O Japão se destaca entre as editoras que mais apoiam o Xbox Game Pass

O Japão se destaca entre as editoras de jogos que mais apoiam o Xbox Game Pass. O usuário do Resetera MauroNL oferece os dados e gráficos mais completos da evolução do Xbox Game Pass e seu enorme crescimento desde que chegou em 1 de junho de 2017. Além da quantidade de títulos com os quais possui (e contou o catálogo)  e sua vida útil no serviço, o usuário comentou dados muito interessantes sobre as publicadoras que mais suportam o Xbox Game Pass, entre os quais se destaca a presença do Japão. Como esperado, a Microsoft é a que dá mais força ao serviço (também levando em consideração que seus títulos chegam permanentemente). Mas os dados se destacam dos outros.

Capcom e Deep Silver são as editoras que completam os três primeiros do Xbox Game Pass , com 29 e 18 títulos, respectivamente. É muito interessante que seja um distribuidor japonês e alemão, porque o grande bloco de consumidores de Xbox está na América do Norte e do Sul. A Capcom não é a única empresa que suporta o catálogo, pois também vemos nomes tão importantes como SEGA ou Bandai Namco.

A Square Enix ocupa um quarto lugar significativo, mas é muito provável que suba em breve. Porque, lembre-se, parte da saga de Final Fantasy chegará ao Xbox Game Pass . Além disso, toda a coleção Kingdom Hearts será lançada no Xbox One. Talvez essa saga também acabe sendo lançada no serviço da Microsoft. Por fim, deve-se notar que 46 jogos estão disponíveis no Xbox Game Pass desde o dia de seu lançamento, enquanto outros tantos foram sendo adicionados ao serviço.

108 comments on “O Japão se destaca entre as editoras que mais apoiam o Xbox Game Pass

  1. Deve ser pelo famoso “Jogo japones e tudo lixo de punhetinha”…já que os caras não consegue vender é melhor mesmo fazer um contrato por assinatura pela MS.

    1. Na minha opinião foi o ff15, N curti MT o monster, já havia tentado jogar em portátil (pq td mundo fala bem pacas) e não tinha curtido MT, aí dei outra chance já q tava no pass e era em um console talvez eu só não tivesse gostado d jgr no portátil (pq tem jogos q N gosto neles tipo de luta) mas nah, continuei N curtindo wksjwksks, ff15 N foi o melhor jgo da minha vida mas foi o primeiro final fantasy q eu realmente zerei e gostei, tô atualmente cm 70h tentando fzr 100% (não joguei nenhuma dlc e nem vou jgr agr, tenho q jgr tomb antes q saia do catálogo)

  2. Depois do gamepass o número de venda de consoles da Microsoft aumentou 0.7% ja pode pedir replay; lembrando que; de 50 ou 60 Xbox vendidos subiu para 52 ou 62 Xbox vendidos por mês

  3. Destaca onde? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Phil tem que ir no Japão todo ano implorar e pagar pra receber atenção kkkkkkkkkkkkkkkkk, e o Xbox One não chegou em 130 mil unidades vendidas no pais kkkkkkkkk.

          1. Não seu retardado, estamos falando de outra coisa tem nada a ver com suporte, você que veio com isso no meio da conversa, não tem como esperar muito de alguém que joga em um Xbox.

          2. O cara é muito burro mesmo kkkkk o importante é ter suporte no seu país mesmo, Japão que se exploda, vide psnow que NÃO tem aqui no Brasil porque a Sony tá cagando e andando pra vocês sonystas

  4. Sendo bem franco, a Microsoft deveria desistir do mercado japonês. De verdade… Eles são muito sequelados com produtos americanos desde a segunda guerra. Nada americano ‘pegou’ por lá, e não será agora que vai… O Playstation 4 vendeu 106 milhões de unidades, dos quais apenas 5 milhões vieram do Japão. Se ele não tivesse vendido isso, ainda teria 100 milhões de unidades vendidas no mundo todo. O Japão tem sua própria cultura para jogos, que não é, de fato, algo muito apreciado no Ocidente. A Microsoft deveria desistir desse mercado e focar na China (esse sim, um mercado oriental que vale a pena).

    No mais, aguardo o anúncio da compra da Mistwalker na E3, que é o único estúdio naquele país que eu acho que a Microsoft conseguirá comprar!

    1. Não precisa desistir, acho que tendo um estudio japonês automaticamente ja chama atenção deles, vão querer os jogos e vão jogar nem que seja no PC

      1. Depende… Blue Dragon teve animê, mangá, e jogo. O jogo foi exclusivo do Xbox 360, e me arrisco a dizer que vendeu mais no Ocidente que no Japão. A Microsoft esperava vender 200.000 cópias por lá, e vendeu somente 130.000, e apenas 30.000 dessas cópias foram acompanhadas da venda de novos consoles Xbox. Parece muito para um console que vende 200 unidades por mês lá, mas é a vida. A Microsoft precisa de vários jogos japoneses exclusivos para fazer o Xbox vingar por lá.

        1. O diferencial agora é que os jogos não estão presos ao console, os japas não precisaram comprar o console que tanto desprezam pra jogar os jogos que lhe interessam da Microsoft com tanto recurso pra isso agora, basta assinar o gamepass, ligar o celular e jogar por streaming, só falta os jogos pro publico de la.

        2. Eles não querem vender xbox la, ja desistiram faz tempo. Até pq a letra X la é não, então praticamente é um não box, alem de japones ser tarado por mobile. O que o phil spencer vai fazer lá no japao direto é conversar com as produtoras pra eles colocarem os jogos dele no xbox e vender pro mercado ocidental q gosta desses rpgs todos iguais. Mas o xbox nunca vai vender nada no japão.

          1. Acho que se ela conseguir integrar e divulgar bem o xcloud + gamepass, talvez com um hardware portátil dedicado como o switch (não dá pra jogar jogos de console em uma telinha de 5 polegadas mesmo com um ipega) pode dar razoavelmente certo sim.

      2. A expêrencia do X360 por lá com exclusivos de apelo discordam fortemente de vc. A única forma da Microsoft vender no Japão é comprando uma empresa de lá como a Sega por exemplo e usando a marca deles (Sega) pra vender seus produtos, porque do contrário concordo com o colega acima

        1. Pois é, mas como eu disse, a Microsoft agora trabalha em um ecossistema de jogos, podem não querer comprar um Xbox mas podem optar pelo PC ou Streaming pra jogar seus jogos, e alguns estúdios japoneses pode dar uma alavancada nos serviços por lá.

    2. Se a MS tem ambições globais, como eu acredito que tenha, não teria porque desistir de um mercado que é berço de alguma das mais renomadas franquias e estúdios da indústria, gostemos ou não. Também tem o fato de que franquias japonesas vendem bem na Europa, e é um mercado que o Xbox One não foi particularmente bem, ao contrário do Xbox 360,que vendeu muito por lá. A MS quer recuperar isso.

    3. Então, eu também não entendia do porque dessa tara pelo mercado japonês. Mas, é de lá que nasceram muitas empresas de jogos e com grandes títulos. Além de consoles diversos. Acho que o GP vai entrar automaticamente no Japão sem muito esforço. Por aí vai começar a mudança. Se o GP atender de maneira satisfatória o mercado deles, logo as empresas irão querer fazer parte. Lembrando que, GP não precisa de console, só PC.

      1. Lembre-se que esses ‘grandes títulos’, para serem grandes, tiveram que ser totalmente americanizados. Como foi o caso das principais franquias da Nintendo. A mesma coisa com os consoles, eles foram vendidos a nível mundial, e não apenas localmente.

      2. Onde microbosta põe a mão, só faz merda. Vai kere americaniza jogos japoneses. Vide o ke fez com a infame produtora de bleeding lixo edge

        1. Até agora não vi você fazendo nem um comentário construtivo só fica que nem uma criança de 6 anos na internet nunca vi isso odiar a Microsoft mais em toda a matéria você corre pra ver e comentar

      3. Pq os americanos adoram, ou fingem que adoram esses jogos japoneses todos iguais. Ai o phil spencer tem q ficar se matando pra colocar esses jogos na loja do xbox, mas não sei se alguém compra.

    4. Se a MS tem ambições globais, como eu acredito que tenha, não teria porque desistir de um mercado que é berço de alguma das mais renomadas franquias e estúdios da indústria, gostemos ou não. Também tem o fato de que franquias japonesas vendem bem na Europa, e é um mercado que o Xbox One não foi particularmente tão bem, ao contrário do Xbox 360,que vendeu muito por lá. A MS quer recuperar isso.

      1. Calma lá… Cuidado com essa afirmação com tanta irresponsabilidade. Quais franquias japonesas vendem bem no ocidente? As que claramente foram americanizadas?

        Vamos pegar Zelda de exemplo: Um duende/elfo (mitologia irlandesa) que usa uma espada e um escudo com brasão de leão (referência ao tempo medieval europeu e em especial inglês) percorrendo uma terra que em nada lembra a geografia oriental, mas muito se assemelha a Europa, enfrentando criaturas que em sua maioria, também vem de várias correntes da mitologia europeia.

        Vamos pegar outro exemplo, Mario: Mario (um nome italiano) é um encanador (profissão bem ocidentalizada) que vive atrás de uma princesa loira, de vestido rosa, que mora em um castelo de arquitetura inglesa (mais uma vez a referência a época medieval europeia) e que luta num mundo que nunca, de forma alguma, faz referência a nada do Japão.

        Outro exemplo, Pokémon: Um garoto usando roupas americanas, vivendo em cidades pensadas e construídas aos moldes das cidades ocidentais (nenhuma cidade nos jogos originais de pokémon lembrava as cidades do japão), caçando animais com poderes mágicos que se assemelham a espécies de vários lugares do mundo, mas nada especificamente japonês.

        Outro exemplo, Sonic: um ouriço azul vivendo num mundo mágico de ilhas com várias florestas e montanhas lutando com um cientista louco que quer capturá-lo. Legal… Americanizado? Difícil dizer! Mas definitivamente não é orientalizado.

        Outro exemplo, Dark Souls: 100% referência a época medieval europeia. E é da From Software.

        Outro exemplo, o finado Scalebound: JRPG eles diziam… JRPG com um homem de casaco preto, calça jeans surrada, LOIRO, traços ocidentais, amigo de um dragão (que não era um dragão serpente, aos moldes da cultura japonesa, mas sim um dragão aos moldes da mitologia europeia) e que tinha um fone top pra ficar escutando música em MP3, e que obviamente, enfrentava cavaleiros com armaduras também aos moldes da era medieval europeia.

        ME FALA O QUE TEM DE CULTURAL EM RELAÇÃO AO JAPÃO E ORIENTE NESSES JOGOS????

        Os jogos japoneses que fazem sucesso aqui são meramente produzidos por lá, mas não trazem elementos da cultura nipônica ou oriental. Eles são jogos totalmente AMERICANIZADOS, então sendo assim, é fácil agradar americano e europeu.

        As únicas exceções que vejo, além dos exemplos citados, e de franquias conhecidas, como Digimon, Naruto e Dragon Ball, são games como Sekiro, Ninja Gaiden e outros, mas isso é porque eles também são pensados para o mercado americano, com os ditos ‘gráficos fotorealistas’ que os ocidentais tanto dão valor.

        Calma lá então!

        1. Não sei se foi involuntário ou não, mas você até reforçou a minha tese. A tendência pela ocidentalização das franquias, é, além de uma escolha comercial (ocidentalizar é assegurar um mercado mais amplo) representa mais um motivo convincente para a MS insistir no Japão, a fim do Xbox ter uma line up ainda mais diversa, equilibrada e competitva. Algumas franquias passaram por uma ocidentalização mais severa, como Resident Evil; enquanto outras como Yakuza e Dragon Quest mantiveram a essência, mas em qualquer um dos casos costumam ser jogos com bom público na europa.

          E sobre as vendas, depende do que entende por “vender bem”. Para algumas franquias, 1 milhão de unids é motivo de comemoração da produtora nas mídias sociais; enquanto pra outras é preciso vender nem mais que isso. Não seria bacana para o fã de longa data ver um game como o novo Sakura Wars no Xbox? Essa franquia foi um grande hit no Dreamcast, a despeito do console morrer prematuramente.São pequenos nichos que quando somados agregam muito para qualquer plataforma.

          Continuar investindo na proximidade com o mercado Japonês não é só uma questão puramente comercial, mas também criativa e de relações públicas. O importante é que há uma base expressiva de fãs consumindo estes conteúdos, e como você sabe, fãs são muito além de meros consumidores, é aquele jogador que segue, discute e interage com determinada franquia a nível emocional.

          1. Não, eu não concordo que corroborei com seu argumento. Seu argumento original faz pensar que todo e qualquer jogo japonês faz sucesso em terras ocidentais, e não é bem assim. Da mesma forma, faz acreditar que o Japão é um mercado realmente importante, quando a fatia de mercado do Japão, comparado ao tamanho do mercado norte-americano e chinês é quase insignificante. O que eu estou apenas dizendo é… Que para um produto japonês fazer sucesso no ocidente, ele tem que se americanizar. Se for pra Microsoft adquirir um estúdio no japão e fizer coisas do mesmo estilo que ela, a Sony, a Ubisoft, a EA, Activision, Bethesda, Rockstar e outras andam fazendo, então é meio que ‘irrisório’. Ou será que o jogo com visão isométrica e personagens com traços de animê em 2D ou 2,5D da Xbox Studios vai fazer sucesso fora do Japão sem ser americanizado? Não, né?!

          2. Mas eu não disse isso, que todo jogo japonês faz sucesso. Me desculpe se dei entender. Eu disse que o Japão é berço de ALGUMAS das franquias mais influentes da indústria, além de game designers de renome e tal, elementos que tornam o Japão ainda um mercado importante para se investir.

            Mas claro, a indústria de jogos está cada vez mais globalizada, com a Coreia do Sul e paises emergentes como o Brasil crescendo nesse cenário, a ponto de não ficar tão restrito a EUA – EU e JP.

    5. Saturn só vendia bem no Japão. Sega abandonou.

      Vita só vendia bem no Japão. Sony abandonou.

      O pessoal ainda não se tocou que japonês hoje em dia faz produto pensando principalmente no mercado ocidental (mais principalmente ainda nos EUA). As crianças americanas de hoje crescem falando “senpai” e “NANI?!?”, assistem a Nanatsu no Taizai em vez de um desenho dos X-Men, preferem o Supra ao Mustang e acham o Mario mais gente fina que Jesus.

      1. Esse é um dos grandes méritos dos estúdios japoneses que se tornaram ‘grandes’, como foi o caso da Nintendo, SEGA, Platinum, From Software, Koei Tecmo, Square Enix e Bandai Namco. Eles americanizaram os produtos deles, ou simplesmente esperaram que uma franquia fizesse um baita sucesso fora do japão (como é o caso de Dragon Ball e Naruto), e investiu nelas.

    6. Vc esta enganado. A MS tenta e mais tenta empurrar halo e gears guela baixo nos
      japorongas sendo que eles cagam pra esse tipo de jogos. O dia que a MS quiser que o
      xbox tenha sucesso no Japao ela vai ter que começar a fazer jogos que atendam o gosto deles. Iphone á maior marca de celular mais vendida la.

  5. Dreams, o incrível Dreams, que sonysta jurava que era um sucesso, que seria o novo Minecraft, ou Minecraft Killer, estreou em 8 lugar no Reino Unido. É fropi que fala? Ficou 10 anos em produção pra isso? Quem vai fazer os jogos agora? Quem vai ser o trouxa que irá gastar, tempo e dinheiro pra ganhar “likes” dentro de um jogo? Kkkkkk Eu disse, jogo assim amigo, pra ser sucesso, tem que ter monetização, quem vai criar conteúdo de graça? Ainda mais single player. Bom pra aprenderem a nunca mais criar um game que se parece uma engine, mas muito mais limitado e não dar opção de monetização, tá achando que existe trouxas assim no mundo? Se bem que em se tratando de sonystas, eu não desconfio que eles sejam trouxas mesmo, mas até para o sonystas, isso é demais. Kkkk

      1. Exatamente, as criações sempre eram bem amadoras, iguais as do Dreams, até a desenvolvedora ficou com preguiça e fez um modo campanha de 2 horas e meia.

    1. Eu mesmo adorei a ideia e das possibilidades de criação q o jogo proporciona.o problema é o tempo necessário pra começar a ter jogos mais “complexos”, sendo q agora, ou são só fases de testes com poucos recursos ou são fases pra zoar semelhante a garry’s mod, mas mais bem feito.
      Vc pode levar em consideração se o jogo é complexo pensando o seguinte: “se esse jogo fosse lançado separadamente, ou seja, independente do dreams, vc testaria?” Se sim, então o dreams começou a ficar maduro o suficiente.

      Aaaah e claro, o dreams tbm serve pra quem quer criar as fases obviamente. Eu desconsiderei isso pq eu só quero aproveitar os jogos prontos

      1. Diferente de Garry’s Mod, tem um grande problema em Dreams, ele não é online, todas as fases criadas, são single player, só ai esse game já perderia uns 10 pontos. Não sei como esse game conseguiu 91 de meta, um jogo desse ser lançado sem um modo multiplayer em 2020, é pra tirar 60 de meta, só porque não tem um modo online. Você pega Garry’s Mod, Minecraft, Roblox, todos eles com modo online e uma forma de monetizar criações mais complexas, porque alguém criaria um game, com uma idéia brilhante, de graça? Hoje existem ferramentas para facilitar a criação de jogos, engine simples e poderosas, como a própria UE4, é loucura imaginar que alguém poderia perder tempo com isso. Dreams pra funcionar falta algumas coisas. Ser free, ter como monetizar e ter um modo multiplayer. Se tiver essas 3 coisas básicas, pode ser que seja divertido jogar, mas ainda assim, só vamos ver modos de jogos como em Minecraft e Roblox, imitações de outros jogos, como modo caça e esconde, esconde/esconde, policia e ladrão, corrida, mapas de plataforma, Batlle Royale e etcs.

        1. Nossa é vdd. Nem lembrava q n teria multiplayer. Mas mesmo assim as criações são muito mais bem feitas q nesses jogos q vc citou, sendo q a unica desvantagem é n ter multiplayer (o q seria o ápice do jogo). A monetização deve influenciar sim, mas deve ter gente q vai criar coisas bacanas de graça sim, pq se existe no mario maker , vai ter louco pra gastar um tempão lá. Ser free também seria essencial, já q vai limitar a quantidade de criações no jogo, além de ser exclusivo em teoria, o q só piora as coisas pra esse tipo de jogo.
          Ainda assim vou esperar mais um tempo e ver novas criações antes de testar/comprar o jogo, pq aí talvez até entre em promoção.

          E sobre a nota, acho q 10 pontos pelo multiplayer está bem ok kkk pq de resto o jogo tem muita ferramenta pra criação e é bem feito pra isso. Pra proposta dele eu acho a nota 90 bem justa

        2. Ele não é online “Ainda”, os próprios desenvolvedores já comentaram sobre colocar MP. Eles disseram que adoraria colocar o MP, mas ainda não tem data pra isso…e claro, MP é um sério problema em alguns aspectos principalmente quando o pessoal cria jogo baseado em outros com direitos autorais.

        3. Você tem problema. Sério. Tudo seus (caixistas) é ser multi. Acorda. Podemos ter um outro jogo multi, mas, a maioria prefere um bom single player. Eu jogo Killzone multi desde quando saiu, a mais de 6 anos. Esta ótimo. Comprei COD, platinei, encostei. Para de empurrar este gosto seus pra todo mundo. Vai lá jogar seu gears 5, antes que ele morra, arrume pessoas pra jogar isto. No pc MORREU. No console vários modos, no Brasil, tem dificuldade de achar partida. Ao invés de se preocupar com o Dreams faz uma campanha pra salvar o multi do gears. Ponto. Claramente você esta com inveja do Dreams. Pega um lenço e vai chorar na sua casa. Para de se expor assim.

          1. Faz uma campanha pra salvar Gears 5? Você fumou algum tipo de droga sonysmo? Desde que eu conheço Gears, ele tem um modo campanha. Detalhe, o modo campanha do Dreams, dura incríveis 2 horas e meia. Kkkkkk 180 conto por 2:30 é ridículo. Esse game era pra ser free seu trouxa, pois é um game feito pra se fazer outro game, vc paga pra criar outro jogo de graça pra produtora. É amigos, eu achava que não tinha idiotas, mas eles existem.

          2. Vc não entendeu: faz uma campanha (uma ação, um evento, um esforço) pra salvar o multi do quase finado gears 5. Eu não fiz jogo nenhum e já joguei uns 10. Como disse: a maioria melhor que os jogos da mendigopass ? ?.

          3. Se tu não é caixista o que ta fazendo aqui defendendo um cachorro morto?!? Amigo acorda, a Pony e sua turma tem que procurar o canal deles e não entrar no canal dos outros defendendo uma coisa que já nasceu fadada ao fracasso. Pega um UBER e volta lá pra a poneylandia o canal da poneyzada.

    2. Quem vai fazer os jogos ?? Eu sei quem poderia fazer: vocês, pertencentes a mendigopass. Vá no google e veja os jogos que estão sendo feitos. Coloque na pesquisa do google “Dreans sonic” e veja o que já saiu. Então, o que vocês deveriam fazer: a Ms comprar o direito de publicar os jogos na Mendigopass. Os jogos do Dreams, uns 75%, são melhores que este monte de indie da Mendigopass. Eu estou falando porque eu comprei pros meus filhos e vi coisas incríveis. Saiu em 8o. O jogo nem é full-price. Então compre o Dreams, peça direito de publicar as fases e esta mendigolandia vai melhorar muito. Simples. Por fim: quantos jogos tem na Mendigopass: 200. Desdes 200 uns 40 deve ser AAA. Os outros 160 são jogos que podem ser feito no Dreams. Então, um jogo barato, já dá mais jogos que a Mendigolandia. Quer um lenço ???

      1. Uau, pesquisa no Google, Dreams Sonic. Kkkkkk Cópia de jogos existe um monte ai, perigoso até levar um processo, quem está aprovando esses jogos? Se começar a onda de processos, segura que essa empresinha medíocre, vai a falência rapidinho, pra tu ter noção, em Minecraft, a Nintendo fez um acordo com a Mojang pra por skins dentro do jogo, mas lá trás, se um Youtuber usasse essas skins em vídeos, eles tomavam strikes da Nintendo. Isso vai dar um problema amigo.

          1. Só joguei mais de 400 jogos, não é nada né? Em 4K verdadeiro, um dia quando tu tiver console e uma tv boa você vai ver o que é jogar, enquanto isso pode ficar todo raivosinho aqui, a gente se diverte bastante zoando vendo a raiva que vocês tem kkk

  6. Sei que é vgchutz, e sei que a matéria fala de apoio ao gamepass, e não vendas em si. Mas, não tem como não comentar: quem sabe que com este apoio, as vendas do xbox saltem de 61 unidades por semana, pra, sei lá, umas 100.

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