O fundador da Bethesda conclui “o que a Microsoft possui, a Sony não pode ter”

Com os recentes acontecimentos históricos na indústria dos games, muitas figuras importantes estão começando a se manifestar em entrevistas espalhadas pela internet. Desta vez, o fundador da Bethesda, Christopher Weaver, opinou sobre a recente aquisição da empresa controladora da Bethesda Softworks, ZeniMax Media.

Weaver, o fundador original da ZeniMax Media, deixou a empresa em 2002, mas permaneceu como o maior acionista da empresa por anos depois. Após a aquisição da empresa por US $ 7,5 bilhões, o fundador compartilhou suas ideias em uma entrevista com a Inverse.

Weaver descreveu o negócio como “extremamente interessante”, explicando que acredita que a união de empresas é uma “boa perspectiva de casamento” para as duas marcas.

“A Microsoft aprofunda sua bancada instantaneamente com uma das empresas mais experientes em software de entretenimento (durante uma época em que as vendas de jogos eletrônicos estão em alta), e a Bethesda obtém o benefício de concentrar seu poder de fogo criativo em software que alimenta os pipelines da Microsoft,” Weaver explicou. “Uma boa perspectiva de casamento de interesses com um grande parceiro público doméstico.”

“Há apenas um número limitado de desenvolvedores capacitados para criar AAA. O que a Microsoft possui, a Sony não pode obter. Existem muitas economias de escala que a consolidação entre os parceiros certos tem a capacidade de fornecer, mas o teste final será evidenciado pela qualidade dos produtos produzidos ao longo do tempo.”

Os pensamentos de Weaver ecoam os do CEO da Microsoft, Satya Nadella, que explicou que o Xbox ainda vai comprar mais estúdios no futuro para reforçar o seu serviço do Xbox Game Pass. Enquanto a Microsoft começou a construir e expandir novos estúdios como The Initiative, o CEO da Microsoft explicou como é difícil fazer isso.

Weaver explica que a aquisição da Bethesda é uma reminiscência da aquisição do desenvolvedor original do Halo, Bungie, antes do lançamento do Xbox original, sem dúvida a única razão pela qual o Xbox permaneceu relevante até os dias do Xbox 360.

“A aquisição da Bungie foi um importante gatilho para o sucesso do Xbox Original. Dependendo de quanto tempo a Bethesda pode preparar o pipeline da Microsoft, suspeito que a Microsoft está olhando para seu manual e procurando repetir uma de suas ‘melhores jogadas’ ”, explicou Weaver.

“Se a estratégia funcionar, será um contra-ataque brilhante contra a Sony. Usuários de todo o mundo serão os beneficiários finais deste negócio. Desejo-lhes tudo de bom.”

Com todos os jogos da Bethesda chegando no primeiro dia do serviço de assinatura de jogos do Xbox Xbox Game Pass, está claro que a Microsoft está jogando um jogo completamente diferente do que jogava em 2001.

120 comments on “O fundador da Bethesda conclui “o que a Microsoft possui, a Sony não pode ter”

  1. Se mantiver o pessoal do FIFA (EU) por uns 3 anos no GP, vai ser difícil a Sony segurar (já não está segurando) a peteca no ar. Imagine se a MS faz um acordo com o pessoal de COD?! Pensa…

    1. Sabes se o GTAV pega na retro? Do jeito que as coisas são, GTAV escrugivo é outra parceria anticonsumidor que alguma das duas empresas tentará.

      1. Eu não concordo com exlcusividade. Acho besteira. Mas se a concorrência quer levar para este lado, citei apenas a possibilidade da MS fechar as portas do mercado para a concorrência. Sobre GTA, sei não…

  2. Eu fico me perguntando se todas essas coisas que estamos vendo com a MS fosse com Sony como a compra da Bethesda, console mais poderoso e opção de console custo benefício, serviços no Brasil como o game pass + xcloud + EA Play, retrocompatibilidade com 3 gerações anteriores do console

    1. Vc veria matéria de 15 em 15 min sobre isso e o pessoal lambendo as bolas do play, como não tem nada já estão inflando o hype para o god of war (de novo pqp) pra ver se vende ps5

    1. Mas junto com os serviços os jogos também são vendidos no Xbox. No ecossistema do Xbox vc tem opçoes de onde quer jogar e como vai pagar. No PlayStation a única opção é comprar o PS5 trambolhão erro de engenharia e pagar caro até por remaster de dois anos atrás.

  3. Com essa quantidade enorme de estudios o Game Pass pode chegar a ter um jogo AAA ou AA a cada dois ou três meses. Os estúdios lacradores da Çony não como competir com esse nível de produção. O próximo Godi ofi Uo deve ser lançado lá por 2024 se a Çony não fechar as portas antes.

  4. E eu com isso 🙄😒🤷🏿‍♂️
    Nenhum jogo da Bathesda me atrai pela jogatina diária!!
    Não fazem meu estilo de jogo!!

    O que a Bathesda tem!!
    As DEVs rivais também tem no mesmo nível ou até mesmo melhor.

        1. Está vendo ai Felipe, você que é sonysta, os cara correndo da pergunta. Nem respondem.
          Ele deve que foi no Google e digitou
          Jogos da Sony com nota melhor que Skyrim
          – Poxa, não tem, já sei o que pesquisar… Skyrim ganhou Goty?
          Droga, ganhou
          Skyrim gráficos
          Achei, vou falar dos gráficos, Godi ofi uar tem gráficos melhores, mas pera, joga de 2011, acho que não vai ser legal zoar
          Ah, foda-se, vou falar de Fallout 76

        2. O que tem haver GodOfWar com o estilo de jogos da Bathesda??

          A não ser que você considere que uma certa variedade de armas/poderes se torne um RPG/FPS.

          Mas falando sério amigucho!!
          Gostaria muito que a Microsoft torrasse o seu “sofrível” dinheiro comprando a DEV Santa Mônica.

          No entanto não precisa tanto assim.

          Basta contratar o CoryBarlog e escalar o mesmo como “DiretorChefe” em alguma DEV da XboxGameStudio, principalmente na Bathesda, com certeza ela esteja precisando de um DiretorChefe pois ultimamente tá difícil.

      1. Prefiro Lords Of The Fallen do que Skyrim.

        Tú podes dizer que Skyrim é tão bom quanto este que mencionei.

        Agora, gosto é gosto!! Toda pessoa tem sua preferência!

    1. Realmente taí um estilo de jogo que está em falta mesmo…particularmente eu sonho com um Jurassic World nesse estilo, mas acho quase impossível…
      Quem sabe não teremos surpresas nesse sentido com os próximos jogos?

    2. Aí e querer demais. Daqui a pouco alguém pede um jogo de sinuca exclusivo. Da mesma forma que lá do outro lado por exemplo não existe mais jogos de carro ou multiplayer bons, aqui na Ms só temos os melhores.

      1. “Querer demais” pra você, pra mim é o básico de um console. Talvez venha com o estudio Initiative. A comparação com joguinho de sinuca foi bem baixa.

        1. Pode crer que vai vir da The Iniative. Eu não sou muito fã de ação aventura com jogabilidade limitada devido a muito foco na narrativa. Por isso, prefiro bem mais tomb raider que uncharted. Qualquer coisa decente que a Sony lança vira GOTY. Parcialidade+Lobby+Marketing Desonesto com downgrades posteriores+Histórias Emotivas.
          Pra você ter uma idéia Bloodborne ganhou GOTY e Dark Souls 3 que é melhor não. GOTY está supervalorizado, muito por causa da Sony.

    1. Igual o Arnaldo dku, trancou todos os comentários do canal pra não receber hate pela aquisição da Bethesda pela Microsoft, cara passou anos falando mal do xbox e inflando a gamertag em equipe jogando ratalaika e akaneogeo pra se achar o rei da razão no Xbox, se fodeu.

        1. Dizia que o Xbox estava falindo e que a conta ia chegar com o gamepass, que a Microsoft estava desistindo do mundo dos games, o cara é uma piada, virou sonysta pq o público é maior e ele ganha mais dinheiro falando a favor do play, enquanto isso vai jogando ratalaika pra inflar a gamertag em equipe pra poder dizer que fez muito pela comunidade do xbox e que tudo o que ele fala do xbox é real e ninguém pode discordar. kkkkkkkkkkkkkk

          1. Então é daí que vieram os memes de “a conta vai chegar” e “jogar ratalaika”?
            Eu usava os memes e nem sabia a origem kkkkkk
            A unica coisa que esse cara merece é o limbo do esquecimento.

          2. Ele tem 1.5kk de gamerscore que ele fez jogando em equipe, só jogo lixo, ratalaika, akaneogeo e jogos indies underground, todos jogos que o cara faz 1000g em 20 minutos. kkkkkk
            Ai por isso ele se acha fodao no xbox e que somente ele sabe da realidade do xbox.

      1. Eu acho é graça os caras achando que sabem de tudo e depois quebrando a cara desse jeito, o cara ficou se achando pq ficava dizendo que o mixer ia encerrar (o que não era dificil de acontecer vendo o histórico de coisas que a microsoft encerra quando não dá muito certo), e agora se acha o analista, falando que a conta do gamepass ia chegar, que só ia entregar jogos de baixo orçamento e por ai vai, ai agora tem que fechar comentários pra não ler as verdades kkkk, comprou a Zenimax Media com estúdios que só fazem jogos AAA, isso ai é pra fazer qualquer um que falava mal calar a boca, você vê por aqui mesmo que a galerinha do “medingo pass”, “jogo baixa renda”, “só faz jogo indie”, sumiram 90%, só ficaram os que gostam de passar vergonha mesmo.

  5. Sempre tinham o mesmo discurso. Microsoft não tem excluxivo, jogos irrelevantes, etc, etc, etc. E a sony mesmo com seus jogos que.nao são la essas coisas (pessoalmente falamdo e lavando fama por conta do nome que carrega. Sempre ganhando os holofotes. O papo são seus exclusivos, sendo que uma parte dessa gente mal joga os tais exclusivos frizando mais os jogos que são multi (falo por experiência própria) isso quando possuem algum console kkk. Esse tipo de fama fez com que a Microsoft reagisse em resposta. E agora depois de todas essas aquisições e investimento no gamepass ainda vejo um monte de gente criticando. Imagina vocês se fosse ao contrário? Teríamos fanboys tatuando o nome sony na testa e todo dia um video novo de influencer comemorando.

        1. Esse último? Se sim, não é lá essas coisas mesmo. A sony tem 300 exclusivos, dá pra contar nos dedos os q são bons a ponto de eu repetir várias vezes.

          1. esse último mesmo. na minha opinião o 3 fora o melhor de todos e fora onde a franquia morreu. esse último por mim nem deveria existir. ou se tivessem um pouco mais de criatividade, que iniciassem uma outra ip com outro personagem. eu tive ps4 por um tempo e o único jogo que posso dizer com certeza que foi o melhor que ja joguei e que pode se chamar de exclusivo foi bloodborne. e mesmo assim nem é de um dos estúdios da Sony. De resto, eu só jogava multi.

          2. Bloodborne é o único exclusivo do ps4 que eu jogo até hj. Tem alguns igual o homem aranha, mas não jogo tanto.
            Já o gow eu acho q o único bom deles é o 1. O restante é legalzin. Esse ultimo foi cash grab mesmo, é jogável, mas não entendo a puxação de saco e poderia facilmente terem criado uma nova ip como vc disse. Mesma coisa o tlou: legal, mas não é isso tudo.

  6. Atualiza ai a velocidade do ssd do ps5 de 5.5gb/s pra 17.8gb/s. Obrigado.

    Tecnologia de compressão de dados fará o PS5 ter o “loading mais rápido de todos os tempos”
    PS5 se aproveitará da Oodle Texture e Oodle Kraken para proporcionar loadings velozes

    28 de setembro de 2020 por Vinícius Paráboa

  7. A Microsoft está sendo esperta
    A Amazon criou o Luna , pra competir com o game pass , eles também vão construir estudios e comprar estudios, a briga agora é de quem tem os melhores desenvolvedores , a Sony nem entra na briga kkkk

  8. Depois da compra da ZeniMax e do anuncio do Amazon Luna, ficou muito claro que a MS tá preparando o terreno pra competir com Google e Amazon no seguimento gamer. O que ela falou sobre seus reais concorrentes está se concretizando. Em médio e longo prazo eu vejo a Sony virar uma publisher de games enquanto os players da indústria que vão realmente competir pelo consumidor serão MS, Google, Amazon e, talvez, a Apple. Olha pra elas e tu vê as maiores empresas do mundo e já da pra perceber que a Sony não tem como competir com empresas tão grandes e com tanto dinheiro assim.
    E não tô desmerecendo a Sony, mas é difícil não ver que tudo está se encaminhando para isso

    1. Phil Spencer já disse isso a meses atrás ele disse “Temos mto respeito pela sony MAS nossos concorrentes hoje são o Google e a Amazon”

      1. Amigo deixa de se bobo tu acha q esse jogos vão deixar de ser multi ? Tu vai ver a qualidade desse jogos daqui pra frente. E outra, esse estúdio ja não estava lá essa coisas.

  9. A Microsoft já estava vindo muito superior a Sony sem a Bethesda, com essa aquisição a Microsoft apenas disse que não tá brincando de fazer console/ecossistema.

    O que resta para a Sony é confiar que sua base fique no PlayStation.

  10. “NUNCA se sobe o preço de jogos já lançados, que as pessoas estão esperando o óbvio, que é o preço baixar.

    Não se justifica mais a compra de um console da SONY nesse país, conseguiram ser tão ridículos como a Nintendo.

    Game pass virou emergência para continuarmos jogando, ou esperar 5 anos para pegar jogos a preços justos, o que não tem cabimento nenhum.

    Graças a deus eu abri meu olho, parei de idolatrar essa mercenária da SONY e estou só pensando no meu bolso

    CHEGA DE SER ROUBADO

    Só volto a comprar jogos quando os mesmos forem lançados por 70 aqui. E NÃO me venham com conversão PQ eu não recebo em Dólar”

    ————————————————————-

    “Pra quem já jogou os exclusivos é um boa hora de trocar o PS4 num Xbox”

    ———————————————————–

    Cara, sério, chega de ficar passando pano pra Sony por causa dos seus exclusivos, nada justifica esse aumento de preço, estou pensando seriamente em pegar um XBOX na próxima geração.

    ———————————————————–

    1. Q bixa loka. Comprei FF7 REMAKE por 160 reais 3 meses depois. Nunca paguei mais q 170 reais num jogo de PS4. Pára de viadagem, mídia física no submarino e etc cai pela metade do preço em poucos meses. Ninguém espera 5 anos não. 5 anos é pra chegar FF15 no game pass e sair Horizon da sony no PC. Mídia física é a melhor coisa do mercado e ainda vendo depois pra comprar mais.

      1. E quem é que liga para jogos da Sony no PC? Se vier ok, se não, ninguém liga. Problema é o cara que vai investir num PS5 e não vai poder jogar Skyrim, Doom, Fallout e outros, tudo de graça, day one no Game Pass. Acho que até agora você não entendeu o que foi essa aquisição, no seu grupinho de sonystinha, certeza que ficam postando apenas o Fallout 76, que foi o único jogo fora da curva da ZeniMax, procura todos os Fallout e The Elder Scrolls, veja como eles são aclamados. Como eu disse, o único jogo ruim da ZeniMax, foi o 76.

    2. Os 350 não são problema pq em dólar é a mesma merda. O problema é quando a concorrência consegue trazer algo mais acessível em outro console de mesa, que até mesmo em dólar sai mais barato mundialmente.

    3. Eu li uma matéria agora há pouco sobre isso. Ridículo. Tem uma chance enorme d eu pegar um xbox nessa geração. E os exclusivos nem são la essas coisas pra sony se gabar. Sony pra pedindo pra se ferrar mesmo.

  11. É sério que o PS5 não pode expandir o armazenamento SSD, e sim trocá-lo? Quer dizer então que o consumidor do PS5 pagará de 2 a 3 mil reais numa placa SSD compatível (mais o valor do serviço pra um profissional fazer a troca) e na prática seu armazenamento subirá de 825GB pra 1TB apenas? Isso é sério? Sério, estou com essa dúvida. Se for mesmo, é o projeto mais “burro” da história dos consoles. E mídia e influenciadores batendo no XSS kkkkkk

      1. De qualquer forma terá que abrir o console pra expandir né. E pra ser “expansível” terá que ter um slot extra, a parte, só pra isso. Estou curioso… De todo modo, só de ter que abrir o console pra expandir o SSD já é um tiro no pé. Mas se tiver que trocar a placa, aí será uma vergonha ainda maior.

          1. Acho que é fundido na placa mãe a memória sdd pra funcionar pela arquitetura pelo que vi … Mas esperar pra ver

            Tem muita coisa pra se confimar e se for confirmado vai ser chacota nível 1000

          1. Faz sentido ficar na placa, devido a sua velocidade, um SSD externo não alcançaria as velocidades que a Sony planeja. A Microsoft arrumou um jeito de por fora, mas vai custar um pouco mais caro que a solução da Sony, que vai dar mais trabalho, além de aumentar o console, aquilo é gigante.

          2. Faz sentido ficar na placa, o que não faz é não ter entrada pra encaixa-lo, quem quiser expandir vai perder a garantia? Situação muito mal explicada.

    1. Lembre-se que o Mark Cerny deixou a questão do SSD extra em aberto. Se a unica possibilidade for a troca interna com certeza o PS5 ganha o premio de projeto de videogame mais burro do universo.

  12. O que a Microsoft possui, a Sony não pode obter

    Mas vai, infelizmente a Microsoft de agora não enxerga a importância dos exclusivos, que ajudou a Sony, e levou a Nintendo ao atual patamar!

  13. Xbox: Bethesda, 23 estúdios, gamepass, xcloud, melhor console…
    PS5: Youtubers, “mídia”, jogos mais caros, 1440p x 30fps, PSNfail, sonysta frustrado que não quer reconhecer o fracasso da empresa. mi mi mi mi

  14. Concorrentes ao Goty este ano na minha opinião
    The Lesbian of US II – Acho que leva pela lacração, mas o jogo tem seus pontos positivos, qualidade técnica.

    Doom Eternal

    Flight Simulator

    Ori and the Will of Wisps

    Half-Life: Alyx

    Animal Crossing

    3 jogos da Microsoft, 1 da Sony e 1 da Valve. Favorito – Tlou II

    E ai, o que acharam da lista?

      1. Não é oficial. Vou por minha opinião ali. Também acho que se Cyber entrar, ai pode ser que Tlou não ganhe, apesar que a mídia progressista é quem vota, ai complica.

        1. Concordo.
          Ele não é de todo ruim, joguei e posso dizer que tem seus pontos altos.
          E como a lacração come solta, certamente vai agradar a maioria dos votantes.
          Porém não joguei ainda o C2077, então não da pra dizer se ele é superior ou não. Mas o hype ta alto.

          1. Esqueci do Animal Crossing, esse pode tirar o posto do Tlou II, mas conhecendo a mídia, a lacração vai falar mais alto. Na verdade, meu favorito é Flight Simulator pela inovação e qualidade.

      1. Não tinha visto sei comentário. Muito bugado a AI pra ser um concorrente sério a GOTY. O Chief fez um video sobre os downgrades e a AI toda bugada. Parece que o pessoal baseia sua opinião no trailer da E3.

    1. Lista bosta hein!!

      The Last of Us 2, 1° na sua lista e preferência para ser GoTY
      😒😒😒
      Sei não hein, acho que você curte um Café bem ExtraForte descendo pelo seu Cuador!!

      1. Cara, já viu o tanto de bug que tem na AI do TLoU2? E o tanto de downgrade na jogabilidade que ele teve? Parece que se baseiam no trailer da E3 e ficam aí falando de uma qualidade técnica que ele não tem. Apenas copiou grande parte dos detalhes gráficos de RDR2.

        1. Tudo por causa de um simples rastro mal feito pela neve 🤭🤭🤭.

          Rapaz!!! Esse KingsGoku, colocar em 1° na lista.

          É porque jogou e gostou…
          Ou tem uma pira da Microsoft comprar a NaughtyDog e fazer Lacration by Xbox.

          Assim como o Filipinho tem pira no GodOfWar.

          Mas sobre o GOTY, creio que pode ser Tell Me Why, pela história/enredo.

    2. Cara, eu odeio lacração, sério. Quando vejo um filme e tem isso, eu já fico puto (atualmente fico puto na maioria das vezes) mas, na minha opinião, Tlous2 não é tão lacrador quanto dizem. As únicas coisas que tem é que a Ellie é lésbica e pega a nariguda, todos sabiam que ela era, tem o trans que mata a própria mãe, como pode ser representativo deste jeito? E o que me incomoda na Abby é que a bicha é forte demais para uma época como eles vivem, difícil uma mulher chegar neste nível sem uso de anabolizantes.

      1. Ficou de fora a morte do joel. Lá os lacradores tem essa viagem de homem branco hetero(se for cristão ou eleitor do Trump então…) ser a fonte do mal. Por isso o joel foi feito burro e teve uma morte bem idiota. Fora q teve dedo da desgraçada da anita sarkeesian, uma peste lacradora dos infernos q só sabe encher o saco e estragar tudo o q toca, mas quando o tiro do tlou2 saiu pela culatra, ela pulou o barco o sumiu, mas a culpa é mais do cuckmann por ser lacrador de merda tbm e preferir atacar os fãs e críticos ao invés de aceitar q fez merda.

    3. Ghost of Tsushima pode entrar tb, mas só pq tem capa azul, caso contrário nem chance de indicação teria.
      E TLOU 2 leva por causa dos jornalistinhas.
      Mas na minha opinião tanto Ori quanto Flight Simulator merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *