Carregando...

NVIDIA: ‘Nossa GeForce RTX 2080 é mais poderosa que as GPUs dos novos consoles’

NVIDIA tem sido direto e claro: a sua placa gráfica RTX 2080 e sua variante RTX 2080 Ti são mais poderosas e capazes em termos gráficos que as unidades fabricados pela AMD para PS5 e Xbox Series X. As declarações vêm da boca de Jensen Huang, CEO da NVIDIA, que na palestra realizada no GTC China 2019 que declarou que não há comparação possível em termos de hardware.

A apresentação da NVIDIA, embora não entre em detalhes, afirma que seu hardware é mais poderoso que o dos consoles de nova geração – em geral, termos não específicos – e embora as costas sejam cobertas sem destacar nenhuma das duas máquinas provenientes de Sony e Microsoft. De algumas mídias, eles revelam que, de alguma forma, a NVIDIA poderia ter falsificado esse gráfico, comparando sua unidade de GPU com a de um console de nova geração com capacidade menor que a do PS5 ou do Series X, como aquele modelo de características técnicas mais baixas, como versão hipotética do Xbox Lockhart. O curioso sobre esse problema é que o modelo RTX 2080 está no mercado há mais de um ano e meio e as novas máquinas de geração chegarão em 2020.

É normal que eles cheguem tão desatualizados em relação ao mercado de PCs? Devemos nos preocupar? Sim, não é surpreendente e não, não há necessidade de se preocupar. Os componentes da Sony e da Microsoft para seus consoles são versões específicas, com características técnicas específicas, e que geralmente custam muito menos do que suas contrapartes comerciais. Ambas as empresas colaboram com o fabricante, neste caso a AMD, e projetam suas unidades com base no que eles acham que os desenvolvedores possam precisar. Xbox One e PS4 já eram menos poderosos que a média dos PCs em 2013, e nesses consoles vimos jogos como Gears 5, Forza Horizon 4, Hellblade, Ryse Son of Rome, God of War, Uncharted 4 ou até veremos coisas como The Last of Us II e Halo Infinite. Além disso, há um software dedicado e o ambiente fechado, elementos que alteram a contagem total graças à otimização e desempenho.

Não seria incomum que a RTX 2080 tivesse mais capacidade gráfica bruta do que os futuros Xbox Series X e PS5. Tanto o RTX 2080 como RTX 2080Ti superam o preço do que é assumido será o custo final do PS5 série X e Xbox. Por um lado, o modelo básico do 2080 é vendido a um preço que varia de 800 a 900 dólares, dependendo do fabricante e da montadora, enquanto o modelo superior oficialmente ultrapassa 1200 dólares. Segundo rumores, e embora não haja confirmação oficial, os novos consoles da Sony e Microsoft custarão cerca de 400 ou 500 dólares, sendo 600 dólares o preço mais alto em apostas. De qualquer forma, e embora essas unidades de GPU possam ser mais poderosas em termos de cálculo bruto do que as unidades incluídas pela AMD no hardware final dos consoles, teremos que ver a rota dessas placas da família RTX em 2020 ou 2021, quando os jogos da nova geração começarem a chegar e se elas conseguirão atender aos requisitos das desenvolvedoras.

O que vocês acham?

 

Fonte

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.