drive, ps1, ps2, ps3, nintendo wii e finalmente xbox one… Pra mim os tempos mudaram, chegou kinect, youtube, netflix, multiplayer… Se vier um kit de atualização para 4k e 60fps de facil instalação será bem vindo. Ou o kit top de 8k e 120fps que eu consiga pagar tambem vou pegar… Tudo caminha para PC´s quase consoles e Consoles quase PC’s!

        2. Ficar 7 anos em uma geração que funciona e entrega experiência satisfatória. Consoles evoluem assim e funcionam bem no que propõem. E é exatamente esse um dos pontos chaves que fazem as pessoas optarem por um console ao invés de um PC. Por isso que essa estratégia tem sim motivos pra dar errado e fazer uma galera migrar pra PS4 porque afinal querem um console, não um PC gamer.

          1. Esse é o problema de sites dedicados a marca, eles querem vender o produto da empresa, parece que faz parte do setor de marketing.
            A comodidade do console não existe no PC, não quero comprar um cosnole agora e me preocupar se daqui dois anos terá uma placa de video melhor e terei que comprar ou não receberei o mesmo produto que os outros, é isso que faz a gente escolher consoles e não PCs.
            Além do preço que sempre fica melhor nos consoles, com preços tabelados.
            Tudo bem que no Brasil isso não ajuda mto, mas quem não lembra que PS3 encalhou nas prateleiras por ter sido lançado a 600 dólares?
            Só começou a vender quando se tocaram que ninguém queria pagar isso num console e abaixaram o valor.
            Quando eu compro um console eu sei que por 6 ou 7 anos não precisarei de nada além de comprar os jogos, se a Microsoft acabar com isso no console dela, os clientes dela vão migrar pra Sony, só vai ficar os donos de blogs dedicados e fãs exagerados que ceguem tudo que ela faz, isso é, a minoria.

      2. Exatamente. A comodidade de apenas colocar o disco, e jogar, é um dos pontos mais fortes para se comprar um console. E nunca que alguém que busca isso vai migrar para PC, por causa dessa defasagem de hardware. Esse público caga para isso.

        1. No pc eu não preciso de “disco” só pegar o controle do xbox e apertar o botão do menu que o steam liga no big picture. Escolho o jogo, meu ou dos amigos e jogo

          1. Eu tbm não preciso de disco pra jogar no meu PS3, só pego o controle, aperto do botão “PS” e liga o console e a TV já no HDMI certo.
            Mas mesmo que não tivesse essa comodidade, eu não trocaria o console por PC, assim como os outros jogadores de consoles tbm não fariam.

          2. eu não vejo diferença entre pc e console. só prefiro o pc pq eu gosto de montar minhas próprias maquinas. adquirir conhecimento de como arrumar elas para o jogo me é interessante. desde o primeiro vídeo game, sempre abri para explorar o hardware. meu pai não ficava brabo porque ele também era curioso. o que não gosto dos videogames de hoje é a regulamentação de hardware inflexível. vamos ver como a Microsoft vai mudar isso.

          3. Pois então, a diferença entre PC e console é que console vc não precisa montar, e acredite, tem que não goste de fazer isso.
            Tem quem não goste de ficar se preocupando se daqui 6 meses ou 1 ano vai sair uma nova placa de vídeo, mas sim qual jogo vai estar disponível.
            Pra satisfazer vc e outros do mesmo perfil existe o PC, não tem pq acabar com algo que agrada o perfil de outro grupo e deixar tudo igual.

      3. A matéria sugere que as atualizações seriam opcionais. O usuário basicão que gosta do console pela praticidade e facilidade não é obrigado a fazer upgrades. Se quiser fazer, ótimo, terá essa opção. Hoje você só pode comprar outra geração. Você não gosta da idéia de saber que tem opções a sua disposição? Outra coisa, tenho certeza que a MS tem ciência de que um VG é um produto que traz comodidade e facilidade de uso, coisa que um PC não tem. Ela não irá sacrificar isso para implementar a possibilidade de uma atualização. Tenho certeza que a engenharia da MS tem capacidade de projetar uma maneira de atualizar o VG que qualquer mortal fará sem maiores dores de cabeça. Hoje, por exemplo, temos modelos de smart TV da samsung que permitem a atualização do hardware através de um kit de fácil instalação. Isso não será problema pra MS.

        PC está se tornando cada vez mais num equipamento de nicho e tem diminuido suas vendas nos ultimos anos. A MS precisa continuar dominando o mercado com o Windows 10 e o público grande mesmo que é o usuário comum que não tem conhecimentos profundos de informática está se distanciando do PC. Por isso da idéia de transformar o Windows 10 num serviço, pois assim ele poderá estar mais presente na vida dessa nova geração(usuária de smartphones e consoles). A Plataforma universal visa pegar toda essa galera, hoje fragmentada em dispositivos que não conversam entre sim. A plataforma universal e o OneCore vem pra resolver isso e a reboque manter a MS na liderança, lugar que sempre foi dela.

  1. fico na duvida em mas se o mercado evolui e mostra uma grande mudança nisso quem vai ser da bem e ela mesmo e a Sony vais e ta mau mas vou continua na sony

  2. Eu acho que tem alguns exageros aí. Acompanho bem as notícias da MS e de videogames e entendi que o Phil falou em aumentar o poder do console via software e não através de hardware. Ele inclusive citou a retrocompatibilidade como exemplo de como o software pode mudar as coisas no console. Até mesmo o alardeado directx 12 pode pegar hardware datado e melhorar sua performance. A questão dos exclusivos da Sony não se limitam ao fato de o código poder ou não ser rodado no Xone, mas por contratos. A Naught Dog não vai lançar Uncharted para outra plataforma a não ser as da Sony por uma questão de contrato. Então nestes pontos eu não acho que a Sony esteja desesperada (e olha que torço para que isso aconteça), ainda mais vendendo o dobro que a MS. Quanto ao steam, bom, a loja da MS tem que melhorar muito, mas obviamente ela passa a ser concorrente, mas a Steam tem uma base de clientes/fãs grande. Pra tirar uma fatia deste bolo a MS terá que fazer um trabalho muito bem feito e sem derrapadas, e é justamente aí que a coisa pega pra MS. Só espero que independente de qual seja o plano da MS, meu xone me dê cada vez mais alegrias.

      1. Ele não disse com todas as letras. Na IGN (http://br.ign.com/xbox-one/17693/feature/microsoft-explica-porque-unir-xbox-e-pc-e-bom-para) ele diz claramente que a tal evolução de hardware é via aplicação e inclusive diz “sem invalidar o hardware atual”. Se fosse uma atualização de hardware, facultativa ainda por cima, criaria um problema onde jogos lançados para xbox one não seriam compatíveis com todos os os xbox one. Na verdade enxergo uma série de problemas. A questão é, pra que transformar o xbox em um pc, se já existem PCs? se você poderá comprar os mesmos jogos, estar na mesma rede, participar de partida multiplayer entre as plataformas, qual a vantagem em transformar um xbox em um pc e ter que gerenciar isso? Via software, como o directx 12, por exemplo, o desempenho do hardware atual aumenta e toda a base poderá usufruis dos mesmos benefícios. O xbox one vai melhorar graças a software… windows 10 e aplicações para windows 10… E a experiência xbox será compartilhada entre consoles e pcs. É isso que ele disse.

  3. Continua o mesmo de sempre.. Steam com preços que a MS nao consegue bater, enquanto não mudar isso pode fazer o que quiser unificar tudo aí, nao vai ser todo esse sucesso que estão fantasiando aí

  4. Na minha opinião, a Windows Store só vai realmente brigar com a Steam se começar a sair jogos de empresas grandes, como Ubisoft, Activision, 2K games e etc, porque só com “exclusivos” vai se tornar uma Origin da vida…

    1. A brincadeira tá só começado. Tu acha que essas empresas não entrarão na loja da Microsoft para vender para PCs e consoles dela?

        1. Concordo, disputar com Steam não é nada fácil, pela proposta vai chegar concorrendo mais com a Origin msm, msm que outros jogos que tenham na Steam cheguem à Windows Store eu e muitos gamers darão preferencia à Steam. Windows Store só pra comprar QB, Gears, Forza, etc..

          1. Eu odeio a Steam. Se tiver um jogo igual nas duas lojas compro sem duvidas na Windows Store. É horrível mexer no naquilo, parece que tem um visual de 2008 – 2009

          2. Concordo que é feim e tem formato obstrutivo. Mas já experimentou o modo “big picture” eu deixo pra quando tem criança em casa

          3. Então joga atalho para um arquivo depois de comprado o jogo. Se colocar no lugar certo, da ate pra abrir o jogo direto do xbox app

          4. a boatos de que a microsoft não vai vender os jogos na Windows Store e sim em outro Programa

          5. Competi com a Origin? não sei… lembre-se que o XONe tem o EA Access quem sabe não venha para o pc tbm.

  5. Duvido que a Microsoft vai conseguir bater a Steam. Vou até usar a Windows Store pra ter jogos como QB, Gears, Forza, etc.. Porém a Steam é muito superior, seja em comunidade, seja em preços, seja em biblioteca de jogos. Windows Store vai competir é com a Origin. Microsoft como sempre chegando atrasado. É ótimo ter esses jogos no PC, nem prejudica quem tem Xbox e traz mais força à essa ideia de apps universais, mas competir com Steam? Microsoft deve achar que vai chegar mandando Steam pra escanteio, mas vai se dar mal se tentar chegar de frente com Steam.

    1. A Steam realmente fez um belo trabalho nos jogos para Windows, a Microsoft sabe disso.
      Mas concorrência é bom, convenhamos. A Microsoft tem grana para competir com a Steam.

      Vai ser algo bacana.

    2. Cara, o pessoal aqui acha que os PC gamers gostam da MS/Windows, Se dependesse dos jogadores estaríamos ainda no Windows XP (por ser mais leve), mas nós somos meio que obrigados a atualizar por causa do DirectX.
      Digo e repito, quem é gamer de vdd, se tiver entre Steam e Loja da Microsoft pra escolher com preços parecidos (variando até uns 15 reais) vai escolher a Steam de olho fechado, e a MS dificilmente vai mudar isso.
      A EA é até hoje xingada pelos jogadores por nos forçar a usar aquela bosta de Origin, Ms será a próxima.
      Acho que seria muito mais negocio a MS fazer uma parceria com a Valve e fazer um “canto” da loja pra Valve (ou até uma loja da Steam mesmo) oferecendo propaganda em troca de alguns centavos por jogo vendido.

  6. Que artigo bem idiota auhauhhua

    agora um jogo roda em cima do kernel do sistema operacional UHAUHAUAHAH

    é muito comedia ver os fanboys do xbox que não entendem nada e acham que software é magico.

      1. sim, a MS manja muito, tipo o idiota do Penelo ‘não tem como o xone ser mais fraco que o PS4, nos inventamos o directX’

        engenharia da MS:

    1. Na verdade, Hardware não é tudo mesmo… Tem ainda o Software, e o OS do Xbox é atualizado todo mês, e um OS atualizado tende a ser mais otimizado e aproveitar melhor o Hardware… quer provar isso? Pegue um PC i3 + 8 GB de RAM e instale um Windows 8.1 da vida e um i5 + 12 GB de RAM e instale um XP ou um Vista da vida… qual deles irá aproveitar melhor o hardware?

  7. A arquitetura do PS4 tbm é idêntica a de PC, é cedo demais julgar a Sony achando que ela não vai fazer nada. E, num futuro PS5, por ser a mesma arquitetura de PC hoje, o PS5 vai poder rodar tranquilamente os jogos do PS4. O que vai ocorrer de uma mudança pró outro vão ser somente upgrade de hardware.

      1. Meu Deus cara, deixa de ser esse chupa bolas da Microsoft, essa geração a M$ já perdeu em games pra Sony, a matéria tá só no achismo, a Sony não é moleque no assunto games não, só bobos ficam parados enquanto veem a concorrência melhorar. Concorrência é bom para todos, principalmente para quem é gamer de verdade e não um fanboy como você. Um dos meus sonhos seria uma loja única para todas as plataformas, mas isso que a M$ tá fazendo ainda tá longe desse sonho, mas bato palmas para iniciativa dela.

    1. Também acredito que acabou esse negocio de arquitetura especial onde cada geração usava um tipo de processador diferente… o PS4 não consegue rodar os jogos do PS3 por causa do processador alienígena que ele usava.. se o PS5 vier com um processador x86 não vai ter problema em rodar os jogos do PS4..

