Carregando...

O controle do PlayStation 5 terá inspirações do Xbox One

A Sony revelou nesta manhã novos detalhes relacionados ao seu console de próxima geração, o PlayStation 5, entre os quais confirmou notícias relacionadas ao seu controle, o DualShock 5, que parece inspirado no Xbox One. Além disso, também confirmou novos detalhes sobre o nome oficial do console ou a compatibilidade com o Ray Tracing através de hardware, algo que já estava confirmado no Xbox Scarlett.

Já focando no controle do PlayStation 5, parece que a Sony será inspirada no Xbox One Controlle, e mais especificamente em seus gatilhos. Ao contrário do que a empresa japonesa havia acostumado desde a 5ª geração de consoles, desta vez teremos gatilhos adaptáveis, melhorando assim sua resposta às ações que realizamos nas sessões de jogo, como perceber mais ou menos à medida que aumentamos a pressão ou como aceleramos quando estamos em um jogo de corrida.

Além disso, o sistema de vibração também foi modificado pela Sony, contando nessa ocasião com uma resposta háptica, que poderia ter se inspirado mais na tecnologia implementada no Nintendo Joy-Cons do que no controle do Xbox One. Com essa inclusão, o jogador teria sensações diferentes, dependendo do terreno em que está, podendo diferenciar através da vibração entre superfícies lisas, ásperas ou rachadas.

Outro aspecto em que a Sony parece ter levado em consideração o controle do Xbox One para o DualShock 5 é o seu peso. O novo controle do PlayStation 5 pesará mais do que o controle da atual geração da empresa, mas um pouco menos do que o do Xbox One com as baterias incluídas. Dessa forma, a Sony parece optar por outro aspecto pelo qual alguns usuários preferem o controle do console da Microsoft ao deles.

Por fim, o controle do PlayStation 5 parece que também sofrerá uma melhora na vida útil da bateria, algo muito pronunciado pelos usuários, e viu como foi amplamente superado pelas baterias vendidas pela Microsoft por seu controle, atingindo uma duração de mais que o dobro do tempo.

Com relação ao controle do Xbox Scarlett, não sabemos de praticamente nada pela Microsoft. No entanto, não seria surpreendente se recebermos informações em breve, mais especificamente no X019, que ocorrerá em novembro próximo.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.