O grande acerto do Xbox One X teria sido eliminar o eSRAM

Killing-Floor

O lançamento do Xbox One X foi uma revolução em termos de hardware para consoles. A máquina da Microsoft já nos deixou grandes marcos gráficos aos nossos jogos favoritos no catálogo, seu desempenho é excelente. Sua poderosa GPU e sua memória GDDR5 de 12 GB tornaram o Xbox One X um console monstro.

A eliminação do eSRAM parece ter sido um dos grandes sucessos, já que a Tripwire Interactive afirmou em uma entrevista para o site GamingBolt, criadores do título de ação do Killing Floor 2, que demorou menos de quatro horas para rodar Killing Floor 2 no Xbox One X.

“Os resultados podem ser atribuídos por conta da semelhança do Xbox One e o Xbox One X. A diferença mais significativa entre suas arquiteturas é a eliminação do eSRAM no Xbox One X. Em termos do SDK, as duas plataformas compartilham o mesmo processo de desenvolvimento, o que tem sido um trabalho simples para se desenvolver simultaneamente no console base e no hardware do X. A largura de banda da memória adicional disponível foi uma grande mudança, pois ajuda a carregar a carga da transmissão em texturas de maior resolução mais rápida e a desativação do eSRAM foi um processo simples”.

O Xbox One X continua a adicionar títulos otimizados ao seu catálogo, todos alcançando um novo teto gráfico graças ao console mais poderoso do mundo até à data.

59 comments on “O grande acerto do Xbox One X teria sido eliminar o eSRAM

  1. Agora GDDR5 é fundamental né?

    hauhauha

    MS finalmente aprendeu a fazer consoles, saiu copiando a Sony.

    Normal, o sonho xoxonete é que a MS copie a sony nos exclusivos, no hardware mais forte (PS4 x Xbox One) já saiu pelo menos.

    1. kkkkkkkkkkkk se a MS copiou a sony e fez um console que dá uma surra de pau mole nesse PS4pro, imagine se copiar os exclusivos da sony??? ai que os poneys vão chorar rios de sangue que ai não vao ter mais desculpinhas kkkkkkkkk melhor nao ficar pedindo muito ovelhinha, vc viu o que aconteceu com o console ne?? ficou “cade poder? xbox é fraco, xbox 720p” veio a MS e enfiou uma naba em vc’s… ai agora vc’s todos assanhadinhos tirando sarro cantando de galo com seus exclusivinhos… nego burro gosta de cometer o mesmo erro… vai provocando quem tá queto… ai vem a resposta e ai fica com cara de bunda chorando pelos cantos dos foruns…

      1. 1200 reais mais caro.

        1 ano depois.

        nossa, que incrível… é mais forte?

        ferrari lixo, lançou o seu primeiro carro em 1946 e perde para um Uno 2018 na pista.

        que mangoloide

        1. uahahahhahahaha cara burro… acha que desenvolvimento de console se dá no dia do anuncio kkkkk segunda burrice q vc escreveu é o 1200 reais mais caro kkkkk pqp o cara quer discutir preço no BR??? ta bom… lançado 4 anos depois, com tecnologia de ponta um console elite e ainda assim mais barato do que seu PS4 todo cagado sem jogos no lançamento no BR kkkk

        2. Sony lançou o play beta custando 4k com o dólar custando R$2.00, enquanto que a Xbox lança um console muito superior custando 3k com o dólar custando R$3.50. Kkkkk
          Á mandioca está entrando com areia nos sonystas. Lol

      1. 1200 reais mais caro.

        1 ano depois.

        nossa, que incrível… é mais forte?

        lixo é lançar um CONSOLE MAIS FRACO E MAIS CARO NA MESMA SEMANA.

        xbox one 500 USD 1.3TF

        ps4 400 USD 1.8TF

        Isso é vitoria.

        1. ai vc olha os jogos e o POOOOOOOOOOOODEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRRR do console… cri cri cri… ah lembrei… tem mais matinho no GTA kkkk essa foi a grande diferença… DAHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORAAAAAAAAAAAAAAAA!!! so que não…

    2. Os engenheiros da Sony não tem know how pra fazer um console com mesmo poder de processamento e com o mesma relação custo beneficio do Xbox One X. Ainda to esperando a Sony lançar o Pro aqui no Brasil só pra ver o preço. O flop PSVR tá custando aqui R$ 3200,00.

  2. Bom, o Xbox One base foi até bem pensado para o propósito All in One multimídia que ele tinham, adotando a memória DDR3 mais rápida para funções multistaking. Ocorre que as escolhas feitas não se mostraram tão eficazes para um CONSOLE DE JOGOS, como ficou constatado ao longo do tempo. Pra quem não sabe, a memória cache super rápida ESRAM foi a mesma adotada no Xbox 360 com a EDRAM de 10mb, mas que precisaria ser maior que 32mb escolhidos (estimam que 64mb) pra XO para compensar a escolha pela menor largura de banda da RAM DDR3.

    Eu tive Ps4, e ao migrar pro Xbox One, senti uma diferença pequena em alguns jogos pontuais, mas na maioria não percebi nenhuma, fiquei satisfeito com o desempenho geral. Mas cheguei a pensar que se com um console multimídia o Xbox One base ficou pouco a dever em desempenho aplicado aos jogos face ao ps4, imagine com um console totalmente pensado para desempenho? Bom, eis o X, um console largamente superior aos demais como foi o Xbox classic da época, e muito além de pixels a mais.

    Enfim, a Microsoft pensou em algo diferente como a Nintendo pensou com o Wii u, mas enquanto uma reinventou o console ao longo de um ciclo dentro do que o “DNA” do projeto inicial permitia fazer, a outra desidratou o console durante os 2 últimos anos até lançar o sucessor para assim descontinua-lo de vez, sem qualquer misericórdia. E são esses e outros detalhes que levo em conta sobre qual plataforma de jogos ter como prioridade de compra.

    1. Eu li umas matéria no Gamasutra e Digital Foundry sobre o X enquanto projeto.

      A Microsoft fez uma reengenharia com o Xbox One X e optou pela via mais trabalhosa (porém mais recompensadora a longo prazo) ao escolher a GDDR 5 e faze-la emular o desempenho da ESRAM via força bruta, aproveitando a muito maior largura de banda. Tanto que o X não se contenta em rodar a biblioteca retrocompatível, ele roda melhor em quaisquer situação, seja sem patch ou principalmente com patch.

      1. Faz bastante sentido, porque os assets padrão do Fat são relativamente pouco custosos em termos de recursos. Sobra banda pra emular a ESRAM e ainda renderizar os gráficos.

        1. Foi exatamente isso que frisaram, que o X foi pensado pra rodar 4k com grande folga jogos FULL HD do Xbox One; com relativa folga os jogos 900p; e com resolução dinâmica ou checkerboard os sub 900p.

          Mas obviamente, o developer pode optar por empurrar mais ainda os assets no X que o habitual ou dobrar a taxa de quadros, optando por 1800p checkerboard ou resolução dinâmica (solução aconselhada pela M$ aos desenvolvedores). Há casos pontuais dos que optam por 1440p, depende de outras variáveis como taxa de quadros e dedicação do desenvolvedor mesmo.

          A escolha pela resolução dinâmica nos jogos de 2015 pra cá, é já pensando a longo prazo, para facilitar a portabilidade gráfica nos futuros consoles, onde o jogo se auto-ajusta ao poder da maquina de ocasião.

    1. Cara, não importa, se é produto microsoft, os haters vem como urubu. Só trocaram de alvo. Parece que rola uma inveja ou algo do tipo.

  3. Legal, porém a maior vantagem do Xbox One X é o fator Windows 10, queira ou não queira, além de ser o mais poderoso console, que rodas jogos com gráficos pesados, o dono ainda pode usar como uma pequena central de entretenimento, ver filmes, suas redes sociais e com o tempo, com mais aplicativos e tudo mais, terá algo mais vantajoso, enquanto isso o Play 4 nunca terá ou será um entretenimento grande como é o XBox One se tornou e o X veio mostrar ainda mais poder. Ou seja, quem comprar um XBox One X, terá muito mais vantagens.

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