  8. Muito superficial essa análise. Primeiro, você está considerando que todo PC com Windows 10 seria uma unidade de games concorrente do PS4, o que é um erro enorme. A imensa maioria dos PCs não será utilizada para games. Segundo, você está imaginando que um hipotético PS5 não será retrocompatível com o PS4, o que também não é certo. O PS3 é retrocompatível com boa parte do PS2. O PS4 não é retrocompatível com o PS3 pela arquitetura complicada do PS3, mas o PS4 já foi projetado para ser mais simples e fácil.

    1. Meu PS3 não é retrocompatível com PS2.
      Nós estamos analisando a história dos consoles, como praxe, não tem retrocompatibilidade, aliás até Spencer falou isso na entrevista.

      Na matéria nunca falamos que todo PC é concorrente para PS, estamos falando dos PC gamers.

      1. Um não excluirá o outro. Unificar plataformas não impedirá a Sony de lançar exclusivo console mais a versão PC (que ainda poderá ter suporte ao Windows 10 e DirectX 12). O Pc gamer tem está possibilidade, se eu quiser jogar usando o linux eu uso. Só o tempo dirá, mas a estratégia da microsoft te obrigando a usar W10 pode fracassar, já que na Steam eu faço e uso o Pc como quero e não às limitações pré-impostas da Windows Store. Resumindo, todo este projeto não trará No Man’s Sky ou SFV para o One, assim como outros jogos futuros. Nós não lemos estes contratos, não sabemos suas clausulas, por isso minha impressão é essa. Unificar plataformas não enfraquecerá a Sony e nem fortalecerá o One. Bem, sou jogador do One e estou na Live desde 2010, até agora só tenho visto algumas possibilidades “vantagens” ao jogador de PC. Para mim que estou no One, tenho visto nada de satisfatório, a não ser discursos abstratos e próprio das conferencias de empresários. Cadê Xcom 2 no PC e outros jogos do PC no one, cadê abaixarem o preço da Live. É esperar a E3 e alguma informação que agrade aos jogadores do one. porque muitos amigos da live, do final de semana até ontem jogando com eles, todos demonstraram uma enorme preocupação e dependendo do rumo das coisas, muitos, posso chutar até 80 por cento, podem trocar o one para o PS4, sobretudo pela mentira da microsoft de ficar dois anos falando que QB era exclusivo sendo jogando somente no one e a dois meses do lançamento fazem estes anúncios.

        1. Microsoft não obriga a atualizar para o 10, ela apenas diz que o sistema é melhor que os anteriores. Eu fiz a atualização por quis, não pq me senti obrigado a fazer.

          1. boa garoto, assim que tem que ser. Sem se sentir forçado.
            Agora joga na Windows Store usando Linux.

          2. Cara a Windows Store é um benéfico, se quiser ter tem que atualizar, se não quer continua no 7 e usa a Stream ou Origin. Ou usa o Linux vocês escolhe o que quer.

  9. ”Quando a Microsoft diz que tem mais de 220 milhões de dispositivos com Windows 10 incluem o Xbox, muitos acharam exagero colocar o console nessa conta, doce engano. O Xbox One faz parte do Windows 10 e seu futuro está atrelado a ele, assim como os PCs, Bing, smartphones, tablets, etc. (que rodam o novo Windows, claro)” – Patético somar tudo dessa forma, a loja não é nem sucesso e muito menos tem consumidor fiel – digo as de PCS. Sim, isso é um engano.

    ”Sabemos que vários jogos “exclusivos” da Sony estão indo para o PC, ora, se criar jogos para PC é a mesma coisa que para o Xbox, logo não seriam mais exclusivo, dessa forma a Sony perderia um grande forma de financiar sua exclusividade, sem o dinheiro do público do PC sairá mais caro segurar um Street Figth por exemplo.” – CÂNCER total. Desonestidade mais absurda que eu já vi. Street Fighter V foi anunciado desde o INÍCIO que sairia pra PC e depois foram revelando outros sistemas. Nunca vi nenhuma IP da Sony ir pra PC, você já viu? Pode-me citar alguma?

    ” A Sony brigaria com um público maior, além dos usuários do Xbox, os próprios usuários dos PCs que utilizassem a loja do Windows estariam contribuindo para o sucesso da sua concorrente.” – Ué, vocês mesmos não disseram que a Sony só concorre com a microsoft e que PC é um mercado à parte? Quanta incoerência. Aliás, a sony tem bastante atrativo para atrair PCISTAS a comprar seu console e seus jogos, ela tem muitas IPS exclusivas assim como a nintendo.

    ”A Microsoft quer levar vários jogos para o PC para que os jogadores pulem para o Windows 10 o mais rápido possível, assim as produtoras poderão investir em sua plataforma universal com força total. Afinal, criar um jogo para PC no Windows 10 será praticamente a mesma coisa que criar um jogo para Xbox One – no futuro, já que as ferramentas para os desenvolvedores ainda estão sendo aperfeiçoadas.” – Vão conseguir pra caralho mesmo: http://adrenaline.uol.com.br/2016/02/27/40574/jogos-pela-windows-store-como-quantum-break-nao-terao-sli-crossfire-mods-nem-fullscreen-real. Não é à toa que ”Games for Windows Live” fracassou, mas ok, que deixem tentar de novo pra ver se consegue algo.

    ”Qual desenvolvedor não quer criar apenas um jogo que rode nos PCs, Consoles e até mesmo em smartphones? Por isso que o crossbuy aqui é viável, é um trabalho só para todas as plataformas.” – Quer dizer que o preço vai estar IGUAL em ambas plataformas? Sério mesmo que você acredita que no XO o preço do jogo irá abaixar ou no PC aumentar? Duvido nada que no PC fraco, vulgo Xbox One, o preço sairá mais salgado, com versão capada e online pago.

    E pra concorrer com a Steam irá ser difícil, a não ser que faça promoções mais loucas do que ela. De qualquer forma, vamos esperar resultados, pois ta cedo pra ficar imaginando o que irá acontecer.

    Minha conclusão: ”Um começo de um fracasso.”

        1. Kkk se voce acha 40milhoe de pessoas pagando para usar o Xbox Live Gold nada expressivo, mesmo que seja de ambas as gerações 40 milhões não pagariam se não acreditassem no xbox, o sistema universal é integrado ao xbox one, ou seja vai ficar mais fácil e mais barato lançar jogos simultaneamente já que sera base.
          Então sim é uma boa jogada dela fazer isso.

  10. ” O upgrade de hardware é facultativo, quem quiser maior qualidade que pague mais por isso “. Sério mesmo? Eu acho isso meio furada e chuto que pode ser um tiro no pé. Mas tem quem acha que a Microsoft nunca erra, então veremos no que vai dar. Eu ainda sou mais a Sony, os exclusivos dela me atraem mais, e não, não conheço nenhum exclusivo da Sony que migrou pro PC.

    1. Usam a mesma falácia de sempre, pegam o exemplo de Street Fighter V que foi anunciado desde o INÍCIO pra PC e falam ”ex-clusivos”. Como eles sabem que Sony não deixa nada sair pra PC, usam a falácia de jogos que já foram anunciados para PC e PS4 simultaneamente. É mais fácil ver jogos que saíram pra PC+PS4 e hoje ser franquia exclusiva de PS – Valkyria Chronicles por exemplo – do que ver isso acontecer com Xbox One – únicos exemplos são Halo e Gears, mas esses jogos já deu, né? Aliás, Gears sai pra PC…

  11. Eu acho a ideia boa, mas há uma contrapartida, Eu não vejo que os consoles tenham perdido mercado pra os PCs, também ocorreu isso, mas o principal tomador de espaço dos consoles são os jogos mobile que conseguem entreter qualquer pessoa de qualquer faixa de idade, tanto que a activision comprou a king para avançar nesse mercado, pq eu vejo nele muito mais futuro que os PCs, eu acho que apenas faltam mais jogos AAA para o setor mobile, e FEITOS para o mobile, os freemiuns são bons, outros são apenas caça dinheiro, mas no fim o setor mobile manda… acho que se introduzirem o AAA no mobile de maneira certa, pra mim não iria necessitar de PC para jogar…. ou até um console….

  12. Em relação à steam acho difícil a Store derrubar ela.. eu pelo menos só espero que a Store consiga se tornar uma concorrente de peso (concorrência sempre é bom). Sem contar que a Store dificilmente vai conseguir substituir a Steam (pelo menos não a curto prazo).. primeiro que por mais que o W10 avance, ainda só atinge uma parte dos usuários (enquanto a steam pode ser usada por praticamente 100% dos jogadores de PC) e segundo que a Store só aceita aplicações universais… mesmo com as bridges e tudo mais não tem como os milhares de jogos da Steam serem transformados em universais

  13. MS sendo MS. Conheço a danada lá no seu início no Brasil.
    Quando parece tudo perdido ela ressurge das cinzas, dá a volta por cima, e deixa todo mundo comendo poeira. Pode levar 1, 2, 3 ou até 5 anos (WP que o diga), mas ela vai despontar e dar muita dor de cabeça para as concorrentes.

    1. Essa parte do WP eu quero ver, por isso não desisto do WP/WM, não largo o osso aheusheau (ainda quero tirar sarro da cara dos androidânos que eu tenho app e ele não! (Quando o WP/WM for mais usado que o Travoid!)

  14. http://windowsmania.com.br/noticias/jogos-windows-phone/co-fundador-da-epic-games-diz-que-desenvolvedores-devem-lutar-contra-a-microsoft-e-os-jogos-uwp/

    Me desculpe mas essa matéria parece ter sido feita pelo setor de marketing da Microsoft, tão querendo vender o produto?
    E ainda colocar a imagem do jogo The Last of Us,que é de uma empresa da qual a Sony é dona, que independente do que aconteça, só lança jogos pra quem a dona dela, isso é, a Sony quiser.

    E os desenvolvedores não vão abraçar o monopólio da Microsoft tão fácil, nem os jogadores.

    E essa ideia da Stean ter loja dentro da loja do Windows, acho que não rola não, nem tem pq, mto melhor pra Microsoft deixar ela como concorrente e tentar derrubar ela.

  15. “até então o Windows domina os usuários da Steam, mas quem lucra é a Valve com os games – isso é estranho, e a Microsoft vai querer corrigir isso.”

    De certa forma eu discordo. Afinal, a microsoft já vendeu e lucrou com seu produto que é o próprio Windows, pois o usuário tem que comprar uma licença para usar (teoricamente, claro). Não há nada de errado a MS querer mais lucro e pegar uma fatia do bolo da Valve, mas dizer que ela tem que corrigir isso eu já acho exagero.

  16. Existe um ponto crucial nessa historia toda, que ninguém notou, que pode fazer sim o Steam comer na mão da microsoft. A nova plataforma Universal de apps do win10, é livre pra produzir, mas só pode ser distribuída na loja do Windows. Essa plataforma universal é diferente da antiga, comumente chamada de win32, onde cada programa pode ser feito e compilado e distribuindo por quem quiser. Agora vejam, TODOS os jogos atuais vendidos pra PC são feitos em Win32, por isso a Steam pode distribuir os jogos e usar o Windows como sistema operacional dos jogos, sem pagar um tostão pra microsoft.
    Agora para e pensa no seguinte cenário: Depois que o win10 estiver consolidado, depois que o suporte aos windows antigos forem terminados e só sobrar o win10, a microsoft resolver parar o suporte ao win32? O que vai acontecer? Mais de 200 milhões de dispositivos vão parar de rodar aplicativos win32 e só aceitar os apps universais. E adivinha o que vai acontecer com a Steam? É por isso que aquele cara da epic declarou que está com medo do que a Microsoft pode fazer. E sim ela pode e eu bem acho que ela o fará. No momento, se eu fosse esses caras já estaria procurando um “plano B”…

  17. Tem uma cláusula no contrato de desenvolvedor da Microsoft que diz que você não é obrigado a usar o sistema de compras da loja do Windows, caso queira usar um sistema próprio, e o valor não precisa ser repassado para a MS.

    No caso da Steam: a steam pode criar usa loja UWP e disponibilizar gratuitamente na Loja. Você pode comprar os produtos da steam usando a carteira da Steam, logo, não vai usar o sistema da MS para a transação monetária e com isso não precisa pagar à MS a taxa de uso da loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *