O diretor da Microsoft Studios fala sobre o potencial do Projeto Scorpio, e elimina medos

projeto-scorpio

Projeto Scorpio surge que o novo console da Microsoft vai ser visto sob um novo olhar. O desafio para a Microsoft é quebrar a lacuna entre PCs e consoles, de modo que o novo Xbox possui um CPU com  8 núcleos e uma saída gráfica de 6 teraflops, o que deve permite reproduzir games 4K e realidade virtual sem quaisquer problemas.

O diretor-geral da Microsoft Studios, Shannon Loftis, deu uma entrevista ao GameInformer onde revelou vários detalhes sobre o futuro console da Microsoft. Quanto à questão controversa da taxa quadros em jogos, Loftis disse que vai ser igual em ambos os consoles porque é um aspecto que depende do desenvolvedor.

Não, não haverá taxas de quadros diferentes, porque, normalmente, a taxa de quadros é determinada pelo desenvolvedor do jogo e isso pode influenciar na mecânica do título. Não há necessidade de criar duas mecânicas para duas configurações diferentes.

Para ilustrar sua afirmação, ele falou de Killer Instinct, que é cross-platform entre PC e Xbox One. Sobre o jogo, mencionou que a taxa de quadros é bloqueada a 60 fps, o que evidencia que eles poderiam ter feito mais em PCs high-end, mas isso arruinaria a natureza competitiva do jogo. Isso não significa que o Project Scorpio terá nenhuma vantagem sobre Xbox One.

xbox-one-twitch

Quanto ao anúncio prematuro, o Projeto Scorpio na E3 de 2016  já prepara os desenvolvedores para que os próximos jogos cheguem com um par de coisas. Por exemplo, a implementação do redimensionamento dinâmico, que vai funcionar melhor no Scorpio. Outro ponto foi para indiciar aos desenvolvedores que poderão criar jogos a 4k. Normalmente, o que acontece é que quase todos os jogos são criados nativamente em 4K ou superior e, em seguida, adaptados a outras resoluções. Com o Project Scorpio, não vai precisar de adaptações.

Na verdade, uma razão pela qual o Projeto Scorpio foi anunciado durante a última E3 é para os desenvolvedores começassem a desenvolver jogos com o potencial para explorar isso no futuro. Nós já vimos jogo em 4K ou dimensionamento dinâmico, mas outra preocupação dos jogadores é quanto aos jogos que saem para o console.

Nós, não pensamos em selos como “Jogos para Scorpio”, pensamos neles como jogos para Xbox One que tiraram proveito da resolução 4k com o Scorpio.

Além disso, Loftis falou da ascensão de títulos de realidade virtual e empresas com a Sony que estão apostando neste setor para o seu próximo console (PS4 Neo). Ele falou que o Scorpio vai estar preparado para a realidade virtual. Por último, não deu números específicos sobre quanto vai custar o console, só apenas relatou o óbvio, que será mais caro que o preço dos consoles atuais.

No geral, é bom ver a Microsoft preocupada com a paridade das versões, como o FPS igual para todos os dispositivos e com o desenvolvimento de jogos do Xbox One que explorem essas novas possibilidade de hardware.

Fonte: GameInformer

22 comments on “O diretor da Microsoft Studios fala sobre o potencial do Projeto Scorpio, e elimina medos

  1. Não estou entendendo nada, mas arrisco um palpite de que a MS quer com o Scorpio, mais ima vez mudar as regras da disputa de mercado (assim como fez com o surface) e largar na frente de todos.

        1. Nao seja leigo. o scorpio é para um publico X vai ser tipo as linhas dos iphones,quem tem paga por um 6S outros que nao tem tanto poder aquisitivo acabam pegando um modelo mais antigo porem da mesma familia um 5c ou 5s. os gamers mais entusiastas e que tem uma tv 4k e dinheiro p investir num console que aproveite o potencial da sua tv vao comprar. Phill spencer ja disse que os jogos serao os mesmo entao o XONE nao foi ofuscado, eu tenho um e só vou comprar o scorpio quando a gen atual acabar e eu tiver uma tv4k.

          1. parabens bro e isso que eu tbm tento explicar o scorpio vira muito fora da realidade brasileira se comprar o one ja e dificil e caro imagina oscorpio ai e um produto mais pra conquistar o publico do PCgamer vou ficar de boa com o xonao caixote mesmo

        2. cara mais o scorpio nao vai ofuscar tao cedo o one esse hype momentanio e passageiro pois esse scorpio sera um absurdo em reais nao nem meus amigos nem eu tentando adquirir esse console tao cedo aqui e brasile tudo aquie caro imagina o scorpio a 500 dollares com o dolar valendo 3 reais chegaria no brasil por 1,500 reais mais o imposto que pra jogos o governo cobra 100% o scorpio custaria 3,000 reais mais sempre ainda tem a magen de lucro dos logistas e vendedores nao vai custar menos de 4,000 reais so o game e uma tv 4k mais barata ta 2,500 reais ai ja daria 6.500 reais sem chance muito fora da nossa realidade vai ser igual o ps3 e xbox 360 depois de uns 4 anos no minimo pra comecar a ficar mais cabivel em nossos bolsos

  2. A taxa de FPS só tem necessidade de ser igual no multiplayer, fora isso não tem problema um jogo no single player rodar a 30 fps no ONE S e 60 fps no Scorpio.

      1. isso no que tange a jogabilidade, fps.

        quem tem scorpio terá que jogar sem vantagens relacionadas ao one.

        Pena que parou de ler a matéria, se não entenderia.

  3. Off: Alguém ta tendo problema com a conexão de dados na ultima build? Toda vez que clico na conexão de dados o meu lumia 730 trava!!

  4. Se esses novos videogames realmente forem como estão falando (aumento absurdo na GPU e um pequeno aumento na CPU) o foco vai ser melhorar resolução mesmo.. Pq aumentar resolução não depende tanto da CPU, taxa um pouco mais ela, mas a logica continua a mesma…. mas no caso de aumento de FPS (de 30 pra 60 ) vc praticamente dobra o trabalho tanto da CPU qnt da GPU

    1. Lembrando que na época do lançamento do Xbox One houve uma mudança no diretor do setor. Ou seja, mudança de pensamentos e ideais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *