O melhor recurso do iPhone X é o preço

iphone-x-2

No dia 12 de setembro, o chefe da Apple, Tim Cook, apresentou os últimos iPhones da empresa para um auditório cheio em sua nova e brilhante sede em Cupertino. Ele fez uma grande previsão: seu novo smartphone premium, o iPhone X (“dez”), “estabelecerá o caminho da tecnologia para a próxima década“. Estabelecido para ser lançado em novembro, dez anos após o lançamento do primeiro iPhone, o iPhone X possui novos recursos, como uma tela OLED de ponta a ponta, carregamento sem fio, tecnologia de reconhecimento facial e uma câmera de duas lentes. Quem possui um dos Lumias mais “recentes” já conhecem muito bem a grande maioria dessas “novidades”.

No mesmo dia, a Samsung, fabricante rival de smartphones, realizou um evento de menor importância em Seul. Koh Dong-jin, presidente do negócio móvel da Samsung Electronics, anunciou que no próximo ano a Samsung poderia reimaginar totalmente o smartphone e lançar um novo design com uma tela dobrável, que pode fechar como um pequeno livro. No dia 15 de setembro, o último smartphone premium, o Galaxy Note 8, será comercializado, com muitos dos recursos oferecidos pelo iPhone X.

Ambos estão tentando convencer os consumidores a gastarem cerca de US $ 1.000 por seus novos aparelhos, isso convertido para o real do Brasil, somados os impostos e o “custo Brasil” pode ultrapassar os 5 mil reais. O novo telefone da Samsung custará US $ 960; O iPhone X custará US $ 999, 45% a mais do que o preço médio de venda de um iPhone em 2016. (O iPhone 8, mais simples do que o X custará a partir de US $ 699).

A concorrência nos smartphones foi mantida pela a Apple e a Samsung Electronics há anos. Elas reivindicam um duopólio na categoria premium de celulares. Juntas, eles controlam cerca de dois terços do mercado global (a Apple reivindica 44% das receitas de smartphones e Samsung 22%).

Afinal, o que houve de tão inovador com os smartphones para justificarem os novos preços tão altos?

Nas últimas décadas, vimos os componentes de informática caírem de preço, o mesmo não tem acontecido com as peças do segmento mobile. As telas, uma das peças mais cruciais de tais dispositivos, estão cada vez mais sofisticadas: grandes, de altíssima resolução, mais econômicas, sem bordas e às vezes até encurvadas. Mesmo assim, ainda não é uma justifica plausível. pois o iPhone X custa U$ 412 para ser produzido, mais de 60% do valor do produto fica no bolso da Apple, uma margem de lucro generosa, diga-se de passagem.

Nos últimos 10 anos, o papel dos smartphones na vida das pessoas se transformou radicalmente. Antes os celulares não passavam de um aparelho para comunicação. Hoje eles abocanham fatores psicológicos e sociais. Marca, modelo e até cor fazem parte de um complexo sistema cognitivo que trazem a sensação de aceitação, o senso de pertencimento. Exatamente como roupas, relógios, bolsas e automóveis. Que foi que disse que a tecnologia não pode ser grife de luxo?

[youtube]A0lYm7Qsbak[/youtube]

Hoje, o fã médio da Apple não se importa com especificações técnicas. Ele quer ser visto com o aparelho. A Samsung ainda tem um longo caminho para chegar ao patamar da Apple com seus modelos premium neste aspecto. Qual o processador do iPhone X? O seu maior público nem está interessado em saber, o melhor recurso do iPhone X é o preço a partir de mil dólares. Quanto menos pessoas comprando, aumenta o caráter de exclusividade. Por isso é importante que ele seja de uma cor que não existe nas gerações anteriores, que fique sempre em cima da mesa nas reuniões com amigos e bem visível naquela selfie na frente do espelho.

O iPhone X tem um visual completamente diferente do iPhone 8, e assim conseguiu valorizar a sua melhor novidade.

39 comments on “O melhor recurso do iPhone X é o preço

  1. Aquela coisa toda sobre status é o que eu vivo falando. A Apple vende iphone a rodo 30% por ser confiável/bom e 70% por status. Acho uma pena isso. Como dito no texto, alguns lumias já possuem “novidades” do iphone x desde 2015, mas nunca decolaram. Uma pena.

  2. Bom mesmo é o HP Elite X3 por 700 dolares lançado 1 ano atrás e com o OS todo bugado

    Compensa mais o iPhone 7S por 650 dolares e com o dobro de armazenamento

      1. Vê se me erra, não vou conversar com retardado

        você comprou um iphone e um google pixel em vez de comprar um hp elite x3

        até você sabe que o HP é uma bosta, cara

      1. ”Compensa mais o iPhone 7S por 650 dólares e com o dobro de armazenamento”

        Consigo com um cartão de memoria e ter 5x mais memoria que o ”iPhone 7s” que no caso é o iPhone 8 já que o 7s não existe.

  3. So comparando, da para comprar 2 xbox X e olha a configuração do xbox x. Outra coisa, 1000 é lançamento. Quando chegar a 500 talvez eu compre um usado por 250. Talvez.

    1. Existe um documentário denunciando a linha produção do IPhone na China. Ou o povo de la aceita a trabalhar em condições analogas a escravidão ou fica sem emprego.

  4. Enquanto houver quem pague eles irão vender pelo preço que acharem “justo”. Muita gente fica de mimimi mas vão comprar de qualquer jeito, simplesmente porque querem status. Mesmo os que reclamaram da falta do conector 3,5mm compraram/comprarão o iPhone sem o conector, o mesmo ocorre por causa da península superior, mesmo quem achou ruim vai pagar o preço que a Apple pedir. Na época do Playstation 4 de 4000,00 reais achei que ninguém iria compra-lo no Brasil, maaaaaaasss…

    1. Na epoca do Playsterco 4 de R$ 4000,00 eu comprei um Xbox One pela metade do preço, com garantia de um ano nacional Microsoft e ainda ganhei Ryse na faixa. Videogame não dá status nenhum. Ninguém vai querer dar pra vc porque vc tem um Xbox One X.

  5. O autor só esquece que em Benchmarks o iPhone X ganhou de todos os devices, com folga. O autor também esquece que a Apple fabrica o Hw E o Sw, e mesmo com specs ‘menores’ que os topos de linha Android, ele ganha….quantos telefones com iOS você você vê por ai que não seja fabricado pela Apple? Essa de preço é mimimi, todos sabem que a Apple sempre fez equipamentos para um nicho diferente de mercado, desde os Macintosh. O iPhone X ganha até do Surface Phone, com folga.

    1. Não esqueci de nada, mas vencer em Benchmarks não é algo tão útil assim para ser a revolução da próxima década, depois vem a Qualcomm e supera isso.

      São mil dólares, ainda injustificáveis na minha opinião.

      1. Pessoal fica falando de especificações, benchmark e tudo mais e no final pro uso da maioria que é WhatsApp, facebook e tirar foto no espelho qualquer aparelho de 500 conto da e sobra..

      2. Mas a moral é essa.. Quanto mais caro for esse aparelho, mais exclusivo ele se torna para poucos.. Eu já li muitos comentários em tópicos do hiphone, onde os playboys, reclamavam que deveria ser mil e quinhentos dólares.. Pq assim ficaria mais restrito para os vips.. Aposta que esse tipo de mentalidade, é só entre os usuários brasileiros desses dispositivos..

  6. Tenho um 950xl e um iphone 6s. O problema do 950 não é Hardw com certeza, mas o w10m está f… De usar no dia a dia. Se eu coloco o gps + o groove funcionando o celular quase frita, fora os lags e quando não o travamento (sensacional quando vc está na marginal…sqn). Já o iPhone eu admiro pq funciona, só isso, funciona. Se o pessoal da MS realmente estivesse preocupado com o feature2 talvez a situação fosse outra, porém a prioridade é o tal Andromeda. Quero ver aplicações para quem está na rua no dia-a-dia. Enquanto a MS não foca no consumidor doméstico vai ser isso, só querem o tal consumidor corporativo…quero ver quem vai ficar desenvolvendo para esse monte de plataformas…mesmo com a Xamarin.

      1. Opa, estou no meu 5° Lumia, tenho um Xbox 360 e um One (insider) mais dois pcs no insider e um note com w10 dist normal.
        Me referi q o problema não é hdw e sim soft.
        O novo maps com a nova engine não está nem perto de ser satisfatório.

      2. Fiz 11 mil kms com meu 640xl em janeiro (férias pela Patagônia e Chile), mas na atualização matou a fluidez do app. Já inclusive quis ver se era algum problema com o 950, mas não. Mesmo rodando um 640xl e um 950xl lado a lado os problemas estão lá.

    1. 1. Waze não é mais tão útil ou necessário como antes. Grupos de WhatsApp são mais confiáveis.

      2. Google Maps está sendo integrado com o Waze faz tempo.

      3. Usa o Nox, ele roda o Waze no PC com mão mão com açúcar.

      Para PC tem tudo, de um jeito ou de outro, tem tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *