Carregando...

Números do jogo Paciência impressionam, mas Microsoft quer sua ajuda para quebrar um recorde ainda hoje

O jogo Paciência da Microsoft está completando 30 anos hoje. A Microsoft está comemorando a ocasião com uma tentativa de recorde mundial de mais partidas do Microsoft Paciência finalizadas em um dia. 35 milhões de pessoas ainda jogam paciência mensalmente, de acordo com a empresa, com mais de 100 milhões de mãos jogadas diariamente em todo o mundo.

O Microsoft Paciência foi originalmente incluído como parte do Windows 3.0 em 1990, projetado especificamente para ensinar aos usuários como usar um mouse. Agarrar cartas virtuais e soltá-las no lugar ensinou o básico do arrastar e soltar no Windows, que ainda hoje usamos em muitas partes do sistema operacional.

O Microsoft Paciência, originalmente conhecido como Windows Solitaire (Paciência no Brasil), é um dos jogos mais jogados do mundo, pois é lançado em todas as versões do Windows por mais de duas décadas. Isso significa que ele já foi lançado em mais de um bilhão de PCs e só deixou de ser uma parte dedicada do Windows com o lançamento do Windows 8 em 2012.

O estagiário da Microsoft, Wes Cherry, programou o jogo e a pixel art e Susan Kare, pioneira na GUI do Mac, criaram o baralho de cartas original. Cherry inicialmente programou um “modo chefes” no Windows Solitaire, com uma planilha falsa projetada para enganar chefes e colegas de trabalho. A Microsoft fez o Cherry remover o modo de chefe do jogo antes de seu lançamento. Se tivesse permanecido, poderia ter salvado um homem de ser demitido pelo ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.

O Paciência ainda é jogado ativo em todo o mundo por milhões hoje, graças ao seu amplo apelo. Foi até introduzido no Hall da Fama do World Video Game no ano passado. A Microsoft adicionou suporte em 65 idiomas e é jogado em mais de 200 localidades. O Microsoft Paciência só conseguiu sua primeira grande atualização em 2012, coincidindo com a remoção do Windows 8 para um aplicativo independente. O novo aplicativo incluiu cinco novos modos de jogo, desafios diários, eventos competitivos, integração com a Xbox Live e até a capacidade de escolher uma dificuldade.

Esse aplicativo independente também levou o Paciência a retornar como parte do Windows 10 em 2015. Agora também está disponível em todas as principais plataformas de sistemas operacionais. Jogue o Paciência hoje para ajudar a Microsoft quebrar o recorde ainda hoje também, o Microsoft Paciência agora está disponível no Windows, iOS e Android. Se você não quiser instalar nada, pode jogar pelo site mesmo – não tem desculpa.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.